Gastroenterite... Conselhos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KaluGold
Membro Veterano
Mensagens: 616
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

terça mar 08, 2011 11:54 pm

Boa noite, já há muito tempo que não venho cá, simplesmente porque me fartei das guerras constantes e picardias que se têm assistido nos tópicos, mas humildemente voltei em busca de alguma sabedoria, porque apesar de tudo a arca ainda tem gente que à sua maneira tenta ajudar.

O Kalú tem uma gastroenterite e antes que me perguntem... Sim, já fomos ao veterinário e sim já está a ser tratado.

Abatido, com falta de apetite, vómitos, fezes líquidas com algum sangue = Correr para o veterinário onde lhe foi diagnosticado a gastroenterite.

Neste momento está muito melhor, já está muito mais animado e quer é brincadeira, quem não sabe da gastroentrite até o acha "normal". Após o jejum... Já comecei a dar-lhe àgua da cozedura do arroz, bebeu bem, também não vomitou.. Estou optimista :)

Tenho algumas dúvidas no entanto em relação ao processo de recuperação... O meu veterinário disse-me para continuar com a àgua do arroz mais algum tempo, mas custa-me ve-lo assim à fome (eu sei que é para o bem dele...). Algum conselho sobre quando lhe poderei começar a dar o arroz? E que outros alimentos que lhe possa dar (quando o puder fazer)?

Gostaria que as pessoas que já passaram por esta situação partilhassem as suas experiências. Pesquisei mas não encontrei muito sobre este assunto.

Obrigada*
VascoV2
Membro Veterano
Mensagens: 1166
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
Localização:

terça mar 08, 2011 11:57 pm

Boa noite
quando foi isso ?
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
KaluGold
Membro Veterano
Mensagens: 616
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quarta mar 09, 2011 12:12 am

VascoV2 Escreveu:Boa noite
quando foi isso ?
Começou a ficar abatido na noite de Domingo e com a falta de apetite... já não quis comer a ração. E Segunda-feira logo de manhã com os vómitos e as fezes líquidas. Só se passou um dia a bem dizer.
Bailleys
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda nov 08, 2010 2:46 pm

quarta mar 09, 2011 12:18 am

KaluGold Escreveu:
VascoV2 Escreveu:Boa noite
quando foi isso ?
Começou a ficar abatido na noite de Domingo e com a falta de apetite... já não quis comer a ração. E Segunda-feira logo de manhã com os vómitos e as fezes líquidas. Só se passou um dia a bem dizer.
Boa noite, KaluGold...A água de arroz só começa a ter resultados após 48hs dessa dieta. :wink:

O intestino ao fazer uma escamação dessas (fezes liquidas), demora a recompôr a flora intestinal?

As melhoras
KaluGold
Membro Veterano
Mensagens: 616
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quarta mar 09, 2011 12:28 am

Bailleys Escreveu:
KaluGold Escreveu:
VascoV2 Escreveu:Boa noite
quando foi isso ?
Começou a ficar abatido na noite de Domingo e com a falta de apetite... já não quis comer a ração. E Segunda-feira logo de manhã com os vómitos e as fezes líquidas. Só se passou um dia a bem dizer.
Boa noite, KaluGold...A água de arroz só começa a ter resultados após 48hs dessa dieta. :wink:

O intestino ao fazer uma escamação dessas (fezes liquidas), demora a recompôr a flora intestinal?

As melhoras
Obrigada pela informação :)
Eu sou uma impaciente mesmo.. só quero ele de volta ao normal :|
VascoV2
Membro Veterano
Mensagens: 1166
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
Localização:

quarta mar 09, 2011 12:29 am

Nem mais...até faz bem uma dieta, desde que não seja da seiva :lol:
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

quarta mar 09, 2011 11:22 am

Felizmente não passei por nada parecido com isso! Mas fiquei com uma duvida: ele só bebe água de arroz? mais nada?
Pensei que nestas alturas podiam beber a agua e comer o arroz com frango desfiado! Tadinho, se só beber a agua, deve ficar com fome! Se calhar é melhor ligar ao vet e perguntar se ele pode comer mais alguma coisa!
Já agora, de onde veio essa gastroentrite?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quarta mar 09, 2011 12:15 pm

os solidos a seu tempo para não induzir mais vomitos e diarreia.
sei que custa, mas paciencia e calma :)

desejos de boas melhoras para o patudo, kalugold.
KaluGold
Membro Veterano
Mensagens: 616
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quarta mar 09, 2011 1:20 pm

Minuxa Escreveu:Felizmente não passei por nada parecido com isso! Mas fiquei com uma duvida: ele só bebe água de arroz? mais nada?
Pensei que nestas alturas podiam beber a agua e comer o arroz com frango desfiado! Tadinho, se só beber a agua, deve ficar com fome! Se calhar é melhor ligar ao vet e perguntar se ele pode comer mais alguma coisa!
Já agora, de onde veio essa gastroentrite?
Pois minuxa, pelos vistos é mesmo assim... como disse o Netherwing, é para evitar mais vómitos e diarreia. Tenho de dar "descanso". E sim... fome ele tem, porque sempre que vou a cozinha ele vai para o pé da taça como quem pede para a encher, e não pode ver ninguém comer que faz logo "olhinhos"... E por falar em olhinhos...

