Problemas comportamentais da minha cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

estatica
Registado: quarta jan 05, 2011 10:17 pm

quarta jan 05, 2011 10:59 pm

Olá a todos!

A minha cadela Botinhas (na imagem de perfil) tem 6 anos e teve um percurso acidentado até vir viver comigo definitivamente em Fevereiro do ano passado.

Nasceu nesta casa, mas na altura estava à responsabilidade da minha irmã e do meu cunhado, que eram donos da progenitora. Ao mudarem de residência, levaram as duas cadelas com eles, mas com o passar do tempo, o comportamento destrutivo da Botinhas levou-os a prenderem-na junto à casota. Viveu assim durante 3 anos e nas poucas alturas em que a soltavam (ou ela conseguia soltar-se), acabava por destruir coisas e às vezes saltava o muro e fugia para a rua. Apesar disto, mostrou sempre ser uma cadela muito meiga e muito carente afectivamente.

Em Fevereiro do ano passado tomei a decisão de trazê-la para minha casa. Ao longo do tempo e com alguma paciência, a Botinhas tornou-se mais obediente e agora já não destrói practicamente nada, a não ser acidentalmente, como qualquer cão. Em parte, acho que isto deveu-se ao facto da permanência constante de pessoas aqui em casa, o que pode, por outro lado, ter agravado outros sintomas.

O problema, porém, está quando eu ou outra pessoa cá em casa resolve sair. A cadela fica muito ansiosa e tenta fugir de casa e ir atrás dessa pessoa. É muito determinada e destrói vasos, sebes ou qualquer coisa que impeça a fuga. Durante as férias de Verão, quando saí de malas e ela teve de ficar em casa, foi a correr atrás do meu carro e quando a trouxeram de volta a casa, passou o resto do tempo muito abatida, quase sem comer e vomitava frequentemente.

Esta é a primeira cadela que tenho e por isso não tenho termos de comparação. Acho que, para ser uma rafeirita sem pedigree, é muito esperta. Conseguiu aprender alguns truques que lhe ensinamos durante este ano (sentar, rebolar, dar a pata, etc), identifica algumas palavras e o contexto e sabemos que era exímia em libertar-se das correntes a que costumava estar presa em casa da minha irmã.

Apesar disso tudo, a ansiedade dela é um problema comportamental que afecta muito a minha família, porque sentimo-nos muito condicionados para sairmos todos juntos durante um dia ou uma tarde ou até passar uma noite fora.

Se tiverem sugestões ou ideias para reduzir esta ansiedade de separação da minha cadela agradeço imenso. Já experimentámos deixar-lhe ossos cozidos congelados e brinquedos quando saímos para ela se entreter. Os ossos parecem ter resultado por um tempo, mas agora os vizinhos contam-nos que ela enterra-os e salta cá para fora. Depois arrepende-se e são os vizinhos que têm de abrir o portão para ela voltar para dentro de casa.
DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

quinta jan 06, 2011 11:08 am

Bom dia!

Se calhar eu não sou a pessoa certa para a ajudar, no entanto posso dar a minha opinião.

Esse tipo de problemas eram muito mais facilmente tratados enquanto a cadelita era mais nova. Em vez de ter sido presa ao pé da casota, seria importante perder bastante tempo a ensina-la a não fazer os ditos estragos através de muitas técnicas que aqui na arca vão dizendo, desde dizer "NÃO" enquanto ela faz uma asneira, ignorá-la no momento a seguir, etc.. Mas isto tudo é um processo que necessita de muita paciência e tempo por parte dos donos. Prendê-la foi acentuar mais esse problema de comportamento.

De qualquer maneira, pode para já, vedar os muros da sua casa para ela não conseguir fugir.
De seguida, retirar tudo o que puder da casa para ela não estragar.

E depois, passar mais tempo com ela, essa cadelita precisa de muita atenção. Se na sua presença ela tiver comportamentos destrutivos tem de agir na hora.

