Ajudem por favor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 28, 2011 10:59 am

doglover80 Escreveu:Vamos lá a ver se nos entendemos todos... ter um cão é trabalhoso mas ao mesmo tempo ensinar a um cão comportamentos é a coisa mais simples do mundo... repetem os comportamentos vantajosos e não repetem os comportamentos que trazem coisas más... o cão rosnou... não resultou... ou ainda fez pior porque colocou-o preso de barriga para cima... deixou de rosnar... mordeu... por reflexo tiraram a mão de junto do cão para não ser mordido... foi vantajoso... era o que ele queria... que não lhe tocasse... vai repetir o comportamento, porque valeu a pena.

Não é a raça indicada para pessoas inexperientes porque não é cão para aprendermos por tentativa e erro... não sei se me faço entender.

Mas agora que leu o que aqui escrevemos, e fomos unânimes nesse ponto, está em condições de ser responsável e armar-se de informação de como ensinar ou educar um cão... quanto mais coerente for, melhor. Para mim a diferença entre educar um cão fácil e um cão dificil está no nível de coerência que temos de ter... com o seu não ponha sequer a hipótese de abrir excepções... nem quando esteve pouco tempo em casa, nem quando está doente, nem quando tem fome...nada! Se o cão está fazer um comportamento que não é adequado ou que não quer... então é porque de alguma forma esse comportamento está a ser recompensado... basta que se aperceba disso e o impeça de chegar ao reforço... o comportamento deixa de valer a pena e extingue-se.

Leia este livro (se não sabe ler em Inglês compre este livro em espanhol, chama-se "Un cachorro en casa"):

http://www.dogstardaily.com/files/AFTER ... 0Puppy.pdf

Este livro serve para donos de cães que querem um fiel amigo com boas maneiras, seja qual for a raça... como disse a diferença é que com o seu tem de ser 100% coerente, existem raças com as quais podemos ser um pouco desleixados... outras não.

Em relação ao que aqui foi dito chamo-lhe a atenção para o que a pituxa disse e que eu estou farto de defender neste forum, e uma das razões pelas quais sou contra métodos aversivos e tipos como o Encantador de Cães (Já agora esqueça esse programa...). O cão dela foi ensinado aos esticões e deixou de rosnar... muito bem! Ou talvez não, o rosnar é um sinal comunicativo, é muito bom que exista para que nós fiquemos a saber que não lhe agrada o que se está a passar... o nosso papel não é extinguir o rosnar, é fazer com que o cão deixe de estar desconfortável com a situação em si... por exemplo ser manipulado quando tem dores... convém poder agarrar no cão para o levar ao vet quando tiver um problema, por isso ele tem de gostar muito de ser manipulado para que se sinta suficientemente à vontade para lhe mexerem quando tiver dores... perceba porque é que o cão rosna, faça uma associação positiva à situação que causa desconforto ao cão e ele deixará de rosnar... :wink:

Bons treinos! Vá com calma ter um cão também não é Eng Aeroespacial!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
inicio
Membro
Mensagens: 121
Registado: domingo fev 13, 2011 10:45 am

quinta abr 28, 2011 11:39 am

So quero a vossa opinião, não e preciso de chatearem.

Acham que deva trocar de cao?

O criador tem Westie; bichon maltês; caniche; shi tzu; shar pei.

O que acham, a serio
Claudiaf7
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: quinta fev 04, 2010 8:14 pm

quinta abr 28, 2011 11:44 am

inicio Escreveu:So quero a vossa opinião, não e preciso de chatearem.

Acham que deva trocar de cao?

O criador tem Westie; bichon maltês; caniche; shi tzu; shar pei.

O que acham, a serio
Educar um cão exige paciência...Se o senhor estivesse ferido e eu fosse lá dar-lhe uma sapatada, a sua reacção natural seria defender-se não é mesmo? Agora imagine um cachorro...
Eu não trocava de cão, porque acho que já há laços criados. Mas isso vai de cada um.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 28, 2011 12:07 pm

inicio Escreveu:So quero a vossa opinião, não e preciso de chatearem.

Acham que deva trocar de cao?

O criador tem Westie; bichon maltês; caniche; shi tzu; shar pei.

O que acham, a serio
Bom, isso não é um criador é um coleccionador de cachorros. Entre eles todos vai encontrar sempre o problema de raíz, falta de conhecimentos para cães teimosos. São todos teimosos e dado a ter regras próprias e todos dão toneladas de trabalho.

Porque não lê o que o doglover postou e lança mãos à obra? A escola, já tirou da equação?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
inicio
Membro
Mensagens: 121
Registado: domingo fev 13, 2011 10:45 am

quinta abr 28, 2011 12:21 pm

LuMaria Escreveu:
inicio Escreveu:So quero a vossa opinião, não e preciso de chatearem.

Acham que deva trocar de cao?

O criador tem Westie; bichon maltês; caniche; shi tzu; shar pei.

O que acham, a serio
Bom, isso não é um criador é um coleccionador de cachorros. Entre eles todos vai encontrar sempre o problema de raíz, falta de conhecimentos para cães teimosos. São todos teimosos e dado a ter regras próprias e todos dão toneladas de trabalho.

Porque não lê o que o doglover postou e lança mãos à obra? A escola, já tirou da equação?

Não tirei a escola de equação, nem gostaria de "trocar de cão", mas tenho receio, em relação a minha filha.

Não sei o que faça..... e ainda por cima tenho de me resolver hoje.

Por um lado adoro o cachorro, por outro lado estamos a falar de uma convivencia de uma raça "perigosa" com uma criança de 5 anos.

