Fêmea continua a atrair os machos....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Silbita
Membro
Registado: terça jul 20, 2010 2:34 pm

terça mar 22, 2011 2:25 pm

Boa tarde

A minha Basset iniciou o 1º cio meados de Janeiro, tudo normal, conforme já li, desde o sangramento, o inchaço da vulva, etc

O estranho e que me preocupa bastante, apesar do veterinário não dar importância, é que os cães até hoje ainda a querem "montar" :o

Estamos a 22 de Março, ou seja, há mais de 2 meses que isto começou...
Alguém me pode dar um conselho? O veterinário, limita-se a perguntar se ela aceita os machos, o que não acontece, ela só aceitou durante uns dias após o sangramento ter terminado.

Até o macho que adquirimos agora, com 2 meses e meio não a larga.... É chato e preocupante..... :cry:

Alguem com conhecimentos acerca desta situação, agradeço...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mar 22, 2011 2:36 pm

Só é chato, não é preocupante. Se o fosse, o seu veterinário teria intervido.

Acho que isso acontece com todas as cadelas. O cio terminou, mas as hormonas ainda não estabilizaram por completo e a cadela continua a emitir sinais odoríferos aos machos. Ténues, mas o suficiente para os excitar.

Tenha paciência e afaste os machos insistentes, não há mais o que possa fazer. Isso vai passar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Silbita
Membro

terça mar 22, 2011 2:43 pm

LuluB,

Fico bem mais descansada se diz que é normal acontecer...
É que mesmo ela está diferente, mais "mole", mais apática... Espero que passe bem rápido.
Imagine o pequeno de 2 meses e pouco em cima dela.... e fica aflito o rapaz, porque ela não deixa.... :)
Só visto, estas hormonas....

Obrigada
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mar 22, 2011 2:46 pm

http://www.distritosdeportugal.com/site ... o/caes.htm

estádios do ciclo éstrico da cadela são o proestro, estro, diestro e anestro.

Proestro – com a duração de 10 dias.

Estro – duração de 7 a 9 dias.

Diestro – duração de 60 dias.

Anestro – duração de 4 meses.

Proestro - Esta fase tem uma duração de 9 a 10 dias. É a fase de preparação do útero para a aceitação dos óvulos fecundados, Verifica-se uma cornificação do epitélio vaginal que se torna útil para exames citológicos. A vulva fica inchada e observa-se um corrimento vulvar sanguinolento (este corrimento é indicativo do início do ciclo éstrico, enquanto a menstruação nas mulheres é o fim do ciclo éstrico, se não houver fecundação do ovulo). A cadela nesta fase não aceita os cães, embora estes mostrem grande excitabilidade.

Estro - Tem a duração de 7 a 9 dias. A cadela fica receptiva ao coito (aceita o cão). Afasta a cauda para o lado e inclusive procure os machos. 0 momento óptimo para o acasalamento são 2 dias após inicio do estro. Pode-se recorrer à taxa de progesterona, que aumenta nesta fase. Caso não se queira que a cadela engravide, devera ficar fechada, durante toda esta fase. Durante o estro, o corrimento sanguinolento para, surgindo um bastante menor e esbranquiçado. Uma só copula será o necessário para que a ca­dela fique coberta. Por vezes executam-se 2 copulas com um intervalo de 48 horas, Uma cadela produz vários óvulos e poderá ter filhos de vários cães duran­te a mesma gestação, se for "coberta" por vários machos durante esta fase.

Diestro - Esta fase tem a duração de 60 dias. 0 diestro acaba quando surge o parto ou decorridos 2 meses se a cadela não engravidou. É nesta altura que surgem as pseudogestações ou gravidezes psicológicas, com um aumento do tecido mamário e produção de leite, mesmo quando a cadela não engravidou. Esta activação do tecido mamário, tem a sua origem nos ancestrais lobos, pois todas as fêmeas aleitavam as crias, mesmo que não tivessem crias próprias.

Anestro - É a fase de repouso sexual que dura aproximadamente 4 a 5 meses (as cadelas têm cio de 6 em 6 meses). Termina, quando surge novamente o próximo cio, com o aparecimento de corrimento sanguinolento (proestro).

As cadelas durante o cio alteram um pouco o comportamento, podendo tornar-se mais meigas, mas também mais desobedientes.

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
TouTeaVer
Membro
Registado: terça dez 21, 2010 10:01 pm

terça mar 22, 2011 2:52 pm

Se o cio foi há 2 meses, poderá estar com uma piómetra, que causa aos machos igual comportamento como quando estão com o cio. Convém levar a cadela ao vet, para despiste.
Silbita
Membro

terça mar 22, 2011 3:05 pm

TouTeaVer Escreveu:Se o cio foi há 2 meses, poderá estar com uma piómetra, que causa aos machos igual comportamento como quando estão com o cio. Convém levar a cadela ao vet, para despiste.
Por desconhecer o termo, efectuei pesquisa no google, isso é muito preocupante! Será? Fico tão irritada, quando somos nós que temos que imaginar os problemas, sejam médicos ou veterinários, nem sequer se lembram... :(
Silbita
Membro

terça mar 22, 2011 3:07 pm

nicasxi Escreveu:http://www.distritosdeportugal.com/site ... o/caes.htm
estádios do ciclo éstrico da cadela são o proestro, estro, diestro e anestro.
Proestro – com a duração de 10 dias.

