Transporte de animais potencialmente perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tbag
Membro
Mensagens: 73
Registado: quarta set 22, 2010 3:39 pm

domingo jan 09, 2011 2:22 am

Boa noite

Gostaria de saber se alguém sabe se é permitido transportar cães de raças potencialmente perigosas em transportes públicos. Sei que a CP por regulamento interno não o permite e fui ler o regulamento da Fertagus e do Metropolitano de Lisboa e o que li foi "...desde que não ofereçam perigosidade.." o que para certas raças significa a sua simples existência. Gostaria de levar o meu cão a Lisboa mas gostaria de o fazer de transportes ( é um American Staffordshire terrier e possui tudo em dia). Quanto aos transportes fluviais o regulamento é omisso quanto ao transporte de animais. A quem me possa ajudar,fico agradecida.
ovcharka
Membro Veterano
Mensagens: 736
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Localização: Terrier negro da russia

domingo jan 09, 2011 11:37 am

tbag Escreveu:Boa noite

Gostaria de saber se alguém sabe se é permitido transportar cães de raças potencialmente perigosas em transportes públicos. Sei que a CP por regulamento interno não o permite e fui ler o regulamento da Fertagus e do Metropolitano de Lisboa e o que li foi "...desde que não ofereçam perigosidade.." o que para certas raças significa a sua simples existência. Gostaria de levar o meu cão a Lisboa mas gostaria de o fazer de transportes ( é um American Staffordshire terrier e possui tudo em dia). Quanto aos transportes fluviais o regulamento é omisso quanto ao transporte de animais. A quem me possa ajudar,fico agradecida.
A CP nao permite??? Isso deve ser ilegal. Eu se fosse a ti informava-me junto das autoridades. Desde que tomes as devidas precauçoes estabelecidas pela lei, acho que nao podem proibir.
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

domingo jan 09, 2011 12:51 pm

ovcharka Escreveu:
tbag Escreveu:Boa noite

Gostaria de saber se alguém sabe se é permitido transportar cães de raças potencialmente perigosas em transportes públicos. Sei que a CP por regulamento interno não o permite e fui ler o regulamento da Fertagus e do Metropolitano de Lisboa e o que li foi "...desde que não ofereçam perigosidade.." o que para certas raças significa a sua simples existência. Gostaria de levar o meu cão a Lisboa mas gostaria de o fazer de transportes ( é um American Staffordshire terrier e possui tudo em dia). Quanto aos transportes fluviais o regulamento é omisso quanto ao transporte de animais. A quem me possa ajudar,fico agradecida.
A CP nao permite??? Isso deve ser ilegal. Eu se fosse a ti informava-me junto das autoridades. Desde que tomes as devidas precauçoes estabelecidas pela lei, acho que nao podem proibir.
Informação da CP
Transporte de Animais

O seu animal de companhia pode viajar consigo, desde que sejam asseguradas as condições higieno-sanitárias e que não ofereçam perigosidade nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 49/2007, de 31 de Agosto.
O transporte do animal é gratuito, desde que este esteja devidamente acondicionado em recipiente apropriado que possa ser carregado como volume de mão. O transporte de cães não acondicionados é permitido mediante a aquisição de título de transporte próprio correspondente ao comboio que utilizar. Nestas condições, o animal terá de ir devidamente açaimado, com trela, acompanhado do respectivo boletim de vacinas actualizado e da competente licença. Para garantir o bem-estar e comodidade de todos os Clientes, os animais não podem ocupar lugar nos bancos.
Os cães de assistência acompanhantes de pessoas com deficiência são transportados gratuitamente
Cada passageiro poderá transportar apenas um animal de companhia.

http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgne ... a8c0RCRD#6
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
omegaa
Membro Veterano
Mensagens: 1028
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

domingo jan 09, 2011 1:28 pm

Aqui está o testemunhgo de alguem que já sofre com essa estigmatização!!

