Comida/Ração/Dieta de Crescimento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
hugorsf
Membro
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

sexta jan 28, 2011 10:49 am

Vivam.

Ando há mais de 6 meses a ler sobre cães e finalmente decidi-me por adoptar um e vou então amanhã buscar o Alf. Um cachorro raçado de Leão da Rodésia (mãe) e Pointer (pai).

A principal dúvida e que por mais que leia não consigo tirar é a sua alimentação. Já li muito sobre rações, já li sobre RAW/BARF, etc... Mas em cachorro queria dar-lhe ração quando não estou em casa e comida caseira quando estou!

Estava a pensar seguir o seguinte plano:

2 ou 3 refeições de ração durante o dia e 1 refeição feita por mim à noite.

Há algum problema (para lá da qualidade da ração/comida) em fazer este regime?

P.S.:Já sei que me vão dizer para perguntar isso ao vet, e vou fazê-lo claro, mas não gosto de ouvir ordens, prefiro discutir temas e quero discutir com o vet aa alimentação do meu cão e ele terá dem e explicar porquê isto em vez daquilo...
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

sexta jan 28, 2011 1:14 pm

"Pode parecer pura demagogia, clichê, mas realmente não recomendamos misturar Alimentação Natural à ração. Uma coisa é oferecer ração como base da alimentação e ocasionalmente dar uma fruta, cenoura, pedaço de carne ou um osso cru para o cão limpar os dentes e se distrair. Outra coisa, bem diferente, é oferecer, sem critério algum, ração misturada a uma grande quantidade de alimentos diversos.

Tudo bem oferecer até 10 a 15% do total diário da dieta na forma de lanchinhos ou petiscos. Um exemplo prático: se seu cão come 200 gramas de ração por dia, você pode oferecer a ele até 20 a 30 gramas de algum outro alimento saudável por dia. Por "alimento saudável" entenda carnes, frutas, legumes, vísceras, ovos, peixes, iogurte e cereais, estes últimos sempre cozidos e sem cebola. Doces, frituras, ossos cozidos, pães franceses, etc, não são alimentos apropriados para os pets e devem ser evitados.

Ao ultrapassar regularmente a regrinha dos 10 a 15% de lanchinhos, você cria um estado crônico de desequilíbrio nutricional. A ração é um alimento completo e balanceado. Isso significa que ela foi matematicamente formulada para fornecer minerais, vitaminas e nutrientes como lipídeos, proteína e carboidratos na medida certa para a espécie e idade de seu animal de estimação. Veja abaixo o que pode acontecer se, junto com a ração, você oferecer diariamente:

Meaty bones: (ossos carnudos, como pescoços, pés e dorsos de frango): seu pet ingerirá um excesso de cálcio. Os meaty bones estão presentes na Alimentação Natural para fornecer cálcio. Em geral, eles são relativamente pobres em proteína e em fósforo. Já as rações, independente de marca ou qualidade, contêm cálcio em quantidade suficiente ou até um pouco elevadas, em função do baixo custo das fontes de cálcio e do fato de alguns fabricantes utilizarem carcaças (carne com ossos) nas fórmulas como fonte de proteína. É um equívoco comum, reforçado por propagandas e anúncios, acreditar que cálcio nunca é demais e que, mesmo em excesso, faz bem. Isso não procede. O cálcio em excesso pode "petrificar" os tecidos moles dos animais, impedir o desenvolvimento normal dos ossos e das articulações nos filhotes, levar a deficiências de cobre, zinco e outros minerais, agravar quadros de cálculo dentário ("tártaro") e predispôr à formação de cálculos urinários de oxalato de cálcio, que requerem cirurgia para serem retirados.

Carnes e vísceras: seu pet ingerirá um excesso de fósforo, e até de proteína, caso a ração que ele esteja recebendo contenha um teor de proteínas moderado ou elevado. O fósforo é um mineral presente nas carnes e, em geral, extremamente abundante em vísceras como o fígado. Acontece que o fósforo tem que ser ingerido em uma relação de cerca de 1:1,2 em relação ao cálcio da dieta. Quem sofre com o excesso de fósforo são os rins do pet, que precisam trabalhar dobrado para eliminar esse mineral do organismo e manter o equilíbrio ideal de cálcio e fósforo. A longo prazo, os ossos também são prejudicados, já que passam a "doar" seu próprio cálcio para que esse mineral atinja níveis superiores ao fósforo na circulação sanguínea.

Vegetais: a oferta de legumes, verduras e frutas em grande quantidade irá diluir os teores de proteína e gordura da ração. Não estamos acostumados a pensar em "dieta" como sendo tudo o que é ingerido ao longo de um dia, mas é assim que funciona. Se um cão come apenas uma ração de boa qualidade e, ocasionalmente recebe até 10% de um petisco saudável, ele ainda está ingerindo aquela quantidade de proteína, gordura, carboidrato, vitaminas e minerais contida na fórmula da ração. Entretanto, se além da ração, ele receber duas frutas por dia, a quantidade total de proteína que ele ingere por dia vinda da ração se tornará mais baixa, porque a quantidade total de fibras terá aumentado em função da oferta de frutas em grande quantidade. Um exemplo bastante simplificado para ilustrar essa questão: uma dada ração fornece 25% de proteína, 20% de gordura, 40% de carboidrato e 15% de fibras. Ao oferecer vegetais acima dos 10-15% permitidos para "extras", a porcentagem total de fibras na dieta aumenta bastante, o que automaticamente reduz os teores dos demais nutrientes do total diário. Mas há outros problemas. Vegetais em excesso reduzem a absorção de gorduras, vitaminas e minerais, tornam o pH do sangue e da urina mais alcalinos, o que não é bom, e predispõem à formação de cálculos urinários de estruvita. Além disso, há vegetais que fornecem também carboidratos, principalmente açúcares, que, combinados com o amido da ração, podem favorecer o desenvolvimento de obesidade e o aparecimento do diabetes.

E se eu oferecer uma refeição de ração e outra completa de Alimentação Natural?
Para que fazer isso? Você vai ter tanto ou mais trabalho do que se optar por oferecer apenas ração ou apenas Alimentação Natural. E não vai ter todos os benefícios da dieta natural. Pode ser que, frente a uma refeição mais palatável, seu cão passe a rejeitar a ração. E, finalmente, ração é um alimento concentrado, ao passo que a dieta natural contém até 70 a 80% de umidade. Ajustar a quantidade ideal a oferecer de ração e de Alimentação Natural exigirá cálculos para descontar a umidade dos alimentos naturais e considerar o valor nutricional total da matéria seca.

Nossa sugestão é que você tire um tempinho para ler as instruções e informações que nosso site oferece, e, uma vez que esteja se sentindo confiante, se organize para colocar a Alimentação Natural em prática, na íntegra. E é claro: sempre contando com o acompanhamento do médico-veterinário do seu animal!"

(fonte:cachorro verde)
hugorsf
Membro
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

sexta jan 28, 2011 2:03 pm

Obrigado pela transcrição mas já conheço o site. Tenho lido lá muito sobre alimentação natural (que nem é BARF nem RAW), mas a minha questão não era para juntar ração com barf/raw/an, a minha pergunta era usar maioritariamente ração (2 ou 3 refeições) e outra refeição preparada por mim. Digamos que é um plano alimentar misto entre ração e comida preparada...
Responder

Voltar para “Cães”