O Simão não quer comer....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

sexta out 03, 2003 11:43 am

Olá!
Como podem verificar sou nova por aqui.
Gostaria que os mais experientes me dessem algumas dicas como lidar com um Golden Retriever cachorro (com 8 semanas).
O Simão chegou ontem (1 de Outubro) a casa, comeu quando chegámos mas depois durante o dia já não tocou em nada.
Estou preocupada.
O criador disse-nos pra lhe dar-mos peito de franco com arroz misturado com um pouco de ração (Eukanuba), inicialmente comeu mas agora recusa-se.
Sei que ainda está em fase de adaptação, mas estou preocupada com o facto de ele não se alimentar...

Alguém me pode ajudar?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta out 03, 2003 11:49 am

Olá,
Um cachorro de 8 semanas não comer durante um dia inteiro ( presumo que tenha comido apenas uma vez no inicio do dia), não é normal. Pode ser apenas devido à mudança :? mas sinceramente não creio que isso deixásse um cão assim tão afectado!! O meu conselho é que vá com o cachorro ao veterinário ( até não faz mal nenhum fazer uma consulta quando se trás um cachorro do criador para ver em que condições vem).

Abraços e boa sorte
Paulo C.
novata
Membro
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

sexta out 03, 2003 11:54 am

Obrigada!

Pois....é o que irei fazer hoje se ele não comer.
Mas nós passámos ontem pelo veterinário e ele disse que estava tudo bem...fiquei um pouco baralhada!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 03, 2003 11:57 am

Olá

Bem-vinda ao fórum.

É natural que nos primeiros dois ou três dias, na fase de adaptação, o cachorro não sinta apetite. Com os meus nunca aconteceu isso. Comeram sempre como uns desalmados.
Um dia sem comer não é morte de cão. Não se preocupe.
Mas se ele ao segundo ou terceiro dia continuar a não comer, então será conveniente consultar não o criador mas o veterinário.

Só queria chamar a atenção de um aspecto que me deixou um pouco de pé atrás em relação ao conselho do criador sobre o peito de frango misturado com a ração. Acho que é habituá-lo mal logo de pequenino. A ração é um alimento completo e não se devem criar maus hábitos ao cão porque esse processo é praticamente irreversível. É meio caminho andado para ele recusar a ração em definitivo e depois é sempre a velha história que é a de trocar de ração porque ele não gosta.
Se ele não quiser comer a ração, não ceda aos seus caprichos. Ele quando tiver fome come a ração.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

sexta out 03, 2003 12:08 pm

Olá,

Já tentou humedecer a ração? Ás vezes é o suficiente... ;)
Mas tal como já foi referido é melhor levá-lo ao vet.

Cptos e vá dando notícias!
Treza
Registado: sexta set 19, 2003 10:17 am

sexta out 03, 2003 1:43 pm

Olá* Tb tenho um Golden retriever que neste momento está com 11 semanas. Ele chegou a minha casa com 7 semanas, e primeiros dias passei pelo mesmo problemas, até que decidi juntar um pouco de leite diluído com água à ração, assim como um pouco de manteiga (visto o leite materno das cadelas ter uma densidade bastante elevada, só comparável à do leite de vaca misturada com esta gordura). Tive o cuidado de nunca adicionar apenas leite, mas sim diluí-lo sempre, pois o leite provoca desarranjos intestinais. Achei que devia deixar este testemunho... foi aquilo que fiz para o meu Golden comer alguma coisa já que ele durante uma semana recusou-se determinantemente a comer ração. No entanto confesso que não sei se este foi o melhor procedimento. Continuo com alguns problemas (agora que retirei o leite) pois estou a tentar que ele se habitue apenas a ração com um pouco de gordura vegetal.
Um abraço! e vá dizendo kk coisa.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta out 03, 2003 1:55 pm

Ração várias vezes ao dia, em poucas quantidades, humedecida com leite misturado com água morna! ;) Há uma ração própria para desmame que deve ser mais agradável ao paladar dos cachorrinhos.
Como já disse o Nel, não o habitue já ao peitinho de frango..senão vai ter muitos trabalho pela frente. Nenhum cão morre à fome com comida à frente...No entanto, se ele continuar sem comer (hoje ou amanhã) é sinal de que se passa algo e leve-o de imediato ao Veterinário. ;)
Boa sorte e felicidades com o seu cachorrinho 8)
novata
Membro

sexta out 03, 2003 2:04 pm

Muito obrigada a todos pelas vossas dicas!