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=#1336903

pessoalmente acho que não tem sentido haver esta restrição, desde que sejam cumpridas as restantes regras que limitam os cães de raça PP (açaime, trela, boletim de vacinos, registo na junta, etc!)
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

domingo jan 09, 2011 6:29 pm

Acho que se os animais forem devidamente acondicionados por ex. numa transportadora (sei que no caso seria uma com bastante volume) eles em principio não se recusam, mas isto é no geral (neste infeliz e discriminatório caso não sei :roll: )

Por isso é que eu arranjei duas mini feras mas mesmo assim logo no principio tive problemas (porque o transporte tinha de ser de plástico ou metal! mas como ia numa mala de transporte embicaram! a sorte é que o motorista seguinte ficou com cara de parvo a olhar quando lhe perguntámos se podia-mos embarcar só disse "claro que sim não precisa de perguntar, tem tudo em dia não tem? então faça o favor! :twisted: "

Depende muito dos funcionários que encontramos, mas lá está eu tenho 2 mini "feras" que não chegam a ter 5kg!

Infelizmente ou felizmente (já vi um cão a desenrascar-se no metro) o transporte de animais é muito condicionado e por uns pagam os outros :( porque é que tem de ser assim?


Bem agora quanto ao que interessa... a CP era uma das empresas que eu estava convencida em que não haveria problema... viu só o site ou falou com alguém? ... o metro acho que não costuma ser muito implicativo.

Boa Sorte! (desculpe mas acho que vai precisar)


PS: Já que temos uma lei que pune o justo pelo pecador e que a sª tem um cão de raça potencialmente perigosa venha também a srª com um ar ameaçador pode ser que se assustem! e nem lhe digam nada! :twisted: :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

domingo jan 09, 2011 6:35 pm

jofelix Escreveu:
ovcharka Escreveu:
tbag Escreveu:Boa noite

Gostaria de saber se alguém sabe se é permitido transportar cães de raças potencialmente perigosas em transportes públicos. Sei que a CP por regulamento interno não o permite e fui ler o regulamento da Fertagus e do Metropolitano de Lisboa e o que li foi "...desde que não ofereçam perigosidade.." o que para certas raças significa a sua simples existência. Gostaria de levar o meu cão a Lisboa mas gostaria de o fazer de transportes ( é um American Staffordshire terrier e possui tudo em dia). Quanto aos transportes fluviais o regulamento é omisso quanto ao transporte de animais. A quem me possa ajudar,fico agradecida.
A CP nao permite??? Isso deve ser ilegal. Eu se fosse a ti informava-me junto das autoridades. Desde que tomes as devidas precauçoes estabelecidas pela lei, acho que nao podem proibir.
Informação da CP
Transporte de Animais

O seu animal de companhia pode viajar consigo, desde que sejam asseguradas as condições higieno-sanitárias e que não ofereçam perigosidade nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 49/2007, de 31 de Agosto.
O transporte do animal é gratuito, desde que este esteja devidamente acondicionado em recipiente apropriado que possa ser carregado como volume de mão. O transporte de cães não acondicionados é permitido mediante a aquisição de título de transporte próprio correspondente ao comboio que utilizar. Nestas condições, o animal terá de ir devidamente açaimado, com trela, acompanhado do respectivo boletim de vacinas actualizado e da competente licença. Para garantir o bem-estar e comodidade de todos os Clientes, os animais não podem ocupar lugar nos bancos.
Os cães de assistência acompanhantes de pessoas com deficiência são transportados gratuitamente
Cada passageiro poderá transportar apenas um animal de companhia.

http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgne ... a8c0RCRD#6
omegaa Escreveu:Aqui está o testemunhgo de alguem que já sofre com essa estigmatização!!

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=#1336903

pessoalmente acho que não tem sentido haver esta restrição, desde que sejam cumpridas as restantes regras que limitam os cães de raça PP (açaime, trela, boletim de vacinos, registo na junta, etc!)
Ai que raiva que isto dá! Quem quer cumprir e ser um dono exemplar e responsável é que se lixa!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

domingo jan 09, 2011 6:38 pm

mascare o bicho de branca de neve pode ser que passe! :twisted:
Desculpem a minha indignação mas continuo a dizer que tenho mais medo dos donos do que dos cães (e eu não tenho nenhum "potencialmente perigoso"...) apenas não acho justo que pague o justo pelo pecador! (desculpem a repetição!)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

