duvidas sobre castração
Moderador: mcerqueira
-
Isa23
- Membro Júnior
- Mensagens: 40
- Registado: segunda out 25, 2010 1:49 pm
- Localização: Hachiko, Moon
olá a todos os bichinhos e seu donos aqui da arca de noe...
estou com uma duvida enorme
estou prestes a adoptar um cão (só falta a aprovação da junta para o ir buscar), ele tem cerca de 2 anos e não está castrado...
a minha duvida é a seguinte, sendo um cão terá o instinto de marcar o território. ou seja, o mais provável é ele começar a fazer xixi em todos os cantos da casa o que irá ser um grande incomodo, queria saber se ao castrar isto deixaria de vir a acontecer?
outra duvida reside no custo da operação, quando custa castrar um cão?
e quando à recuperação do animal, quais os cuidados que deveria vir a ter?
agradecia as vossas respostas pois é bom saber com o que vamos ter em conta ao adoptar um companheiro de 4 patas e nunca estive dentro dos assuntos da castração masculina, sei que para esterilizar (não sei se é esta a palavra) uma cadela ronda os 100€ ou 150€, mas que nos machos esse valor será mais baixo
se quiserem ver o petsite que fiz para ele está aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/hachiko/55754
desde já obrigado a todos os que me ajudarem
estou com uma duvida enorme
estou prestes a adoptar um cão (só falta a aprovação da junta para o ir buscar), ele tem cerca de 2 anos e não está castrado...
a minha duvida é a seguinte, sendo um cão terá o instinto de marcar o território. ou seja, o mais provável é ele começar a fazer xixi em todos os cantos da casa o que irá ser um grande incomodo, queria saber se ao castrar isto deixaria de vir a acontecer?
outra duvida reside no custo da operação, quando custa castrar um cão?
e quando à recuperação do animal, quais os cuidados que deveria vir a ter?
agradecia as vossas respostas pois é bom saber com o que vamos ter em conta ao adoptar um companheiro de 4 patas e nunca estive dentro dos assuntos da castração masculina, sei que para esterilizar (não sei se é esta a palavra) uma cadela ronda os 100€ ou 150€, mas que nos machos esse valor será mais baixo
se quiserem ver o petsite que fiz para ele está aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/hachiko/55754
desde já obrigado a todos os que me ajudarem
-
joanaduarte
- Membro
- Mensagens: 178
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
O aparecimento do comportamento de marcação é estimulado pelas hormonas mas uma vez establecido é mantido por "habito" e não por questões hormonais.
Ou seja, se o cão já marca, castrar não resolve o problema, eventualmente atenua-o, mas mesmo isso nem sempre ocorre. Se ele
marca só o treino pode contribuir com alguma ajuda...
Quanto a preços só mesmo informando-se nos vet pois varia de clinica para clinica e conforme o peso do animal mas é como disse é geralmente mais barato que a esterelização de uma cadela.
A recuperação será algo que o vet tb discutirá consigo mas deverá ser rapida e facil embora não se deva "safar" de usar o colar durante uns dias.
Cumps,
Joana
Ou seja, se o cão já marca, castrar não resolve o problema, eventualmente atenua-o, mas mesmo isso nem sempre ocorre. Se ele
marca só o treino pode contribuir com alguma ajuda...
Quanto a preços só mesmo informando-se nos vet pois varia de clinica para clinica e conforme o peso do animal mas é como disse é geralmente mais barato que a esterelização de uma cadela.
A recuperação será algo que o vet tb discutirá consigo mas deverá ser rapida e facil embora não se deva "safar" de usar o colar durante uns dias.
Cumps,
Joana
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
O meu cão foi castrado por volta dos seis meses. Antes de ser castrado marcava território quando ia passear e precisava de levantar a pernita três ou quatro vezes sempre que saia. Depois de ser castrado deixou de marcar tanto, até nem levanta a perna agora. Só marca quando vê um cão marcar e vai atrás fazer igual, ou quando vai ao parque passear - sempre na mesma árvore, que deve ser o "cartão de visita". Só para reforçar o que disse a Joana: a castração diminui a necessidade do cão de marcar território, mas não a corta por completo.
