Dúvida/Conselho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CaFiGa
Registado: quinta abr 14, 2011 3:52 pm

quinta abr 14, 2011 4:07 pm

Boa tarde, amigos!

Venho aqui expor uma questão, pois um amigo meu aconselhou-me este fórum.
Aqui vai!

Faz exactamente 1 ano que adoptei o meu Kafka. É um cão muito irrequieto, SRD, e com uma energia imparável! :lol: É, também, o primeiro cão, macho, que tenho. Antes dele, sempre tive cadelas.

Ele está com 1 ano e 2 meses, e tem um comportamento normal.... à excepção de dois pequenos pormenores:

- É algo anti-social...
- Ainda faz xixi à "menina"! :lol:

Explicando, ele é um cão que socializa com quem já conhece, de amigos meus, etc. Mas com pessoas desconhecidas, que passam por ele na rua, é sempre um desatino!
Com outros cães, ainda é pior!!! Não se deixa cheirar, não deixa que os outros cães se aproximem, ladra insistentemente, e foge a sete pés!

Coloquei estas dúvidas ao veterinário que o acompanha, claro. Ele aconselhou-me a passear o Kafka no meio de multidões, barulho, etc. Mas a questão é que isso já eu faço desde que ele era pequeno! Ele anda sempre comigo! Já o levei a feiras, praia, viagens ao norte, aniversários, passeios no meio de Lisboa... Até quando saio à noite, faço questão de o levar (às poucas esplanadas que permitem animais). Mas sempre que alguém se aproxima para lhe dar um mimo ou algo do género, ele ladra insistentemente, e não deixa que se aproximem dele...
Começo a pensar que é normal... ou não? :|

Quando a outros cães, não consigo entender! Ele simplesmente não deixa que se aproximem! Apenas uma cadela consegue estar ao pé dele, e mesmo assim.... a 10 patas de distância: a mãe dele!

Não sei como contornar esta situação, como habituá-lo a outros animais/pessoas. Bem tento, mas é sempre um caos...

O veterinário disse-me que para ele aprender a "alçar a perna", tem de começar a ver os outros cães a fazer o mesmo. Mas ele nem olha para nada! Quer é ladrar aos cães, para eles virem a correr, e ele... fugir!!!

Alguém me pode dar algumas dicas?
Obrigada e até já! :wink:
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta abr 14, 2011 7:04 pm

Desculpe mas qual é o mal de ele fazer chichi á menina? Não estou a perguntar por mal mas até acho melhor para quando tem que fazer no jornal em casa não ir para a parede ou assim, sei lá.. :oops:
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 14, 2011 7:37 pm

Não alçar a perna é um problema? :| Esqueça isso que não tem importância absolutamente nenhuma.

O não estar sociabilizado com pessoas e animais é que é complicado. As técnicas de que a sua ver falou tal como expô-lo constantemente a "banhos" de gente e de cães são as correctas mas às vezes não funcionam com certos cães demasiado inseguros ou tímidos... eu sei, tenho um assim. Acho que faz bem em procurar uma escola de treino e a frequentar umas sessões de sociabilização com a restante canzoada supervisionadas pelo treinador que saberáa dar-lhe umas dicas sobre o que fazer, como é que você deve agir, quando o cão ladra ou tenta fugir, como lidar com o medo que ele tem dessas situações.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CaFiGa
Registado: quinta abr 14, 2011 3:52 pm

sexta abr 15, 2011 12:16 am

Obrigada pelas respostas!
Não sabia mesmo que era normal haver cães machos que não alçassem a perna :oops: Desculpem a ignorância, mas como é mesmo o primeiro cão macho que tenho, pensei que fosse "anormal"... Sendo assim, não é mesmo um problema! :D

Quanto à sua sugestão, dinodane, agradeço imenso! E de facto já tinha pensado em fazer um curso de treino. Inclusive, informei-me sobre uma escola em Palmela - foi a única que pesquisei, confesso. O problema é que por vezes a disponibilidade financeira é um entrave... :(

No entanto, considero a hipótese de aproveitar o subsídio de férias para o fazer. Acho que compensará, certamente!

Obrigada pelas dicas!
Até logo :wink:
Responder

Voltar para “Cães”