Idade dos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoDV
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

quinta nov 11, 2010 10:24 pm

Imagem
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta nov 11, 2010 10:55 pm

Por esta tabela, a minha Rita, que é pequena, está com oitenta anos e o meu Gaspar, de doze anos e que é médio, anda pelos setenta: quem diria que este maluco destrambelhado estava tão velho! :roll:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 11, 2010 11:16 pm

boa tabela :)

também encontrei uma - mas para gatos - em que aparece a idade "humana" mas em condições diferentes: em casa, bem tratado, e na rua. E a comparação mostrava que animais bem tratados envelheciam muito mais devagar que os que sofriam negligência. Acho que isto também se aplica aos cães. ;)

Imagem
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Bikejorer
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quinta nov 11, 2010 11:24 pm

É engraçado...

Acho que também deveria vir acompanhado com os critérios para definição do que é um cão pequeno, médio, grande e gigante.

Desconhecendo se esta tabela tem algum rigor cientifico, o que até desconfio, será que podemos deduzir que os cães maiores envelhecem mais depressa? Pelo que se diz os cães pequenos têm uma longevidade maior, será?
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta nov 11, 2010 11:29 pm

Bikejorer Escreveu:...será que podemos deduzir que os cães maiores envelhecem mais depressa? Pelo que se diz os cães pequenos têm uma longevidade maior, será?
Sempre me foi dito por veterinários e entendidos que é precisamente assim.

E os critérios de aferição existem, quer por peso, quer por medida.

Um cão pequeno é, por exemplo, um fox terrier, um cão médio é um beagle, um cão grande é um são-bernardo e um cão gigante é um dogue alemão.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 11, 2010 11:40 pm

Bikejorer Escreveu:É engraçado...

Acho que também deveria vir acompanhado com os critérios para definição do que é um cão pequeno, médio, grande e gigante.
mas esta definição existe, quer em termos de tamanho, quer em termos de pesos médios. As raças denominadas "toy", por exemplo, vivem o mesmo tempo que raças médias ou grandes. Claro que isto em termos estatísticos, depois cada cão é um cão, e a longevidade também depende da vida que tem, ou teve, da sua saúde, alimentação, predisposição genética, etc. Estas tabelas são meras referências que não têm em conta os pormenores, tal como acontece na esperança de vida humana.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Bikejorer
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quinta nov 11, 2010 11:50 pm

LuluB Escreveu:
Bikejorer Escreveu:...será que podemos deduzir que os cães maiores envelhecem mais depressa? Pelo que se diz os cães pequenos têm uma longevidade maior, será?
Sempre me foi dito por veterinários e entendidos que é precisamente assim.

E os critérios de aferição existem, quer por peso, quer por medida.

Um cão pequeno é, por exemplo, um fox terrier, um cão médio é um beagle, um cão grande é um são-bernardo e um cão gigante é um dogue alemão.

Desconhecia da existência desses critérios de aferição. Agora, por graça, também gostava de aplicar a tabela aos meus cães... uma cadela com 52 cm de altura de espádua e com cerca de 30 quilos, posso considerar um cão médio?
Bikejorer
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quinta nov 11, 2010 11:53 pm

E qual será a razão pela qual, normalmente, quanto maior for o cão menor a longevidade?
unha
Membro Veterano
Mensagens: 781
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm
Localização: 13 pestinhas lindas!!!

sexta nov 12, 2010 12:02 am

Boa pergunta tenho interesse em saber ,Já que tenho tido cães grandes que a longevidade é nenor que os pequenitos!!!!!




Porque será????
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 12, 2010 12:24 am

Bikejorer Escreveu:
LuluB Escreveu:
Bikejorer Escreveu:...será que podemos deduzir que os cães maiores envelhecem mais depressa? Pelo que se diz os cães pequenos têm uma longevidade maior, será?
Sempre me foi dito por veterinários e entendidos que é precisamente assim.

E os critérios de aferição existem, quer por peso, quer por medida.

Um cão pequeno é, por exemplo, um fox terrier, um cão médio é um beagle, um cão grande é um são-bernardo e um cão gigante é um dogue alemão.

Desconhecia da existência desses critérios de aferição. Agora, por graça, também gostava de aplicar a tabela aos meus cães... uma cadela com 52 cm de altura de espádua e com cerca de 30 quilos, posso considerar um cão médio?
Sem dúvida que sim. É mais ou menos esse o peso e altura de um boxer, que é considerado de tamanho médio.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 12, 2010 12:26 am

Bikejorer Escreveu:E qual será a razão pela qual, normalmente, quanto maior for o cão menor a longevidade?
unha Escreveu:Boa pergunta tenho interesse em saber ,Já que tenho tido cães grandes que a longevidade é nenor que os pequenitos!!!!!




Porque será????
Isso já não vos sei dizer, terão de perguntar a alguém habilitado. Eu apenas posso referir estas generalidades, tal como as aprendi.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta nov 12, 2010 10:23 am

LuluB Escreveu:
Bikejorer Escreveu:E qual será a razão pela qual, normalmente, quanto maior for o cão menor a longevidade?
unha Escreveu:Boa pergunta tenho interesse em saber ,Já que tenho tido cães grandes que a longevidade é nenor que os pequenitos!!!!!




Porque será????
Isso já não vos sei dizer, terão de perguntar a alguém habilitado. Eu apenas posso referir estas generalidades, tal como as aprendi.
Não sou "habilitada" mas sei o porquê dessa característica. Um cão de porte gigante tem um metabolismo mais "acelerado" do que um de porte pequeno, e isso é notório no crescimento, ou seja, um cão de porte gigante tem de ter um metabolismo acelerado, senão não chegava aos 60 ou 70kg em um ano e meio :wink:
Esta aceleração mantém-se ao longo da vida, claro que não se reflecte em crescimento, senão não tinhamos cães mas elefantes :lol: . Mas reflecte-se ao nível do envelhecimento do organismo. :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

sexta nov 12, 2010 10:47 am

Nunca soube dizer se a minha cadela era considerada porte médio ou grande. Não sei quanto mete, mas pesa 26kg, tem 1 ano e penso que não irá crescer mais.
Sempre pensei que fosse considerada grande, mas agora tenho dúvidas. O meu cão tem 15kg. Sendo assim será ele de porte pequeno?
Obrigada :)
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 12, 2010 10:51 am

Habilitada, pelos vistos, está, Texuga! :D Porque sabe a razão.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta nov 12, 2010 11:03 am

LuluB Escreveu:Habilitada, pelos vistos, está, Texuga! :D Porque sabe a razão.
Perguntei há tempos à vet porque também tinha essa dúvida :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”