Desabafo sobre uma possivel adopção.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

yonisia
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 4:53 pm
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

quarta mar 09, 2011 10:26 pm

Olá !
este assunto ainda está em discussão, pois , como é lógico, NUNCA se deve adoptar um animal por impulso, e esta é uma questão delicada, há um par de meses que tenho andado, e creio que ainda vou andar por mais uns tempos, a pesar os prós e os contras.
Isto no fundo, mais do que um pedido de opinião, sugestões,ou testemunhos de situações de alguma forma similares é um GRANDE DESABAFO sobre esta situação.

É o seguinte: o meu sogro, mudou-se para uma quinta, que lhe pertence, para a zona de Mafra. O local é optimo, é enorme, tem muros, tem ar puro, tem árvores,verde e montes de espaço para correr.
O meu sogro, que é uma pessoa de idade avançada, sente-se lá sozinho, pois a quinta, apesar de não muito longe, é fora da aldeia, e um pouco inseguro, pois o local já foi assaltado, e como ele, sendo um idoso tem-me feito dado muita angústia aquele isolamento.

Ele próprio já falou em arranjar um cão, mas falou num cachorrito bebé.
Eu sou da opinião, que pelo contrário, ele devia arranjar era um cão já adulto, se não mesmo a atirar para o sénior, e que tivesse um perfil de cão de guarda, mas ao mesmo tempo que seja meigo com os donos e facil de lidar, ou seja, um hiperactivo, não.
Já o meu marido tem adoptado a postura de "é o que ele quiser, e se quiser um cachorro, seja". Não concordo, mas no fundo até entendo o que ele quer dizer.
Ainda por cima,o senhor há um mês até me deu carta branca para ser eu procurar um animal, mas depois mudou de ideias e concordou em irmos antes ao canil, e apesar de haver vontade, sinto alguma hesitação e algumas ideias pré-concebidas...enfim por estas e outras razões custa-me a avançar com a adopção.

Além disso:

Contras: há dias em que ele se ausenta todo o dia, e é provavel que o animal fique numa casota com uma corrente.
A casota é enorme, nunca adorei correntes,pelo contrário, mas seria só dias isolados, pois eu sei que ele adora animais e não o deixaria assim por norma, ou pelo menos até percebemos se o cão até se adaptar, ao ver-se sozinho não é de fugir.
Além disso um amigo meu que vive perto dele, diz que em muitos desses dias poderá ficar com o animal, mas ele próprio já tem um cão e por causa disso até me aconselhou a adoptarmos uma cadela.Por mim, tudo bem, mas tem de vir uma cadela esterelizada (pq o cão dele não é castrado, ninguém o faz mudar de ideias, e enfim, já estão a ver).
O senhor também está com receio dos encargos que um animal pode ter.Eu entendo,mas mais uma vez, diria que um cão adulto pode sair mais economico que um bebé.
Os vizinhos do lado desta quinta têm um "canil". Ainda não "espreitei" o suficiente para perceber se os cães estão sempre dentro do canil, se estão soltos de vez em quando.Tenho algum receio, ou que o nosso eventual adoptado/a, ou um dos outros saltem o muro e haja molho.

Mais um contra, e esta é a razão principal porque ainda não "apareci" lá com um animal.
Por diversas razões,e que só a ele dizem respeito, ainda não percebi até que ponto a situação do meu sogro ficar na quinta é permanente.
Não quero estar sempre a insistir com ele, nem é possivel sacar-lhe essa informação, porque enfim , há muitas coisas em jogo, e a ultima coisa que posso fazer é impingir um cão, mas por outro lado, vejo, vivo, e aflige-me a solidão do senhor.
Depois, se afinal a situação dele a viver na quinta não é permanente, nem se põe em questão de, nem abandonar, nem devolver a alguma associação, muito menos de o animal ficar lá sozinho.Só que, por exemplo, eu vivo num apartamento minúsculo, não é de todo a situação ideal para um cão viver e também é por isso é que comigo só vive um gato, sendo de momento o único animal possível de ter comigo.
Enfim. Obrigada pela atenção a quem leu. Precisava simplesmente de partilhar.
Espero que aconteça o que acontecer, conseguir ajudar este senhor a tomar neste sentido, a melhor decisão para ele, e para um amiguito de 4 patas. :roll:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 09, 2011 10:28 pm

Por tudo o que expõe, e já que pede uma opinião, eu não acho adequada a adopção de um cão ou de uim cachorro.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

yonisia
Membro
Localização: O meu gatito Artur, o cão dos meus pais, Puto-P. ...na memória e no ♥, a Pyu,o Piri e o Roli.

