Transporte de animais potencialmente perigosos
Moderador: mcerqueira
Boa noite
Gostaria de saber se alguém sabe se é permitido transportar cães de raças potencialmente perigosas em transportes públicos. Sei que a CP por regulamento interno não o permite e fui ler o regulamento da Fertagus e do Metropolitano de Lisboa e o que li foi "...desde que não ofereçam perigosidade.." o que para certas raças significa a sua simples existência. Gostaria de levar o meu cão a Lisboa mas gostaria de o fazer de transportes ( é um American Staffordshire terrier e possui tudo em dia). Quanto aos transportes fluviais o regulamento é omisso quanto ao transporte de animais. A quem me possa ajudar,fico agradecida.
Gostaria de saber se alguém sabe se é permitido transportar cães de raças potencialmente perigosas em transportes públicos. Sei que a CP por regulamento interno não o permite e fui ler o regulamento da Fertagus e do Metropolitano de Lisboa e o que li foi "...desde que não ofereçam perigosidade.." o que para certas raças significa a sua simples existência. Gostaria de levar o meu cão a Lisboa mas gostaria de o fazer de transportes ( é um American Staffordshire terrier e possui tudo em dia). Quanto aos transportes fluviais o regulamento é omisso quanto ao transporte de animais. A quem me possa ajudar,fico agradecida.
-
ovcharka
- Membro Veterano
- Mensagens: 736
- Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
- Localização: Terrier negro da russia
A CP nao permite??? Isso deve ser ilegal. Eu se fosse a ti informava-me junto das autoridades. Desde que tomes as devidas precauçoes estabelecidas pela lei, acho que nao podem proibir.tbag Escreveu:Boa noite
Gostaria de saber se alguém sabe se é permitido transportar cães de raças potencialmente perigosas em transportes públicos. Sei que a CP por regulamento interno não o permite e fui ler o regulamento da Fertagus e do Metropolitano de Lisboa e o que li foi "...desde que não ofereçam perigosidade.." o que para certas raças significa a sua simples existência. Gostaria de levar o meu cão a Lisboa mas gostaria de o fazer de transportes ( é um American Staffordshire terrier e possui tudo em dia). Quanto aos transportes fluviais o regulamento é omisso quanto ao transporte de animais. A quem me possa ajudar,fico agradecida.
-
jofelix
- Membro Veterano
- Mensagens: 2300
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
- Localização: YODA, HOPI e KASHA
Informação da CPovcharka Escreveu:A CP nao permite??? Isso deve ser ilegal. Eu se fosse a ti informava-me junto das autoridades. Desde que tomes as devidas precauçoes estabelecidas pela lei, acho que nao podem proibir.tbag Escreveu:Boa noite
Gostaria de saber se alguém sabe se é permitido transportar cães de raças potencialmente perigosas em transportes públicos. Sei que a CP por regulamento interno não o permite e fui ler o regulamento da Fertagus e do Metropolitano de Lisboa e o que li foi "...desde que não ofereçam perigosidade.." o que para certas raças significa a sua simples existência. Gostaria de levar o meu cão a Lisboa mas gostaria de o fazer de transportes ( é um American Staffordshire terrier e possui tudo em dia). Quanto aos transportes fluviais o regulamento é omisso quanto ao transporte de animais. A quem me possa ajudar,fico agradecida.
Transporte de Animais
O seu animal de companhia pode viajar consigo, desde que sejam asseguradas as condições higieno-sanitárias e que não ofereçam perigosidade nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 49/2007, de 31 de Agosto.
O transporte do animal é gratuito, desde que este esteja devidamente acondicionado em recipiente apropriado que possa ser carregado como volume de mão. O transporte de cães não acondicionados é permitido mediante a aquisição de título de transporte próprio correspondente ao comboio que utilizar. Nestas condições, o animal terá de ir devidamente açaimado, com trela, acompanhado do respectivo boletim de vacinas actualizado e da competente licença. Para garantir o bem-estar e comodidade de todos os Clientes, os animais não podem ocupar lugar nos bancos.
Os cães de assistência acompanhantes de pessoas com deficiência são transportados gratuitamente
Cada passageiro poderá transportar apenas um animal de companhia.
http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgne ... a8c0RCRD#6
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Aqui está o testemunhgo de alguem que já sofre com essa estigmatização!!
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=#1336903
pessoalmente acho que não tem sentido haver esta restrição, desde que sejam cumpridas as restantes regras que limitam os cães de raça PP (açaime, trela, boletim de vacinos, registo na junta, etc!)
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=#1336903
pessoalmente acho que não tem sentido haver esta restrição, desde que sejam cumpridas as restantes regras que limitam os cães de raça PP (açaime, trela, boletim de vacinos, registo na junta, etc!)