Não é facil
pantufa007
Membro Júnior
Mensagens: 45
Registado: segunda abr 25, 2011 9:39 pm

quinta abr 28, 2011 12:25 pm

inicio Escreveu:
LuMaria Escreveu:
inicio Escreveu:So quero a vossa opinião, não e preciso de chatearem.

Acham que deva trocar de cao?

O criador tem Westie; bichon maltês; caniche; shi tzu; shar pei.

O que acham, a serio
Bom, isso não é um criador é um coleccionador de cachorros. Entre eles todos vai encontrar sempre o problema de raíz, falta de conhecimentos para cães teimosos. São todos teimosos e dado a ter regras próprias e todos dão toneladas de trabalho.

Porque não lê o que o doglover postou e lança mãos à obra? A escola, já tirou da equação?

Não tirei a escola de equação, nem gostaria de "trocar de cão", mas tenho receio, em relação a minha filha.

Não sei o que faça..... e ainda por cima tenho de me resolver hoje.

Por um lado adoro o cachorro, por outro lado estamos a falar de uma convivencia de uma raça "perigosa" com uma criança de 5 anos.

Não é facil
:o :o :o
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta abr 28, 2011 12:31 pm

Porque é que tens de resolver hoje Início?...

E ninguém disse ser uma raça perigosa... apenas uma raça mais complicada para um iniciante... que requer alguma pesquisa e trabalho. ;)

Essa de ficar a carregar na ferida da vacina também... que esperavas, que a cachorrinha te lambesse as mãos? Se lhe doía... né? :/
doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta abr 28, 2011 12:33 pm

inicio Escreveu:So quero a vossa opinião, não e preciso de chatearem.

Acham que deva trocar de cao?

O criador tem Westie; bichon maltês; caniche; shi tzu; shar pei.

O que acham, a serio
Todos os cães têm problemas... não mude de cão, mude de atitude, arregasse as mangas... sabe que a raça mais problemática nos EUA é o Labrador Retriever? Isto porque também é a mais popular... se mais gente tem cães dessa raça, mais gente sem conhecimentos nem experiência tem cães dessa raça, é a lei das probabilidades... só isso, para raças mais dificeis, somos mais exigentes e coerentes.
Última edição por doglover80 em quinta abr 28, 2011 12:37 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta abr 28, 2011 12:36 pm

Oiça amigo... fique com o cão, leia o livro que anexei e relaxe, todos os cães têm dentes e boca, qualquer raça mal educada pode ser perigosa para a sua filha, mas também ter um cão em casa tem n beneficios para a saúde da sua filha... o seu problema é a inexperiência, resolva isso lendo.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta abr 28, 2011 12:41 pm

E passando tempo com o animal, para criar laços fortes que vão ajudar em muito no treino ;)

Agora não tens só uma bebé em casa para proteger... tens duas! Não te esqueças disso, que essa cachorrinha também é um bebé à procura de afeição. Ambas requerem amor e paciência!...
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta abr 28, 2011 12:48 pm

inicio Escreveu:So quero a vossa opinião, não e preciso de chatearem.

Acham que deva trocar de cao?

O criador tem Westie; bichon maltês; caniche; shi tzu; shar pei.

O que acham, a serio
Ao trocar de cão , só vai estar a trocar a " cor" ao problema. O problema vai-se manter. Porque quem tem que aprender algumas regras simples é o inicio. Em parceria com o cachorro, claro.
Uma regra muito importante :
Nunca , mas nunca, deixe a sua filhota a brincar sózinha com o cachorro. Seja ele o cachorro actual , seja ele o cão mais "babaca" ao cimo da terra. Isso vai funcionar para os dois lados:
Para o lado da sua filha que vai aprender com as suas intervenções que há limites para as brincadeiras e que o que está ali não é nenhum peluche igual aos que ela possivelmente tem no quarto. Esse é fofinho mas tem dentes e boca e pode morder.
Para o lado do cachorro que vai perceber que o inicio ou outro adulto está presente e o defende , em caso de necessidade, não precisando ele de se defender.
No fim disto tudo, acho que o Inicio está muito apreensivo e ansioso.
Provavelmente o canito ficou dorido e reagiu mal ao toque. A minha sugestão vai no sentido de o levar ao veterinário novamente para despistar qualquer pequeno inchaço ou pequena complicação que tenha tido origem na vacina.
E comece desde já a educar o seu canito, com calma , sem ansias. O canito é tão novinho...e como diz o doglover educar o seu cão não é equiparado a nenhum curso de engenharia espacial. :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
inicio
Membro
Mensagens: 121
Registado: domingo fev 13, 2011 10:45 am

quinta abr 28, 2011 12:53 pm

Já tomei uma decisão, não vou trocar de cão/raça, foi esta que a familia/filha escolheu, é esta que vai ficar.

Vou ler o mais possivel sobre a raça e tentar não erra muito (é normal que erre um pouco).

vou comprar o livro que me indicaram, e o mais que encontar na net.

obrigado a todos pela ajuda.

Agora uma coisa é certa, tenho muitas, mas mesmo muitas duvida.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta abr 28, 2011 12:53 pm

vá para uma boa escola depressa. mais do que ajudar o cão, ajuda o dono
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta abr 28, 2011 12:59 pm

inicio Escreveu: Agora uma coisa é certa, tenho muitas, mas mesmo muitas duvida.
É normal que tenha. Mas já é um bom indicio saber identificá-las e procurar resolvê-las.
E não fique ansioso, o canito ainda é pequeno . Ainda estão todos na fase de se conhecerem. Estabelecendo desde já os limites e regras que ache por bem estabelecer, ainda vai ter aí um grande companheiro para a sua filhota. :wink:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 28, 2011 1:06 pm

E não o vire de barriga para o ar. Esqueça que o método existe.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”