Golden Retriever / Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fiacat
Membro Júnior
Registado: terça abr 05, 2011 9:37 am

terça abr 05, 2011 9:51 am

Bom Dia :D

Esta é a minha primeira participação, espero que não sejam muito mauzinhos :oops:
Estamos a ponderar ter em casa mais um amigo de 4 patas (já temos 2 gatas lindas) e gostava de vos pedir opiniões. Gostamos muito das caracteríscas de ambas as raças e precisamos de saber qual, na vossa opinião, a que se adapta melhor aos seguintes:

- Qual o que se dá melhor com crianças? Temos dois filhos pequenos. Pelo que li parece-me que ambos são pacientes, mas será que o GR é mais tolerante às brincadeiras?
- Qual o mais sociável com outros animais, nomeadamente gatos, temos duas. Li nas características do PA que não se dá muito bem com outros animais em casa :roll: Será mesmo assim?
- Li algures que o PA é um cão que ladra muito...se calhar para apartamento (devido aos vizinhos) é mais complicado... o GR ladra muito ou nem por isso?
- Em termos de casa, vivemos num apartamento que tem um terraço com 50m2. Qual o que se adaptará melhor? Parece-me que vejo mais casos de GR em apartamentos e mais PA em vivendas...

Agradeço desde já toda a ajuda que possam dar.

Sofia
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

terça abr 05, 2011 10:27 am

Por meu gosto pessoal é o PA.
Eu sou da opinião que dependendo do espirito de sacrificio dos donos qualquer cão, generalizando, se adapta a um apartamento, no entanto não esquecer que as 2 raças precisam de cuidados diários de (muito!) exercicio, de escovagens, de alimentação premium e de educação, nem o GR é um urso de peluche, nem o PA é uma fera.

É bom destacar também, que tanto uma como a outra são cães de grande actividade, que precisam de estimulo fisico e mental dos donos, são cães que têm gerações e gerações de aperfeiçoamento no que diz respeito a performances em trabalho e como tal não servem para ficarem fechados num terraço durante a maior parte da semana.
Última edição por ZeFe em terça abr 05, 2011 10:45 am, editado 1 vez no total.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

terça abr 05, 2011 10:30 am

Vou falar do Golden, que é o que conheço. De certeza que surgiram algusn foristas com PAs para dar opinião e assim pode comparar.

Da experiência que tenho, o Golden é um cão muito paciente, tolerante e dócil, dá-se bem com crianças e com outros animasi, desde que devidamente sociabilizado. A minha é uma paz de alma, deixa que lhe façam tudo e quando na presença de crianças fica mais cuidadosa nos movimentos e menos trapalhona, no entanto, tenha sempre em conta que as crianças devem ser sempre vigiadas e alertadas para que não magoem o animal nas suas brincadeiras. Dá-se também perfeitamente com o meu gato, que a adora.

Outra característica que noto nestes cães é que aprendem facilmente as normas da casa, não são muito electricos nem teimosos, mas precisam de exercício, como qualquer outro animal. A minha fica num terraço durante o dia e passei pelo menos meia hora todos os dias, aos fins-de-semana um pouco mais e não estraga nem se aborrece durante o tempo em que não estamso em casa.

Pode sempre pedir informação aos criadores que sem duvida não vão ter problemas em indiar-lhe se o cão que criam é ou não indicado para as condições que pretende.
boscardini_golden_re
Membro
Registado: sábado fev 25, 2006 1:18 pm

terça abr 05, 2011 10:38 am

Por tudo aquilo que apresenta e embora a minha opinião seja suspeita ..... sem duvida nenhuma a escolha acertada para si será o Golden Retriever.
É um cão que se dá muito bem com outros animais, adapta-se a qualquer modo de vida (apartamentos, quintas, vivendas etc) e para crianças é do melhor.
Sendo super inteligentes (o PA também), super fáceis de ensinar e de compreender o que queremos deles, e com um caracter super equilibrado faz do Golden Retriever um SUPER cão de companhia. Mas isto é a minha opinião(suspeita) LOOOOL
Na minha opinião o Golden necessita mais de atenção do que um PA, mas isso não quer dizer que seja pior...
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça abr 05, 2011 10:51 am

