Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sylviaplath
Membro
Mensagens: 80
Registado: terça dez 07, 2010 11:25 pm

terça dez 07, 2010 11:44 pm

Boa noite a todos, a minha familia adoptou há quase três semanas um cão de dois meses arraçado de pastor alemão. Desde essa altura tem mostrado comportamentos que nos assustam um pouco e que têm piorado com o tempo. Começou a ladrar e rosnar para nós quando o repreendemos (quando nos tenta morder as mãos/braços/pernas/roupa a brincar - dado que magoa muito). A nossa forma de repreender começou pelo "não" de forma firme e quando passava das marcas seguravamo-lo pelo cachaço até se acalmar (às vezes gania quando o faziamos). A sensação que nos dá é que o segurar pelo cachaço o está a atiçar ainda mais, parece que fica mais revoltado, por isso deixamos de o fazer porque temos receio que isso lhe molde o carácter de forma agressiva. Estamos um pouco perdidos e com medo, sem saber qual é a melhor forma de proceder com o nosso novo membro da familia. Damos por ele a ladrar e rosnar muito, parecendo que esta a refilar connosco. O que podemos fazer?
Desde já obrigada!
Gallaecia
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quarta dez 08, 2010 12:07 am

o cachorro é muito novinho e está ainda a aprender a interpretar o mundo à sua volta.

seria a mãe a orientar nas coisas basicas, como por exemplo aprender a controlar a intensidade da mordida.
quando esta orientação natural falha o animal reage a qualquer estimulo como a natureza manda, no caso do cão: latir, morder , rosnar.

não o agarrem pelo cachaço, não lhe gritem, de nada adiantará.

pesquisar e ler muito... existem dezenas de bons manuais de orientação para donos inexperientes com dicas valiosas sobre treino básico, higiene, obediencia, etc.

sejam pacientes e perseverantes... trata-se apenas duma cria ainda meia perdida e que precisa de encontrar nos donos duas coisas:
segurança e regras para funcionar.

segurança inclui amor, cuidados, atenção, dedicação ao vosso animal.
regras é pacifico... inclui educação. adequada, serena.

sem ideias pré-fabricadas de abanões no pescoço... sem stress desnecessário.

educar não é ralhar, ralhar é pontual e tem formas de ser feito.
educar é um processo continuo... firme e justo acima de tudo!!

boa sorte com o vosso cachorro e muita pesquisa, muita leitura :)
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
sylviaplath
Membro
Mensagens: 80
Registado: terça dez 07, 2010 11:25 pm

quarta dez 08, 2010 12:31 am

compreendo e concordo com tudo o que disse, parece-me extremamene lógico. mas dou o exemplo do que acabou de se passar agora mesmo (logo a seguir a ter escrito o meu comentário): a minha irmã estava sentada no chão com o búzio (nome dele) e ele começou a tentar morder a brincar, a minha irmã começou a dizer repetidamente (sem gritos) "não" e ele mordeu de uma maneira mais agressiva que lhe rasgou a pele (não daqueles arranhões normais porque desses infelizmente já são habituais, mas mais profundo com ferida). Neste caso específico o que deveriamos fazer para o castigar e mostrar que é errado? Mais uma vez obrigada pela paciência!
Gallaecia Escreveu:o cachorro é muito novinho e está ainda a aprender a interpretar o mundo à sua volta.

seria a mãe a orientar nas coisas basicas, como por exemplo aprender a controlar a intensidade da mordida.
quando esta orientação natural falha o animal reage a qualquer estimulo como a natureza manda, no caso do cão: latir, morder , rosnar.

não o agarrem pelo cachaço, não lhe gritem, de nada adiantará.

pesquisar e ler muito... existem dezenas de bons manuais de orientação para donos inexperientes com dicas valiosas sobre treino básico, higiene, obediencia, etc.

sejam pacientes e perseverantes... trata-se apenas duma cria ainda meia perdida e que precisa de encontrar nos donos duas coisas:
segurança e regras para funcionar.

segurança inclui amor, cuidados, atenção, dedicação ao vosso animal.
regras é pacifico... inclui educação. adequada, serena.

sem ideias pré-fabricadas de abanões no pescoço... sem stress desnecessário.

educar não é ralhar, ralhar é pontual e tem formas de ser feito.
educar é um processo continuo... firme e justo acima de tudo!!

boa sorte com o vosso cachorro e muita pesquisa, muita leitura :)
vitorina
Membro Veterano
Mensagens: 3054
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

quarta dez 08, 2010 1:18 am

Os cães quando cachorros podem ser muitos chatos, mordem muito e acham tudo uma brincadeira, aconselho uma boa dose de paciência e firmeza, tentem ignorá-lo quando começar e ensinarem-lhe a palavra não com firmeza, apesar de ele ainda ser muito bébé :wink: arranje-he brinquedos tipo kong que o façam estar entretido e concentrado neles :wink:
sobaka
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta dez 08, 2010 1:19 am

