Muito medo quando falha a luz...
Moderador: mcerqueira
Boa noite!
Há dias deparei-me com uma situação que desconhecia,apesar de meus meninos já terem 2 anos...
Houve muito mau tempo poe estes lados e com isto,a luz falhou em casa.A electricidade ia e vinha, até que falhou por completo.
Minha Maggie, simplesmente ficou cheia de medo...Cada vez que a luz ia abaixo,ela ficava a tremer como uma vara verde,arfava e estava sempre de rabinho no meio das pernas,procurando o sítio dela de se esconder,que é atrás da mesa da sala...
Indo lá para fora para a varanda,ela acalmava um bocado,mas sempre meia desconfiada...voltando a entrar em casa,sem a luz acesa e tudo em silêncio,voltava a tremer,sempre com a língua de fora,com a pulsação muito forte..a electricidade voltou por uns minutos e ela acalmou. Mas ao voltar a falhar, lá ficou ela no estado de quase "pânico"...
É normal este medo?
E como poderei acalmá-la numa próxima situação destas?
Bart,o irmão,nem notou diferença...ia buscar o brinquedo dele que chia e só queria era brincar...enquanto ela estava naquele estado medroso...
Podem ajudar-me?
Obrigada desde já.
Cumps.
Há dias deparei-me com uma situação que desconhecia,apesar de meus meninos já terem 2 anos...
Houve muito mau tempo poe estes lados e com isto,a luz falhou em casa.A electricidade ia e vinha, até que falhou por completo.
Minha Maggie, simplesmente ficou cheia de medo...Cada vez que a luz ia abaixo,ela ficava a tremer como uma vara verde,arfava e estava sempre de rabinho no meio das pernas,procurando o sítio dela de se esconder,que é atrás da mesa da sala...
Indo lá para fora para a varanda,ela acalmava um bocado,mas sempre meia desconfiada...voltando a entrar em casa,sem a luz acesa e tudo em silêncio,voltava a tremer,sempre com a língua de fora,com a pulsação muito forte..a electricidade voltou por uns minutos e ela acalmou. Mas ao voltar a falhar, lá ficou ela no estado de quase "pânico"...
É normal este medo?
E como poderei acalmá-la numa próxima situação destas?
Bart,o irmão,nem notou diferença...ia buscar o brinquedo dele que chia e só queria era brincar...enquanto ela estava naquele estado medroso...
Podem ajudar-me?
Obrigada desde já.
Cumps.
<p>Feliz, não é aquele que mais tem... Mas sim aquele que menos precisa...</p>
Muitos cães têm verdadeiras fobias com trovoadas e fogo de artifício.
O meu Ajax que já faleceu ficava completamente fora de si com o terror. Se estivesse sózinho rebentava com tudo chegando a ferir-se a si mesmo no afã de fugir, de escapar, enfim, um comportamento completamente irracional. Até ao fim da vida dele teve esta fobia. Quando aconteciam trovoadas tinha o cuidado de não o acariciar ou confortar para que não lhe criasse na ideia mais razões para esse terror irracional. Vezes houve em que não estava em casa e quando chegava tinha um cenário dantesco, uma vez no 25 de Abril esqueci-me do raio do fogo de artifício e quando cheguei a casa não tinha luz. O Ajax arrancou a ombreira da porta da cozinha, roeu a tomada do frigorífico (felizmente o quadro disparou senão tinha sido electrocutado), estava tudo cheio de sangue, o animal estava praticamente em estado de choque, com as patas e o focinho cheios de cortes...
Não sei se existe uma maneira prática de tratar estas fobias... se houver, não será fácil.
O meu Anubis nunca mostrou medo. No entanto, ontem à noite levantei-me com a trovoada e o vento forte e ele estava "refugiado" na casa de banho, única divisão da minha casa sem janela...
O meu Ajax que já faleceu ficava completamente fora de si com o terror. Se estivesse sózinho rebentava com tudo chegando a ferir-se a si mesmo no afã de fugir, de escapar, enfim, um comportamento completamente irracional. Até ao fim da vida dele teve esta fobia. Quando aconteciam trovoadas tinha o cuidado de não o acariciar ou confortar para que não lhe criasse na ideia mais razões para esse terror irracional. Vezes houve em que não estava em casa e quando chegava tinha um cenário dantesco, uma vez no 25 de Abril esqueci-me do raio do fogo de artifício e quando cheguei a casa não tinha luz. O Ajax arrancou a ombreira da porta da cozinha, roeu a tomada do frigorífico (felizmente o quadro disparou senão tinha sido electrocutado), estava tudo cheio de sangue, o animal estava praticamente em estado de choque, com as patas e o focinho cheios de cortes...
Não sei se existe uma maneira prática de tratar estas fobias... se houver, não será fácil.
O meu Anubis nunca mostrou medo. No entanto, ontem à noite levantei-me com a trovoada e o vento forte e ele estava "refugiado" na casa de banho, única divisão da minha casa sem janela...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei
os meus cães não têm medo nenhum.
o chow até quer ir para o terraço para ver mais de perto
o chow até quer ir para o terraço para ver mais de perto