quarta mar 09, 2011 11:16 pm

No fundo concordo, Dinodane, e por isso mesmo nunca tomei a iniciativa.
Mas por vezes as emoções levam-me a querer resolver os problemas do senhor com um animal, por saber que uma companhia de 4 patas é uma grande terapia,e uma quinta daquelas está mesmo a pedir um cão a correr de um lado para o outro .:p
Mas acima das emoções está a sensatez, e devo ter a cabeça fria para não arriscar assim numa adopção se não posso controlar todas as consequencias. :cry:
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta mar 09, 2011 11:26 pm

Como é que uma pessoa de idade avançada, sózinho, pode ter a responsabilidade e a canseira, porque é de facto uma canseira de ter um animal exigente como um cão?

Cachorrinho, esqueça por favor! Não o teria em casa concerteza, a fazer xixi e cocó, lá iria o desgraçado para a rua...um cachorrinho exige muito trabalho e atenção e parece-me francamente mau ter um bebé na rua, hábito tão ao gosto do campo...

Um cachorro novo está cheio de energia, pode fazer um idoso cair e precisa de mão firme na educação. Meter um cao na corrente é cruel e os bichos ficam brutalizados, é do pior que se pode fazer. E é o recurso mais comum cá em Portugal...

Um cão velhote precisa de cuidados e idas ao vet que se calhar o seu sogro não iria ter paciência.

Um cão é terapia mas não é um objecto para ser usado assim! É uma grande companhia mas implica limpeza, educação, cuidados com comida, vacinas, desparasitações, etc. O seu sogro faria isso tudo?

Quanto a mim, o seu sogro sendo idoso, estar completamente sózinho, é muito mau, para não dizer muito perigoso, mas não façam de um cão uma solução mágica.

E se depois ele resolve sair da quinta? O que farão do cão?
yonisia
Membro

quinta mar 10, 2011 12:01 am

Tem toda a razão, moslie.
Também creio que cão bebé,nem pensar,daí eu ter sugerido cão adulto ou sénior,mas parece haver alguma resistencia a essa ideia.E quando se levantou a questão das idas ao vet, eu, obviamente ,disponibilizei-me, mas isso funciona para coisas de rotina, pois se há uma urgência, na verdade nem sei, o que faria ele.
Como àparte se eu tivesse poder de decisão um senhor daquela idade nunca estaria sozinho numa quinta.Mas foi uma decisão dele, e isso, bem isso é todo um outro filme!
Claro que quando as emoções falam mais alto, penso que um cão lhe faria bem, mas sei perfeitamente que o animal não lhe ia resolver os problemas.Se não já lho tinha arranjado. Há meses!
Depois ainda há o receio de algum outro familiar "bem intencionado" que não seja tão ponderado como eu, lhe acabe por dar um cachorro.
É um caso cabeludo,o deste senhor. Daí a necessidade de desabafar pelo menos neste de cão/ou não-cão com alguém "de fora".
DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

quinta mar 10, 2011 11:27 am

Eu adoro idosos e adoro animais.

Para mim ver a minha avó com os meus cães é fabuloso... :P
Mas o importante é não usar um animal só para fazer companhia, não tendo conta o bem estar dele.

A minha avó tem um gato, já há 5 anos, e apesar dela não ter muitas condições para o levar ao vet até porque custa-lhe andar, quem faz esses serviços sou eu, a minha prima ou a minha mãe...

Portanto, com isto, a minha opinião é a seguinte:

Um patudinho com certeza faria muita companhia ao seu sogro desde que ele goste de animais, se ele não tem já as condições para levá-lo ao vet, tratar dele como deve ser, mas se há pessoas que o façam no seu lugar, eu penso que até nem era impossível de acontecer, sendo um cãozito adulto já, que acaba por ser mais fácil... Nunca deixando que o senhor o prenda com corrente!

Mas a yonisia é que conhece o seu sogro e é quem pode prever mais ou menos as condições e tratamento que o cão terá sempre que não a tiver por perto ou a outras pessoas.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 10, 2011 1:32 pm

Isto de idosos tem muito que se lhe diga...há idosos e idosos.
Há idosos em boa forma - capazes de fazer inveja a certos homens de 40 e 50 anos...
Há idosos com perspectivas de vida de 30 e mais anos que - se calhar - ainda nos enterram.
De modo, que convêm ver de que falamos.