Quanto à origem da gastroentrite, quando o Kalú faz "olhinhos" à minha mãe ela dá-lhe tudo e mais alguma coisa para ele comer, isto nas minhas costas e quando não estou em casa porque eu estou farta de avisar que não quero que lhe dêem porcarias, porque lhe podia fazer fazer mal... E olhe, chegou ao dia que fez mesmo mal... Ao menos agora ela viu com os seus olhos o que fazem os "petiscos" que ela achava que não faziam mal nenhum. Já falei com ela e ela já entendeu...

Ele está bem disposto, apesar da dieta. Foi um susto que felizmente está a passar.

Tenho uma outra questão... o veterinário disse-me que quando começasse a dar o arroz cozido que poderia dar também queijo fresco. Fico na dúvida se devo dar ou não porque queijo contém leite... tenho medo que lhe faça mal. Alguém tem algo a dizer sobre isto?
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta mar 09, 2011 1:54 pm

KaluGold Escreveu:...Tenho uma outra questão... o veterinário disse-me que quando começasse a dar o arroz cozido que poderia dar também queijo fresco. Fico na dúvida se devo dar ou não porque queijo contém leite... tenho medo que lhe faça mal. Alguém tem algo a dizer sobre isto?
Sim, pode dar-lhe. Os veterinários sempre me disseram para dar aos meus cães queijo fresco (sem sal) e iogurte natural, mesmo que o cão não esteja de diarreia. As fermentações desses produtos transformam a lactose noutra substância mais digerível e as proteínas do leite são diferentes das da carne.

Além disso, o seu veterinário recomendou, porquê ter dúvidas e vir expô-las a quem não é veterinário? Ele sabe muito bem os "malefícios" da lactose, se prejudicasse o cão, ele não prescreveria queijo nenhum, não acha?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Depp
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quarta mar 09, 2011 9:37 am
Localização: Depp

quarta mar 09, 2011 2:03 pm

tens razao LuluB, mas compreendo KaluGold.. está inseguro, isso é normal quando quer que alguem que gosta fique bem.. as nossas respostas falo-ao sentir-se mais seguro..

espero que tudo fique bem :D
Depp - o melhor rafeiro do mundo :)

http://deppdog4ever.blogspot.com/
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta mar 09, 2011 2:18 pm

Pois, às vezes a escrita sai-me um pouco bruta, peço desculpa. :? É o mal deste meio de comunicação, não há expressões faciais nem tons de voz que amenizem.

Mas pronto, a experiência que tenho tido é mesmo essa: os veterinários recomendam, e tanto o queijo como o iogurte fazem bem aos cães. O KaluGold pode dar sem receio o queijo fresco prescrito, bem como o arroz simples, cozido sem sal.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Depp
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quarta mar 09, 2011 9:37 am
Localização: Depp

quarta mar 09, 2011 2:30 pm

eu entendo..
Depp - o melhor rafeiro do mundo :)

http://deppdog4ever.blogspot.com/
KaluGold
Membro Veterano
Mensagens: 616
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quarta mar 09, 2011 2:37 pm

Eu não me importo de levar uns puxões de orelhas! :D

Tem toda a razão LuluB, mas na altura estava tão aflita com o cão que não pensei nisso, só me ocorreu mais tarde a questão do queijo. Coloquei essa mesma a questão aqui sabendo que alguém me saberia explicar melhor, que foi o que aconteceu :wink:
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

quarta mar 09, 2011 2:52 pm

Ás vezes sabe bem desabafar e partilhar os acontecimentos com outras pessoas que possam ter passado pelo mesmo, não quer dizer que não se confie no veterinário, mas é uma forma de ficarmos mais descansados, uma vez que nos apercebemos que afinal não somos os “únicos”.
E este tópico já serviu para eu aprender alguma coisa, espero não ter que utilizar estes ensinamentos, mas se acontecer, evito perguntas estúpidas do tipo: “tem a certeza que não vai fazer mal?”! :oops:
Desejo as rápidas melhoras para o Kalu!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Responder

Voltar para “Cães”