E, como disse, é uma rafeirita inteligente, digo-lhe já que os rafeirolas são bastante inteligentes, há quem diga que são muito mais do que os qte têm pedigree! :wink:
Boa sorte! :wink:
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

quinta jan 06, 2011 3:52 pm

Concordando na integra com o post da DiCat, acrescento que talvez não fosse má ideia arranjar uma companhia para a Botinhas, outro cão(cadela), penso que ajudaria a resolver o problema da ansiedade de separação.

Felicidades
Paty07
Membro
Registado: quinta mai 01, 2008 11:12 pm

quinta jan 06, 2011 4:22 pm

Sempre pode inserir mais um comando na vida da sua cadela.

Cá em casa diz-se "dona/o vai trabalhar", disse tantas vezes que agora ir trabalhar é uma coisa normalissima e sabem que voltamos. Pois o que pude retirar do que relatou é que a cadela tem medo de ficar só.

Esta prática foi posta em prática mais para o stone que o maior receio dele é ser novamente abandonado..
nuno954
Membro
Registado: sábado jun 26, 2010 5:09 pm
podengo(LEAO)

quinta jan 06, 2011 7:15 pm

Acho que a parte destrutiva é mesmo por ficar sozinha...
habituou-se a ficar presa,depois recebeu muitos mimos e brincadeira,de certeza,e agora quando sai de perto dela,fica "revoltada" por ficar outra vez sozinha...
ajuda para nisso nao sei,mas acho que é tambem esse problema do meu cachorro....vá dando noticias :) :)
estatica

quinta jan 06, 2011 9:34 pm

Muito obrigada DiCat, BrownEye, Paty07 e nuno954 desde já por responderem.

Também sou da opinião de que ela não deveria ter sido presa durante aqueles 3 anos. Essa, aliás, foi uma das razões pela qual eu propus à minha irmã e ao meu cunhado para que fosse eu a nova dona da cadela.

De facto, já pensámos arranjar uma companhia para a Botinhas, mas ainda estamos todos a tentar adaptarmo-nos a viver com um cão apenas e temos medo de criar um problema ainda maior se acrescentarmos mais um cão ao agregado.

No sítio onde vivemos é desaconselhável colocarmos ainda mais vedações (para além das já existentes), tendo em conta o historial da cadela. Acho que só conseguiria ser 100% eficaz se usasse arame farpado. Parece um exagero, mas esta cadela parece ser o Houdini dos cães. Ainda hoje não conseguimos descobrir como é que ela saltava um muro altíssimo e se conseguia libertar nos tempos em que vivia acorrentada.

A única coisa que lhe conseguimos ensinar e que talvez possa ser útil é o comando "Espera!". Ela já consegue ficar quieta uns tempos e ficar sem ver pessoas durante uns minutos, mas sabe que vai ser recompensada com comida em breve.

A sensação que dá, de facto, é que não consegue lidar com a separação, se isso significar ficar sozinha. Também tem muito medo da trovoada e nessas alturas fica muito descontrolada. So pára de ladrar se estiver alguém ao pé dela.

Uma coisa que notamos é que não liga muito aos brinquedos que lhe arranjámos e prefere mimos ou comida. Mas aqui penso que não conhecemos muitos brinquedos ou não há brinquedos muito variados onde vivo. Vi na internet um KONG qualquer, mas não consigo encontrar nada do género aqui perto. Alguém me pode dar sugestões sobre como arranjar desses brinquedos que largam snacks progressivamente?
nuno954
Membro
podengo(LEAO)

quinta jan 06, 2011 10:30 pm

Acho que a companhia era mesmo uma parte da soluçao para o stress de ficar sozinha... pode tentar fazer algo para evitar que ela consiga saltar para a rua,assim era menos uma preocupacao que tinha! :wink: :wink:
Tem de ir experimentando alguns brinquedos para ver se ela se vai entretendo com alguma coisa...