-
MaguiC
- Membro Veterano
- Mensagens: 886
- Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
- Localização: Vicky e Simba
Acho que se os animais forem devidamente acondicionados por ex. numa transportadora (sei que no caso seria uma com bastante volume) eles em principio não se recusam, mas isto é no geral (neste infeliz e discriminatório caso não sei
)
Por isso é que eu arranjei duas mini feras mas mesmo assim logo no principio tive problemas (porque o transporte tinha de ser de plástico ou metal! mas como ia numa mala de transporte embicaram! a sorte é que o motorista seguinte ficou com cara de parvo a olhar quando lhe perguntámos se podia-mos embarcar só disse "claro que sim não precisa de perguntar, tem tudo em dia não tem? então faça o favor!
"
Depende muito dos funcionários que encontramos, mas lá está eu tenho 2 mini "feras" que não chegam a ter 5kg!
Infelizmente ou felizmente (já vi um cão a desenrascar-se no metro) o transporte de animais é muito condicionado e por uns pagam os outros
porque é que tem de ser assim?
Bem agora quanto ao que interessa... a CP era uma das empresas que eu estava convencida em que não haveria problema... viu só o site ou falou com alguém? ... o metro acho que não costuma ser muito implicativo.
Boa Sorte! (desculpe mas acho que vai precisar)
PS: Já que temos uma lei que pune o justo pelo pecador e que a sª tem um cão de raça potencialmente perigosa venha também a srª com um ar ameaçador pode ser que se assustem! e nem lhe digam nada!

Por isso é que eu arranjei duas mini feras mas mesmo assim logo no principio tive problemas (porque o transporte tinha de ser de plástico ou metal! mas como ia numa mala de transporte embicaram! a sorte é que o motorista seguinte ficou com cara de parvo a olhar quando lhe perguntámos se podia-mos embarcar só disse "claro que sim não precisa de perguntar, tem tudo em dia não tem? então faça o favor!
Depende muito dos funcionários que encontramos, mas lá está eu tenho 2 mini "feras" que não chegam a ter 5kg!
Infelizmente ou felizmente (já vi um cão a desenrascar-se no metro) o transporte de animais é muito condicionado e por uns pagam os outros
Bem agora quanto ao que interessa... a CP era uma das empresas que eu estava convencida em que não haveria problema... viu só o site ou falou com alguém? ... o metro acho que não costuma ser muito implicativo.
Boa Sorte! (desculpe mas acho que vai precisar)
PS: Já que temos uma lei que pune o justo pelo pecador e que a sª tem um cão de raça potencialmente perigosa venha também a srª com um ar ameaçador pode ser que se assustem! e nem lhe digam nada!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
-
MaguiC
- Membro Veterano
- Mensagens: 886
- Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
- Localização: Vicky e Simba
jofelix Escreveu:Informação da CPovcharka Escreveu:A CP nao permite??? Isso deve ser ilegal. Eu se fosse a ti informava-me junto das autoridades. Desde que tomes as devidas precauçoes estabelecidas pela lei, acho que nao podem proibir.tbag Escreveu:Boa noite
Gostaria de saber se alguém sabe se é permitido transportar cães de raças potencialmente perigosas em transportes públicos. Sei que a CP por regulamento interno não o permite e fui ler o regulamento da Fertagus e do Metropolitano de Lisboa e o que li foi "...desde que não ofereçam perigosidade.." o que para certas raças significa a sua simples existência. Gostaria de levar o meu cão a Lisboa mas gostaria de o fazer de transportes ( é um American Staffordshire terrier e possui tudo em dia). Quanto aos transportes fluviais o regulamento é omisso quanto ao transporte de animais. A quem me possa ajudar,fico agradecida.
Transporte de Animais
O seu animal de companhia pode viajar consigo, desde que sejam asseguradas as condições higieno-sanitárias e que não ofereçam perigosidade nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 49/2007, de 31 de Agosto.
O transporte do animal é gratuito, desde que este esteja devidamente acondicionado em recipiente apropriado que possa ser carregado como volume de mão. O transporte de cães não acondicionados é permitido mediante a aquisição de título de transporte próprio correspondente ao comboio que utilizar. Nestas condições, o animal terá de ir devidamente açaimado, com trela, acompanhado do respectivo boletim de vacinas actualizado e da competente licença. Para garantir o bem-estar e comodidade de todos os Clientes, os animais não podem ocupar lugar nos bancos.
Os cães de assistência acompanhantes de pessoas com deficiência são transportados gratuitamente
Cada passageiro poderá transportar apenas um animal de companhia.
http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgne ... a8c0RCRD#6
Ai que raiva que isto dá! Quem quer cumprir e ser um dono exemplar e responsável é que se lixa!omegaa Escreveu:Aqui está o testemunhgo de alguem que já sofre com essa estigmatização!!
