reprodução

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

oodisseia28
Membro Júnior
Registado: quinta nov 14, 2002 10:49 am

quarta set 10, 2003 4:14 pm

Ola a todos gostava de saber se alguem percebia de reprodução visto que a minha cadela de raça labrador de retrevier esteve com o cio , ela tem dois anos e meio numca criou e desta vez arranjei um belo macho e leveia lá dois dias com intervalos de 48 horas pois o meu problema é saber se fiz bem ou mal ou se devia ter ido mais vezes????

um abraço
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta set 10, 2003 4:24 pm

Olá,
Sei que a minha resposta vai ser dura, mas se não percebe de reprodução porque é que decidiu criar com a sua cadela?? Não será que colocou o carro à frente dos bois? O que estaria certo era primeiro informar-se de TUDO o que necessita ( desde o acasalamento, gravidez, nascimento dos cachorros, aleitação, saúde e alimentação, etc., etc,) e só depois pensar em criar.
Para além disso, CRIAR não é apenas juntar um macho e uma fêmea ( seja de raça ou SRD)!! Nem todos os exemplares devem ser criados! Há que avaliar as respectivas qualidades (por pessoas qualificadas), fazer exames médicos, e muito mais coisas!

Para começar o seu processo de recolha de informação, tenho a dizer que há uma "altura certa" durante o cio em que a fêmea aceita o macho, e em que ocorre a ovulação. Se juntar os animais fora desta altura, pode juntá-los as vezes que quiser mas pode não ter sorte nenhuma ;)
Normalmente o periodo fertil é entre o 10º e o 14º dia de cio, mas pode variar de cadela para cadela. Por vezes, pela atitude da fêmea e dos machos podemos ver quando estão 'no ponto'... ;)

Não nos disse se a cadela chegou a ser coberta, mas nestas circunstâncias ( a sua falta de preparação) eu serei apenas sincero se disser que torço para que não tenha resultado.
Cumprimentos
Paulo C.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta set 10, 2003 4:42 pm

TUDO o que o Paulo C disse é correcto. Apesar disso, eu divirjo ligeiramente dele quando diz que ainda bem que a mointa não resultou. Na verdade, não acho criticável um dono pretender que a sua cadela tenha uma ninhada, procurando apenas um bom cão para o efeito. Chama-se a isto criar pelo fenotipo, e há muitos criadores que o fazem. Mas ao que penso você não é, nem pretende ser, criador, não é verdade? Apenas quer que a sua cadela tenha uma ninhada, e isso não me parece criticável, desde que saiba desde já qual o destino a dar aos cachorros...

Claro que o Paulo tem razão quando diz que se deveria ter informado antecipadamente de todos os assuntos relativos à reprodução, mas... quem é que ainda não fez asneiras na vida?

O periodo fértil da cadela é como disse o Paulo variável de fêmea para fêmea, e qualquer monta fora desse período está condenada ao fracasso. A olho nu só a partir do mês é possível saber se a cadela ficou ou não grávida.

Há vários testes que se podem fazer para determinar o período fértil, no veterinário: esfregaço vaginal, teste de progesterona, etc.

Caso a cadela não fique grávida aconselho-o a seguir os conselhos do Paulo caso a queira cruzar de novo.

Cumprimentos

José Carlos
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 11, 2003 8:17 am