Uma técnica que costuma resultar com os cachorros que passam dos limites: se ele morder e não reagir à sua ordem, leve-o para um quarto vazio ou para casa de banho e feche lá. Se ele começar a ladrar e a ganir, não o deixe sair, só deixe quando ele se acalmar, caso contrário estará a recompensar o comportamento errado e o cachorro vai refilar cada vez quando quiser conseguir alguma coisa.
Depois de o deixar sair não brinque com ele, ignore-o durante algum tempo. Os cachorros aprendem rápido, ele vai pareceber que se quer brincar tem que faze-lo com cuidado, sem alejar o dono.
sylviaplath
Membro
Mensagens: 80
Registado: terça dez 07, 2010 11:25 pm

quarta dez 08, 2010 1:41 am

o senhor búzio já tem alguns brinquedos, daqueles de borracha que fazem barulho no entanto não conheço "brinquedos tipo kong" :oops: como são?
infelizmente e apesar de ter os brinquedinhos parece ter uma preferência pelos nossos membros e roupas. já tentamos dirigir-lhe a atenção para os brinquedos quando nos morde mas não tem resultado :(
vamos continuar com paciência e firmeza, já o conseguimos ensinar a sentar :) mas este canito tem mostrado uma personalidade um tanto ou quanto temperamental e refilona espero que com o tempo melhore, obrigada pelo conselho!!
vitorina Escreveu:Os cães quando cachorros podem ser muitos chatos, mordem muito e acham tudo uma brincadeira, aconselho uma boa dose de paciência e firmeza, tentem ignorá-lo quando começar e ensinarem-lhe a palavra não com firmeza, apesar de ele ainda ser muito bébé :wink: arranje-he brinquedos tipo kong que o façam estar entretido e concentrado neles :wink:
sylviaplath
Membro
Mensagens: 80
Registado: terça dez 07, 2010 11:25 pm

quarta dez 08, 2010 1:46 am

Obrigada pelo conselho!! já o fizemos duas vezes e em ambas ele chorou, arranhou a porta e ladrou. depois de algum tempo em silêncio lá lhe abrimos a porta e voltou mais calmo. vamos continuar com esta estratégia de cada vez que comece a ladrar e a rosnar para nós, um ENORME obrigada! :wink:
sobaka Escreveu:Uma técnica que costuma resultar com os cachorros que passam dos limites: se ele morder e não reagir à sua ordem, leve-o para um quarto vazio ou para casa de banho e feche lá. Se ele começar a ladrar e a ganir, não o deixe sair, só deixe quando ele se acalmar, caso contrário estará a recompensar o comportamento errado e o cachorro vai refilar cada vez quando quiser conseguir alguma coisa.
Depois de o deixar sair não brinque com ele, ignore-o durante algum tempo. Os cachorros aprendem rápido, ele vai pareceber que se quer brincar tem que faze-lo com cuidado, sem alejar o dono.
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta dez 08, 2010 10:40 am

Se o seu cão é cruzado de PA provávlemente vai ficar com porte grande, portanto convém desde cedo tê-lo bem educado e fazê-lo perceber que quem manda são vocês.
Não permitam que ele vos rosne, não permitam que refile nem morda.
Ele é bebé mas é de bebé que eles aprendem a ver quem manda e se o deixarem, daqui a uns meses tem um problema para resolver.

É bom fechá-lo cada vez que ele refilar, vocês não sabem como eram os pais, que temperamento tinham, portanto joguem pelo seguro e não o deixem abusar.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta dez 08, 2010 10:48 am

Quanto à questão de morder as nossas mãos, só temos de lhes demonstrar que isso é penoso para eles, e uma das maneiras mais eficazes é agarrá-lo pela mandíbula inferior até ele desistir... é remédio santo! Claro que deverá oferecer um brinquedo dele em alternativa à mão.

