Agressividade - Ajuda pf

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Sallyloo
Membro
Mensagens: 199
Registado: quarta fev 10, 2010 12:47 pm
Localização: Sookie Sashimi & Sasha Maria

segunda fev 28, 2011 3:41 pm

Olá a todos,

Estou a criar este tópico porque estou com um problema com as minhas cadelas e a agressividade entre elas.

Tenho duas cadelas:
- Sookie (X boxer) com 1 ano e 3 meses
- Sasha (bull terrier) com 1 ano e 5 meses

A sookie foi a 1ª a vir para nossa casa e cerca de um mês depois veio a sasha, e embora os 1ºs dias tenha existido alguma animosidade entre as duas, depois tudo ficou calmo, dormem juntas, comem juntas, etc, sem problemas.

No entanto, de alguns meses para cá a Sookie começou a ficar agressiva com a Sasha, e se de inicio era para conseguir ter os brinquedos, ultimamente quando acontece muitas vezes nem vemos nenhum motivo.

Isto já aconteceu umas 5x, de forma espaçada, por exemplo 1x por mês... e tem escalado de intensidade (e como disse muitas vezes é do nada).

A sasha nunca lhe responde, e acaba por ficar sempre mordida, e destas ultimas vezes de forma bastante agrssiva.
Também eu já fui mordida quando as tento separar.... a ultima vez que lutaram foi ontem, e acabei por ser mordida e estou com a mão inchada ao ponto de não conseguir mexer...

Quando elas lutam a sookie simplesmente não larga independentemente do que façamos, como se entrasse num estado em que não vê/ouve nada.

Já tentamos escolas mas honestamente nunca houve uma preocupação por parte dos treinadores em resolver a ansiedade/medo/agressão que a sookie tem com os outros cães, apenas em querer ensinar os comandos básicos de obediência......

Queremos resolver isto porque é impensável não ficarmos com as duas, mas ao mesmo tempo, muito honestamente, tenho medo de as ter juntas principalmente sozinhas...

Peço desculpa se me alonguei demasiado mas queria explicar o melhor possível a situação.

Precisava de opiniões do que fazer, ou melhor, se tem conhecimento de quem me possa ajuda.. (treinador/escola) :?
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Mensagens: 11414
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda fev 28, 2011 3:51 pm

Elas estão esterelizadas???

Pode ser uma das razões que leve a tal comportamento.

sally, qual é a zona????
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Sallyloo
Membro
Mensagens: 199
Registado: quarta fev 10, 2010 12:47 pm
Localização: Sookie Sashimi & Sasha Maria

segunda fev 28, 2011 4:03 pm

Sim estão esterilizadas :(

Sou de Lisboa!


sofiaabreulopes Escreveu:Elas estão esterelizadas???

Pode ser uma das razões que leve a tal comportamento.

sally, qual é a zona????
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 28, 2011 4:06 pm

Não acho que a esterilização tenha influência nesse comportamento em cadelas, se estiver errada por favor informem-me.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sofiaabreulopes
Membro Veterano
Mensagens: 11414
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda fev 28, 2011 4:13 pm

dinodane Escreveu:Não acho que a esterilização tenha influência nesse comportamento em cadelas, se estiver errada por favor informem-me.
Dino, aconteceu-me a mim - a Tucha Maria tinha uma amiguinha no prédio que até ia para minha casa brincar com ela. Quando começaram as duas a ter o cio, e foi por altura de uma delas estar com ele, que a coisa ficou feia - nunca mais se puderam ver... se foi ou não, não sei, mas que na altura foi ao que associamos.

Sally, tem MP :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 28, 2011 4:21 pm

sofiaabreulopes Escreveu:
dinodane Escreveu:Não acho que a esterilização tenha influência nesse comportamento em cadelas, se estiver errada por favor informem-me.
Dino, aconteceu-me a mim - a Tucha Maria tinha uma amiguinha no prédio que até ia para minha casa brincar com ela. Quando começaram as duas a ter o cio, e foi por altura de uma delas estar com ele, que a coisa ficou feia - nunca mais se puderam ver... se foi ou não, não sei, mas que na altura foi ao que associamos.

Sally, tem MP :wink:
Mas neste caso ambas são esterilizadas portanto não foi a maturidade sexual que despoletou a aversão... Eu acho que é um problema da sookie exclusivamente, provavelmente pouca sociabilização enquanto cachorra com outros cães. Acho que a Sallyloo tem que procurar ajuda para ela rapidamente sob pena de ter que as separar porque as agressões vão continuar e a violência das mesmas tem aumentado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda fev 28, 2011 4:22 pm

Pois eu tinha cadelas inteiras e apenas se pegaram uma vez, por culpa da mais nova. Foi apenas para restabelecer a hierarquia e foi apenas um chega para lá. Nunca mais houve nada.
E conheço muita gente com machos inteiros que convivem há anos e anos sem nunca se terem pegado. Um destes casos é um rott e um fila brasileiro.