Olá Jcsousa,
Parece que aqui temos opiniões divergentes mesmo ;)
Eu não acho correcto que se crie apenas 'porque sim', 'porque é engraçado ter cachorros', 'porque o animalzinho precisa', porque uns cobres dão jeito', e outros motivos que tais. Para mim ( e isto é a minha opinião pessoal), só se deve criar se se souber exactamente o que se está a fazer, e em bem da raça em questão. Criar a minha cadela ( que para nós é sempre 'a mais linda') com o cão do amigo ou do vizinho que "todos na rua" dizem que é um 'excelente exemplar", na minha visão das coisas não é correcto. É por esta razão que se vê tanto "lixo" a chamar-se de Labrador, Pastor Alemão, Rottweiler, Boxer, etc. São anos de trabalho em prol de determinadas raças que são destruídos por pessoas que cheias de boas intenções ( e outras nem por isso), acham que criar é apenas juntar um macho e uma fêmea! O simples facto de um cão estar registado não quer dizer que deva ser reproduzido! Há muitas coisas que correm mal em genética, e muitos exemplares filhos de cães registados nascem com defeitos que se devem conter, e não espalhar!! Isto já para não falar nos artistas cujas cadelas registadas têm 6 filhotes e depois milagrosamente a ninhada passa a 8 ou a 9, (vindos estes 'extras' sabe-se lá de onde e com que características)!!!
Claro que o Paulo tem razão quando diz que se deveria ter informado antecipadamente de todos os assuntos relativos à reprodução, mas... quem é que ainda não fez asneiras na vida?
Efectivamente...quem nunca fez asneiras na vida?! Mas será que a/o oodisseia28 sabe que fez asneira? Não será nossa obrigação dizê-lo e aconselhar a que não se repita?

Há coisas que se aprendem com a experiência, e por vezes é bom que assim seja. Mas não me parece certo que essa experiência seja acumulada à custa de erros que impliquem o sacrificio de seres vivos inocentes.

Um abraço
Paulo C.
oodisseia28
Membro Júnior
Registado: quinta nov 14, 2002 10:49 am

quinta set 11, 2003 8:19 am

Ola a todos pois agradeço as vossas opiniões visto que até são um pouco duras mas a sorte é que me avisaram!!
Mas o que se passa é o seguinte eu tenho algum conhecimento sobre cães a minha dúvida era só se fiz bem espaçar esse periodo de 48 mhoras entre as montas, visto que isto é o lucal penso eu proprio para expormos os nossos problemas ou tirar.mos as nossas duvidas!!!!!!!

Um abraço!!
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta set 11, 2003 8:32 am

Absolutamente de acordo com o Paulo.Faz-me impressão ver pessoas a meter-se em coisas quando não sabem mínimamente o que estão a fazer.Com a agravante que essas " coisas" são seres vivos.Se querem um cachorrinho igual ao cão que têm porque é muito bonitinho o melhor é esperarem que a clonagem seja uma realidade ( mas atenção mesmo nesta os cachorros não são fotocópias dos originais ).

Saudações
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 11, 2003 9:02 am

Viva, Paulo

Básicamente não estamos em desacordo. Tive o cuidado de dizer que tudo o que você disse era correcto.
O que eu não sou é tão dogmático relativamente a experiências individuais esporádicas. Penso que não é essa a causa principal da decadência das raças, mas outras que você apontou na sua msg.
Gostaria ainda de tecer alguns comentários sobre o tema deste tipo de cruzamentos:

1. o que o forista fez foi, basicamente, criar pelo fenotipo, e isso é um método legitimamente utilizado por muitos criadores.

2. Uma má cadela pode ser uma óptima reprodutora. Conheço uma cadela fraquinha de estrutura e que reproduz excelentemente. Eu defendo que uma cadela, se isenta de taras psicológicas e saudável, deve ser testada como reprodutora pelo menos uma vez, como política de criação.

3. Como você mesmo já disse, criar não é um exercício de matemática com resultados assegurados, senão a coisa seria muito fácil - cruzávamos o campeão do mundo com a campeã e obtinhamos uma ninhada de campeões.

4. Eu não me choca que um particular resolva criar com a sua cadela por motivos, digamos, afectivos, desde que tenha claro o destino que vai dar aos cachorros. Como lhe disse, esse não é o problema principal, digamos que é a árvore isolada no meio da floresta. Daí que perante situações como esta do tópico, eu não seja tão fundamentalista (passe a expressão).
E sobretudo porque a situação já aconteceu, isto é, não são as nossas advertências que a vão solucionar.