A recuperação no nosso caso durou por volta de cinco dias e nem precisou do cone no pescoço...mas acho que isso é consoante o veterinário.
A recuperação no nosso caso durou por volta de cinco dias e nem precisou do cone no pescoço...mas acho que isso é consoante o veterinário.
-
Isa23
- Membro Júnior
- Mensagens: 40
- Registado: segunda out 25, 2010 1:49 pm
- Localização: Hachiko, Moon
eu não sei se este vai marcar o território, se fizer na rua não me faz diferença, mas em casa não queria...
já o passei uma vez para ver como ele se dava comigo e por onde ele passava levantava a pernita, o meu medo é que ele faça isso em casa, sei que um cão adulto leva cerca de 2 meses a aprender onde devem fazer as necessidades, e que tem que haver paciência... mas no que diz respeito á marca do territorio penso que seja um assunto diferente e mais dificil de resolver e ´tenho medo de nao ser experiente o suficiente nesses aspecto.
já o passei uma vez para ver como ele se dava comigo e por onde ele passava levantava a pernita, o meu medo é que ele faça isso em casa, sei que um cão adulto leva cerca de 2 meses a aprender onde devem fazer as necessidades, e que tem que haver paciência... mas no que diz respeito á marca do territorio penso que seja um assunto diferente e mais dificil de resolver e ´tenho medo de nao ser experiente o suficiente nesses aspecto.
-
elsasmc
- Membro Veterano
- Mensagens: 3116
- Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
- Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT
Antes de mais parabéns. Li no petsite que foi ao canil pensando adoptar um cachorro e que se apaixonou por este canito e tem ido visitá-lo para se irem conhecendo melhor até ter tudo certo para o poder levar para casa. Mostra amor à primeira vez mas mostra também ponderação e vontade que tudo corra bem e isso é meio caminho andado.
De facto nem todos os cães marcam, mas alguns fazem-no.
Quanto aos xixis e o tempo de habituação depende, uns demoram mais a aprender outros já o sabem ou rapidamente aprendem na ansiedade de agradar ao dono.
Quanto à gatinha é fazer uma aproximação gradual e sem stress, mas sempre com vigilância nos primeiros tempos.
De facto nem todos os cães marcam, mas alguns fazem-no.
Quanto aos xixis e o tempo de habituação depende, uns demoram mais a aprender outros já o sabem ou rapidamente aprendem na ansiedade de agradar ao dono.
Quanto à gatinha é fazer uma aproximação gradual e sem stress, mas sempre com vigilância nos primeiros tempos.
<p>O ronronar sai de uma válvula de segurança existente no pescoço do gato para atenuar o excesso de satisfação.
