Dão comida ao meu cão sem eu saber

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jbarreto
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: sábado jun 05, 2010 12:58 pm

sexta mar 25, 2011 8:56 pm

Boa noite,

Sou dono de um Labrador creme na zona de Mem-Martins, e moro numa vivenda. O cão tem umas "feições" muito amigáveis e toda a gente que passa na rua vem para lhe fazer festas... Nunca vi uma coisa assim, mas a verdade é que já tive mais de 10 pessoas junto ao muro a chamar o cão.
O cão tem muito espaço para correr e brincar, e come ração da ProPlan que é pesada para seguir à risca as recomendações do veterinário.
O cão tem se tornado muito mais gordo e pesado, e o veterinário diz que lhe pode estar a fazer mal porque ele é muito novo. Bem sei que o Labrador é um cão com tendência para engordar, mas o problema que vos exponho é diferente.
Tenho uma ou várias pessoas que andam a alimentar o cão pelo muro... Já encontrei de tudo lá, desde sandes, arroz com carne, ossos e pode haver outras coisas que nunca vou sequer pensar...
Não estou a pensar em fechar o muro porque não quero o cão isolado da rua porque ele gosta muito de olhar para quem passa, e mete-se em cima de duas pedras que tenho dentro de casa feito sentinela. Também não lhe vou reduzir a dose diária de ração porque essa sim é a comida que lhe faz bem... queria saber o que vocês fariam nesta ocasião. O cão pode estar a comer coisas que lhe fazem mal como chocolate, e ossos de frango.
Já tentei que ele não comesse coisas que atiro lá de fora, mas bom... ele é um Labrador... até cartas ele rouba ao carteiro...
Já pensei também em pôr uma placa visível da rua para ninguém alimentar o cão, mas não vou ter uma placa como o jardim zoológico tem para não alimentar os animais...

O cão está de facto a ficar muito gordo e pode estar a afectar várias coisas como a nível cardíaco... estou a ficar preocupado e queria saber o que vocês fariam se fosse o vosso cão.

Obrigado,
fjpfernandes
Membro
Mensagens: 70
Registado: segunda ago 23, 2010 11:22 am

sexta mar 25, 2011 9:31 pm

jbarreto Escreveu:Boa noite,

Sou dono de um Labrador creme na zona de Mem-Martins, e moro numa vivenda. O cão tem umas "feições" muito amigáveis e toda a gente que passa na rua vem para lhe fazer festas... Nunca vi uma coisa assim, mas a verdade é que já tive mais de 10 pessoas junto ao muro a chamar o cão.
O cão tem muito espaço para correr e brincar, e come ração da ProPlan que é pesada para seguir à risca as recomendações do veterinário.
O cão tem se tornado muito mais gordo e pesado, e o veterinário diz que lhe pode estar a fazer mal porque ele é muito novo. Bem sei que o Labrador é um cão com tendência para engordar, mas o problema que vos exponho é diferente.
Tenho uma ou várias pessoas que andam a alimentar o cão pelo muro... Já encontrei de tudo lá, desde sandes, arroz com carne, ossos e pode haver outras coisas que nunca vou sequer pensar...
Não estou a pensar em fechar o muro porque não quero o cão isolado da rua porque ele gosta muito de olhar para quem passa, e mete-se em cima de duas pedras que tenho dentro de casa feito sentinela. Também não lhe vou reduzir a dose diária de ração porque essa sim é a comida que lhe faz bem... queria saber o que vocês fariam nesta ocasião. O cão pode estar a comer coisas que lhe fazem mal como chocolate, e ossos de frango.
Já tentei que ele não comesse coisas que atiro lá de fora, mas bom... ele é um Labrador... até cartas ele rouba ao carteiro...
Já pensei também em pôr uma placa visível da rua para ninguém alimentar o cão, mas não vou ter uma placa como o jardim zoológico tem para não alimentar os animais...

O cão está de facto a ficar muito gordo e pode estar a afectar várias coisas como a nível cardíaco... estou a ficar preocupado e queria saber o que vocês fariam se fosse o vosso cão.