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=#1336903
pessoalmente acho que não tem sentido haver esta restrição, desde que sejam cumpridas as restantes regras que limitam os cães de raça PP (açaime, trela, boletim de vacinos, registo na junta, etc!)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
-
MaguiC
- Membro Veterano
- Mensagens: 886
- Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
- Localização: Vicky e Simba
mascare o bicho de branca de neve pode ser que passe!
Desculpem a minha indignação mas continuo a dizer que tenho mais medo dos donos do que dos cães (e eu não tenho nenhum "potencialmente perigoso"...) apenas não acho justo que pague o justo pelo pecador! (desculpem a repetição!)
Desculpem a minha indignação mas continuo a dizer que tenho mais medo dos donos do que dos cães (e eu não tenho nenhum "potencialmente perigoso"...) apenas não acho justo que pague o justo pelo pecador! (desculpem a repetição!)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
-
MRJN
- Membro Veterano
- Mensagens: 721
- Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
- Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa
O mais estranho disto tudo é que quando encontrei a Pamir (uma que resgatei da rua e a minha avó a acolheu) nos primeiros dias andei com ela na linha de sintra e nunca me pediram rigorosamente nada! Só paguei meio bilhete por ela e viajei na de sintra e de cascais e nunca me pediram nadinha. E convosco vejo estas restrições todas mesmo com animais de porte pequeno. Ou tive sorte ou não sei... Mas pronto quero acreditar que nos viram às duas, tão belas e de ida para a praia e não nos quiseram estragar o fim de semana... 
Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
A linha de Sintra deve ser especial porque também nunca tive qualquer problema até pelo contrário. Costumam ser simpáticos. E também já transportei um pit e nada de diferente. Vi que não se pode levar mais que um cão, pelo que vou ter que começar a levar uma de cada vez.MRJN Escreveu:O mais estranho disto tudo é que quando encontrei a Pamir (uma que resgatei da rua e a minha avó a acolheu) nos primeiros dias andei com ela na linha de sintra e nunca me pediram rigorosamente nada! Só paguei meio bilhete por ela e viajei na de sintra e de cascais e nunca me pediram nadinha. E convosco vejo estas restrições todas mesmo com animais de porte pequeno. Ou tive sorte ou não sei... Mas pronto quero acreditar que nos viram às duas, tão belas e de ida para a praia e não nos quiseram estragar o fim de semana...
No metro de Lisboa fui uma vez e juro que foi a ultima. Parecia que levava um dinossauro à trela. Teve de colocar açaime e as pessoas olhavam com tal nojo para a cadela que só me apeteceu espancá-las. Nunca mais.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Bem o que me disseram foi que no metro já outras pessoas levaram os seus bichos e desde que tenham açaime não embirram mesmo pp's,mas parece que como tudo é preciso muita sorte...
Mas como eu sou persistente vou mesmo questionar e bater o pé!!!Ridiculo descriminarem a tal ponto os animais...Quanto aos olhares de reprovação isso é o meu dia a dia,já não me afecta minimamente.É so pensar que sou dona dos melhores cães do mundo ( pelo menos para mim).
Quanto aos barcos alguém sabe se é permitido levar animais?
Mas como eu sou persistente vou mesmo questionar e bater o pé!!!Ridiculo descriminarem a tal ponto os animais...Quanto aos olhares de reprovação isso é o meu dia a dia,já não me afecta minimamente.É so pensar que sou dona dos melhores cães do mundo ( pelo menos para mim).
Quanto aos barcos alguém sabe se é permitido levar animais?
Como não estou habituada, a reprovação deixou-me furiosa. Pelo que metro, jamais. Antes a pé.
Detesto o ambiente de Lisboa.
Sim, pode levar animais no barco.
Detesto o ambiente de Lisboa.
Sim, pode levar animais no barco.
Última edição por LuMaria em domingo jan 09, 2011 8:01 pm, editado 1 vez no total.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Não encontro isso na informação legal do Metropolitano de Lisboa. Não estará a falar dos comboios da CP?catrules Escreveu:No regulamento do Metro informam que é proibida a entrada a animais PP e especificam até as raças, o seu AST infelizmente é uma das referidas.
http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=704
-
catrules
- Membro Veterano
- Mensagens: 2752
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
- Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia
Não, é mesmo no metro, ainda na sexta feira estive a ler o regulamento que estava afixado mesmo lá dentro.tbag Escreveu:Não encontro isso na informação legal do Metropolitano de Lisboa. Não estará a falar dos comboios da CP?catrules Escreveu:No regulamento do Metro informam que é proibida a entrada a animais PP e especificam até as raças, o seu AST infelizmente é uma das referidas.
http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=704
Sónia