Desabafo II

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

terça jan 25, 2011 1:43 am

Fez ontem precisamente uma semana que a nossa vida deu uma volta que nunca imaginámos.

Às 5 da manhã do dia 17 tivémos de vir de "escantilhão" com o Bi para o vet pois este sem mais nem menos começou a andar com dificuldade e bastante "estranho". Ligámos de imediato para as urgências do nosso vet e mandaram-nos imediatamente ir para lá. Quando chegámos, o Bi quase que não tinha pulso palpável e estava com falta de oxigenação. Ele já é velhote (quase 13 anitos) mas sempre teve uma vitalidade muito grande.

Imediatamente começou a levar injectáveis, fez electrocardiograma (tem um sopro), ecografia (tem um nódulo no baço), rx e análises sendo que estas estavam muitíssimo alteradas.

Quando finalmente o conseguiram estabilizar foi decidido que ele ficaria internado para mais exames mas a suspeita era à partida duma leucemia crónica. Nem tive tempo para pensar ... chorar ... assimilar. Durante o dia de domingo as notícias foram bastante animadoras em termos de estabilização dele e na 2ª ... rumo ao vet para termos uma conversa.

O diagnóstico confirmou-se De imediato começou a fazer quimioterapia e apesar da idade dele, o prognóstico é bastante razoável. Quem o vir, ninguém diz que o meu querido Bi tem leucemia. Pula, corre, brinca ... e está a comer lindamente. Hoje foi dia de controlo e ajuste da quimioterapia e ... imagine-se que as análises melhoraram a olhos vistos. Vai reduzir um comprimido de quimioterapia e reduzir 1,5 comprimidos de corticóides.

O Bi tinha biopsias marcadas para dia 18 pois as punções aos lipomas tinham revelado que em 3 deles a "gordura" tinha uma densidade diferente. Claro que foi tudo cancelado ... tendo passado o Dôdo (que ía extrair lipomas no dia 19, os quais estavam a aumentar assustadoramente) para o dia 18.

Entretanto a Maria e Martim (6 e 8 anos) tinham ido na semana anterior ao vet pois também a ela lhe tinha aparecido um "nódulo" numa pata que estava a aumentar e o Martim ía para o controlo da leish pois a parte renal dele tinha piorado. Assim sendo e como a operação do Dôdo passou para o dia da do Bi, a Maria aproveitou a "vaga" deixada pelo Dôdo, pois o nódulo dela, apesar de ser benigno, tinha tendência para crescer e assim sendo, convinha tirar o mais rápido possível

Ou seja, Bi internado na madrugada de domingo ... 2ª vet para saber notícias dele e resultados da Maria e Martim. 3ª de manhã Bi teve alta e ficou lá o Dôdo para ser operado. à noite ir buscar Dôdo.

4ª de manhã ficou lá a Maria para ser operada ... à noite fomos lá buscá-la.

5ª ir novamente ao vet com o Dôdo para ver o dreno e a Estrelita também foi para o controlo do tratamento da leish e troca de seringas.

6ª tivémos folga de vet, sendo que no sábado voltámos com a Maria para mudança de penso.

Domingo folga de vet ... 2ª vet com o Bi para controlo da quimioterapia. Amanhã vet com Dôdo para novo penso e Estrelita controlo da Leish e 4ª Maria para mudança de penso.

Na 6ª nova ida ao vet para levar urina do Martim pois as análises dele tão depressa estão muito alteradas como estão normais dentro dos parâmetros que ele tem tido. O vet está a desconfiar de algum problema hormonal a juntar à leish sendo que durante mais duas semanas vai ter de fazer análises à urina para se tentar perceber o que se está a passar.

Não tenho tido tempo para pensar ... para assimilar esta avalanche de situações que exigem resolução imediata pelo que hoje, após saber dos progressos do Bi e perante as notícias “fabulásticas” que recebemos (já estávamos a precisar), sem que nada o fizésse prever ... desatei num pranto. Parecia que me tinha morrido a família inteira. O vet coitado só me dizia: Realmente, no meio de tanta agitação ... agora que lhe trago boas notícias ... desata num pranto, esteja à vontade, eu compreendo ... têm sido dias muito complicados . Eu envergonhadíssima pois andei uma semana e picos num virote ... vet para levar um .... para ir buscar o outro ... para saber notícias ... para ... para ... e quando tudo finalmente parece que se está a encaminhar ... e a resolver ... fui-me abaixo.

Acho que foi o stress acumulado que me levou a ter esta reacção ... o Bi coitado só olhava para mim e ainda chorei mais quando ele pulou para o meu colo e se “abraçou” à volta do meu pescoço a lamber-me as lágrimas. Por muitos anos que viva, nunca me irei esquecer das palavras que hoje ouvi ... TEMOS CANITO.

Vamos lá a ver o que os próximos dias nos reservam ...
7Sansoni
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm

terça jan 25, 2011 8:46 am

Bonito....

