cadela com epilepsia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Anji
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jul 06, 2009 11:01 am

segunda jan 03, 2011 10:04 am

Bom dia,
tenho uma cadela SRD com quase 2 anos de idade.
no passado dia 23/12 teve a 1ª convulsão. a veterinária receitou-lhe [Editado] para o caso de voltar a ter outra convulsão, pois não faziamos ideia qt tempo ela iria andar sem ter outra. infelizmente teve a 2ª convulsão ontem.
vou daqui a pouco ligar para a vet.
têm algum caso semelhante?
a epilepsia reduz a esperança de vida da minha cadelinha?
conselhos?

obrigada desde já.
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

segunda jan 03, 2011 11:19 am

Eu tive uma cadelinha com epilepsia que durou muito tempo. Foi medicada com um comprimido diário, e as crises reduziram muito, apenas tinha uma convulsão de tempos a tempos.

Fale com o seu Vet, que melhor que ninguém será a pessoa indicada para a aconselhar
Anji
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jul 06, 2009 11:01 am

segunda jan 03, 2011 12:03 pm

sim, a vet falou-me dessa medicação diária. mas que poderia trazer lesões hepáticas. ela está a analisar a situação e iremos falar melhor logo à tarde.
posso perguntar qt tempo durou o seu cãozinho? com k idade começou a ter as convulsões?
obrigada.
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

segunda jan 03, 2011 12:14 pm

A minha cadelinha começou a ter convulções aos 3 anos de idade, e durou 13 anos, mas faleceu por outras causas, que não a epilipsia.

Não teve problemas hepáticos, era uma cadelinha saudável, dentro das limitações dela, pois tinha uma ligeira paralisia cerebral. Era linda , era uma York, a Gigi
Anji
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jul 06, 2009 11:01 am

segunda jan 03, 2011 3:07 pm

lamento mt a perda da sua Gigi.
apegamo-nos tanto aos animais k nos custa tanto perde-los como a uma pessoa. falo por mim.
obrigada.
joanabruno
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: terça ago 15, 2006 1:34 pm

segunda jan 03, 2011 8:47 pm

A Broa tem epilepsia (mas de trazer por casa)

As convulsões dela são simplesmente abanar freneticamente a cabeça, mas consegue andar e reage á nossa chamada e não perde fezes ou urina.

No início teve crises com intervalos curtos de tempo (1/2 semanas) mas depois passou-lhe a agora tem 2 a 3 vezes por ano (que nós observemos).

No 1º mês esteve sempre acompanhada 24h e tomávamos nota do que ela fazia ou comia antes e depois das crises - simplesmente porque não conhecíamos a causa. Assim, descobrimos que ela é alérgica ao amendoim (?!?!) e desde aí não existem amendoins cá em casa.

Depois dos amendoins, as crises reduziram muito e actualmente acontecem na altura do cio (1mês antes, durante e 1mês depois). O vet explicou-me que as alterações hormonais em algumas cadelas podem levar a crises convulsivas. Por isso, no verão a princesa tem encontro marcado com a faca!!!

No início o vet assustou-nos um bocado dizendo que teria de fazer medicação para o resto da vida e que teria de fazer análises mensalmente para perceber se a dosagem era adequada e como estava o fígado. A realidade é que (depois de mudar de vet entre outras coisas) não faz medicação nenhum porque não se justifica, ou seja, como só tem 2 a 3 crises por ano os 2 vets que consultei não recomendam a medicação diária. Mas temos sempre Diazepam rectal para lhe fazer. Mas ás vezes as crises são tão rápidas que quando vou buscar já ela acabou de tremer.

A Broa começou com convulsões ao 1 ano de vida e hoje tem 4 anos e é saudável e sem nenhuns problemas especiais (tirando a maluquice dela).

Entretanto no verão teve um envenenamento com pesticidas e ficou muito afectada ((não teve nenhuma crise) andava de lado, não tinha força nas patas, batia nos carros.... então fui mesmo a um vet especialista em neurologia que a observou e ficou preocupado, mas pediu para voltarmos dentro de 1 mês porque poderia apenas ser do envenenamento. E a realidade é que 1 mês depois estava óptima, recuperou toda a sua estabilidade e não teve nenhuma crise.

Se quiseres dou-te o contacto do vet especislista em neurologia (não sei se é assim que se chama) ele é óptimo, fez um exame neurológico muito aprofundado e explica tudinho e apesar de só conhecer a Broa taralhoca do envenenamento, diz que a nível da epilepsia ela está controlada e só não devemos fazer criação (porque se for genéticos os filhotes podem ter) e devemos fazer a castração.

Desculpa o testamento, espero ter ajudado

Joana e Broa
Anji
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jul 06, 2009 11:01 am

terça jan 04, 2011 8:44 am

Olá :)
muito obrigada pelo teu testamento :)
assim fico mais esclarecida.
ontem voltei então a falat com a vet e ela aconselhou a esperarmos pela 3ª crise a ver o intervalo da mesma. se for daqui a pouco tempo analisasse a possibilidade de ser medicada. se o intervalo for maior, provavelmente ficaremos pelo Diazepam rectal.
vou esperar mais um pouco e espero que a minha menina n tenha uma crise tão cedo...
obrigada pelo apoio.
unha
Membro Veterano
Mensagens: 781
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm
Localização: 13 pestinhas lindas!!!

terça jan 04, 2011 3:10 pm

As melhoras para a sua menina, vai ver que isso não passou de um susto grande , tudo há de correr´bem com ela e vamos vé-la por cá muitos aninhos.E lhe desejo muita saúde para a sua menina!!!
Um Bom Ano de 2011.
Responder

Voltar para “Cães”