No meu caso a companhia era uma solucao para o PIT,mas é mesmo impossivel neste momento,os brinquedos ela adoro tudo,duram sempre pouco tempo :lol: :lol:
estatica

quinta jan 06, 2011 10:38 pm

Quando a cadela vivia com a minha irmã, ficava muito tempo sozinha, mas agora não é o caso. Como disse no post inicial, existe sempre alguém por casa durante toda a semana. No entanto, estamos muito condicionados e evitamos sair todos juntos.

Existem alturas em que podemos levá-la connosco, mas naturalmente existem muitos sítios vedados a cães.

Nuno, pode dar alguma sugestão de brinquedos e sites onde posso arranjá-los? No sítio onde vivo, as poucas lojas de animais que existem são muito pouco diversificadas :(
nuno954
Membro
podengo(LEAO)

quinta jan 06, 2011 11:05 pm

Se ha sempre alguem por perto da cadela e mesmo assim se porta dessa maneira,o melhor é falar com algum treinador,ou pessoas especializadas...
mas tenho pouca experiencia nisto,ha pessoas com mais experiencia que eu :oops: :oops: :oops:

Em relacao aos brinquedos sou um bocado suspeito pois o meu cachorro diverte-se com tudo :wink: :wink: faca uma pesquisa pelo forum para ver se descobre alguma coisa util....
desculpe nao puder ajudar mais!
estatica

sábado jan 08, 2011 11:37 pm

Muito obrigada pela sugestão. :)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado jan 08, 2011 11:54 pm

Se for de Lisboa, pode marcar consulta com a Dra. Ilda Rosa, na Faculdade de Medicina Veterinária. Se vir necessidadede um treinador, esta médica veterinária decerto a aconselhará nesse sentido.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
shely
Membro
Registado: quinta jan 06, 2011 11:05 pm

domingo jan 09, 2011 12:23 am

voce se despede dela ao sair? ou fala com ela logo quando chega em casa?

Não tem como sair de casa sem ela te ver?
isso causa ansiedade.

Já vi em outro forum a sugestao de jogar ração para cima, ao modo que se espalhem, e ela passe um tempo procurando as bolinhas espalhadas.
shely
Membro

domingo jan 09, 2011 12:31 am

.... pode dar alguma sugestão de brinquedos e sites onde posso arranjá-los? No sítio onde vivo, as poucas lojas de animais que existem são muito pouco diversificadas...
Bem... voce pode furar uns buracos pequenos numa garrafa de refrigerante e encher a garrafa de petiscos. pendura brinquedos com cordas...

receitas para rechear:
RECEITAS PARA RECHEAR OS KONGS:

1- RECHEIO DE BANANA:
- 1 banana
- 2 colheres de sopa de germen de trigo
- 1 colher de sopa de yogurte natural
- 1 Brinquedo Kong com buraco para recheio

amasse a banana e misture o trigo e o yogurte até ficar uma massa firme. Com uma colher encha o buraco do Kong e leve ao congelador por 4 horas.
Esta receita enche um Kong Médio. Para tamanhos maiores dobre as quantidades.

voce acha receitas como esta aqui: http://www.bitcao.com.br/kong.php?UID=2 ... 36.201.218

dá uma olhada aqui tambem: http://www.bitcao.com.br/items.php?PB=5 ... 36.201.218
shely
Membro

domingo jan 09, 2011 12:35 am

Aqui em casa quando saio para trabalhar jogo na hora que vou sair ( sem se despedir, jogo e saio logo em seguida) um brinquedo novo ou um petisco. ela relaciona a minha saida com "presentinhos", ou seja uma coisa boa, ate se acostumar. A minha lab tem 3 meses.
estatica

quinta jan 13, 2011 12:45 pm

LuluB, infelizmente vivo muito longe the Lisboa, mas agradeço a resposta. Já pensei em levá-la a um treinador, depois de ter falado com a vet, mas financeiramente não é uma opção muito viável de momento.

Shely, muito obrigada pelas sugestões! De facto, ela vê-nos sair sempre e caímos no erro de nos despedirmos e de falarmos com ela ao chegarmos, o que deve estar a causar mais ansiedade. Vou ler mais receitas nesse site, obrigada!
Responder

Voltar para “Cães”