Que bom que é para os seus animais terem amigos assim.:!:

Boa sorte para todas essas batalhas. :wink:
Um Chow Chow é um show !
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça jan 25, 2011 11:11 am

Arguida Escreveu: Vamos lá a ver o que os próximos dias nos reservam ...
Espero sinceramente que corra tudo pelo melhor. :wink:
Muita força.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça jan 25, 2011 11:49 am

vai correr tudo bem, vais ver!! nem que eu tenha de te mandar benzer!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça jan 25, 2011 12:04 pm

:| Realmente...

Muita força e pensamento positivo!
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

terça jan 25, 2011 12:30 pm

bem... ultimamente os patudos só fazem adoecer... :(

melhoras.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

terça jan 25, 2011 12:42 pm

Obrigada pelas vossas palavras. :wink: Isto realmente tem estado bastante complicado e ... agora que tudo se está a encaminhar é que estou a desmoronar-me como um baralho de cartas... é o stress a "falar" :cry: :cry:

Acabei de chegar sabem donde? Do vet, pois está claro. As notícias em relação ao Dôdo e à Estrelita não podiam ser melhores. A cicatrização do Dôdo está excelente e em princípio na 3ª vai tirar os pontos todos e não aos poucos como inicialmente se tinha pensado. :wink: :wink:

Em relação à Xô Dôna Estrelita continua fabulástica ... Análises excelentes e continua a crescer ... para os lados :o :o :o Hoje teve de ir com o peitoral do primo Bi que ficou em casa, pois o dela cabe-lhe nas orelhas. :D :D :D Temos de comprar um novo. Termina as injecções na 6ª, vai continuar a tomar alopurinol durante 1 mês. Em fins de Fevereiro volta ao vet para fazer análises e depois só voltará (em princípio) em fins de Abril para fazer os marcadores da leish e da dirofilariose. :D :D Vamos lá a ver.

Quanto ao Bi também irá na 3ª para controlo da quimioterapia mas tem de ir noutro carro pois Bi e Dôdo não se dão. :cry:

Falámos do Bi e o vet está bastante optimista pois as análises dele desceram imenso. O prognóstico é bastante bom mas fiquei a saber que após ser diagnosticada uma leucemia crónica a um canito a esperança de vida é de cerca 1/2 anos. Tenho de tentar relativizar esta notícia pois o Bi já tem 13 anitos e como tal ... enquanto tiver qualidade de vida, tudo iremos fazer por ele, como fizemos com a prima Joaninha, cuja esperança de vida quando lhe foi diagnosticado cushing seriam no máximo entre 3 e 6 meses e ela viveu ainda quase dois anitos. :wink:

Amanhã é a vez da Maria ir ao penso e depois, se tudo correr bem ... só iremos ao vet na 3ª ... assim não existam mais precalços. :cry:

Na 6ª vou só passar por lá para entregar a urina do Martim ... vamos lá a ver se agora que tudo se está a compôr por um lado, não se "desmancha" do outro. :cry:
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

terça jan 25, 2011 2:09 pm

Ohhh, tanta coisa junta!!! Não admira que andes stressada!!!
Espero que os canitos fiquem bem e boa sorte para o Bi.
Bjinhos
DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

terça jan 25, 2011 3:06 pm

Boa sorte para todos os seus meninos!

Que correria para o Vet!! :o

Tem toda a razão para desanimar! Mas há que ter pensamento positivo porque tudo há-de se resolver!! Afinal, no meio disto tudo tem tido boas notícias... Precisa urgentemente de descansar, no fim disto tudo, quando tudo estiver BEM resolvido, vai orgulhar-se de ter sido tão forte e preocupada com os seus "bebés".

Que todos melhorem rapido!! :wink:
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

terça jan 25, 2011 3:27 pm

Mas que turbilhão de emoções teve de viver.
Que tudo corra bem aos seus meninos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 25, 2011 4:58 pm

Tudo a correr pelo melhor é o que desejo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

terça jan 25, 2011 6:41 pm

Arguida agora só me fez lembrar do inicio de Verão (mas eu só tenho 2!) Também andei uns tempos +/- assim...
Quanto a ir-se abaixo é normal enquanto os seus meninos precisaram esteve lá para eles firme e forte mas assim que os viu bem teve finalmente uma "brecha" para a adrenalina baixar e para digerir todas as informações.
Agora o caminho é sempre a seguir sem mais percalços ;) !
Boa Sorte e rápidas melhoras de todos os meninos.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

terça jan 25, 2011 7:04 pm

Boas melhoras.
E boa sorte.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jan 25, 2011 8:26 pm

As melhoras do pessoal arguida.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

terça jan 25, 2011 8:29 pm

As melhoras dos canitos! Não desanime, vai correr tudo bem!! :D
Responder

Voltar para “Cães”