O que dá donos "pipis" e criadores de caca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 11, 2003 11:34 pm

Como alguns de vocês já sabem, tenho cá em casa um novo pensionista. Um cocker spaniel inglês, dourado, de 8 meses chamado Oscar (pet name).

A historia deste cão ?

Criado por um criador de ocasião, daqueles que têm um machinho e uma femea e acham muito bonito pô-los a criar. E dessa cruza (não se foi a primeira, ou se houve repetição) nasceu este belo canito.

Cão esse, que desde tenra idade mostrou ter uma personalidade forte e dominadora.

Foi comprado por um casal muito simpático aos 2 meses de idade. Casal esse já com alguma experiencia com cães e que tratou de dar a melhor casa ao Oscar. Acesso a todas as divisões, todas as baboseiras e luxos, enfim, tudo e mais alguma coisa.

Ora bem, passado pouco tempo o cão começou a mostrar a placa a todos os habitantes da casa. Não gostava que o castigassem, que fossem contra a sua vontade, e quando os donos tentavam lá levavam uma trinca. Chegavam ao cumulo de o cão estar deitado numa porta e nenhum dos donos podiam passar.

Os donos (a dona especialmente, que adora o cão como um filho) estão cheios de marcas dos dentes do cão. E reparem, estamos falando de um cocker com menos de 8 meses! Um cachorro ainda! Inclusive, quando lá estive a observar o cão, ele mordeu-me. Eu propria, sou testemunha que o cão era meio passado dos carretos, tinha muito confiança na placa dele.

Foram, desde o inicio assistidos por um medico veterinário apologista da tecnica "não se bate no canito. Qd fizer asneira, coloquem-no fechado num quarto". Igualmente, a conselho do vet, foi castrado aos 6 meses com esperanças de reduzir a agressividade. Não resultou também. Andava já (até à 2 dias) a tomar calmantes todos os dias.
Quando ja nada resultava, a unica hipotese era (e continua a ser, caso n resulte o "tratamento") abater o cão.

Com isto , o cão segunda feira veio cá para casa, a ver se consigo dar-lhe a volta e encaminha-lo para outra casa.

Por isso meus amigos, tenham cuidado com a educação que dão aos vossos canitos. Lembrem-se que um cão é um cão, e tem que ser tratado como tal .... mariquiçes e baboseiradas só acabam condenando o cão à morte.

Ps - Cá ficam duas fotos, tiradas na segunda, quando o cão chegou cá a casa.

Não posso no entanto, acabar este post, sem referir a ajuda (e pela paciencia) dada pelo forista gary!

Imagem

Imagem
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta set 12, 2003 7:54 am

Ola Cindel,

Eu tambem tenho um Oscar muito parecido com o seu pensionista.
E um cocker dourado muitissimo dominante, inteligente e teimoso. Nunca tive os problemas que esta a ter com o seu, porque o meu nunca mordeu e nunca foi autorizado a tomar conta da casa e da familia.
Gostaria de lhe dar uma sugestao: os cockers sao umas bolinhas de pelo eletricas e tem muitissima necessidade de descarregar energia. Sao incansaveis e adoram correr. Esta necessidade deles muitas vezes nao pode ser satisfeita por donos num apartamento.
Tente, se isso for possivel, cansar o seu Oscar. Saia com ele numa bicicleta, va correr com ele, deixe-o nadar, deixe-o pular, deixe-o sujar-se a vontade. Assim que o vir cansado sente-se a comer e depois de ele a ver comer partilhe um bocado com ele. Se ele for parecido com o meu essa vai ser a melhor maneira de lhe ganhar a confianca.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta set 12, 2003 9:48 am

Concordo inteiramente com o que foi dito aqui...