Eu, se fosse a si, ia a uma associação de confiança, expunha a situação com a máxima honestidade e ouvia as respostas.
Algumas associações tem adultos muito simpáticos e companheiros.
E, não duvido, que para estes cães, a situação que descreveu é bem melhor que o canil.
Também algumas associações aceitam de volta os canitos adoptados quando a situação do adoptante se modifica.
Estes casos estão sempre a acontecer - a pessoa tem de emigrar, perde a casa e vai para um quarto, é internada por doença ou velhice...
Porque não tentar ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mar 10, 2011 1:40 pm

Isto é básico, se o destino do animal estiver assegurado em caso de necessidade, força. Não está, não há discussão possivel.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quinta mar 10, 2011 4:36 pm

A escolha terá de partir do seu sogro! Será ele que vai conviver com o cão, ensinar diariamente e tratar dele...
Obviamente para uma questão de guarda e apoio seria melhor se fosse um cão adulto mas muitas vezes as pessoas não se adaptam a isso e sentem-se mais à vontade se for um cachorro criado e educado por si. :|

A pincipal questão aqui parece-me o seu sogro ter uma companhia e consequentemente sentir alguma segurança e para já não tem nenhum cão por isso, se tiver que esperar mais alguns meses que ele cresca para lhe poder dar sinal de intrusos ou impor respeito, se essa for a preferencia do senhor, acho que assim deve ser! :P

Impor-lhe um cão para vocês estarem mais descansados por ele estar sozinho também não me parece bem... se ele vai ficar com o cão para voces ficarem descansados, mais cedo ou mais tarde quando o cao começar a dar chatices vai de volta para o canil... :?

Mais do que tudo, terá de ser uma decisão do senhor pois ainda está suficientemente lucido para tomar uma decisão do género! :wink:
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
meandyou
Membro
Registado: quarta mar 07, 2007 9:54 pm

quinta mar 10, 2011 4:39 pm

LuMaria Escreveu:Isto é básico, se o destino do animal estiver assegurado em caso de necessidade, força. Não está, não há discussão possivel.
Concordo plenamente. Temos de perceber de que tipo de idoso falamos,temos de perceber se o animal poderá andar a solta pela quinta que para todos os efeitos será o seu lar,ou se vai ter restrições a nivel de espaço. Penso que pela descrição que faz da situação um cachorro bebé será impensavel falo por experiência própria. Encontrei uma bebe de cerca de 2 meses a 5 dias e digo-lhe que embora me dê muitas alegrias também dá muito trabalho e exige cuidados redobrados. Já um cão de meia idade será uma possibilidade,se pretende um cão de guarda faça como ja lhe foi indicado,vá ate instituições,canies exponha a situação e veja qual a melhor solução. Penso que não haverá razão para grandes preocupações desde que o animal tenha boas condições: Espaço para brincar ,conforto,boa comidinha,uma cama quentinha e muito amor será uma questão de falar com o seu sogro perceber se é mesmo isto que ele quer e fazê-lo ver que um animal é como um filho que não podemos devolver quando nos apeteçer e se virem que então é mesmo isto que querem força nessa adopção e boa sorte. Va dando noticias e se adoptarem algum amiguinho de 4 patas poste fotos depois para conheçer-mos o surtudo ;)
meandyou
Membro
Registado: quarta mar 07, 2007 9:54 pm

quinta mar 10, 2011 4:42 pm

Não se esqueçam de uma coisa importante. As idas ao veterinário são importantes e pelo deverão ser feitas com frequência necessária deverá tomar consciência de que será você encarregue disso sempre. ;)
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quinta mar 10, 2011 4:56 pm

É de facto uma questão muito pertinente...
É como num tópico que há tempos abriram (desculpem mas estou com preguiça de procurar) se os idosos deviam ou não ter animais...
Yonisia fale com o seu sogro e perceba até que ponto ele está disposto a tratar do cão, fale também com o vizinho que se disponibilizou a ficar com o cão nas ausências do seu sogro e pergunte-lhe se houvesse caso de necessidade se ele ficava com o cão...
Outro ponto não menos importante, o seu sogro já teve cães??? Se sim como os tratava? (estavam presos, estavam com corrente, iam ao vet levar vacinas, etc.)

Boa Sorte e espero que tome a melhor decisão para todos ;)

editei para corrigir o nome da forista (peço desculpa anasabreu :oops: )
Última edição por MaguiC em quinta mar 10, 2011 5:11 pm, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
anasabreu
Membro Veterano
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quinta mar 10, 2011 4:59 pm

Eu?! Mas o tópico não é meu... :D
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quinta mar 10, 2011 5:08 pm

anasabreu Escreveu:Eu?! Mas o tópico não é meu... :D
UPS!!!! :lol:
Vou editar!!!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
anasabreu
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 10, 2011 5:14 pm

:wink: :D
<p>Ana Abreu</p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Responder

Voltar para “Cães”