</p>
<p>ADAP - Associação de Defesa dos Animais de Portimão <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
</p>
<p>ADAP - Associação de Defesa dos Animais de Portimão <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
-
Isa23
- Membro Júnior
- Mensagens: 40
- Registado: segunda out 25, 2010 1:49 pm
- Localização: Hachiko, Moon
sim elsasmc foi praticamente amor à primeira vista, ele estava lá aos pulos e pensei é este!!! e foi o que ficou decidido, hoje infelizmente não pude lá ir, agora podia mas está fechado (está aberto entre as 7:30h e as 14h)
a gatinha é muito mazinha agora neste momento está a morder-me o cotovele enquanto estou a escrever isto LOoL, mas como ela apenas tem 4 meses e meio de certo que se habituar facilmente, ele é que pode ser pior caso não se dê bem com outros animais, mas tenho a certeza de que passado uma semana vão pelo menos tolerar a presença um do outro LoOL
não vejo a hora de o ter ao meu lado, a duvida sobre o assunto do tópico (castrar o cão) surgiu porque disseram-me que ajudava no asseio e tornava-os menos fujões, agora não sei até que pondo é verdade e quais as desvantagens, espero ter mais respostas de maneira a ajudarem-me neste assunto

a gatinha é muito mazinha agora neste momento está a morder-me o cotovele enquanto estou a escrever isto LOoL, mas como ela apenas tem 4 meses e meio de certo que se habituar facilmente, ele é que pode ser pior caso não se dê bem com outros animais, mas tenho a certeza de que passado uma semana vão pelo menos tolerar a presença um do outro LoOL
não vejo a hora de o ter ao meu lado, a duvida sobre o assunto do tópico (castrar o cão) surgiu porque disseram-me que ajudava no asseio e tornava-os menos fujões, agora não sei até que pondo é verdade e quais as desvantagens, espero ter mais respostas de maneira a ajudarem-me neste assunto
-
sofiaabreulopes
- Membro Veterano
- Mensagens: 11414
- Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
- Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*
Este texto que vou passar a reproduzir, está no site da Associação Bianca
Pode ser que ajude a esclarecer algumas questões:
ACERCA DA ESTERILIZAÇÃO/CASTRAÇÃO
A decisão de castrar o nosso animal indica o nível de responsabilidade que assumimos para com ele. Existem muitos tabus e crenças à volta deste tema. Pretendemos aqui clarificar a questão e elucidar.
O que é a castração?
É um método cirúrgico através do qual o médico veterinário (e só ele) retira os órgãos reprodutores. Não dói. Nos machos, são os testículos; nas fêmeas, os ovários e o útero (ovariohisterectomia - OVH). Os processos hormonais desaparecem e o carácter do animal não sofre alteração. Nos machos agressivos dominantes, esta tendência pode atenuar ou desaparecer. As fêmeas deixam de ter o cio.
Vantagens da Castração
É a melhor e mais eficaz arma contra a reprodução indiscriminada e consequente sobrepopulação de cães e gatos e abate sistemático. Nas fêmeas: • elimina a possibilidade de virem a contrair cancro do ovário ou do útero; • previne a piometra, um processo inflamatório do útero que, se não for tratado a tempo (o tratamento inclui a esterilização), poderá conduzir à morte do animal; • evita a pseudociese, vulgarmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação, que é um distúrbio hormonal bastante comum nas fêmeas; • nas fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio (aproximadamente aos seis/sete meses) há um risco praticamente nulo de desenvolver tumores mamários. Nos machos: • contribuiu para diminuir a agressividade para com outros machos e as brigas por fêmeas; • O ritual da demarcação de território com urina e os comportamentos possessivos ou dominantes tendem também a diminuir; • dimunui a ansiedade e o hábito de fugir ou de montar noutros animais e pessoas ou até na mobília; • Poupa ao animal algumas reacções instintivas relacionadas com o sistema reprodutor, e por exemplo, os machos ficam muito mais tranquilos; • evita tumores testiculares, hérnias perianales, tumores de glândulas hepatóides, tumores de glândulas perianales, tumores e quistes prostáticos, entre outros. No entanto, convém salientar que a esterilização não muda nada em relação à defesa territorial e agressividade por medo, ou seja, a esterilização não deixa o cão menos ou mais medroso, nem interfere no seu instinto de guarda. A personalidade do animal não muda. Diminui o risco de contraírem doenças venéreas transmitidas pelo acto sexual ou ainda doenças transmitidas por dentadas de outros animais. Diminui também o risco de atropelamento, por fuga.
Não estaremos a ir contra a Natureza?
Não, antes do direito natural da fêmea reproduzir está o direito da ninhada não ser morta, por exemplo: atirada ao rio com poucos dias de vida, ser morta em sacos plásticos, triturada dentro de um caminhão de lixo, etc, de muitas formas cruéis e desumanas. O Homem pode reproduzir-se, mas exerce sobre si mesmo o direito de fazê-lo ou não, mediante o uso métodos de contraceptivos. Hoje em dia, com a possibilidade de evitar a gravidez, nenhuma mulher tem tantos filhos (um por ano) quantos anos férteis e nenhum homem o exige. A natureza ditou as mesmas leis para todos. Temos de ser nós, humanos, a ajudá-los!