Como muitos já devem saber, eu também tive um Cocker Spaniel Inglês (DOURADO) e nunca tive problemas de qualquer ordem. ( Desculpem estar sempre a repetir isto, mas fico triste por saber que muitos destes cães não são agora apreciados por falta de educação, agressividade,etc...).
Também eu sei de histórias incríveis de Cocker's...Soube há pouco tempo de um exemplar cujos donos também lhe permitiram tudo sem impôr quaisquer regras e o dito cujo, durante a noite (dorme em cima da cama dos donos), não hesita em "ferrar" o dente nas pernas dos dois, sempre que estes o incomodam ao mexerem-se. Pois é....isto é viver um autêntico PESADELO dentro da própria casa e porquê????Como diz o "outro"....."Não habia nexexidade"....
Todos os cães precisam de Regras!!! Eles têm necessidade de saberem o seu lugar na matilha (seja canina ou "humana"), e se não forem os donos a demonstrá-lo, o próprio animal vai procurar a sua posição. Mas falando particularmente dos Cocker's, já tenho dito e volto a dizer.....APESAR DO TAMANHO, NÃO SÃO CÃES DE BRINCAR!!! Não consigo de forma alguma comparar um Cocker a um Caniche, por exemplo..... Não é a mesma coisa.... Comparando bem a dentição de um Cocker e de um Caniche, verão as diferenças. São cães muito caprichosos, inteligentes, activos mas controlados, e muito teimosos. Se não forem "apertados", vão tomando as "rédeas" com uma facilidade incrível e uma vez tomada, dá no exemplo que a CindelP referiu. Aquele aspecto inconfundível de um Cocker bebé, não faz desta raça um cão a pilhas. Não se deixem levar nunca pelo olhar que só eles sabem fazer quando são repreendidos.
Peço desculpa pelo testamento, mas tenho por esta raça uma enorme admiração e carinho, e custa-me ver que donos inconscientes os transformam em "monstros" de trazer por casa.

Para a CindelP: Boa Sorte e Bom Trabalho com o Óscar! Vá dando novidades! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta set 12, 2003 9:56 am

Olá Cindel!!

É verdade que muitas vezes são os próprios donos a condenar os cães, sendo este um dos casos. Como diz, um cão é um cão e tem de ser tratado como tal. Não nascem ensinados e é preciso ser firme para os educar da melhor maneira! Mas se as pessoas pensarem um bocadinho, e não é preciso muito, acabam por entender que é assim com tudo! Com as crianças, por exemplo, se passa o mesmo e são da nossa raça. O que será que se consegue fazer de uma criança à qual lhe é dado tudo e mais alguma coisa, sem que esta tenha de fazer qualquer esforço e todas as birras e vontades são satisfeitas muitas vezes porque os pais têm de contrariar a criancinha?!?!? As pessoas deviam ter consciência que educar, seja em que circunstância for, não é deixar fazer tudo!! Infelizmente nem todos são assim!

Eu só espero, muito sinceramente que consiga "acalmar" e "trabalhar" bem esse menino, pois ele é muito bonito!!!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta set 12, 2003 10:20 am

Olá Cindel,
Eu acho que deverias levar esse cão a um psicologo canino. Isso é certamente um trauma de infância provocado pelos donos, que em alguma situação lhe negaram sem saber o carinho que ele precisava. Isso gerou nele uma revolta latente que degenerou no comportamento que relatáste. Agora a única coisa que podes fazer é dar-lhe muito amor, festinha e miminhos. Deixa-o dormir contigo na tua cama e sentir que está perto. Se ele te morder, não ligues, dá-lhe um biscoito e tenta acalmá-lo com festinha e palavras doces de carinho. Sobretudo, nunca lhe ralhes ou batas, porque isso pode traumartizar mais o bichinho e só levará a que aumente a sua revolta. Pode até fugir de casa!!!!

Bem....agora chega de brincadeiras! Para quem não percebeu, aquilo que eu disse acima é uma enxurrada de parvoices e não é de maneira nenhuma a minha verdadeira opinião. Mas é por causa de muita gente pensar que é assim mesmo que se deve agir que existem cães como este. O resultado é o abate do cão ou uma vida de suplicio!!
Infelizmente existem muitos cães assim, e só o facto da maioria se de pequeno porte é que faz com que não se tornem todos em casos graves de agressão, ferimentos ou mesmo morte.
Um dos receios que tenho em relação às pessoas perderem o 'medo' a certas raças, é que entre os donos com estas linhas de pensamento comecem a ser comuns cães de maior porte :( As consequências podem ser as piores para os cães e para as raças respectivas. É por estas e por outras que continuo sempre a dizer que para ter um cão de grande porte é preciso 'ter pulso' e um caracter forte. Bater não é crime, se se souber em que circunstâncias e dentro de que medida deve ser feito.