Obrigado,


e se pusesse uma rede?é mais dificil para o alimentarem e pode ver o que se passa lá fora
pacoo
Membro Veterano
Mensagens: 807
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

sexta mar 25, 2011 9:34 pm

a placa que você tinha sugerido não é má ideia. até um certo ar cómico ao seu jardim :)
Acaldeira
Membro Veterano
Mensagens: 1375
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

sexta mar 25, 2011 9:43 pm

É extremamente perigoso o facto de ele se habituar a comer de pessoas fora da propriedade, pois tem que ter em atenção o perigo de envenenamento.

Das duas uma ou veda o jardim de modo a que a visibilidade para o interior e vice-versa seja nula ou prende o cão dentro de casa ou canil enquanto estiver fora de casa.
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬


Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175


American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

chinchilavis
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta mar 25, 2011 9:54 pm

Acaldeira Escreveu:É extremamente perigoso o facto de ele se habituar a comer de pessoas fora da propriedade, pois tem que ter em atenção o perigo de envenenamento.

Das duas uma ou veda o jardim de modo a que a visibilidade para o interior e vice-versa seja nula ou prende o cão dentro de casa ou canil enquanto estiver fora de casa.
Concordo em absoluto. Nada de confiar em quem lhe deita comer. Refilar com eles é mau, pois podem vingar-se no animal. Coloque rede daquela fina. Ele vê mas não lhe podem deitar comida.
jbarreto
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: sábado jun 05, 2010 12:58 pm

sexta mar 25, 2011 10:17 pm

Boa noite,

Tenho medo de refilar com as pessoas pois elas podem vingar-se no cão e envenena-lo. Mas também não queria nem fechar o muro com grade, nem fechar o cão pois ele tem muito sítio para brincar e correr e já está habituado a isso, sou contra quem fecha os animais, eles são para ser criados à vontade.
Acaldeira
Membro Veterano
Mensagens: 1375
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

sexta mar 25, 2011 10:47 pm

jbarreto Escreveu:Boa noite,

Tenho medo de refilar com as pessoas pois elas podem vingar-se no cão e envenena-lo. Mas também não queria nem fechar o muro com grade, nem fechar o cão pois ele tem muito sítio para brincar e correr e já está habituado a isso, sou contra quem fecha os animais, eles são para ser criados à vontade.

Tudo bem, então quando acontecer um acidente que pelo que descreveu, poderá não faltar muito não chore okay? :) Porque no fundo manteve-se fiel aos seus ideias...
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬


Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175


American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

KaluGold
Membro Veterano
Mensagens: 616
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

sexta mar 25, 2011 10:49 pm

jbarreto Escreveu:Boa noite,

Tenho medo de refilar com as pessoas pois elas podem vingar-se no cão e envenena-lo. Mas também não queria nem fechar o muro com grade, nem fechar o cão pois ele tem muito sítio para brincar e correr e já está habituado a isso, sou contra quem fecha os animais, eles são para ser criados à vontade.
Se o cão continuar a comer tudo o que lhe dão.. arrisca-se a muita coisa.. sendo uma delas envenenado.

O meu cão teve há pouco tempo uma gastroentrite.. graças à comida que a minha mãe lhe dava à socapa... agora no seu caso, nem sabe quem lhe dá de comer, nem sabe o que come. Sim há muitas coisas que podem fazer mal ao seu cão! E se realmente está a ficar muito obeso, mais complicado é... Penso que é preferível arranjar uma solução que isole o cão das pessoas que lhe dão de comer... (seja placa, seja rede... o que for)... do que ficar sem cão à custa disto.
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta mar 25, 2011 10:55 pm

A opção da rede é a melhor, penso eu. Não tirando visibilidade, impede contacto, se bem que podem sempre atirar comida por cima da vedação.
Em vez de se mostrar chateado com as pessoas tente explicar-lhes a situação, que o veterinário recomendou que não lhe deveriam dar outra comida que não a ração, que não é nada contra o que lhe dão mas que são muitas pessoas a fazer o mesmo e cão está a perder saude pelo excesso de peso.
Claro que a capacidade das pessoas para ouvir isto depende muito da mentalidade/conhecimento das mesmas. Pode sempre sugerir que em vez de o alimentarem, que o afaguem, brinquem, etc. Talvez tentando compara a situação com a de uma criança a quem dão muitos rebuçados ajude. Eu ficaria seriamente incomodada se soubesse que as pessoas dão comida ao meu cão.

