Ajuda! Por favor!Um dos meus gatos não tolera o cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
alexsousa
Membro
Mensagens: 88
Registado: segunda mai 24, 2010 9:17 am

quinta mar 10, 2011 3:25 pm

enho 3 gatos de diversas idades. Uma persa de 08 anos, o Tobias com 1 e 3 meses e o Simão com 11 meses. Estes dois ultimos são os melhores amigos. À cerca de 15 dias recebemos um cão com 5 meses, que foi abandonado e que a pessoa que o encontrou não podia ficar com ele. O Brás, não tem medo de gatos antes bem pelo contrario já brincava com os da senhora que o encontrou. O problema é que a relação com o Simão tem vindo a melhorar, já "brincam" um com o outro, correm atrás um do outro. O Simão não tem medo do Brás. O pior é o Tobias, que não acha graça nenhuma a essas brincadeiras. Achamos que ele pensa que o Brás está a agredir o Simão. Ficou completamente enfurecido, corre atrás do Brás de garra aberta e ontem fez lhe um valente arranhão na orelha. Está sempre a intimida-lo e procura nitidamente o Brás para o intimidar, mesmo quando os separo não para de miar até abrirmos a porta e lá vai ele "rosnar" e bufar atrás do Brás.Nunca ficam juntos quando não estamos em casa. Continuam a dormir connosco e quando estamos em casa partilham o espaço da casa. O Brás é meiguinho e calmo só fica meio excitado quando anda nas correrias com o Simão e ladra um pouco.
Há quem tenha passado por experiência semelhante? Eu já só quero que o Tobias o tolere, acho que nunca vão ser amigos. mas gostava de ter 5 minutos de sossego e não passar parte do tempo atrás do Tobias com medo!
Aceito conselhos, ajudas, criticas.....qualquer coisa....
Obrigado
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 11, 2011 3:49 pm

Só se passaram duas semanas... é pouco tempo, entende?

é continuar a supervisionar a convivência entre ambos e ter o cuidado de manter as unhas do gato curtas para não ferir o cachorro. Dê-lhes tempo, há gatos que nunca chegam a fazer amizade com um cão mas acabam por tolerá-los. é sempre muito mais complicado (e perigoso para o gato) quando é o cão o intolerante.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

carolinas
Membro Veterano
Mensagens: 343
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

sábado mar 12, 2011 7:21 pm

tenho uma gata e um cão. quando o meu cao veio aqui pra casa com 3 meses, a minha gata ja tinha 2 anos e meio. Desde esse dia que continua com o mesmo feitio para com o cão: agressiva, mázinha até. Esconde-se para quando ele passar o atacar, vai atrás dele para lhe bater, etc, etc. O meu cão é tamanho médio (!!!) e tem medo dela, ainda bem que não lhe faz frente.
O que eu faço é repreender a minha gata. Já sei que ela nunca vai gostar e dar-se bem com ele, mas tanto um como outro desde o dia que entraram aqui em casa passaram a fazer parte da família. O seu gatinho ainda é muito pequeno, muito vivaz... vai ver que com o tempo ele acalma mas pode nunca vir a gostar do cão. Nem tudo é um mar de rosas.
SaRiNhaHh
Membro
Mensagens: 167
Registado: quinta nov 15, 2007 6:42 pm
Localização: 3 cães e 1 gato

sábado mar 12, 2011 7:29 pm

Eu tenho 4 cães e um gato, mais velho que qualquer um dos cães, e ele adaptou-se bem, de vez em quando ainda bufa aos mais novos, mas porque estes são chatos..
Pode ser que com o tempo até se tolerem..ou fiquem amigos. O meu Maroto(gato) adorava o Snoopy(que ja não está entre nós), brincavam e até dormiam juntos.. :wink:
alexsousa
Membro
Mensagens: 88
Registado: segunda mai 24, 2010 9:17 am