Atenção que TODAS estas características se aplicam a cães PUROS, e não a cães fruto de criações de vão de escada :wink: Se optar pela última, será uma roleta russa... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
ZeFe
Membro Veterano

terça abr 05, 2011 11:01 am

TheOne Escreveu:Atenção que TODAS estas características se aplicam a cães PUROS, e não a cães fruto de criações de vão de escada :wink: Se optar pela última, será uma roleta russa... :roll:
Bem observado. E mesmo quando puros, há excepções...
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
fiacat
Membro Júnior
Registado: terça abr 05, 2011 9:37 am

terça abr 05, 2011 11:15 am

Antes de mais quero agradecer todas as vossas opiniões :)

Gostava de esclarecer que não seria nunca para manter o cão fechado no terraço, mas sim dar-lhe hipótese (como fazemos com as nossas gatas) de ter algum espaço para poderem apanhar uns banhos de sol e água :)
Também a comprar será sempre a um criador inscrito no Clube Português de Canicultura e iniciar aulas de adestramento numa escola de treino canino.
Tenho algum receio que o PA não se dê bem com as gatas. Por acaso falei com um criador de PA e ele disse-me que não aconselhava ter gatos com PA... :( Não sei se é assim tão linear, pois já vi casos que ambos se dão bem...

Obrigada mais uma vez. :wink:
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça abr 05, 2011 11:22 am

Se for habituado às gatas desde cachorrinho, e elas a ele, não vejo porque não um PA!! :o
ZeFe
Membro Veterano

terça abr 05, 2011 11:46 am

Conheço elguns casos de PA's com gatos. Se bem que os gatos já eram residentes e os cães vieram cachorros, como penso ser a sua intenção.
Mesmo nos casos dos que eu conheço em que não são "amigos" pelo menos toleram-se.
<strong>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça abr 05, 2011 11:50 am

Imagem
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

terça abr 05, 2011 1:26 pm

Desculpe mas que tal um boxer? São normalmente bons com outros animais e crianças.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça abr 05, 2011 1:47 pm

fiacat Escreveu:Antes de mais quero agradecer todas as vossas opiniões :)

....
Tenho algum receio que o PA não se dê bem com as gatas. Por acaso falei com um criador de PA e ele disse-me que não aconselhava ter gatos com PA... :( Não sei se é assim tão linear, pois já vi casos que ambos se dão bem...

Nem sequer é necessário habituar de pequenino um pa a gatos. A 1ª vez que entrou um gato em minha casa o cão já estava a entrar na velhice e aceitou o gato tranquilamente após a apresentação do animal. Foi mais custoso o gatinho deixar de bufar de medo ao cão.

Um pa bem sociabilizado, é um cão seguro e portanto dá-se bem com outras espécies, sejam elas quais forem.

Segundo o Dr. Bruce Fogle (perdoem-me se estou a errar o nome do Sr.), um pa é mais seguro com crianças do que um golden retriever mas o labrador é o mais seguro. Uma fêmea é mais delicada com crianças e espécies mais pequenas do que um macho. Não vou contar nada de novo mas lembro-me de um sobrinho que aprendeu a andar agarrado à minha Nina (pa). Era amoroso ver o cuidado com que ela se movia para que o pequenino não caísse.
Maria Jo&atilde;o
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

terça abr 05, 2011 7:21 pm

mjoaomarques Escreveu:

....

Nem sequer é necessário habituar de pequenino um pa a gatos. A 1ª vez que entrou um gato em minha casa o cão já estava a entrar na velhice e aceitou o gato tranquilamente após a apresentação do animal. Foi mais custoso o gatinho deixar de bufar de medo ao cão.