Mas repito que básicamente estamos de acordo.

Um abraço

José Carlos
boerboelfan
Membro Veterano

quinta set 11, 2003 9:09 am

jcsousa Escreveu: Viva, Paulo

E sobretudo porque a situação já aconteceu, isto é, não são as nossas advertências que a vão solucionar.

Um abraço

José Carlos
Olá José Carlos

Não estamos de acordo e precisamente pelo que dizes.É exactamente pelo motivo destas situações acontecerem e ,em grande parte dos casos sabermos os resultados dessas "experiências", é que eu acho que devemos continuar a fazer os mesmos avisos.

Saudações
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 11, 2003 9:21 am

Olá, boerboelfan

Mau seria estarmos sempre de acordo...
Volto a dizer que não me repugnan nada este tipo de cruzamentos "afectivos" porque não são bases de nenhum programa de cria mas apenas experiências esporádicas que não tem significado no sucesso/insucesso de nenhuma raça.
Se o nosso amigo odisseia28 afirmar que pensa dedicar-se à criação com base nestes critérios, totalmente de acordo contigo.
Um abraço e espero-te no fórum do PA!

José Carlos
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 11, 2003 9:54 am

Olá Jcsousa,
Respeito a sua opinião, mas não posso concordar com ela. Pergunto: Porquê criar por 'motivos afectivos'? Porque se gosta da cadela? E então os cachorros e o futuro deles? Já esquecendo outros factoores, Será que toda a gente ( em particular nas raças grandes que têm quase sempre um grande numero de filhotes) se consegue assegurar que vão parar a boas mãos? Se calhar até acontecem alguns casos.....mas a maioria não conseguirá! Então, porquê arriscar? Não será egoismo da nossa parte?

Como é obvio um cão campeão e uma cadela campeã não garantem filhotes campeões, mas as probabilidades são bem maiores de isso acontecer do que com filhotes de cães com morfologias ou comportamentos divergentes do estalão da raça!
Pelo menos, entre campeões, existem maiores probabilidades de nascerem cães de qualidade. Se esses filhotes serão campeões?....isso também já depende de quem os julga, e da concorrência que enfrentam ( é natural com cães cada vez melhores e graus de exigência maiores)......podem não ser todos campeões, mas podem ser excelentes.
Claro que também nascem cães com defeitos, filhos de campeões, mas decerto em menor número do que os filhos de cães com morfologia ou temperamento inadequados. E quando isso acontece, apesar de 'filhos de campeões', esses filhotes não devem ser usados na reprodução, porque existe o risco de estarmos a fixar uma característica indesejada.
Foi graças a este tipo de selecção ( feita por gente que verdadeiramente ama os cães e as raças que cria) que se fixaram estalões, e se criaram exemplares verdadeiramente excelentes.
Este cão em baixo já foi um bom Rottweiler, mas graças a processos de selecção cuidados que fixaram outras características morfológicas é que hoje temos os exemplares que conhecemos!
Imagem
Se um cão como este (trata-se de um Rottweiler de 1906) fosse hoje usado hoje na reprodução, estou certo que os seus filhos não seriam bons exemplares, pelo menos em termos morfológicos!!

Se existem pessoas que querem é um cão, independentemente da raça, existem milhares destes para adopção em canis da associações e canis camarários! Por outro lado, se o que querem é um cão de raça, com as características que lhe são inerentes, então é justo que as encontrem nos animais que adquirem.
Comprar um Labrador e depois ter um "Labradeiro", comprar um Rottweiler e depois ter um "Rottmann" ou comprar um Pastor Alemão e depois sair-nos um "Pastor Alentejano", não me parece justo ou mesmo honesto!
Podem dizer-me que há gente que não se importa de ter Labradeiros, Rottmanns ou Pastores Alentejanos....pois eu acho bem! Mas não é preciso criar mais!!! Como já referi, já há muitos desses nos canis públicos.....!