sub-fórum Chow Chow http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=176
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 24, 2009 8:50 pm
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum
Chow a Hilly também.. quer ver os foguetes e ladra como se não houvesse amanhã
Concordo com a Dino, não deve ser fácil tratar estas fobias.

"Uso os animais para instruir os homens" Jean de La Fontaine
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei
heheheheheMarciaSilva Escreveu:Chow a Hilly também.. quer ver os foguetes e ladra como se não houvesse amanhã![]()
sempre nos surpreendem márcia!
sub-fórum Chow Chow http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=176
Engraçado que a minha cadela é mais "mariquinhas" que os cães, quando há foguetes eles vão para o terraço da parte de cima, um ladra o outro só olha e fica como hipnotizado, já a cadela foge e mete-se em casa em cima da cama com as patinhas por cima do focinho.

Caramba! Isso é que era pânico...dinodane Escreveu:Muitos c�es t�m verdadeiras fobias com trovoadas e fogo de artif�cio.
O meu Ajax que j� faleceu ficava completamente fora de si com o terror. Se estivesse s�zinho rebentava com tudo chegando a ferir-se a si mesmo no af� de fugir, de escapar, enfim, um comportamento completamente irracional. At� ao fim da vida dele teve esta fobia. Quando aconteciam trovoadas tinha o cuidado de n�o o acariciar ou confortar para que n�o lhe criasse na ideia mais raz�es para esse terror irracional. Vezes houve em que n�o estava em casa e quando chegava tinha um cen�rio dantesco, uma vez no 25 de Abril esqueci-me do raio do fogo de artif�cio e quando cheguei a casa n�o tinha luz. O Ajax arrancou a ombreira da porta da cozinha, roeu a tomada do frigor�fico (felizmente o quadro disparou sen�o tinha sido electrocutado), estava tudo cheio de sangue, o animal estava praticamente em estado de choque, com as patas e o focinho cheios de cortes...
N�o sei se existe uma maneira pr�tica de tratar estas fobias... se houver, n�o ser� f�cil.
O meu Anubis nunca mostrou medo. No entanto, ontem � noite levantei-me com a trovoada e o vento forte e ele estava "refugiado" na casa de banho, �nica divis�o da minha casa sem janela...
Obrigada pela resposta,é mesmo uma enorme dificuldade combater estes medos...talvez se eu brincar com ela nessas alturas a ajude a distrair...nao? O pior é que as escuras, não vejo para brincar com ela!!!

<p>Feliz, não é aquele que mais tem... Mas sim aquele que menos precisa...</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
nem me falem em trovoadas. antes de ontem, a desmiolada da carlota acordou às 5 da matina com a tempestade. abanava a cauda, ia para a porta, empoleirava-se no avõ, arfava
não a conseguia ter sossegada. às 6, em desespero de causa, dei-lhe de comer. remédio santo

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm
Eu é que fico aflita com a trovoada, porque tenho uma cadelinha que tem pânico da trovoada, e eu tenho que a por ao colo que nem uma criança e ela acalma. Foguetes a mesma coisa, e no campo a trovoada diga-se a bem da verdade que mete respeito. 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am
Bem quanto a trovoadas cá em casa as 2 noites anteriores houve alguem que teve que ir dormir para a sala, porque tinha uma minorca aterrorizada e que não deixava dormir ninguem.
Hoje parece uma pedra, nada a acorda.
Hoje parece uma pedra, nada a acorda.