Um pa bem sociabilizado, é um cão seguro e portanto dá-se bem com outras espécies, sejam elas quais forem.

Segundo o Dr. Bruce Fogle (perdoem-me se estou a errar o nome do Sr.), um pa é mais seguro com crianças do que um golden retriever mas o labrador é o mais seguro. Uma fêmea é mais delicada com crianças e espécies mais pequenas do que um macho. Não vou contar nada de novo mas lembro-me de um sobrinho que aprendeu a andar agarrado à minha Nina (pa). Era amoroso ver o cuidado com que ela se movia para que o pequenino não caísse.
Peço desculpa mjoaomarques, mas em que se baseia esse estudo de que o Pa é melhor com crianças do que o Golden ou o contrario? Não duvido que o PA também se de bem com crianças, é uma raça maravilhosa, possivelmente a minha segunda escolha para um cão, mas realmente fiquei sem compreender. Agora existe um termometro que mede a segurança da mistura entre determinadas raças e crianças?
Não digo que não mude a minha opinião se o estudo for fundamentado, mas realmente, assim...acho um pouco estranho :|

Edit: Não pretendo ser hostil nem desagadavel no meu comentario, mas a verdade é que achei um pouco estranho, tenho passado algum tempo com várias pessoas que têm crianças e Goldens e até por ver a minha, e acho uma combinação fantastica. Mais uma vez digo que não duvido que o PA também se dê bem com crianças, apenas não o posso afirmar com certeza por não conhecer tão bem. Qual é o problema do Golden em relação ao PA e ao LAbrador?
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça abr 05, 2011 10:50 pm

joana_boris Escreveu:
Peço desculpa mjoaomarques, mas em que se baseia esse estudo de que o Pa é melhor com crianças do que o Golden ou o contrario? Não duvido que o PA também se de bem com crianças, é uma raça maravilhosa, possivelmente a minha segunda escolha para um cão, mas realmente fiquei sem compreender. Agora existe um termometro que mede a segurança da mistura entre determinadas raças e crianças?
Não digo que não mude a minha opinião se o estudo for fundamentado, mas realmente, assim...acho um pouco estranho :|

Edit: Não pretendo ser hostil nem desagadavel no meu comentario, mas a verdade é que achei um pouco estranho, tenho passado algum tempo com várias pessoas que têm crianças e Goldens e até por ver a minha, e acho uma combinação fantastica. Mais uma vez digo que não duvido que o PA também se dê bem com crianças, apenas não o posso afirmar com certeza por não conhecer tão bem. Qual é o problema do Golden em relação ao PA e ao LAbrador?
Joana,

Não sei que estudos são, mas vindo do Prof. Bruce Fogle, eu acredito quase "cegamente" :wink:

Só a minha cadela, dobermann, e o meu falecido macho, da mesma raça, é que o cuidado com crianças era quase nulo :twisted: era tudo à bruta, são uns bisontesinhos mavilhosos :lol: :lol: :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta abr 06, 2011 8:11 am

joana_boris Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:

....

Lamento mas no livro não encontro refª ao estudo em que Dr Fogle se terá baseado. O que ele apresenta é uma tabela com as características comportamentais entre as raças mais conhecidas.
O pa não é o melhor em nenhuma das características mas quase sempre é o 2º ou 3º daí ser considerada a raça mais completa.

The One eu acho o pa e o doberman muito idênticos embora a sua raça de eleição seja mais brincalhona e por isso talvez um pouco mais difíceis (enqto jovens) de se concentrarem naquilo que estamos a tentar ensinar. Os pa machos (e já tive bastantes) são também demasiado irrequietos para que as crianças pequenas se sintam à vontade com eles (a não ser que estejam deitados ou sentados quietos, claro). Com esta minha cadela o caso era outro. Ela era realmente extremamente cuidadosa a movimentar-se (e nunca ladrava) ao pé de crianças pequenas mas como foi a única cadela pa que tive não sei se é caract da raça.
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”