Vamos privar o animal de ter vida sexual?
Não, pois os animais não vivem a sexualidade como os humanos. Para um animal o sexo é apenas o processo físico da reprodução. Como o comer e beber é a garantia da sua sobrevivência individual, o sexo é a garantia da sobrevivência da sua espécie. Para o homem o sexo é uma finalidade em si mesma, para o animal é apenas a concepção de outros indivíduos. A prova é que a fêmea só aceita o macho quando está no cio, ou seja, quando o seu corpo apresenta uma exigência hormonal. Fora deste período, rejeita o macho de forma agressiva, o que quer dizer que para ela não existe uma situação de prazer relacionada com o sexo, e sim uma situação de necessidade hormonal. Por outro lado, o macho só procura a fêmea quando recebe a informação química que ela está com o cio.
Devemos ter pena de operar o animal?
Não, e por muito que gostemos do animal, mas devemos humanizá-lo, colocá-lo no nosso lugar. Quando o veterinário sugere a castração para um macho, o proprietário masculino tende a “proteger-se” como se fosse sugerida para ele mesmo. É uma reação normal e lógica, mas a decisão de esterilizar um animal é para o seu bem, quer do dono, quer do animal.
O animal engorda depois de castrado?
Um animal que tem uma alimentação inadequada engordará operado ou não. Em ambos os casos a comida deverá ser adequada e deverá fazer exercícios físicos frequentes.
O animal muda de carácter?
Depois da castração só se modificam os comportamentos ligados ás hormônas, como a marcação do território, Muitas vezes quem muda de caráter é o próprio dono, que se torna mais protetor e amigo do seu animal, ou porque tem pena por te-lo castrado, ou porque o animal “já não incomoda tanto”. Em qualquer caso a mudança é sempre positiva.
Uma fêmea deve ter pelo menos uma ninhada?
Não. Esta ideia é falsa. A reprodução é um processo hormonal e químico. Ter uma ninhada não lhe traz mais saúde. Uma vez que as fêmeas estão castradas não têm cio, não há o processo reprodutor. Nem terão gravidezes psicológicas.
Os veterinários não sugerem a esterilização ou castração apenas para ganhar dinheiro?
Os veterinários são profissionais qualificados para fazer esta sugestão, pois o seu dever é zelar pelos animais, tanto os actuais como os animais que nascerão de ninhadas indesejadas.
A castração beneficia os animais nascidos indesejavelmente?
Estudam provam que uma cadela com o ciclo reprodutor dá origem, no prazo de 6 anos a 6.000 animais, Metade morre cedo, por doença, ou porque são atiradaos aos rios, colocados vivos em sacos de plástico, em contentores de lixo, etc. Dos que sobrevivem apenas uma pequena parte tem a sorte de ser adoptado. Os outros milhares são abatidos sistematicamente em canis e estradas.
E se o cão/cadela for de raça pura, devemos castrar?
Um de cada quatro animais que são encontrados abandonados são de pura raça. E há algo ainda mais cruel nos animais de raça, que é a necessiade de mais cuidados veterinários. Quando o dono se farta de um animal destes, por já não querer gastar mais dinheiro, dá-o a alguém que por ser de raça o aceita. Mas o problema mantém-se… e vivem sem condições para a sua raça, Dos animais de raça, 90% não nascem em criadores legais, e sim em criadores de fundo de quintal, sem acompanhamento veterinário ou condições adequadas de higiene, não sobrevivendo aos primeiros meses de vida ou arrastando problemas cronicos de saúde. A criação “caseira” de animais de raça, leva à morte milhares de animais todos os anos.
Será que o cão/cadela castrado serve para guarda?
A personalidade do animal depende da sua herança genética, não das hormônas sexuais. Mas no caso de você querer um animal apenas para guarda, suguerimos que compre um alarme electrónico!
