Bom ou Mau?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

quarta abr 06, 2011 11:15 pm

Olá a todos!

Pois é ando aqui com uma dúvida e preciso de opiniões...

O Pablo como muitos sabem é um menino muito porreiro e bonacheirão. Tudo temos feito para que este cão cresça bem e equilibrado e até hoje, sinceramente, nunca tivemos problemas com ele na sua forma de estar e ser com pessoas ou outros animais, sendo um companheirão em tudo de novo que nos aconteça.

Pois bem só que o Pablo já não é um cachorro e cresceu e claro tem a sua personalidade.

Esta semana andam aqui em obras atrás do nosso quintal. A certa altura tiveram que entrar no nosso quintal para fazer uns ajustes e como não estávamos em casa só agora soubemos que o senhor Pablo arreganhou a tacha por várias vezes e tentou dar numa de corcodilo aquando passagem de gnus nos rios de África... Ao ponto do pedreiro ter de aqui vir de vassoura e o Pablo arrancar-lha da mão. Nisto não sabemos se foi a brincar ou não pois o Pablo sempre que me vê de vassoura corre e tenta tirar-ma para brincar, no entanto uma pessoa assustada e com medo tende a ver as coisas de maneira diferente.

A questão é que o marido não ficou nada feliz em saber disto. Acha que ele não deveria ter-se comportado assim. Mas na minha opinião ele comportou-se deste modo por não estarmos em casa e para proteger a matilha dele dado que a Pipa andou o tempo todo a fugir do pedreiro e a esconder-se.

Que me dizem? É assim tão mau? Devo rever alguma coisa?

Grata
Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
ralmar
Membro
Registado: terça mar 22, 2011 12:41 am

quarta abr 06, 2011 11:45 pm

O que eu acho é que se devia preocupar mais com quem terá entrado abusivamente na sua propriedade sem pedir licença do que com o animal que supostamente se terá limitado a defender o território seu e dos seus donos o que é perfeitamente natural que aconteça.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta abr 06, 2011 11:59 pm

Eu acho que o Pablo se portou muito bem... estava sozinho em casa e defendeu-a! Se estivesse com os donos e tivesse esse comportamento, aí sim achava errado.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta abr 07, 2011 12:17 am

marianamar Escreveu:Eu acho que o Pablo se portou muito bem... estava sozinho em casa e defendeu-a! Se estivesse com os donos e tivesse esse comportamento, aí sim achava errado.
Exactamente! Ai de quem tente entrar aqui em casa sem nós dizermos ao nosso rafeirito que pode entrar. Nem as mãos podem ter dentro da porta do quintal, que ele morde. O Pablo fez muito bem. Como já foi referido, quem entrou na vossa propriedade sem autorização não tem motivo para reclamar. O Pablo agiu por instinto. Sabe lá ele o que os homens iam fazer a vossa casa, certo? :wink:

Excelente a recuperação do seu menino! :wink:
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta abr 07, 2011 12:57 am

ralmar Escreveu:O que eu acho é que se devia preocupar mais com quem terá entrado abusivamente na sua propriedade sem pedir licença do que com o animal que supostamente se terá limitado a defender o território seu e dos seus donos o que é perfeitamente natural que aconteça.
Exactamente.

Um Boxer sem noção de território e sem instinto de guarda não é um Boxer... ;)

Por acaso havia de ser engraçado, alguém entrar aqui sem autorização... 8)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
MRJN
Membro Veterano

quinta abr 07, 2011 7:47 am

Bom dia!

Obrigada a todos.

Eu não fiquei em nada preocupada com a reacção dele pois achei normal, o marido é que ficou assim pensativo e com receios que um dia ele pudesse fazer algo mais grave a alguém... Tenho perfeita noção que o Pablo connosco em casa entre quem entrar a quem possamos abrir a porta, ele é um cão alegre e convidativo. Mas queria ouvir opiniões de quem tem mais experiência e se por ventura teríamos de alterar alguma coisa na educação.

Quanto aos senhores das obras já pedem para entrar e assim nós fechamo-los em casa ou levamo-los connosco.

Eu, pessoalmente, até que estou bem orgulhosa dele. Nem a vassoura escapou :oops:
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

quinta abr 07, 2011 8:19 am

Diga ao seu marido para não se apoquentar, como já disse várias vezes, o Pablo é um bonacheirão com toda a gente quando está convosco, mas quando não está e tentam entrar na propriedade dele sem os donos por perto é normal o instinto de guarda vir ao de cima.
Parece-me um boxer normal e equilibrado.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta abr 07, 2011 8:24 am

MRJN Escreveu:Bom dia!