<p>Moinho do Céu</p>
<p>Teresa</p>
<p>Teresa</p>
As minhas amigas de 4 patas (gata e cadela) só não gostam do aspirador. De resto, trovoada, foguetes e afins, passa-lhes ao lado. A gata dormica, quando começa a chuva a bater na janela vai verificar o que é e volta pa dormir. Só se assustou uma vez quando houve um trovão e raio tão grandes que a janela tremeu e ela deu 1 salto porque estava a dormir ferrada. A cadela lab está-se nas tintas, dorme, brinca, é igual, quando mais barulho, melhor, até bombos... Só não gosta do aspirador que curtia em pequenina. Secador também gosta.
Mas em pequena, tive um pinscher e esse ora ladrava, ora tremia, ora vinha po nosso colo... dependia se fossem foguetes, trovoada..
Jocas caninas
Mas em pequena, tive um pinscher e esse ora ladrava, ora tremia, ora vinha po nosso colo... dependia se fossem foguetes, trovoada..
Jocas caninas
Mas há uma questão, não apaga as luzes à noite quando vão dormir?
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Tenho tido cães com medo de trovoadas, de relâmpagos e de foguetório e sempre os aconcheguei na altura das ocorrências, falando-lhes calmamente e acariciando-os. Raros foram os casos em que não se acalmaram em poucos minutos e nenhum deles prolongou o medo para além das três ou quatro primeiras ocorrências.
Outra coisa que também fazia, quando relampejava, era correr os estores totalmente e/ou fechando os cortinados. Mas o que principalmente funcionava era falar-lhes com calma.
Havia um que costumava refugiar-se no canto mais escondido que encontrava, e a esse eu deixava-o ir, insistindo com ele para que saísse de lá, mas sem o forçar.
Neste caso, penso que os cães devem ter sentido que qualquer coisa não estava bem, provavelmente os ruídos da ventania lá fora estavam a enervá-los. E o apagão veio reforçar esse nervosismo. A audição dos cães é mais apurada que a nossa, eles ouvem e sentem frequências baixas que o nosso ouvido não consegue captar, penso que terá sido qualquer coisa desse tipo a amedrontá-los.
Outra coisa que também fazia, quando relampejava, era correr os estores totalmente e/ou fechando os cortinados. Mas o que principalmente funcionava era falar-lhes com calma.
Havia um que costumava refugiar-se no canto mais escondido que encontrava, e a esse eu deixava-o ir, insistindo com ele para que saísse de lá, mas sem o forçar.
Neste caso, penso que os cães devem ter sentido que qualquer coisa não estava bem, provavelmente os ruídos da ventania lá fora estavam a enervá-los. E o apagão veio reforçar esse nervosismo. A audição dos cães é mais apurada que a nossa, eles ouvem e sentem frequências baixas que o nosso ouvido não consegue captar, penso que terá sido qualquer coisa desse tipo a amedrontá-los.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Há quem defenda que o "ignorar" é o melhor caminho, mas eu concordo em absoluto com o que diz. Acalmar e transmitir segurança é a melhor solução para que o cão se aperceba que está com o seu dono, com o seu líder e sendo assim não há nada a temer.LuluB Escreveu:Tenho tido cães com medo de trovoadas, de relâmpagos e de foguetório e sempre os aconcheguei na altura das ocorrências, falando-lhes calmamente e acariciando-os. Raros foram os casos em que não se acalmaram em poucos minutos e nenhum deles prolongou o medo para além das três ou quatro primeiras ocorrências.
Agora isto não quer dizer que quando o cão tem medo que se vá a correr ter com ele, dizendo "Oh meu querido anda cá que eu te protejo" ou "anda à mamã" e enchendo-o freneticamente com festas e biscoitinhos... isso sim é estimular o medo e criar ainda mais ansiedade.