A questão é a autoridade que eles sentem que o dono exerce (ou não...) sobre eles.
Se o dono for de facto reconhecido como o manda chuva, não se pegam, as minhas viveram uns 12 anos juntas sem probelmas e até muito amigas.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Mensagens: 11414
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda fev 28, 2011 4:31 pm

dinodane Escreveu:
sofiaabreulopes Escreveu:
dinodane Escreveu:Não acho que a esterilização tenha influência nesse comportamento em cadelas, se estiver errada por favor informem-me.
Dino, aconteceu-me a mim - a Tucha Maria tinha uma amiguinha no prédio que até ia para minha casa brincar com ela. Quando começaram as duas a ter o cio, e foi por altura de uma delas estar com ele, que a coisa ficou feia - nunca mais se puderam ver... se foi ou não, não sei, mas que na altura foi ao que associamos.

Sally, tem MP :wink:
Mas neste caso ambas são esterilizadas portanto não foi a maturidade sexual que despoletou a aversão... Eu acho que é um problema da sookie exclusivamente, provavelmente pouca sociabilização enquanto cachorra com outros cães. Acho que a Sallyloo tem que procurar ajuda para ela rapidamente sob pena de ter que as separar porque as agressões vão continuar e a violência das mesmas tem aumentado.
Dino, nesta altura, nem a minha nem a amiguinha estavam esterelizadas - pode ter sido ou não, mas coincidiu!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda fev 28, 2011 4:40 pm

E as cadelas não costumam ser meigas na pancadaria.
12horas
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sexta fev 25, 2011 10:10 am

segunda fev 28, 2011 4:58 pm

Sallyloo Escreveu:Olá a todos,

Estou a criar este tópico porque estou com um problema com as minhas cadelas e a agressividade entre elas.

Tenho duas cadelas:
- Sookie (X boxer) com 1 ano e 3 meses
- Sasha (bull terrier) com 1 ano e 5 meses

A sookie foi a 1ª a vir para nossa casa e cerca de um mês depois veio a sasha, e embora os 1ºs dias tenha existido alguma animosidade entre as duas, depois tudo ficou calmo, dormem juntas, comem juntas, etc, sem problemas.

No entanto, de alguns meses para cá a Sookie começou a ficar agressiva com a Sasha, e se de inicio era para conseguir ter os brinquedos, ultimamente quando acontece muitas vezes nem vemos nenhum motivo.

Isto já aconteceu umas 5x, de forma espaçada, por exemplo 1x por mês... e tem escalado de intensidade (e como disse muitas vezes é do nada).

A sasha nunca lhe responde, e acaba por ficar sempre mordida, e destas ultimas vezes de forma bastante agrssiva.
Também eu já fui mordida quando as tento separar.... a ultima vez que lutaram foi ontem, e acabei por ser mordida e estou com a mão inchada ao ponto de não conseguir mexer...

Quando elas lutam a sookie simplesmente não larga independentemente do que façamos, como se entrasse num estado em que não vê/ouve nada.

Já tentamos escolas mas honestamente nunca houve uma preocupação por parte dos treinadores em resolver a ansiedade/medo/agressão que a sookie tem com os outros cães, apenas em querer ensinar os comandos básicos de obediência......

Queremos resolver isto porque é impensável não ficarmos com as duas, mas ao mesmo tempo, muito honestamente, tenho medo de as ter juntas principalmente sozinhas...

Peço desculpa se me alonguei demasiado mas queria explicar o melhor possível a situação.

Precisava de opiniões do que fazer, ou melhor, se tem conhecimento de quem me possa ajuda.. (treinador/escola) :?
Se a intensidade das lutas tem aumentado o melhor que tem a fazer é separá-las, não vá dar-se o caso de chegar um dia a casa e estar uma delas morta, ou mesmo as duas... tive uma situação idêntica em que a cadela que já tinha há vários anos se deu bem, inicialmente, com uma cadela nova, mas um dia "passou-se" e pegaram-se à luta (por acaso foi na rua). Tiveram que viver separadas 7 anos, até a mais velha morrer... era metade da casa para uma, metade da casa para a outra. Uma vez distraí-me e deixei entrar uma delas no espaço da outra. Ainda tenho na mão a cicatriz dessa distracção. Felizmente estava mais gente em casa, foi uma pessoa a segurar uma cadela, outra a segurar a outra e uma terceira pessoa a dar com uma almofada na cabeça das duas até se separarem. Elas não ficaram feridas porque morderam-se mutuamente apenas uma vez até largarem, eu é que levei uma dentada na mão, da cadela mais velha - que foi quem começou a "guerra eterna". Ela também ficava "cega" de fúria quando se passava. Uma vez na rua mordeu-me uma perna a tentar morder outro cão que se tinha aproximado de nós.

Sei de um caso idêntico, mas entre um gato e uma cadela. O gato atacou a cadela, cegando-a de um olho, e ainda hoje vivem separados.