Quando as pessoas querem ter filhotes da sua cadela?
Um bebê animal é um ser frágil e desprotegido que inspira muita compaixão Se você quiser viver em casa esta experiência sublime e ensinar aos seus filhos o respeito pela vida alheia não é necessário que sua cadela ou gata tenha uma ninhada. Telefone a qualquer associação e acolha uma fêmea prestes a dar a luz ou já com sua ninhada. Você poderá cuidar deles até que possam ir para adopção. Será uma experiência duplamente gratificante: a da nova vida e a da generosidade para com os animais abandonados.
E quando as pessoas insistem em ter um filho do cão/gato?
Nenhum filho do animal vai ser a sua cópia. É preferível que quando ele já tenha deixado esta vida, pensar nele como um ser insubstituível e único. E quando estiver em condições adoptar outro, infelizmente há tantos milhares à espera. As pessoas dizem sempre que se responsabilizam pelas crias… Ninguém duvida disso. Mas o pior é depois, senão veja: você terá uma ninhada que dará a pessoas próximas de si, que por sua vez também querem ter uma ninhada. Tendo em conta que uma fêmea tem apenas duas ninhadas em toda a sua vida, se for gata 12, se for cadela 20, e levando em conta que metade das crias são fêmeas, que procriam na mesma proporção, com 100% de sobrevivência dos descendentes, Em cinco anos nasceram 300.000 animais, dos quais a maior parte acabarão morrendo abandonados, outros envenenados, mutilados, atropelados, enfim, e tudo será responsabilidade do proprietário inicial.
PENSE NISTO, SEJA SOLIDÁRIO E CONTRIBUA PARA ACABAR COM UM DOS MAIORES PROBLEMAS NO NOSSO PAÍS, OS ANIMAIS ABANDONADOS! ESTAMOS NO TOPO A NÍVEL MUNDIAL
Pode ser que ajude a esclarecer algumas questões:
ACERCA DA ESTERILIZAÇÃO/CASTRAÇÃO
A decisão de castrar o nosso animal indica o nível de responsabilidade que assumimos para com ele. Existem muitos tabus e crenças à volta deste tema. Pretendemos aqui clarificar a questão e elucidar.
O que é a castração?
É um método cirúrgico através do qual o médico veterinário (e só ele) retira os órgãos reprodutores. Não dói. Nos machos, são os testículos; nas fêmeas, os ovários e o útero (ovariohisterectomia - OVH). Os processos hormonais desaparecem e o carácter do animal não sofre alteração. Nos machos agressivos dominantes, esta tendência pode atenuar ou desaparecer. As fêmeas deixam de ter o cio.
Vantagens da Castração
É a melhor e mais eficaz arma contra a reprodução indiscriminada e consequente sobrepopulação de cães e gatos e abate sistemático. Nas fêmeas: • elimina a possibilidade de virem a contrair cancro do ovário ou do útero; • previne a piometra, um processo inflamatório do útero que, se não for tratado a tempo (o tratamento inclui a esterilização), poderá conduzir à morte do animal; • evita a pseudociese, vulgarmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação, que é um distúrbio hormonal bastante comum nas fêmeas; • nas fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio (aproximadamente aos seis/sete meses) há um risco praticamente nulo de desenvolver tumores mamários. Nos machos: • contribuiu para diminuir a agressividade para com outros machos e as brigas por fêmeas; • O ritual da demarcação de território com urina e os comportamentos possessivos ou dominantes tendem também a diminuir; • dimunui a ansiedade e o hábito de fugir ou de montar noutros animais e pessoas ou até na mobília; • Poupa ao animal algumas reacções instintivas relacionadas com o sistema reprodutor, e por exemplo, os machos ficam muito mais tranquilos; • evita tumores testiculares, hérnias perianales, tumores de glândulas hepatóides, tumores de glândulas perianales, tumores e quistes prostáticos, entre outros. No entanto, convém salientar que a esterilização não muda nada em relação à defesa territorial e agressividade por medo, ou seja, a esterilização não deixa o cão menos ou mais medroso, nem interfere no seu instinto de guarda. A personalidade do animal não muda. Diminui o risco de contraírem doenças venéreas transmitidas pelo acto sexual ou ainda doenças transmitidas por dentadas de outros animais. Diminui também o risco de atropelamento, por fuga.