Obrigada a todos.

Eu não fiquei em nada preocupada com a reacção dele pois achei normal, o marido é que ficou assim pensativo e com receios que um dia ele pudesse fazer algo mais grave a alguém... Tenho perfeita noção que o Pablo connosco em casa entre quem entrar a quem possamos abrir a porta, ele é um cão alegre e convidativo. Mas queria ouvir opiniões de quem tem mais experiência e se por ventura teríamos de alterar alguma coisa na educação.

Quanto aos senhores das obras já pedem para entrar e assim nós fechamo-los em casa ou levamo-los connosco.

Eu, pessoalmente, até que estou bem orgulhosa dele. Nem a vassoura escapou :oops:
ele fez o que deveria ter feito - tal como outros forista mais entendidos na raça já o disseram! Até os meus minorcas teriam feito o mesmo - só não arreganham a taxa se eu disser que são amigos, quando pessoas estranhas batem à porta! Afinal, trata-se da casa deles e dos donos deles!
Já tenho é saudades de ver fotos dos manos :roll: :oops: :lol:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

quinta abr 07, 2011 9:30 am

concordo que não me parece grave, mas atenção um cão que de facto se pode tornar agressivo quando entram no seu territorio tem que ser mantido num sitio que não seja de facil acesso, não estou de todo a criticar, mas imagine que uma criança põe as maos dentro do portão (como fisse a outro forista) o cão não pode pura e simplesmento morder, se o cão é agressivo quando entram no seu espaço entao é importante que o seu espaço esteja bem delimitado e não seja de facil acesso.
sousa113
Registado: segunda abr 04, 2011 11:53 am

quinta abr 07, 2011 9:47 am

JoanaGoncalves Escreveu:
ralmar Escreveu:O que eu acho é que se devia preocupar mais com quem terá entrado abusivamente na sua propriedade sem pedir licença do que com o animal que supostamente se terá limitado a defender o território seu e dos seus donos o que é perfeitamente natural que aconteça.
Exactamente.

Um Boxer sem noção de território e sem instinto de guarda não é um Boxer... ;)

Por acaso havia de ser engraçado, alguém entrar aqui sem autorização... 8)
É o quê?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta abr 07, 2011 11:18 am

Embora se ache muito bem e muito giro que um cão exerça uma das suas funções institivas: guardar o seu território, há que ter algum cuidado, sim.
Como outra forista já lhe disse, imagine que era uma criança! Ele até tem fama de ser bonacheirão e pachorrento...
Ou que havia um problema qualquer e os bombeiros, por exemplo, precisam de entrar no seu quintal...
Secalhar não perdia nada em limitar-lhe o espaço , no quintal, quando não está ninguem em casa...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta abr 07, 2011 11:21 am

Bom ou mau? Se a função desse cão for guardar, BOM com certeza!
Claudiaf7
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 8:14 pm

quinta abr 07, 2011 11:47 am

Terugkeren Escreveu:Bom ou mau? Se a função desse cão for guardar, BOM com certeza!
O problema é que se a pessoa é mordida, ainda que esteja a invadir propriedade, o dono do cão ainda tem que pagar...
O meu Taruk, quando está sozinho em casa, eu tento ao entrar, fazer barulho etc a ver se reage, fica caladinho.
Mas se estou só eu e o Taruk em casa, e o Luis chega mais tarde, basta ouvir um barulho na porta que se poe logo em posição de defesa, começa a ladrar e corre para a porta.
MRJN
Membro Veterano

quinta abr 07, 2011 6:13 pm

O Pablo é como o Taruk, se eu estiver em casa sozinha e o marido entrar ele vai direito à porta de pelo eriçado e a ladrar forte e feio. Depois a meio caminho vê que é ele e o ladrar acaba em choraminguice de saudade.

Ao portão ele ladra a quem passa assim mais estranho ou um cão que não conheçam, é mais ela e ele imita-a e tal mas se alguém lhe estender a mão ele lambe-a pelo menos os vizinhos dizem isso. Tenho receio de que se o vedar de forma a que não vá ao portão isso cause algum transtorno. Eles na nossa ausência andam pelo quintal à volta da casa e ver pessoas e outros cães ao portão sempre os distrai...

Sim, Sofia, tenho de por realmente fotos dos dois. Já tenho mais de 600 ou 700 depois das ultimas que coloquei... :oops:
Responder

Voltar para “Cães”