Edito: não estou a sugerir-lhe separar as duas cadelas para sempre, mas pelo menos até encontrar uma solução segura, seja treino, seja uma das cadelas ser adoptada por alguém, etc...
Sallyloo
Membro
Mensagens: 199
Registado: quarta fev 10, 2010 12:47 pm
Localização: Sookie Sashimi & Sasha Maria

segunda fev 28, 2011 5:16 pm

Mas separá-las sempre não as tornará ainda piores? Porque 98% do tempo elas são amigas e tudo corre bem, tenho medo que ao deixarem de ter contacto fique tudo pior ainda...

Nem sequer imagino nunca as ter juntas! Mas sim, morro de medo que elas se ataquem quando ninguém está em casa, embora isso nunca tenha acontecido.

Sim, Dinodane, concordo consigo, a sookie é a raiz do problema e tem muito a ver com o facto dela ser ansiosa e ter imenso medo - que mostra sempre com agressão - dos outros cães. Quando passeamos tenho sempre medo de encontrar cães porque ela fica super agitada...

Sei que preciso de ajuda nesta situação o mais rapido possível, mas não sei onde recorrer...
12horas
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: sexta fev 25, 2011 10:10 am

segunda fev 28, 2011 5:20 pm

Sallyloo Escreveu:Mas separá-las sempre não as tornará ainda piores? Porque 98% do tempo elas são amigas e tudo corre bem, tenho medo que ao deixarem de ter contacto fique tudo pior ainda...
Pois, é possível que piore, não sei...
Sallyloo
Membro
Mensagens: 199
Registado: quarta fev 10, 2010 12:47 pm
Localização: Sookie Sashimi & Sasha Maria

segunda fev 28, 2011 5:23 pm

Porque elas adoram dormir juntas, brincar, etc...
Já aconteceu uma delas não estar em casa e a outra notava-se que estava mais cabisbaixa e menos activa por estar "triste".

Quero muito resolver isto, quero manter as duas como é obvio, mas quando há uma luta destas é assustador... e depois é sempre a bull terrier que fica magoada (bom, e eu....)

12horas Escreveu:
Sallyloo Escreveu:Mas separá-las sempre não as tornará ainda piores? Porque 98% do tempo elas são amigas e tudo corre bem, tenho medo que ao deixarem de ter contacto fique tudo pior ainda...
Pois, é possível que piore, não sei...
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Mensagens: 11414
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda fev 28, 2011 5:24 pm

Sallyloo Escreveu:Mas separá-las sempre não as tornará ainda piores? Porque 98% do tempo elas são amigas e tudo corre bem, tenho medo que ao deixarem de ter contacto fique tudo pior ainda...

Nem sequer imagino nunca as ter juntas! Mas sim, morro de medo que elas se ataquem quando ninguém está em casa, embora isso nunca tenha acontecido.

Sim, Dinodane, concordo consigo, a sookie é a raiz do problema e tem muito a ver com o facto dela ser ansiosa e ter imenso medo - que mostra sempre com agressão - dos outros cães. Quando passeamos tenho sempre medo de encontrar cães porque ela fica super agitada...

Sei que preciso de ajuda nesta situação o mais rapido possível, mas não sei onde recorrer...
já lhe enviei MP :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Arguida
Membro Veterano
Mensagens: 3773
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda fev 28, 2011 7:33 pm

Sallyloo infelizmente sei o que isso é. :cry: :cry:

Hoje tenho dois machos separados exactamente por causa da agressividade. O Sebastião já estava lá em casa quando recolhemos o Diogo que encontrámos atropelado.

Ao princípio não existiu nenhum problema até ... um dia. As lutas entre eles foram-se intensificando de tal forma que por mais do que uma vez tivémos de ir com eles para o vet e eu ... para o hospital, pois no meio daquilo tudo fazia o que nunca se deve fazer: meter-me no meio deles para os separar. :cry: :cry:

Tentámos tudo, desde a castração à terapia comportamental e, infelizmente nada resultou pelo que, hoje em dia têm de estar separados. Um tem um quarto para dormir e o outro dorme no dos meus pais. Dividimos o jardim e cada qual tem a sua parte. Se um está solto dentro de casa ... o outro ou está no jardim ou num quarto a dormir. O tempo de atenção e carinho é repartido pelos dois irmamente e, muito sinceramente não creio que eles se ressintam pelo facto de estarem separados.

Hoje já estão velhotes e é "engraçado" ver que quando estão separados pela rede que separa o jardim ou pelo vidro duma das portas, ambos dão ao rabito e parecem querer estar um com o outro. No entanto, as situações que se passaram, foram demaisado graves para voltarmos a arriscar pois na altura em que eles lutavam, tão depressa estavam os dois juntos a pasear no jardim ou até mesmo em cima da cama, ou numa das divisões da casa e ... vindo do nada pegavam-se. :cry:

Boa sorte para a sua situação pois bem precisa.
Responder

Voltar para “Cães”