Controlar cão sem trela...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
chino
Membro
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

segunda dez 20, 2010 9:56 pm

Eu sei que não se pode andar com os cães sem trela na via publica, mas para a Bianca poder correr e brincar um bocadinho com mais espaço, solto-a de vez em quando (tentando garantir primeiro que não vai deixar presentes) num dos relvados do condomínio...até aqui tudo bem e toda a gente que passa por ela a adora, mas hoje tive o meu primeiro incidente devido ao facto de ela também adorar pessoas...um vizinho ia a sair e ela foi direita a ele e com a excitação quis-se empoleirar para pedir festas...com a chuva que tem estado isto ia causando uma desgraça (nunca é uma desgraça para mim e já me aconteceu n vezes com cães de outrém, mas claro que ninguém tem que gramar com as nódoas dos cães dos outros)...

Apesar de ter conseguido evitar a tragédia o meu vizinho ainda teve que fintar a cadela umas vezes e enquanto eu a segurava, repreendia e pedia desculpas envergonhado por ter permitido que tal situação acontecesse, ele virou-me as costas a dizer asneiras em voz alta...não quero de forma alguma arranjar algum conflito com a vizinhança e complicar a vida aos cães do condomínio, por isso tenho que impedir este tipo de situações ou pelo menos minimizar a probabilidade da sua ocorrência...

O que eu gostaria de saber é se alguém conhece algum método (uma vez que por agora o dinheiro para a meter numa escola não abunda) do tipo faça você mesmo para a treinar a não ir ter com as pessoas que vê para pedir festas...

Por agora vou limitar estes momentos de brincadeiras a horas mais tardias, uma vez que ela não costuma ladrar e por isso não incomoda com barulho, e porque a essa hora torna-se improvável que se cruze com alguém...já fazia a maioria dos passeios a esta hora, mas gostava de ter mais "liberdade" com ela...

Thanks in advance!!! :wink:
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda dez 20, 2010 10:12 pm

se não tem dinheiro para uma escola, o melhor é trazer a cadela de trela, ou então, ir para um sítio onde não passem pessoas
chino
Membro

segunda dez 20, 2010 10:17 pm

Thanks...era exactamente o que tinha pensado...continua a ter a brincadeira da meia-noite e meia...lol...aí nunca se vê viva alma no condomínio e para minha sorte ela é uma paz de alma no que toca a barulho... :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda dez 20, 2010 11:28 pm

anja-azul Escreveu:se não tem dinheiro para uma escola, o melhor é trazer a cadela de trela, ou então, ir para um sítio onde não passem pessoas
E é preciso escola para ter um cão educado? Isto é obediência básica.

Tem que ensinar a sua cadela a vir à chamada. Tão simples quanto isto. Depois ensina-a a saltar apenas quando lhe dão ordem. Deve ensinar o senta.

O básico dos básicos é o cão vir quando o chamamos. Tenha trela colocada ou não.

Eu passo-me com os meus vizinhos com a treta de chamarem as cadelas de braços abertos, à pala disso já me aconteceu o mesmo e fiquei perante uma pessoa de camisa branca cheia de patadas, tudo porque abriu os braços para explicar qualquer coisa e a tóta da minha cadela atracou-se a ele. Coisa mais estupida. Estava de trela e eu não fiquei pendurada no homem por sorte.

Agora está tudo proibido de me abrirem os braços ás cadelas

:roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
chino
Membro

terça dez 21, 2010 12:32 am

Obrigado pela resposta LuMaria

lol...pois...a questão é que ela vem à chamada...mas quando vê pessoas, puff...perde a concentração...

Ela conhece os comandos...esses e mais alguns até, o mal é a excitação quando vê alguém...depois passa-lhe e obedece quando a "recupero", mesmo continuando em frente a outras pessoas e em ambientes com mais distracções...o problema é mesmo o instante em que vê o novo alvo de brincadeira e para aí os 20 ou 30 segundos seguintes....com a trela já tentei mudar de direcções quando puxa na direcção de alguém, reprimir verbalmente, etc... mas continua tudo na mesma... :?
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

terça dez 21, 2010 12:47 am

Isto não tem haver com a sua pergunta mas ponha-lhe identificação :)
chino
Membro

terça dez 21, 2010 1:00 am

vitorina Escreveu:Isto não tem haver com a sua pergunta mas ponha-lhe identificação :)
Já tem!!! E Microchip e por agora só a solta no condomínio que é fechado... =)

Ainda assim, obrigado pela dica!!! :wink:
Última edição por chino em terça dez 21, 2010 1:06 am, editado 2 vezes no total.
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

terça dez 21, 2010 1:03 am

Boa :D :D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça dez 21, 2010 8:51 am

Sugestão : faça a resposta à chamada muito atrativa para o cão : biscoito, festinhas,etc., se não obedecer interrompa o passeio de forma a que ele perceba que se responder recebe prémios, senão acabou-se a brincadeira.

Ensine-o a não saltar para as pessoas.
Trate primeiro de o ensinar a sentar ao comando - biscoitos, etc.
Depois, se vir que ele vai saltar - senta.

Os comandos de controlo do cão devem estar automatizados.
Podem ser precisos em situações de risco como o cão querer ir para a estrada ou saltar para cima de uma idosa ou criança...

Treine primeiro em casa se vir que é arriscado fazê-lo na rua.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
chino
Membro

terça dez 21, 2010 12:06 pm

Obrigado aisd! No entanto em casa ela já obedece a esses comandos com mestria...até a ensinei a ficar e mesmo que eu saia da divisão em que estou ela só vem quando a chamo...o que é muito útil para quando me esqueço de deixar a toalha dela mais à mão nos dias de chuva... =P
O problema é mandar a pequena sentar quando não está a olhar para mim...durante cerca de 20 segundos após ver uma pessoa nova ela perde totalmente a concentração em mim...a minha reacção foi justamente ir para casa assim que ela "atacou" com mimos o tal vizinho...
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 21, 2010 12:20 pm

Então com uma trela e a ajuda de um amigo que funcione como distracção vai ter de treinar essa excitação. Petiscos bons costumam ajudar.
Que idade tem a relações públicas?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

terça dez 21, 2010 2:43 pm

LuMaria Escreveu: Que idade tem a relações públicas?
ah ah ah ah ah
Essa foi muito boa Lu!!!!
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

terça dez 21, 2010 4:27 pm

acho que uma ideia seria pedir ajuda a uns amigos e provocar o erro, eles entram ela pula, voce diz não e leva-a para casa, fazer isto até ela não pular e recompensar nessa altura. Outra coisa é a pessoa que entra (amigo seu) não lhe ligar a até dar uma joelhada quando ela pula, não vai provocar nenhuma dor imensa, mas é desegradavel, e assim ela vai aprendendo que quando pula só acontecem coisas más.
chino
Membro

terça dez 21, 2010 5:30 pm

:lol:
Tem 6 mesitos...acho que com esta idade não é de estranhar a "falta de concentração", mas é sempre bom saber como a educar para se portar o melhor possível e evitar problemas com a vizinhança!!!

A ideia de criar a situação para conseguir corrigir no momento, parece-me óptima!!!
Parece que vão haver umas sessões de treino muito em breve por estes lados!!! :P

Obrigado a todos pela ajuda!!! :wink:
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 21, 2010 6:47 pm

Coitadinha. Ainda é uma criança.

Deixo-lhe aqui um link da própria arca :wink:
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/o_cao_s ... tar_se_/92
Responder

Voltar para “Cães”