Regimes alimentares Vs Treino

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

hugorsf
Membro
Mensagens: 140
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

segunda jan 31, 2011 9:00 am

O meu cachorro adapta-se bem ao regime alimentar Ad Libitum. Come muito pouco de cada vez e consegue gerir a ração diária perfeitamente durante o dia.

O que para mim é óptimo e acho que para o cachorro também.

A minha dúvida é se este regime alimentar se conjuga bem com o treino (quando ele começar) visto que temo que ele possa não ter fome nem mostre muito interesse pelas recompensas, porque está "cheio".

Já lhe dei alguns biscoitos e ele come-os com o mesmo interesse com que come ração, ou seja, não noto que o petisco (que devia ser uma coisa extra-hiper excepcional) o entusias-me por aí além...

Será que este regime é um pouco contra-producente com o treino?

Obrigado!
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda jan 31, 2011 11:28 am

Pelas suas afirmações deduzo que deixa a ração diária ao dispôr do cachorro "durante o dia". Se assim é, é errado: deve habituá-lo desde já a horários fixos para comer dividindo a quantidade diária de ração em 2 ou 3 (3 para cachorros) refeições, dando-lhe algum tempo (10/15 minutos) para comer - se o não fizer retira-lhe a ração e só volta a comer o próximo horário de refeição. Disciplina o cão, evita que petisque quando lhe apetecer estando em permanente processo digestivo.

Independentemente do tipo de treino que queira fazer, o cão deve sempre treinar com o estômago vazio. Mormente se utilizar comida para recompensas, mas á outros estímlos positivos que podem ser também utilizados.

Se treinar com comida, as recompensas não devem ser a ração a que ele está habituado mas outrs mais estimulantes para ele - pedaços de queijo, de salsicha, de fígado cozido, carne crua, enfim, terá de ver a recompensa que mais o estimula.

Boa sorte

JC
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

segunda jan 31, 2011 11:35 am

Olá
Os meus cães também têm a ração à disposição todo o dia, quando os treino retiro um pouco de ração da tigela e quando estamos a treinar dou-lhes, a Vicky por vezes não liga muito, mas o Simba adora mesmo que tenha acabado de comer, desde que venha das nossas mãos é bom, mesmo que seja o que come todos os dias! :lol:
Apesar de terem a ração todo o dia noto que preferem ir comer à hora das nossas refeições (antes, durante ou depois) , eu pessoalmente não tenho nenhum horário para os treinar, treinamos quando nos apetece ;) Às vezes quando vejo que vão começar a comer meto-me com eles e experimento atirar um grão de ração para eles irem apanhar e eles adoram a brincadeira, a partir daí começa o senta, deita... sempre com o comer à disposição deles, mesmo durante o treino, se eles se aborrecerem e forem comer à taça não os chateio mais.
Quando vamos para a rua é que é mais giro! É vê-los de roda de mim a pedinchar! Estamos na rua, a dona trouxe comida, fixe! (mesmo que seja a ração de todos os dias!) :lol: por isso aproveito sempre a própria ração para os treinar e assim como "tiro" da quantidade diária não ficam gordinhos ;)


Mas espere mais um pouco que já aparecem cá os esperts em treino canino (eu sou apenas uma amadora ;) ) que com certeza o aconselharão mais sabiamente ;)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
hugorsf
Membro
Mensagens: 140
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

segunda jan 31, 2011 11:48 am

Fico a aguardar mais opiniões, de qualque forma obrigado MaguiC e zeca2, pela vossa participação!
ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

segunda jan 31, 2011 11:59 am

No nosso caso tentamos que os horários das refeições sejam sempre os mesmos.

A rotina passa por:

1. Passeio para ela fazer as necessidades e andar a cheirar o que lhe apetecer.
2. Treino, se é que se pode chamar treino tendo em conta o meu parco conhecimento nesta área, mas nesta fase (13 semanas) é o senta e começo do fica.
3. Casa, água e ração no prato durante 20m + ou - (normalmente ela em menos tempo deixa o prato limpo).

Isto 3 X ao dia, e em alguns dia 4 X ( À 1ª hora do dia, à hora de almoço, ao fim da tarde e à noitinha).

Os treats, normalmente daqueles chouriços que há a venda cortados em rodelas muito pequenas ou então salsichas tb cortadas em rodelas muito pequenas.

Ao fim de semana normalmente são dias de balda, é correr e brincar pelas em zonas florestais com alguns comandos à misturas com as devidas recompensas.
hugorsf
Membro
Mensagens: 140
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

terça fev 01, 2011 12:02 pm

Pois, eu já experimentei vários "doces" e não noto que nenhum deles desperte um interesse mais particular do cachorro. Eu acho que ele come normalmente como se fosse comida, sem interesse especial.