domingo jan 09, 2011 6:45 pm

No regulamento do Metro informam que é proibida a entrada a animais PP e especificam até as raças, o seu AST infelizmente é uma das referidas.
S&oacute;nia
MRJN
Membro Veterano
Mensagens: 721
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

domingo jan 09, 2011 7:26 pm

O mais estranho disto tudo é que quando encontrei a Pamir (uma que resgatei da rua e a minha avó a acolheu) nos primeiros dias andei com ela na linha de sintra e nunca me pediram rigorosamente nada! Só paguei meio bilhete por ela e viajei na de sintra e de cascais e nunca me pediram nadinha. E convosco vejo estas restrições todas mesmo com animais de porte pequeno. Ou tive sorte ou não sei... Mas pronto quero acreditar que nos viram às duas, tão belas e de ida para a praia e não nos quiseram estragar o fim de semana... :lol:
Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo jan 09, 2011 7:43 pm

MRJN Escreveu:O mais estranho disto tudo é que quando encontrei a Pamir (uma que resgatei da rua e a minha avó a acolheu) nos primeiros dias andei com ela na linha de sintra e nunca me pediram rigorosamente nada! Só paguei meio bilhete por ela e viajei na de sintra e de cascais e nunca me pediram nadinha. E convosco vejo estas restrições todas mesmo com animais de porte pequeno. Ou tive sorte ou não sei... Mas pronto quero acreditar que nos viram às duas, tão belas e de ida para a praia e não nos quiseram estragar o fim de semana... :lol:
A linha de Sintra deve ser especial porque também nunca tive qualquer problema até pelo contrário. Costumam ser simpáticos. E também já transportei um pit e nada de diferente. Vi que não se pode levar mais que um cão, pelo que vou ter que começar a levar uma de cada vez.
No metro de Lisboa fui uma vez e juro que foi a ultima. Parecia que levava um dinossauro à trela. Teve de colocar açaime e as pessoas olhavam com tal nojo para a cadela que só me apeteceu espancá-las. Nunca mais. :evil:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tbag
Membro
Mensagens: 73
Registado: quarta set 22, 2010 3:39 pm

domingo jan 09, 2011 7:55 pm

Bem o que me disseram foi que no metro já outras pessoas levaram os seus bichos e desde que tenham açaime não embirram mesmo pp's,mas parece que como tudo é preciso muita sorte...
Mas como eu sou persistente vou mesmo questionar e bater o pé!!!Ridiculo descriminarem a tal ponto os animais...Quanto aos olhares de reprovação isso é o meu dia a dia,já não me afecta minimamente.É so pensar que sou dona dos melhores cães do mundo ( pelo menos para mim). :D
Quanto aos barcos alguém sabe se é permitido levar animais?
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo jan 09, 2011 8:00 pm

Como não estou habituada, a reprovação deixou-me furiosa. Pelo que metro, jamais. Antes a pé.
Detesto o ambiente de Lisboa.
Sim, pode levar animais no barco.
Última edição por LuMaria em domingo jan 09, 2011 8:01 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tbag
Membro
Mensagens: 73
Registado: quarta set 22, 2010 3:39 pm

domingo jan 09, 2011 8:01 pm

catrules Escreveu:No regulamento do Metro informam que é proibida a entrada a animais PP e especificam até as raças, o seu AST infelizmente é uma das referidas.
Não encontro isso na informação legal do Metropolitano de Lisboa. Não estará a falar dos comboios da CP?

http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=704
tbag
Membro
Mensagens: 73
Registado: quarta set 22, 2010 3:39 pm

domingo jan 09, 2011 8:05 pm

Pois mas eu já estou habituada pois levo os meus miúdos para todo o lado...E encontramos sempre alguém que prefere ir para o outro lado da estrada a passarem por nós... :o
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

domingo jan 09, 2011 8:13 pm

tbag Escreveu:
catrules Escreveu:No regulamento do Metro informam que é proibida a entrada a animais PP e especificam até as raças, o seu AST infelizmente é uma das referidas.
Não encontro isso na informação legal do Metropolitano de Lisboa. Não estará a falar dos comboios da CP?

http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=704
Não, é mesmo no metro, ainda na sexta feira estive a ler o regulamento que estava afixado mesmo lá dentro.
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Cães”