Irreverência da adolescência canina ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

sexta mar 11, 2011 12:04 pm

Pois que a minha Mª.Rita, a luz dos meus olhos, o orgulho do lado nascente da minha rua, anda armada em parva.

A 1 semana de fazer 5 meses, está-lhe a dar para a parvoice e para a irreverência.

Já tinha apreendido alguns comandos, já estava quase completamente habituada a não fazer necessidades em casa, já dava algum descanso à gata, já andava "sem trela" à minha voz e não se desviava do caminho e nas caminhadas pela serra seguia sempre o caminho que definiamos.

Agora, inferniza a vida à gata, dos comandos que vinha aprendendo só o senta é infalivel, anda na rua constantemente à procura de porcarias para comer e ao contrário do que acontecia antes (em que bastava eu dizer larga para ela cuspir o tivesse na boca) quando a repreendo engole tudo o que tem na boca antes de chegar a ela.
Voltou a fazer mais necessidades em casa, a inibção à mordida regrediu, e sempre que sente a trela solta dá uns arranques que mais parece a minha moto e põe-se ao fresco e volta quando lhe apetece ou quando já comeu tudo o que o chão do jardim lhe ofereçe.
Até andar à trela parece que desaprendeu, para além dos saltos, tenta desesperadamente soltar-se da trela, anda aos ziguezagues e anda em yo-yo constantemente, coisa que já não fazia desde os 3,5 meses...

E o que me está a dar cabo da cabeça é que não houve nenhuma alteração de rotinas nem do meio ambiente dela...nada, está tudo na mesma.
É de longe o cão mais imprevisivel e mais resistente a qualquer tipo de disciplina que já tive e sinceramente estava satisfeito com o que já tinha conseguido com ela,o que me deixa mais confuso é sentir que perdeu a ligação que tinha comigo como dono.
É a primeira vez que me acontece esta quebra de ligação e esta regreção na educação de um cão.
Neste momento estou sem ideias acerca do caminho a seguir com a orelhuda...Alguém tem?
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
neiquel
Membro Júnior
Registado: quinta nov 05, 2009 2:19 pm

sexta mar 11, 2011 12:47 pm

O meu gordo também passou por uma fase parvinha por volta dos 6 meses, insisti com o que estava a ensinar-lhe até aqui e mudei as recompensas de festinhas para biscoitos :) O que é certo é que agora esta de novo no bom caminho (com excepção do medo que tem a estranhos e à roupa estendida nas janelas... :( ) Mas foi só insistir com ele, agora claramente não mudou assim tão radicalmente comparado com a sua, não sei se o mesmo método resultaria... Verdade seja dita o meu gordo é um maricas, de macho alfa tem zero :)
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

domingo mar 13, 2011 10:59 am

Olá Zefe!

Eu estou a passar por essa irreverência pela 2ªvez, sendo que da 1ª com o Picasso que tem 7kg mas que é uma "pilha" de energia concentrada, deixou pura e simplesmente de obedecer, porquê? Passa a fase em que a única coisa importante é agradar aos donos e começa a achar interessante marcar o seu território, as cadelas começam a ter muito interesse :lol: e não lhe apetece vir ao comando dos donos porque tem um mundo para descobrir! A terrível adolescência...

O nosso cachorro Matisse começou à poucas semanas nesta fase, é mais obediente que o Picasso porque o tempo despendido em treino foi muito superior e também pela própria personalidade dele, a questão aqui é que eles não desaprenderam, simplesmente nesta fase não querem dar-nos ouvidos (neste ponto são parecidos a nós humanos)

O que o treinador tem dito é que devemos ser consistentes, e nesta fase não ensinar coisas novas, consolidar o que já foi aprendido em sítios com poucas distracções para facilitar a concentração e em treinos curtos de 10min.

A boa noticia? Eles tornam-se cães equilibrados em adultos após ultrapassarem esta fase se tiverem tido em cachorros a socialização correcta , isto é, vai ter de volta a sua menina obediente!.

Miraculosamente quase de uma semana para a outra o Picasso voltou a obedecer e a vir à chamada, consigo neste momento dar passeios com ele na mata e na praia com ele solto e tenho confiança (algo que naquela altura não pensei recuperar tão rápido)

O pior é que o meu cachorrão vai ultrapassar esta fase lá para os 3 anos :twisted: à que ter muita paciência e ser perseverante!

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Cães”