Mas não faz mal dar leite ao cachorrinho? Tinham-me dito pra não lhe dar leite....
Só lhe estou a dar o arroz com o frango (misturado com a ração) porque o criador me disse que era o que ele lhe estava a dar e não quis que o Simão sentisse nenhuma diferença na alimentação.
Se ele continuar assim vou consultar o Vet.
Por outro lado não se devo facilitar....porque depois vai ser dificil tirar-lhe os maus hábitos...
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta out 03, 2003 2:10 pm

Atenção, leite misturado com água!!!!! :)
E de preferência, em termos de proporções, 30% de leite e o resto de água. É apenas para ele sentir o sabor ;)
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

sexta out 03, 2003 3:09 pm

Só lhe estou a dar o arroz com o frango (misturado com a ração) porque o criador me disse que era o que ele lhe estava a dar e não quis que o Simão sentisse nenhuma diferença na alimentação.
Parece-me que aí está o problema... vem já mal habituadinho do criador... vai ser um problema para levá-lo a comer ração. Como pode imaginar, o arroz é muito mais apetitoso! Mas não ceda. Nem que tenha de lhe deixar a ração à disposição o dia inteiro, quando ele estiver mesmo com fome, acabará por comer. De qualquer maneira, se continuar mesmo sem comer nada, leve-o ao veterinário.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta out 03, 2003 3:50 pm

Dalilah Escreveu:
Parece-me que aí está o problema... vem já mal habituadinho do criador... vai ser um problema para levá-lo a comer ração. Como pode imaginar, o arroz é muito mais apetitoso! Mas não ceda. Nem que tenha de lhe deixar a ração à disposição o dia inteiro, quando ele estiver mesmo com fome, acabará por comer. De qualquer maneira, se continuar mesmo sem comer nada, leve-o ao veterinário.
A questão é mesmo essa.
Não deve deixar a ração à disposição do cachorro o dia todo.
Deve definir horários para as refeições.
Eu, com a Bianca, defini três horários. De manhã (8:30), ao almoço (13:30) e ao jantar (21:30). Como ela estranhou a casa não comeu bem durante dia e meio. Nunca humedeci a ração, nunca lhe dei alternativas e ela começou a comer quando a fome suplantou a teimosia.
Se dividir em três vezes a ração recomendada por dia, e ele não comer o terço da porção de ração diária recomendada àquela hora, tire-lho e salte essa refeição. Nunca junte refeições nem dê demasiada ração duma vez só. Na próxima refeição comerá com mais entusiasmo, garanto-lhe.

Isto claro, se não fôr doença e sim simplesmente a ambientação a si e à nova comida.

Espero ter ajudado.
quino
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:53 am
Contacto:

sexta out 03, 2003 3:53 pm

É o seu Simão q não quer comer e o outro Simão que insiste em não jogar á bola!!!!!!! :roll: ;) Teimosos !!!!

Agora fora de brincadeiras,
o meu conselho vai de encontro aquilo que já aqui foi dito, se o problema continuar por mais tempo, não vale a pena inventar e esperar tempo de mais para o levar ao vet , se não houver qualquer outro problema eles têm medicamentos para lhe abrir o apetite, pois nesta altura do crescimento não é aconselhavel o cão estar com falhas de alimentação equilibrada nas suas necessidades .
novata
Membro

segunda out 06, 2003 2:09 pm

Olá a todos!

Muito obrigada a todos pelas dicas.
O Simão está muito melhor, parece outro!
No sábado fomos com ele ao Vet, foi observado e medicado pois estava com um desarranjo intestinal.
É que além de não querer comer depois ficou com diarreia....
Agora já come melhor, até já começou a comer a ração!
Estou muito contente!
Aninhas
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda out 06, 2003 3:28 pm

Muito obrigada a todos pelas dicas.
O Simão está muito melhor, parece outro!
No sábado fomos com ele ao Vet, foi observado e medicado pois estava com um desarranjo intestinal.
É que além de não querer comer depois ficou com diarreia....
Agora já come melhor, até já começou a comer a ração!
Estou muito contente!
[/quote]

Fico feliz ia dar umas sugestões e dou na mesma claro!!
Tambm acho que só deve ar ração seca, de boas marcas claro, como sabe as marcas de supermecado nao são nada boas, tambem tem yogurte para cães pois não se deve dar dos nossos, tem quem dê e não lhe faz mal mas tem cães que ficam com diarreias.
A ração molhada que tambem tem algumas boas deve evitar porque suja os dentes e a seca é muito melhor sempe com bastante agua á diposição
novata
Membro

segunda out 06, 2003 4:29 pm

O Simão está a comer Eukanuba. Só ontem é que resolveu "provar"...mas parece-me que é um bocadinho guloso....quando estamos á mesa faz tudo pra ver se alguém cai na tentação de lhe dar um petisco mas nem pensar!
Ainda lhe estou a dar um pouquinho do arroz com o frango mas aos poucos vou-lho retirar por completo.
Só lhe vou dar mais um tempinho pra se restabelecer porque não quero habituá-lo á comida caseira.
Vamos ver quais vão ser os progressos dele, pelo menos está mais esperto e quer é brincadeira, já começou a "destruir"....
Ontem fez os 1ºs estragos no jardim....e dentro de casa é preciso estar sempre de olho nele...adora roer revistas, chinelos até as cadeiras!
Mas é lindo!!!!
Responder

Voltar para “Cães”