Cindelp,
Espero que tenhas sorte e que ainda vás a tempo de dar a volta ao estrago.

Cumprimentos
Paulo C.
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

sexta set 12, 2003 12:45 pm

Como jah foi dito num topico anterior o cocker dourado sofreu algumas alterações comportamentais devido a maus cruzamentos, pois a sua popularidade era imensa. Quem sabe este n sofre desse desvio, sendo assim nem um bom dono tem solução.

Abraço!
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta set 12, 2003 1:42 pm

PauloC Escreveu: Olá Cindel,
Eu acho que deverias levar esse cão a um psicologo canino. Isso é certamente um trauma de infância provocado pelos donos, que em alguma situação lhe negaram sem saber o carinho que ele precisava. Isso gerou nele uma revolta latente que degenerou no comportamento que relatáste. Agora a única coisa que podes fazer é dar-lhe muito amor, festinha e miminhos. Deixa-o dormir contigo na tua cama e sentir que está perto. Se ele te morder, não ligues, dá-lhe um biscoito e tenta acalmá-lo com festinha e palavras doces de carinho. Sobretudo, nunca lhe ralhes ou batas, porque isso pode traumartizar mais o bichinho e só levará a que aumente a sua revolta. Pode até fugir de casa!!!!

Paulo C.
O Paulo C, passou-se!!!!

Bem....agora chega de brincadeiras! Para quem não percebeu, aquilo que eu disse acima é uma enxurrada de parvoices e não é de maneira nenhuma a minha verdadeira opinião. Mas é por causa de muita gente pensar que é assim mesmo que se deve agir que existem cães como este. O resultado é o abate do cão ou uma vida de suplicio!!

UFA!!! Amigo, já estava a imaginar um post para pedir ajuda :lol: :!:
Um abra&ccedil;o
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

sexta set 12, 2003 1:52 pm

tem muita gente com o mesmo problema mas com cães maiores.
por isso digo ,faça o que o cão fizer ,directamente ou não , a culpa é quase sempre dos donos( para não dizer sempre).

nelson
vjudite
Membro
Registado: sexta jan 03, 2003 3:54 pm

sexta set 12, 2003 4:28 pm

Boa tarde,

Eu tenho uma cocker Spaniel Azul Ruão com um ano e meio, com alguns traços caracteristicos da raça, o mais visivel talvez seja a teimosia, mas é um doce, muito meiga e brincalhona, sempre cheia de energia .
Não sou uma dona rigida, ela sempre foi mimada e tratada quase como um filho, visto ainda não existirem crianças na casa, mas nunca em altura alguma teve a mais leve demonstração de agressividade quer seja para as pessoas da casa quer seja para as visitas, nem mesmo se lhe for retirada a comida a meio da refeição .
Penso que o problema desta raça foi a popularidade que atingiu, e como isso o surgimento de pseudo-criadores, sem principios eticos, que cruzam os animais indiscriminadamente, dando origem a consanguinidade, e a deformações da personalidade .
todos nos sabemos que nenhum cão normal se vira contra os seus donos, pelo contrario daria a vida por eles .

so tenho a desejar sorte ao Oscar, porque é uma vitima da ganância humana !
vjudite
Membro

sexta set 12, 2003 4:29 pm

Boa tarde,

Eu tenho uma cocker Spaniel Azul Ruão com um ano e meio, com alguns traços caracteristicos da raça, o mais visivel talvez seja a teimosia, mas é um doce, muito meiga e brincalhona, sempre cheia de energia .
Não sou uma dona rigida, ela sempre foi mimada e tratada quase como um filho, visto ainda não existirem crianças na casa, mas nunca em altura alguma teve a mais leve demonstração de agressividade quer seja para as pessoas da casa quer seja para as visitas, nem mesmo se lhe for retirada a comida a meio da refeição .
Penso que o problema desta raça foi a popularidade que atingiu, e como isso o surgimento de pseudo-criadores, sem principios eticos, que cruzam os animais indiscriminadamente, dando origem a consanguinidade, e a deformações da personalidade .
todos nos sabemos que nenhum cão normal se vira contra os seus donos, pelo contrario daria a vida por eles .