De qq modo, e tendo já tanto receio de um cão de 2 meses, aconselho vivamente que falem com um treinador para vos dar umas dicas. :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
sylviaplath
Membro
Mensagens: 80
Registado: terça dez 07, 2010 11:25 pm

quarta dez 08, 2010 10:55 am

Bm dia moslie :wink: , pois, foi o que li nas inúmeras buscas que fiz na Internet. Daí a preocupação acrescida em lidar correctamente com esta situação e de forma a que o Búzio não se venha a tornar agressivo.
Repreendemos sempre quando nos morde, ladra ou rosna mas, infelizmente, são comportamentos constantes e às tantas sentimos que não fazemos outra coisa a não ser dizer "Não". Desde ontem que o fechamos no corredor quando começava a ladrar e a rosnar (já vai em umas 7 vezes) e só abrimos a porta depois de parar de ganir e ladrar. Espero que com o tempo o comportamento vá melhorando.
Ontem, no auge do desespero, chegámos a ligar para a clínica veterinária onde está registado para pedir conselhos e a senhora que nos atendeu aconselhou a bater-lhe com o jornal, o que nos pareceu errado. Quando a minha irmã referiu que o búzio poderia ficar com medo do jornal ainda nos deu a fabulosa resposta "ele também não vai ler jornais". Já estavamos a ficar completamente desesperados com isto. :cry:
moslie Escreveu:Se o seu cão é cruzado de PA provávlemente vai ficar com porte grande, portanto convém desde cedo tê-lo bem educado e fazê-lo perceber que quem manda são vocês.
Não permitam que ele vos rosne, não permitam que refile nem morda.
Ele é bebé mas é de bebé que eles aprendem a ver quem manda e se o deixarem, daqui a uns meses tem um problema para resolver.

É bom fechá-lo cada vez que ele refilar, vocês não sabem como eram os pais, que temperamento tinham, portanto joguem pelo seguro e não o deixem abusar.
sylviaplath
Membro
Mensagens: 80
Registado: terça dez 07, 2010 11:25 pm

quarta dez 08, 2010 10:58 am

Tentámos fazer-lhe isso mas por algum motivo deixa-o mais atiçado e com gana de continuar a abocanhar. O receio que temos não é do cão obviamente, mas da possibilidade que este se torne agressivo em adulto. :evil:
TheOne Escreveu:Quanto à questão de morder as nossas mãos, só temos de lhes demonstrar que isso é penoso para eles, e uma das maneiras mais eficazes é agarrá-lo pela mandíbula inferior até ele desistir... é remédio santo! Claro que deverá oferecer um brinquedo dele em alternativa à mão.

De qq modo, e tendo já tanto receio de um cão de 2 meses, aconselho vivamente que falem com um treinador para vos dar umas dicas. :wink:
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta dez 08, 2010 11:02 am

Siga o conselho da TheOne: se vê que não consegue dominar o cachorro, procure um treinador.

Bater com o jornal pode ser eficaz em certas situações de brincadeira em que o animal não tem noção de que está a abusar. Mas, fora isso, não serve para mais nada que não seja fazer um ruído que o distraia.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta dez 08, 2010 11:09 am

Se tem medo de um cachorro de 2 meses, procure um treinador. Cada dia que perde nesta altura sem saber o que fazer com um bebezão, é um problema que ganha e não vai conseguir resolver. Está com medo de um bébé que apenas quer aprender.
Pondere muito bem no que pretende fazer. Eu não entendo como se receia um animal de 2 meses. É a mesma coisa que ter medo de uma criança de 2 anos. Não faz sentido.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sylviaplath
Membro
Mensagens: 80
Registado: terça dez 07, 2010 11:25 pm

quarta dez 08, 2010 11:09 am

Se este comportamento persistir teremos de o fazer. Mas será a ultima opção dado que os treinadores não são propriamente baratos. :cry:
LuluB Escreveu:Siga o conselho da TheOne: se vê que não consegue dominar o cachorro, procure um treinador.

Bater com o jornal pode ser eficaz em certas situações de brincadeira em que o animal não tem noção de que está a abusar. Mas, fora isso, não serve para mais nada que não seja fazer um ruído que o distraia.
sylviaplath
Membro
Mensagens: 80
Registado: terça dez 07, 2010 11:25 pm

quarta dez 08, 2010 11:13 am

LuMaria, como escrevi anteriormente não temos medo "de um cachorro de 2 meses", se ler com atenção o nosso medo é de não proceder correctamente na sua educação contribuindo sem querer para que este se torne um adulto agressivo. Leiam por favor o que escrevo com alguma atenção para não conotarem de forma fácil e gratuita o que é dito. :wink:

LuMaria Escreveu:Se tem medo de um cachorro de 2 meses, procure um treinador. Cada dia que perde nesta altura sem saber o que fazer com um bebezão, é um problema que ganha e não vai conseguir resolver. Está com medo de um bébé que apenas quer aprender.
Pondere muito bem no que pretende fazer. Eu não entendo como se receia um animal de 2 meses. É a mesma coisa que ter medo de uma criança de 2 anos. Não faz sentido.
Responder

Voltar para “Cães”