Kalu Gold o seu cão viajou para território Nacional como o user pretende levar para fora do país podem haver mais restrições (mas sinceramente não faço ideia).
O Simba fez a primeira viagem com 13 dias, foi uma viagem de 1h:45m e apesar de estar calor fomos de ar condicionado ligado (a Vicky protegia-o da corrente de ar

e das travagens

)
Como fazia muita confusão ao meu pai a Vicky ir no transporte comprei-lhe um cinto mas desisti de o usar ela só quer ir sossegadinha e apertadinha no transporte até faz confusão! Quando o Simba ficou mais crescidinho experimentei com ele mas ele também não gostou, prefere ir ao pé da Vicky
Da minha experiência acho que eles preferem ter um sitio seguro ficam mais calmos, a Vicky assim que vê o transporte só sossega quando entra mas assim que chegamos ao carro ajeita-se e vai toda a viagem a dormir
Os meus cães não enjoam e se quiserem comer antes de viajar deixo sempre, até agora nunca tive problemas, durante a viagem pelo menos uma vez dou-lhes água, não muita, mas noto que isso os acalma e voltam a dormir.

Em tempos tive um gato condutor

os meus pais deixavam-no andar por todo o carro e o sítio preferido dele para se instalar era ao colo do meu pai com as patas no volante, fazia até as curvas mais apertadas! Infelizmente este gato gostou mais das gatas do que de mim e acabou por ficar na terra com a minha avó e com as gatas
Agora falando mais a sério às vezes pensamos que os cães devem ir presos para nossa segurança, mas a verdade é que é principalmente pela segurança deles, se houver uma travagem também se podem magoar! por isso sugiro ou cinto ou transporte
Em relação ao tempo de viagem, às autorizações, aos cuidados o melhor é mesmo perguntar ao veterinário;)
Boas viagens!