vjudite
Membro

sexta set 12, 2003 4:30 pm

Boa tarde,

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta set 12, 2003 5:18 pm

Se ele te morder, não ligues, dá-lhe um biscoito e tenta acalmá-lo com festinha e palavras doces de carinho. Sobretudo, nunca lhe ralhes ou batas, porque isso pode traumartizar mais o bichinho e só levará a que aumente a sua revolta. Pode até fugir de casa!!!!
se calhar até já anda metido na droga. não tarda a ser internado num instituto de reeducação por ser um delinquente juvenil :evil: :evil:
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta set 12, 2003 5:30 pm

Olá

Pois, e o melhor também é daixar o canito fazer o que ele bem entender, até dormir na sua cama! por acaso já experimentaram dormir na cesta ou casota!? Digo-vos que é do melhor que pode haver, ainda por cima nestes dias de calor! ;)

Agora fora de brincadeiras, nunca, mas nunca se deve deixar eles se sobreporem a nós (donos). O que seria de mim se em vez de eu mandar no meu fila ele mandasse em mim! Acho que teria problemas...

Humanização dos animais, não obrigada!

Fiquem bem.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta set 12, 2003 6:04 pm

Boa tarde.
A agressividade do Óscar parece ser, quase sem margem para dúvidas, agressividade por dominância.
Se, como diz, o cachorro foi castrado aos 6 meses e tem agora paenas 8, penso que houve precipitação nessa intervenção, mas o caso é que o mal já está feito.
A resolução do problema deve passar por uma inversão dos padróes de hierarquia já assimilados pelo cão, e a solução algumas vezes não surte efeito, mesmo se acompanhada por tratamento farmacológico.
Não sei se neste espaço de tempo ele já manifestou alguma agressividade em relação à Cindelp. Eu digo-lhe como actuaria perante um cão com essa conduta:

1. Castigo imediato e contundente (em casos destes é que o abanão no cachaço de pouco vale...) ao primeiro sinal agonístico manifestado pelo cão; refiro-me, por exemplo, a um bom murro no focinho que o fizesse dar umas cambalhotas;

2. Utilização do olhar fixo e autoritário como primeira manifestação de força do dono; a voz firme e seca, sem mostrar exaltação mas penas autoridade;

3. Recompensa por todas as condutas gregárias manifestadas a partir do primeiro castigo.

O tratamento químico costuma ser à base de progestáticos e não de calmantes, mas admito que, pelo facto de o cão ser castrado, os calmantes sejam indicados.

Atendendo à idade do cão penso que o novo condicionamento poderá ter êxito. Se é para o devolver aos antigos donos, penso que todos os progressos que conseguir irão por água abaixo, a não ser que os eduque também a eles.

Cumprimentos

José Carlos
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sábado set 13, 2003 12:08 am

olá,
Cá em casa, quando temos problemas desses. é a falar que os resolvemos;
Chama-se o bobi mais a familia , sentamo-nos na sala, uns com uma bagaceira velha, outros apenas com a bica e outros ainda com alguma coisita doce e sempre com uns biscoitos para o infeliz do canito que teima em não estar quieto no cadeirão. falamos, explicamos-lhe as regras e normas, registamos alguma coisita que ele apresente. Por regra é o suficiente para a boa harmonia se instalar cá no burgo.
Sinceramente este método tem resultado, nomeadamente depois de me ter formado em psicologia canina e afins, com os 3 volumes que comprei no alfarrobista cá do bairro.
A falar é que a malta se entende e os nossos bichinhos agradecem
Última edição por gary em sábado set 13, 2003 3:01 pm, editado 1 vez no total.
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”