O meu vizinho do lado adora cães e costuma comprar biscoitos de cão para a minha cadela, pedi-lhe para não se exceder nas quantidades, pois não quero que engorde. Ele compreende e por vezes vejo-o dar-lhe um biscoito através do muro mas a cadela não está com excesso de peso.
VascoV2
Membro Veterano
Mensagens: 1166
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
Localização:

sexta mar 25, 2011 11:21 pm

[quote="jNão estou a pensar em fechar o muro porque não quero o cão isolado da rua porque ele gosta muito de olhar para quem passa, e mete-se em cima de duas pedras que tenho dentro de casa feito sentinela. ,[/quote]

Então tudo que lhe digam é inútil.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
FeelingNerD
Membro Veterano
Mensagens: 875
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

sábado mar 26, 2011 1:31 am

Acho que se alguem realmente pensar em envenenar o cão, dá se ao trabalho de atirar por cima do muro se a rede fininha impedir ou mesmo cortar a rede.
Se for só para impedir que quem passa o alimente mesmo que sem más intenções fechar o muro ou talvez até a placa resultasse, mas se não está virado para nenhuma das opções.
E o cão tem sempre oportunidade de ver a rua durante os passeios, e durante o dia não é como se estivesse num sitio com pouco espaço em que só se pudesse entreter a ver a rua.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
ovcharka
Membro Veterano
Mensagens: 736
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Localização: Terrier negro da russia

sábado mar 26, 2011 8:37 am

Se as pessoas lhe dao comda, é porque gostam do cao, pois entao nao me parece que essas mesmas pessoas venham a envenenar o cao por vingança. a soluçao é ensiná-lo a comer só da tigela dele. Dá trabalho? Imenso! Mas é a unica forma.
BrownEye
Membro Veterano
Mensagens: 1152
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Localização: caes e tartarugas terrestres

sábado mar 26, 2011 8:45 am

pacoo Escreveu:a placa que você tinha sugerido não é má ideia. até um certo ar cómico ao seu jardim :)
Eu, se estivesse na mesma situação, optaria pela placa, sem dúvida.
MFPJ
Membro Veterano
Mensagens: 604
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sábado mar 26, 2011 1:18 pm

ovcharka Escreveu:Se as pessoas lhe dao comda, é porque gostam do cao, pois entao nao me parece que essas mesmas pessoas venham a envenenar o cao por vingança. a soluçao é ensiná-lo a comer só da tigela dele. Dá trabalho? Imenso! Mas é a unica forma.
Depende muito das pessoas em questão... olhe que já vi não poucas situações em que pessoas estavam a dar festinhas ou comer a um cão, parecendo confiáveis, e depois lhe mandaram um biqueiro ou lambada porque o animal se entusiasmou e lhes "saltou" ou tocou sujando-lhes a ropinha...

Como já foi dito, falar calmamente com as pessoas e explicar que aquelas comidas lhe estão a fazer mal, e colocar uma rede a impedir o acesso(próximo) do cão ao "gradeamento" deverão resultar.

Pessoalmente nem esse risco correria, só andava livremente no jardim quando o pudesse "controlar", o resto do tempo ficaria em casa ou "espaço exterior à prova de incidentes".
Patadas
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm
Localização: Each animal in Farmville

sábado mar 26, 2011 1:54 pm

Ou ensina o labrador ou ensina as pessoas! =D
Responder

Voltar para “Cães”