Se calhar porque como está "cheio" e sabe que tem sempre comida pode não dar o devido valor à comida em si, sei lá... :?

Acho que vou tentar habituá-lo a comer refeições a determinadas horas, o problema é só que assim só poderá comer 2 refeições pois duranteo dia não estou em casa... :oops:

Come de manhã e à noite para ver se dá mais valor à comida e se mostra mais interesse por ela!
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça fev 01, 2011 1:34 pm

hugorsf Escreveu:
Come de manhã e à noite para ver se dá mais valor à comida e se mostra mais interesse por ela!
e daqui a uns tempos vai arrepender-se do que disse... :lol: os meus são uns gulosos, uns vendidos, fazem tudo por comida! :evil:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
hugorsf
Membro
Mensagens: 140
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

terça fev 01, 2011 2:01 pm

fazem tudo por comida
E é esse o objectivo para o treino, certo? :lol:
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça fev 01, 2011 2:03 pm

sim, é esse o objectivo... mas os cães lá querem saber do treino. Querem é comer! :evil:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
hugorsf
Membro
Mensagens: 140
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

terça fev 01, 2011 2:04 pm

mas só comem se fizerem as coisas direitinho :twisted: :lol:
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça fev 01, 2011 2:06 pm

nesse caso, os meus bem morriam de fome... :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Bikejorer
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

sábado fev 05, 2011 8:33 pm

hugorsf Escreveu:
fazem tudo por comida
E é esse o objectivo para o treino, certo? :lol:
Pode ser útil numa 1ª fase de treino mas a partir daí torna-se um mau princípio.
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado fev 05, 2011 9:54 pm

Concordo. Numa primeira fase, a recompensa deve ser comida, mas para o cão o maior prazer em obedecer deve ser a aprovação do dono. Felizmente para os nossos cães e para nós, o mundo não gira apenas em torno de comida. :) O principal é mesmo o afecto!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

domingo fev 06, 2011 10:59 am

Chamarrita Escreveu:Concordo. Numa primeira fase, a recompensa deve ser comida, mas para o cão o maior prazer em obedecer deve ser a aprovação do dono. Felizmente para os nossos cães e para nós, o mundo não gira apenas em torno de comida. :) O principal é mesmo o afecto!
Há aqui uma grande confusão... o cão aprende por estímulos, positivos ou negativos. Quanto mais elevado fôr o estímulo positivo, mais o cão se esforçará por assumir o comportamento recompensado

O tipo de estímulo mais eficaz varia de cão para cão - pode ser comida, bola, churro, carícias, voz de aprovação do dono. Cabe ao guia ver qual o que melhor funciona, não tentando impôr a mesma cartilha a todos os cães.

De qualquer modo, a comida e a bola ou churro são normalmente os que melhor funcionam, porque satisfazem instintos básicos do cão - o instinto de sobrevivência e o instinto de caça.

A relação homem/cão baseia-se numa lógica de interesse mútuo, e não há qualquer problema em assumir no treino essa realidade...

Numa fase posterior à iniciação há métodos para ir diluindo a forma de recompensar, estabilizando os comportamentos, até que eles se processem sem qualquer tipo de recompensa.

Quem não assumir esta realidade e transportar para o treino uma visão huanizada está condenado ao fracasso.
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo fev 06, 2011 1:08 pm

zeca2 Escreveu:
Chamarrita Escreveu:Concordo. Numa primeira fase, a recompensa deve ser comida, mas para o cão o maior prazer em obedecer deve ser a aprovação do dono. Felizmente para os nossos cães e para nós, o mundo não gira apenas em torno de comida. :) O principal é mesmo o afecto!
Quanto mais elevado fôr o estímulo positivo, mais o cão se esforçará por assumir o comportamento recompensado (...)



A relação homem/cão baseia-se numa lógica de interesse mútuo, e não há qualquer problema em assumir no treino essa realidade...

(...) diluindo a forma de recompensar, estabilizando os comportamentos, até que eles se processem sem qualquer tipo de recompensa.

Quem não assumir esta realidade e transportar para o treino uma visão huanizada está condenado ao fracasso.
Não percebo a confusão nem a divergência. Sendo a lógica de interesse mútuo - porque é, e não há como não ser, também entre as pessoas isto acontece - o cão obedece enquanto se sentir recompensado. Seja inicialmente com estímulos fortes, seja numa fase mais tardia, com uma festa ou um "lindo cão!" ou a cara de satisfação. Há sempre recompensa, e o cão espera-a.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Cães”