Não estaremos a ir contra a Natureza?
Não, antes do direito natural da fêmea reproduzir está o direito da ninhada não ser morta, por exemplo: atirada ao rio com poucos dias de vida, ser morta em sacos plásticos, triturada dentro de um caminhão de lixo, etc, de muitas formas cruéis e desumanas. O Homem pode reproduzir-se, mas exerce sobre si mesmo o direito de fazê-lo ou não, mediante o uso métodos de contraceptivos. Hoje em dia, com a possibilidade de evitar a gravidez, nenhuma mulher tem tantos filhos (um por ano) quantos anos férteis e nenhum homem o exige. A natureza ditou as mesmas leis para todos. Temos de ser nós, humanos, a ajudá-los!
Vamos privar o animal de ter vida sexual?
Não, pois os animais não vivem a sexualidade como os humanos. Para um animal o sexo é apenas o processo físico da reprodução. Como o comer e beber é a garantia da sua sobrevivência individual, o sexo é a garantia da sobrevivência da sua espécie. Para o homem o sexo é uma finalidade em si mesma, para o animal é apenas a concepção de outros indivíduos. A prova é que a fêmea só aceita o macho quando está no cio, ou seja, quando o seu corpo apresenta uma exigência hormonal. Fora deste período, rejeita o macho de forma agressiva, o que quer dizer que para ela não existe uma situação de prazer relacionada com o sexo, e sim uma situação de necessidade hormonal. Por outro lado, o macho só procura a fêmea quando recebe a informação química que ela está com o cio.
Devemos ter pena de operar o animal?
Não, e por muito que gostemos do animal, mas devemos humanizá-lo, colocá-lo no nosso lugar. Quando o veterinário sugere a castração para um macho, o proprietário masculino tende a “proteger-se” como se fosse sugerida para ele mesmo. É uma reação normal e lógica, mas a decisão de esterilizar um animal é para o seu bem, quer do dono, quer do animal.
O animal engorda depois de castrado?
Um animal que tem uma alimentação inadequada engordará operado ou não. Em ambos os casos a comida deverá ser adequada e deverá fazer exercícios físicos frequentes.
O animal muda de carácter?
Depois da castração só se modificam os comportamentos ligados ás hormônas, como a marcação do território, Muitas vezes quem muda de caráter é o próprio dono, que se torna mais protetor e amigo do seu animal, ou porque tem pena por te-lo castrado, ou porque o animal “já não incomoda tanto”. Em qualquer caso a mudança é sempre positiva.
Uma fêmea deve ter pelo menos uma ninhada?
Não. Esta ideia é falsa. A reprodução é um processo hormonal e químico. Ter uma ninhada não lhe traz mais saúde. Uma vez que as fêmeas estão castradas não têm cio, não há o processo reprodutor. Nem terão gravidezes psicológicas.
Os veterinários não sugerem a esterilização ou castração apenas para ganhar dinheiro?
Os veterinários são profissionais qualificados para fazer esta sugestão, pois o seu dever é zelar pelos animais, tanto os actuais como os animais que nascerão de ninhadas indesejadas.
A castração beneficia os animais nascidos indesejavelmente?
Estudam provam que uma cadela com o ciclo reprodutor dá origem, no prazo de 6 anos a 6.000 animais, Metade morre cedo, por doença, ou porque são atiradaos aos rios, colocados vivos em sacos de plástico, em contentores de lixo, etc. Dos que sobrevivem apenas uma pequena parte tem a sorte de ser adoptado. Os outros milhares são abatidos sistematicamente em canis e estradas.
