inicio Escreveu:Obrigado a todos pela ajuda.
Pituxa diga-me, esta raça e mesmo assim tão teimosa como dizem?
Acham que a deixe na cozinha mesmo a chorar muito, ou vou lá?
Qualquer dia dormo na cozinha e isso não devo fazer, certo?
Como faço para cortar as unhas? E melhor ir ao veterinário?
Eu perguntei a pituxa, porque ela tem um igual, mas podem e devem todos ajudar
Obrigado
Teimoso é o "nome do meio" do meu...
Mas lá está, primeiro comprei, o criador (através de uma loja - fiz mal, eu sei) disse que era um excelente cão, não precisava de grandes treinos, etc (aquelas coisas que se dizem para fazer tudo muito "cor-de-rosa")... Passado um ano e meio de "destreino" comecei a perceber que me explicaram mal, que afinal o que tinha lido na net era verdade...
Não acho que seja um bom cão para se começar. Há raças fáceis e o Scottish não é, de certeza absoluta, uma delas... Mas nada que com paciência, coerência e muito carinho não se resolva! O meu não ficou 5 estrelas, mas não deixa de ser um cão muito castiço, que de cereza lhe vai dar muitas alegrias!
Não lhe bata (desaparça com os jornais) - são uma raça muito sensível e ficam magoados connosco (não, não estou a humanizá-los) e começam a deixar de confiar em nós.
Não é um cão obediente (esqueça aquelas imagens dos Border Collies a obedecer

), é um cão inteligente - se você não deixa fazer algo de uma maneira, ele vai tentar todas as maneiras possíveis!
São teimosos. Se você diz não, mesmo que a sua família ache que está errado, peça para eles colaborarem e dizerem "não" também.
Não é minha intenção dizer a "parte má" da raça nem assustá-lo, pelo contrário eu Adoro o meu Scottish e certamente terei outro e mais outro e mais outro assim que me for possível!!!

Só o quero avisar daquilo que não me avisaram a mim!!!
Qualquer coisa que me tenha esquecido, pergunte - não sou "expert" na raça, mas já ando "nisto" há 6 aninhos!!!