Cinto de Segurança para cães é obrigatório?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CrisHugoK
Membro Júnior
Registado: quinta mar 04, 2010 5:53 pm

sexta abr 08, 2011 4:26 pm

Peço desculpa se este tópico já foi discutido aqui. Mas sabem me dizer se para o cão andar no carro, é preciso ele usar aqueles cintos de segurança próprios pra eles ou nao passa de mais um "acessório"?
Obrigada!
Bom fim de semana!!
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

sexta abr 08, 2011 4:33 pm

O cinto não é obrigatório, mas é obrigatorio que o animal tenho algum genero de contenção que não o permita chegar a si.

veja: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=368

(para além do que diz a lei tem que pensar como o transportar em segurança)
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta abr 08, 2011 4:39 pm

É obrigatório cinto ou rede de segurança, isso se não possuir um carro comercial. Se tiver um carro comercial e que o cão vá atrás, estão ambos em segurança pela rede do carro. Caso contrário, tem de adaptar uma rede específica para o cão ficar no banco de trás ou o cinto de segurança adaptável ao seu carro. Eu tenho cinto para a Kyara.

Caso o cão não esteja devidamente no seu lugar e com a segurança, pode ser multado/a.

Jocas caninas
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta abr 08, 2011 7:36 pm

Boas

Hoje deparei-me com essa questão, em conversa uma pessoa disse-me que ouviu nas noticias, que tinha entrado uma lei em vigor que obrigava o uso de cinto de segurança e que o mesmo tinha de respeitar determinadas normas especificas e que em caso de multa o valor iria rondar os 350€.
Aishapet
Registado: terça nov 09, 2010 6:37 pm

sexta abr 08, 2011 7:45 pm

Eu paguei 200€ :x

Neste momento ja comprei 1 cinto, é barato (cerca de 8€) e é melhor que levar com uma multa de meio ordenado minimo....
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sexta abr 08, 2011 10:07 pm

Onde comprou o cinto?
Tweenie
Membro Veterano

sábado abr 09, 2011 10:41 am

Eu comprei o meu numa loja de animais.
Depende de ver a marca do seu carro porque acho que há dois ou 3 modelos de cinto.

Jocas caninas
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado abr 09, 2011 11:46 am

Não ha nada mais seguro para um cão numa viatura que uma transportadora... :wink:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
CrisHugoK
Membro Júnior
Registado: quinta mar 04, 2010 5:53 pm

sábado abr 09, 2011 11:09 pm

Mas caso o cão vá no meu colo, no banco do passageiro, haverá problema? Estamos a falar de um cao de porte pequeno, um yorkie.
Tweenie
Membro Veterano

domingo abr 10, 2011 11:41 am

Creio que mesmo o cão indo ao colo, se a polícia vir e mandar parar, acho que pode multar. Imagine que o cão de repente salte do seu colo para o do condutor ou em caso de travagem brusca...nunca se sabe.
No caso do seu yorkie, penso ser melhor a sugestão da JoanaG: uma transportadora das pequenas.

E dakeles sacos leves para cães, pergunto ao pessoal, será que dá? O meu falecido pinscher tinha um e viaja nele até de avião e era permitido, porque tinha buracos para respirar, era transparente e havia uma pequena abertuda por cima caso ele quisesse passar a cabeça.

Jocas caninas
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

domingo abr 10, 2011 11:46 am

Eu já andei com uma cadela no carro e ia deitada nos bancos de trás comigo e não houve problema, pelo menos não fomos chamados á atenção.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

domingo abr 10, 2011 3:19 pm

CrisHugoK Escreveu:Mas caso o cão vá no meu colo, no banco do passageiro, haverá problema? Estamos a falar de um cao de porte pequeno, um yorkie.
Eu por acaso tinha esta questão, mas o uso do cinto aplica-se a todos os portes de cão? É que os meus cães são pequenos (Yorkshire e Pinscher), eles andam a voar de um lado para o outro se forem de cinto... Eu normalmente ando no carro do meu namorado e é uma carrinha comercial, ou seja, não vou colocar os animais sozinhos dentro de uma transportadora no "porta-bagagens" fechado, como se fossem objectos.

Eu já pensei na transportadora, mas não consigo levá-las ao pé de mim, pois não tenho espaço suficiente à frente para isso, pois são duas, então levo-as ao colo quando vamos ao vet, por exemplo.
Alguém me consegue ajudar!? :?
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

domingo abr 10, 2011 3:26 pm

Realmente no caso da VanesIsa não há grande opção..
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Tweenie
Membro Veterano

domingo abr 10, 2011 5:09 pm

Mas no caso da VanesIsa, não há problema porque eles vão na parte de trás do carro que é comercial, logo tem a rede de protecção.
Quem tiver um carro comercial, pode transportá-los sem problemas na parte de trás.

Creio que se forem pequenos e forem no colo do banco de trás, é mais seguro, mas nunca no banco da frente. E mesmo assim, no banco de trás, travagem brusca ou acidente, lá se vai o animal...acho melhor ter sempre para cães pequenos: um saco de transporte, não é enorme, dá para eles ter a cabeça de fora e tudo, e é (pelo menos era) permitido levar no avião com o passageiro e tudo.

Jocas caninas
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo abr 10, 2011 6:16 pm

As transportadoras são úteis para quem tem cães de porte médio ou grande e carros com espaço atrás para as instalar. Num carro utilitário, não há espaço para uma transportadora quando se tem um cão médio-grande e ainda menos grande. Portanto, e sabendo isso, se recomenda a aplicação da rede.

Mas as transportadoras têm um óbice, pelo menos para mim: se houver um acidente, como um abalroamento do carro por outro que vem atrás, por exemplo, os cães ficam impossibilitados de sair e escaparem a danos físicos.

Além da rede, o cinto de segurança parece-me suficientemente eficaz e mais fácil de soltar o cão no caso de um acidente como os que referi: basta accionar o fecho ou mesmo cortar a trela.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”