Abraços
Paulo C.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 11, 2003 11:20 am

Os argumentos surgem como as cerejas e esta discussão possivelmente leváva-nos longe, Paulo.
Dei-me ao trabalho de reler as intervenções deste tópico e tirei algumas conclusões:
1. o nosso amigo odisseia28 referiu que encontrou um belo macho; não referiu se a fêmea é uma bela cadela, mas nós não podemos inferir daí que é uma má cadela, não é verdade? Sendo assim, podemos concluir que criou pelo fenotipo. Eu não tenho nada contra criar pelo fenotipo. Você tem?
2. concordo com as advertências que você fez relativamente à necessidade de informação antes de criar. Simplesmente o facto está consumado e se leu a minha primeira intervenção deve ter visto que o aconselhei a seguir os conselhos que você lhe deu caso esta monta não seja fértil
Onde é que discordamos? Quanto a mim em dois pontos:
1. Eu acho que um cruzamento feito ocasionalmente por um particular não tem importância determinante no desenvolvimento de nenhuma raça. O que determina esse desenvolvimento são políticas de cria massiva baseadas em pressupostos errados e levadas a cabo por criadores muitas vezes conceituados.Quanto a mim, pode ser-se condescendente com o primeiro caso e nunca com o segundo. Que não é aconselhável o primeiro caso, como você diz? Estou de acordo. Mas merece-me muito mais reprovação o segundo.
2. Criar deve obedecer a 3 critérios - saúde, temperamento e estrutura e quanto a mim por esta ordem. Se um cão é saudável, tem temperamento adequado ao estalão e tem uma estrutura aceitável, eu sou apologista de que ele reproduza pelo menos uma vez. Como lhe disse, um cão com estas condições pode ser um excelente reprodutor. Pelo contrário, um cão de estrutura excelente pode reproduzir mal. Cabe ao dono determinar a qualidade da 1ª ninhada e decidir se ele há-de ou não voltar a reproduzir.
Além disso, e de um ponto de vista etológico, penso que todo o dono deve dar ao seu cão possibilidade de se realizar num dos seus instintos mais importantes -o da reprodução (dentro dos parâmetros que atrás cito).

Nestes dois aspectos creio que estamos realmente em divergência, mas isso acaba por ser saudável...

Um abraço

José Carlos
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta set 11, 2003 11:27 am

Olá
Bem, eu acho que o mais importante nesta situação é fazer uma simples pergunta ao oodisseia28. Poderia explicar o porquê de ter cruzado os cães? Não pense nas respostas que já lhe deram, pense somente, pare para pensar na verdadeira razão que o levou a cruzar os seus cães. A partir da resposta, logo se vê se é digno de ajuda, ou se o melhor é ignorar.
Fiquem bem
boerboelfan
Membro Veterano

quinta set 11, 2003 11:38 am

jcsousa Escreveu: Cabe ao dono determinar a qualidade da 1ª ninhada e decidir se ele há-de ou não voltar a reproduzir.
Além disso, e de um ponto de vista etológico, penso que todo o dono deve dar ao seu cão possibilidade de se realizar num dos seus instintos mais importantes -o da reprodução (dentro dos parâmetros que atrás cito).

Um abraço

José Carlos
Olá José Carlos

Mais uma vez estou em desacordo ( não são muitas mas as excepções confirmam as regras :))
Parece-me um pouco utópico, sabendo nós a maioria das vezes em que ocorre este tipo de cruzamentos , que os donos tenham conhecimentos e capacidade para avaliar das qualidades de uma ninhada e , mediante isso decidirem se o cão deve ou não cruzar outra vez. Na maioria destes casos os donos nem conhecem os estalões da raça só acham que os seus cães são bonitos.
Na maioria dos casos os donos não fazem a mínima ideia do que é cruzar cães nem que cuidados se deve ter para o dito cruzamento e para as ditas crias. Pensam que nisto de cruzamentos é por um cão junto com uma cadela com cio que experimentam as molas do colchão :) e já está saem uns cachorrinhos a dizer papá e mamã :).