E se o cão/cadela for de raça pura, devemos castrar?
Um de cada quatro animais que são encontrados abandonados são de pura raça. E há algo ainda mais cruel nos animais de raça, que é a necessiade de mais cuidados veterinários. Quando o dono se farta de um animal destes, por já não querer gastar mais dinheiro, dá-o a alguém que por ser de raça o aceita. Mas o problema mantém-se… e vivem sem condições para a sua raça, Dos animais de raça, 90% não nascem em criadores legais, e sim em criadores de fundo de quintal, sem acompanhamento veterinário ou condições adequadas de higiene, não sobrevivendo aos primeiros meses de vida ou arrastando problemas cronicos de saúde. A criação “caseira” de animais de raça, leva à morte milhares de animais todos os anos.
Será que o cão/cadela castrado serve para guarda?
A personalidade do animal depende da sua herança genética, não das hormônas sexuais. Mas no caso de você querer um animal apenas para guarda, suguerimos que compre um alarme electrónico!
Quando as pessoas querem ter filhotes da sua cadela?
Um bebê animal é um ser frágil e desprotegido que inspira muita compaixão Se você quiser viver em casa esta experiência sublime e ensinar aos seus filhos o respeito pela vida alheia não é necessário que sua cadela ou gata tenha uma ninhada. Telefone a qualquer associação e acolha uma fêmea prestes a dar a luz ou já com sua ninhada. Você poderá cuidar deles até que possam ir para adopção. Será uma experiência duplamente gratificante: a da nova vida e a da generosidade para com os animais abandonados.
E quando as pessoas insistem em ter um filho do cão/gato?
Nenhum filho do animal vai ser a sua cópia. É preferível que quando ele já tenha deixado esta vida, pensar nele como um ser insubstituível e único. E quando estiver em condições adoptar outro, infelizmente há tantos milhares à espera. As pessoas dizem sempre que se responsabilizam pelas crias… Ninguém duvida disso. Mas o pior é depois, senão veja: você terá uma ninhada que dará a pessoas próximas de si, que por sua vez também querem ter uma ninhada. Tendo em conta que uma fêmea tem apenas duas ninhadas em toda a sua vida, se for gata 12, se for cadela 20, e levando em conta que metade das crias são fêmeas, que procriam na mesma proporção, com 100% de sobrevivência dos descendentes, Em cinco anos nasceram 300.000 animais, dos quais a maior parte acabarão morrendo abandonados, outros envenenados, mutilados, atropelados, enfim, e tudo será responsabilidade do proprietário inicial.
PENSE NISTO, SEJA SOLIDÁRIO E CONTRIBUA PARA ACABAR COM UM DOS MAIORES PROBLEMAS NO NOSSO PAÍS, OS ANIMAIS ABANDONADOS! ESTAMOS NO TOPO A NÍVEL MUNDIAL
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, “Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
Nem todos os cães marcam dentro de casa... isso até pode nem acontecer com o seu.
Inicialmente até é bastante natural que faça um xixi ou outro dentro de casa, especialmente se passar muito tempo sózinho, por não ter ainda definidas rotinas e horários de ir á rua, mas isso não deve ser confundido com marcação de território.
Conheço, tal como todos decerto, n cães que dentro de casa não fazem rigorosamente nada e que chegados à rua não há poste ou pneu que não tenha direito a umas gotinhas.
Inicialmente até é bastante natural que faça um xixi ou outro dentro de casa, especialmente se passar muito tempo sózinho, por não ter ainda definidas rotinas e horários de ir á rua, mas isso não deve ser confundido com marcação de território.
Conheço, tal como todos decerto, n cães que dentro de casa não fazem rigorosamente nada e que chegados à rua não há poste ou pneu que não tenha direito a umas gotinhas.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
chowista
- Membro Veterano
- Mensagens: 636
- Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
- Localização: *chow chow
*shar pei
um dos meus cães é assim. não está castrado mas dentro de casa não faz absolutamente nada.dinodane Escreveu:Nem todos os cães marcam dentro de casa... isso até pode nem acontecer com o seu.
