Há pouco tempo adoptei uma cadela que é um doce, meiga, cheia de vontade de aprender (aprendeu vários "truques" em poucos dias), de temperamento calmo mas viva como um cachorrinho (terá um ano de idade), brinca muito connosco e com os seus brinquedos.
Durante o dia sou "puppy sitter" de um cachorro de poucos meses, que deve ter um terço do peso dela, a adora incondicionalmente e segue para todo o lado.
O problema é que há sempre um ou dois momentos por dia em que a brincadeira deles se torna bruta demais. Eles perseguem-se, lutam, mordem, sempre a brincar na boa durante uma hora, mas depois chega a um ponto em que a cadela fica excitada demais e começa a morder com mais força, magoando o pequenito que se vem abrigar nos meus pés.
Eu tento controlá-la com um "NÃO" e uma palmada à segunda ou terceira, mas ela começa a morder-me a mão, a querer brincar mas magoando. Não consegue controlar o seu estado de excitação, então morde e magoa. Mas não há mais nenhuma situação em que seja assim.
Quando intervenho na brincadeira antes, separando-os e sentando-me no meio, com palavras e gestos calmos, consigo que sosseguem. Mas se deixo passar este "ponto" na cadela ela fica impossível, demasiado agitada para parar logo.
O que devo corrigir na minha postura ao repreende-la?
Ou, há algo que possa fazer para evitar que chegue a este ponto?
Foto dos terroristas para mostrar a diferença de tamanhos... a cadela não é propriamente grande, mas o cachorro é minúsculo.
Ah, são a Pitucha e o 'Tufa