Estro – duração de 7 a 9 dias.

Diestro – duração de 60 dias.

Anestro – duração de 4 meses.

Proestro - Esta fase tem uma duração de 9 a 10 dias. É a fase de preparação do útero para a aceitação dos óvulos fecundados, Verifica-se uma cornificação do epitélio vaginal que se torna útil para exames citológicos. A vulva fica inchada e observa-se um corrimento vulvar sanguinolento (este corrimento é indicativo do início do ciclo éstrico, enquanto a menstruação nas mulheres é o fim do ciclo éstrico, se não houver fecundação do ovulo). A cadela nesta fase não aceita os cães, embora estes mostrem grande excitabilidade.

Estro - Tem a duração de 7 a 9 dias. A cadela fica receptiva ao coito (aceita o cão). Afasta a cauda para o lado e inclusive procure os machos. 0 momento óptimo para o acasalamento são 2 dias após inicio do estro. Pode-se recorrer à taxa de progesterona, que aumenta nesta fase. Caso não se queira que a cadela engravide, devera ficar fechada, durante toda esta fase. Durante o estro, o corrimento sanguinolento para, surgindo um bastante menor e esbranquiçado. Uma só copula será o necessário para que a ca­dela fique coberta. Por vezes executam-se 2 copulas com um intervalo de 48 horas, Uma cadela produz vários óvulos e poderá ter filhos de vários cães duran­te a mesma gestação, se for "coberta" por vários machos durante esta fase.

Diestro - Esta fase tem a duração de 60 dias. 0 diestro acaba quando surge o parto ou decorridos 2 meses se a cadela não engravidou. É nesta altura que surgem as pseudogestações ou gravidezes psicológicas, com um aumento do tecido mamário e produção de leite, mesmo quando a cadela não engravidou. Esta activação do tecido mamário, tem a sua origem nos ancestrais lobos, pois todas as fêmeas aleitavam as crias, mesmo que não tivessem crias próprias.

Anestro - É a fase de repouso sexual que dura aproximadamente 4 a 5 meses (as cadelas têm cio de 6 em 6 meses). Termina, quando surge novamente o próximo cio, com o aparecimento de corrimento sanguinolento (proestro).

As cadelas durante o cio alteram um pouco o comportamento, podendo tornar-se mais meigas, mas também mais desobedientes.

Obrigada!
mas ela não tem sintomas desses.... :?: :roll:
TouTeaVer
Membro
Registado: terça dez 21, 2010 10:01 pm

terça mar 22, 2011 3:13 pm

Silbita Escreveu:
TouTeaVer Escreveu:Se o cio foi há 2 meses, poderá estar com uma piómetra, que causa aos machos igual comportamento como quando estão com o cio. Convém levar a cadela ao vet, para despiste.
Por desconhecer o termo, efectuei pesquisa no google, isso é muito preocupante! Será? Fico tão irritada, quando somos nós que temos que imaginar os problemas, sejam médicos ou veterinários, nem sequer se lembram... :(
é uma hipótese, que deverá ser vista por um vet. Há exames que confirmam ou não uma piómetra. Geralmente os donos de cadelas que têm piómetra queixam-se disso, de que os cães não as largam...

Se puder, vá ao vet, o quanto antes.
Silbita
Membro

terça mar 22, 2011 3:38 pm

TouTeaVer Escreveu:
Silbita Escreveu:
é uma hipótese, que deverá ser vista por um vet. Há exames que confirmam ou não uma piómetra. Geralmente os donos de cadelas que têm piómetra queixam-se disso, de que os cães não as largam...

Se puder, vá ao vet, o quanto antes.
Já liquei para lá, vou hoje a tarde. Ainda no Sábado lá estive e não fizeram caso :evil:

Obrigada, pois mais vale prevenir
Silbita
Membro

quinta mar 31, 2011 8:33 am

Olá,

Não tenho tido possibilidadede cá vir, mas queria apenas dizer, o que pode ser útil noutros casos, é que o veterinário fez uma ecografia e uma biopsia, o que revelou que se trata apenas de um cio descontrolado. Não há infecção, o que me deixou mais descansada! :D
Explicou-me que até aos 2 anos de idade há femeas que são descontroladas no que diz respeito ao cio, podem ser longos (é o caso), como podem repetir o cio sem o intervalo habitual de 6 meses, com ou sem sangramento, o que se torna bastante perigoso, uma vez que o dono pode até nem se aperceber da presença do cio...
Então a Bacci o que tem são as hormonas aos saltos... :lol: daí os cães ainda a procurarem....
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta mar 31, 2011 11:21 am

Ainda bem que não era nada de mais grave... :D
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta mar 31, 2011 11:24 am

Silbita Escreveu:...
Então a Bacci o que tem são as hormonas aos saltos... :lol: daí os cães ainda a procurarem....
Bem lho tinha dito. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Silbita
Membro

quinta mar 31, 2011 2:09 pm

bhess Escreveu:Ainda bem que não era nada de mais grave... :D
É verdade! :D
Silbita
Membro

quinta mar 31, 2011 2:09 pm

LuluB Escreveu:
Silbita Escreveu:...
Bem lho tinha dito. :D
:D São umas malucas as meninas :D
Responder

Voltar para “Cães”