Qual a raça mais indicada para conviver com uma idosa ??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
HenriquetaBa
Registado: segunda jan 17, 2011 1:38 am

segunda jan 17, 2011 3:12 am

Boa noite

O meu pai faleceu à cerca de 8 meses, a minha mãe sente muito a sua falta e solidão.Eu e os meus irmãos, pensamos arranjar um cão para fazer-lhe companhia e ajudar a combater a falta do nosso pai.Temos dúvidas, na escolha da raça do animal mais indicada para conviver com uma idosa de 73 anos.Estamos receptivos a sugestões.

Obrigado
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda jan 17, 2011 3:26 am

uma raça em especifico não sei dizer, mas penso que deveriam pensar em arranjar um cão já adulto, mais calmo e que não seja passivel de magoar a senhora com as brincadeiras tipicas de cachorro.
Katra
Membro
Registado: quinta set 16, 2010 2:48 pm

segunda jan 17, 2011 10:50 am

De momento ocorrem-me 2 raças: pastor alemão ou golden retriever. São excelentes cães de companhia, mas a opção por um cão não muito jovem e calmo seria a melhor. Quando digo não muito jovem estou a referir-me a um cão com menos de 6 meses.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda jan 17, 2011 11:05 am

Mas a sua mãe ainda é muito activa? Consegue ir à rua com o cão sem problemas? Percebo perfeitamente que queira atenuar a solidão da sua mãe mas, sendo este um forum de animais, temos de pensar na qualidade de vida dos mesmos.
Eu aconselharia um cão porte pequeno que a sua mãe possa pegar ao colo sem dificuldade e de preferência já adulto.
Sónia
Hammett
Membro Júnior
Registado: domingo jan 16, 2011 7:29 pm

segunda jan 17, 2011 11:40 am

Katra Escreveu:De momento ocorrem-me 2 raças: pastor alemão ou golden retriever. São excelentes cães de companhia, mas a opção por um cão não muito jovem e calmo seria a melhor. Quando digo não muito jovem estou a referir-me a um cão com menos de 6 meses.
Katra, relativamente ao Pastor Alemão, não será demasiado activo? Quanto ao Golden Retriever, parece-me uma boa opção, tal como, por exemplo, o Labrador, ou mesmo um boxer... 8)
Mas independentemente da raça, evitem escolher um cão de raça pequena, pois têm tendência a ser mais irrequietos! :D
Além disso, se for de uma raça média/grande, servirá também como cão de guarda, o que será proveitoso, visto que a senhora reside sozinha...

Fica a minha opinião! :lol:
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda jan 17, 2011 12:45 pm

catrules Escreveu: Eu aconselharia um cão porte pequeno que a sua mãe possa pegar ao colo sem dificuldade e de preferência já adulto.
É esta também a minha opinião.
Até que ponto a sua Mae gosta de cães? Seria uma oferta desejada por ela?
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda jan 17, 2011 12:50 pm

imarcelo Escreveu: Até que ponto a sua Mae gosta de cães? Seria uma oferta desejada por ela?
Acho que essa é a pergunta mais importante de todas.
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

segunda jan 17, 2011 1:15 pm

Bem de facto a questão mais importante é se a mãe da forista gostaria deste tipo de companhia...
Outra questão se por qualquer razão a sua mãe ficasse doente ou tivesse que se ausentar (por exemplo se fosse passar uma temporada a casa dos filhos por exemplo) quem tomaria conta do animal?
E os cuidados veterinários (eu tenho dois pinschers que quando chegam ao vet ficam possuídos) a senhora teria hipótese de levar o cão ao veterinário de forma autónoma ou precisaria da ajuda de um dos filhos?
E falta ainda uma das grandes questões caso a sua mãe não se adaptasse quem trataria do cachorro???
A esperança média de vida de um cão de pequeno porte normalmente ultrapassa
os 12 anos

Agora quanto a raças e idades...
Se quiser um animal dedicado experimente uma visita ao canil, tem cães grandes, pequenos, novos , mais velhos...
Quanto a raças não sei se a casa da sua mãe dispõe de espaço exterior, isto é se a sua mãe iria ou não passea-lo.
Outra questão a ter em consideração seria uma cão de interior ou de exterior?