Inicialmente até é bastante natural que faça um xixi ou outro dentro de casa, especialmente se passar muito tempo sózinho, por não ter ainda definidas rotinas e horários de ir á rua, mas isso não deve ser confundido com marcação de território.
Conheço, tal como todos decerto, n cães que dentro de casa não fazem rigorosamente nada e que chegados à rua não há poste ou pneu que não tenha direito a umas gotinhas.
só marca território no exterior
Eu não advogo a castração dos machos, a não ser por questões de saúde. E não, não é por ter pena do coitadinho que fica sem tintins, que horror, macho quer-se macho com todos os seus atributos, etc., etc. Nada disso.
Tenho observado que as consequências da castração são mais negativas nos machos do que nas fêmeas e na maioria dos casos nem sequer atingem os objectivos pretendidos, excepto, como é óbvio, as fugas para irem atrás de fêmeas em cio.
Por causa de meia dúzia de xixis fora do sítio nunca castraria um cão meu.
Tenho observado que as consequências da castração são mais negativas nos machos do que nas fêmeas e na maioria dos casos nem sequer atingem os objectivos pretendidos, excepto, como é óbvio, as fugas para irem atrás de fêmeas em cio.
Por causa de meia dúzia de xixis fora do sítio nunca castraria um cão meu.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
-
Isa23
- Membro Júnior
- Mensagens: 40
- Registado: segunda out 25, 2010 1:49 pm
- Localização: Hachiko, Moon
obrigado por todas as vossas respostas, a questão da castração era só para o caso dele vir a fazer xixi em casa, mas se caso isso aconteça vejo que a castração não é 100% eficaz, logo acho que vou deixar o meu Hachi continuar com a sua masculinidade LoOL
era suposto hoje ir buscar o Hachi ao canil, mas quando lá cheguei disseram que os papeis ainda não estavam prontos
, na segunda quando fui escolher o cachorrinho (que acabei por optar adoptar o Hachi) disseram-me que hoje já estaria pronto, mas afinal não... estava toda contente que o ia buscar já, mas agora ponho duvidas se as coisas estariam prontas antes do fim de semana 
era suposto hoje ir buscar o Hachi ao canil, mas quando lá cheguei disseram que os papeis ainda não estavam prontos
Os meus, até agora, nunca marcaram dentro de casa. Já na rua... é um ver-se-te-avias de marcação. Nunca me ocorreu tentar refrear este afã porque, afinal, as saídas também servem para eles poderem descontrair à vontade. No entanto, às vezes é difícil "dar andamento" ao passeio. Será contraproducente tentar reduzir o número de vezes que alçam a pata?dinodane Escreveu:Nem todos os cães marcam dentro de casa... isso até pode nem acontecer com o seu.
Inicialmente até é bastante natural que faça um xixi ou outro dentro de casa, especialmente se passar muito tempo sózinho, por não ter ainda definidas rotinas e horários de ir á rua, mas isso não deve ser confundido com marcação de território.
Conheço, tal como todos decerto, n cães que dentro de casa não fazem rigorosamente nada e que chegados à rua não há poste ou pneu que não tenha direito a umas gotinhas.
Cockinhas, deixe lá os canitos cheirarem e alçarem a pata a tudo o que é sítio!
Arme-se de paciência e aguente-se! É assim que eles funcionam.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
Pois, que remédio
, já basta eles serem contidos em casa. Às vezes fico um pouco invejosa de outros donos cujos cães, passeados à trela, se mantêm ao lado deles, de cabeça levantada, a ver as vistas
. Os meus parece que têm um íman no nariz que os atrai ao chão. Até ficam surdos
.
Será que o Hachi já vai passar o fim de semana com a sua nova família?
Ooops
Já vi que está ali um tópico a dizer que sim, que o Hachi já chegou
.
Será que o Hachi já vai passar o fim de semana com a sua nova família?
Ooops