terça mar 15, 2011 3:55 pm

Obrigado!! Acho mesmo que eles não vão ser AMIGOS. Revejo as atitudes do meu Tobias na do/Carolinas, e partilho a sua filosofia, quando entram em casa são todos membros da família e lá vamos ter que nos adaptar. O meu cão de facto já tem medo dele, e já se "protege". O Tobias se esconde para o atacar quando o Brás está nas suas brincadeiras com os brinquedos. Enfim, é como os xi-xis e afins, é preciso paciência e vigilância. Já tivemos na semana passada uma orelha de Brás arranhada.....
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça mar 15, 2011 5:15 pm

carolinas Escreveu:Desde esse dia que continua com o mesmo feitio para com o cão: agressiva, mázinha até. Esconde-se para quando ele passar o atacar, vai atrás dele para lhe bater, etc, etc. O meu cão é tamanho médio (!!!) e tem medo dela, ainda bem que não lhe faz frente.
ehehe, a minha Chamarrita é assim má... Além das emboscadas, chega a chamar a cadela Flor só mesmo para lhe bater. Mas a pior que esta gata fez foi mesmo sacar uma caixa de ansiolíticos da caixa dos medicamentos e deixá-la "à mão de semear". Tendo em conta que a Flor é meio desvairada, a sorte dela foi eu ter ido a casa à hora de almoço: percebi que não estava bem e encontrei a caixa dos comprimidos desfeita, com mais de 15 desaparecidos da embalagem e outros parcialmente mastigados. Portanto, até tentativa de homicídio houve... :lol: a cadela, coitada, foi criada com gatos e sabe bem que eles podem ser perigosos. Mas a verdade é que, fora um ou outro risquito no nariz da cadela, ou umas crostinhas no alto do totiço, nada de grave acontece, a gata diverte-se a ser má, não se trata de verdadeira aversão.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça mar 15, 2011 5:25 pm

Chamarrita Escreveu:
carolinas Escreveu:Desde esse dia que continua com o mesmo feitio para com o cão: agressiva, mázinha até. Esconde-se para quando ele passar o atacar, vai atrás dele para lhe bater, etc, etc. O meu cão é tamanho médio (!!!) e tem medo dela, ainda bem que não lhe faz frente.
ehehe, a minha Chamarrita é assim má... Além das emboscadas, chega a chamar a cadela Flor só mesmo para lhe bater. Mas a pior que esta gata fez foi mesmo sacar uma caixa de ansiolíticos da caixa dos medicamentos e deixá-la "à mão de semear". Tendo em conta que a Flor é meio desvairada, a sorte dela foi eu ter ido a casa à hora de almoço: percebi que não estava bem e encontrei a caixa dos comprimidos desfeita, com mais de 15 desaparecidos da embalagem e outros parcialmente mastigados. Portanto, até tentativa de homicídio houve... :lol: a cadela, coitada, foi criada com gatos e sabe bem que eles podem ser perigosos. Mas a verdade é que, fora um ou outro risquito no nariz da cadela, ou umas crostinhas no alto do totiço, nada de grave acontece, a gata diverte-se a ser má, não se trata de verdadeira aversão.
Com o tempo, o cachorro deixa de ser tão impetuoso e o gato vai dar-se bem com ele. O meu gato Papuça é maior e mais pesado que as minhas rafeirosas. Quando elas chegaram ele decidiu que não seria amigo delas, embora adorasse os pa. Mas agora, que as cadelas, são mais velhas e estão muito mais calmas, o Papuça sempre que consegue roubar algo que esteja a descongelar, partilha o petisco com elas.
Maria João
Pequebrado
Membro Veterano
Mensagens: 5359
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm
Localização: os meus e os que são meus temporariamente :)

quarta mar 16, 2011 10:54 am

alexsousa, em 2008 levei para casa um cão abandonado onde estava um comité de recepção de 9 gatos - os 1ºs dias foram para esquecer...
com o passar do tempo o Manoel ganhou coração de gato...
Quando me é possível abrigo peludos abandonados na zona, o que quer dizer que há nova fase de adaptação - depois acho graça porque o recém-chegado observa atentamente as brincadeiras do Manoel com os peludos e acaba por aceitar o paz d'alma :lol:
O Tobias deve estar com uma crise ciúmes e é uma questão de ele perceber que ganhou mais um amigo :lol:
Dê uma hipótese ao cachorro :wink:
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”