Tendo tudo isto em consideração e mais alguns aspectos (por exemplo a manutenção de um cão grande é mais dispendiosa do que de um cão pequeno) poderá então pensar em raças e idades :D

Boa Sorte e acima de tudo que tenha uma boa decisão! ;)

PS: Nunca se esqueça do bem estar do animal! :wink:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

segunda jan 17, 2011 2:45 pm

Nenhuma se está a pensar num cachorro ou num cão jovem. Os cães jovens necessitam de muito movimento, são seres activos, têm que correr e brincar. Uma senhora de 73 anos, por muito dinámica e desportiva que seja, dificilmente será capaz proporcionar ao cãozinho a actividade necessária.

Quanto aos PA e labradores: são cães fortes, robustos e emocionais. Se não tiverem educação rigorosíssima, nas mãos de uma senhora idosa tranformam-se em perigo, para a própria dona em primeiro lugar. Basta o cão saltar o desatar a correr para fazer a dona cair e aleijar-se. 

Também não podemos esquecer que em média os cães têm esperança da vida de 10-12 anos (raças pequenas vivem mais, raças grandes menos). Poderá a sua mãe tratar do cão daqui a 10 anos, quando o próprio cão começar a apresentar os sinais de velhice? Poderá levá-lo a rua? Ao veterinário?

Se mesmo ter que ser, eu diria que um poodle (caniche) médio ou anão, já crescido (talvez de 2-4 anos), educado e esterilizado (para não haver surpresas), seria uma boa escolha. São cães de porte pequeno, têm o temperamento alegre, são muito companheiros e bastante infantis (precisam sempre de interacção com o dono). Para além disso, aprendem com facilidade e, por regra, são muito doceis e obedientes.  

omegaa
Membro Veterano

segunda jan 17, 2011 2:49 pm

Hammett Escreveu:
Katra, relativamente ao Pastor Alemão, não será demasiado activo? Quanto ao Golden Retriever, parece-me uma boa opção, tal como, por exemplo, o Labrador, ou mesmo um boxer... 8)
Mas independentemente da raça, evitem escolher um cão de raça pequena, pois têm tendência a ser mais irrequietos! :D
Além disso, se for de uma raça média/grande, servirá também como cão de guarda, o que será proveitoso, visto que a senhora reside sozinha...

fantástico... conseguiu enumerar as raças mais enérgicas que conheço!! :lol: :lol:
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

segunda jan 17, 2011 2:51 pm

omegaa Escreveu:
Hammett Escreveu:

fantástico... conseguiu enumerar as raças mais enérgicas que conheço!! :lol: :lol:
faltam o beagle e o jack russel :lol:
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

segunda jan 17, 2011 2:54 pm

E os galgos. Ah! E border-collie!
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

segunda jan 17, 2011 2:55 pm

sobaka Escreveu:Nenhuma se está a pensar num cachorro ou num cão jovem. Os cães jovens necessitam de muito movimento, são seres activos, têm que correr e brincar. Uma senhora de 73 anos, por muito dinámica e desportiva que seja, dificilmente será capaz proporcionar ao cãozinho a actividade necessária.

Quanto aos PA e labradores: são cães fortes, robustos e emocionais. Se não tiverem educação rigorosíssima, nas mãos de uma senhora idosa tranformam-se em perigo, para a própria dona em primeiro lugar. Basta o cão saltar o desatar a correr para fazer a dona cair e aleijar-se. 

Também não podemos esquecer que em média os cães têm esperança da vida de 10-12 anos (raças pequenas vivem mais, raças grandes menos). Poderá a sua mãe tratar do cão daqui a 10 anos, quando o próprio cão começar a apresentar os sinais de velhice? Poderá levá-lo a rua? Ao veterinário?

Se mesmo ter que ser, eu diria que um poodle (caniche) médio ou anão, já crescido (talvez de 2-4 anos), educado e esterilizado (para não haver surpresas), seria uma boa escolha. São cães de porte pequeno, têm o temperamento alegre, são muito companheiros e bastante infantis (precisam sempre de interacção com o dono). Para além disso, aprendem com facilidade e, por regra, são muito doceis e obedientes.  

Completamente de acordo :wink:
omegaa
Membro Veterano

segunda jan 17, 2011 3:03 pm

e todos os terriers... 8)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda jan 17, 2011 3:19 pm

omegaa Escreveu:
Hammett Escreveu:

Muito indicados para uma senhora idosa... :roll:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”