Aceito como teoria do ponto de vista puramente etológica a tua ideia. Porém ,do ponto de vista prático não.Se eu tiver um cão de caça que inevitávelmente terá o instinto de caça não vou deixar que ele ande a caçar os patos da vizinha pra realizar o seu instinto :).Apesar de etológicamente ser interessante temos que pensar nas consequências práticas desses actos.

Saudações

Nota : encontramo-nos no forum dos PAs
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta set 11, 2003 11:41 am

Concordo com o Arcanus! E o Paulo tem toda a razão. Ao que parece é por piada nos cachorrinhos que a cadela foi cruzada. Mas pode haver consequências que o dono não espera. Será mesmo melhor ele dizer porque o fez!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 11, 2003 1:07 pm

Caro Jcsousa,
A discussão é saudável, e por vezes é até bom que existam divergências para que se possam ver as várias opiniões sobre as diferentes matérias.
Continuando a nossa agradável discussão, devo dizer-lhe que, face à ausência de conhecimentos em termos de reprodução revelada pelo autor deste tópico, tenho sérias dúvidas que ele saiba exactamente o que é um "belo exemplar". Existem SRD extremamente belos e não é por isso que os vou cruzar com a minha cadela Rottweiler!! O que será 'belo' para o nosso amigo ( ou amiga!!)? Quais serão os critérios? Será que conhece sequer o estalão da raça em causa? Que fique claro que isto são dúvidas que tenho, que creio legitimas, e não afirmações!
Quanto aos dois pontos que refere, no primeiro posso dizer que efectivamente não concordo consigo, mas até estou de acordo com a parte final.
Com efeito, não me parece que deva ser condescendente e estimular um erro que, na minha opinião, posso trentar evitar! Para quê deixar o rapaz atravessar uma estrada perigosas com o risco de ser atropelado se posso tentar evitá-lo? Só o avisar à segunda, porquê? Se ele efectivamente já tiver passado a primeira vez, porque não foi avisado antes, não é por causa disso que vou deixar de alertá-lo para os perigos que correu e de lhe dizer que não o deveria ter feito!! Se eu não o avisar, como vou evitar que passe uma segunda vez?? A única forma dele perceber sem o meu aviso é se efectivamente as coisas correrem mal, mas isso eu não desejo a ninguém !
No final do ponto 1, quando refere a criação em massa, até concordo consigo porque também sou contra este tipo de reprodução. Há Criadores e 'criadores', e normalmente os 'conceituados' que criam em massa são fáceis de detectar. Basta visitar o canil e ver se o que têm lá é mesmo um canil ou uma "linha de montagem". Normalmente a maioria desses que refere até são aqueles que ganham premios com os caes que compram no estrangeiro a verdadeiros Criadores com 'C' grande e depois criam linhas de montagem de filhotes deles à custa dos títulos conquistados (neste caso com o trabalho de selecção dos outros).
Para mim tão mal agem estes como os "criadores" ocasionais do tipo do odisseia, a diferença é que os primeiros agem de má fé e os segundos agem assim apenas por desconhecimento. Quanto à extensão do dano, deve andar ela por ela, porque os criadores conceituados que fazem criação em massa são bem menos que estes "bem intencionados". Aliás, quando as coisa até correm bem, os "bem intencionados" geralmente acham piada e até repetem mais 1, 2,3,.......!

Quanto ao ponto dois, embora os meus critérios até possam ser os mesmos, a minha opiniºao é no sentido que só se deve criar se todos eles estiveren reunidos! Isto quer dizer que, um cão que não tenha saúde, temperamento e estrutura simplesmente não deve criar! É impensável para mim hierarquizá-los, uma vez que não vejo um cão apto para criação se lhe faltar QUALQUER UM deles.

Do ponto de vista etológico, estou perfeitamente de acordo com o que disse o boerbelfan ;)

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”