duvidas sobre instintos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

luisabelha
Membro
Registado: quarta abr 15, 2009 11:42 am

terça mai 10, 2011 12:05 am

Ola pessoal hoje foi um dia muito triste pois tenho um pastor alemao,e ele hoje atacou a minha irma morde-lhe não mão,nem sei como lidar com esta situação,ele tens dois anos e nunca mordeu ninguem..
ela abraçou o cão e colocou a cara perto do fucinho dele,axo que nao gostou de algo,pois ela ja teve varias vezes com ele mas tambem sei que ela nao entra na matinha dele pois o lider sou eu,não sei o que lhe possa ter passado pela cabeça,ela adora animais e agora diz que nao quer ver mais caes perto dela também nao sei como lidar com isso,que ela volte a ganhar confiança nos cachorros,espero encontrar aqui alguma ajuda que ja tenha passado ou que entenda mais do que eu nesta materia...
obrigado e comprimentos...
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça mai 10, 2011 2:09 am

Olá,

Ela não entra na matilha dele porque não é cão, é pessoa, e você controla os recursos, logo é o lider...

O que vai ser importante para que a possamos ajudar não é estas questões de quem manda em quem, mas o que aconteceu concretamente.

Contar a sequência de eventos que levaram ao sucedido...

Se a sua irmã ficou com marca... como é a marca...

Se foi só uma dentada ou várias...

Saber se ele estava a comer alguma coisa...

Se defende a comida ou outra coisa qualquer...

Se já alguma vez rosnou a alguém nalguma situação...

Se no vet rosna ou tenta morder quando é agarrado ou leva vacinas...

Se tem algum problema de saúde recentemente...

Um apanhado geral de como é o cão, sem interpretações suas disso, os factos exactamente como eles são.

Os cães não mordem sem mostrar sinais comunicativos de desconforto previamente... a não ser que estes já tenham sido ignorados repetidamente e a situação de desconforto manteve-se, tendo ele feito o que só podia fazer a seguir a isso... morder.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Depp
Membro Veterano
Registado: quarta mar 09, 2011 9:37 am

terça mai 10, 2011 6:26 am

Ou entao pode ser tambem uma questao de afecto.. O cao pode estar muito ligado a si e ao ver outra pessoa a entrar em casa pode (para a defender e á sua casa) tentar mostrar que está ali, que nao vai deixar fazer nada de mal.
Depp - o melhor rafeiro do mundo :)

http://deppdog4ever.blogspot.com/
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 10, 2011 10:52 am

É pá.... NUNCA mas NUNQUINHA mesmo se deve colocar o rosto perto do focinho de um cão com que não se tenha plena confiança... não sei que idade tem a sua irmã mas se é uma criança devia ter-lhe sido ensinado isso, sorte que a dentada foi na mão e não no rosto.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça mai 10, 2011 12:44 pm

doglover80 Escreveu:
Os cães não mordem sem mostrar sinais comunicativos de desconforto previamente... a não ser que estes já tenham sido ignorados repetidamente e a situação de desconforto manteve-se, tendo ele feito o que só podia fazer a seguir a isso... morder.
O problema é que uma enorme percentagem de pessoas, não sabe interpretar esses sinais... :|

Dinodane, subscrevo na íntegra a tua opinião. Eu aqui em casa faço o que quero à minha cadela, uma das coisas que faço muitas vezes, é agarrar no focinho e dar um "beijo" na penca ou na beiça, no entanto não permito que a minha filha o faça. Chamem o que quiserem, eu chamo prevenção, porque os acidentes acontecem.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
luisabelha
Membro

terça mai 10, 2011 12:56 pm

Pois eu entendo a minha irma tem 21 anos já lhe disse que um cão tem que ser visto como tal,não como pessoas,o afecto dele por mim é muito mesmo,ele por vezes rosna não a mim nem aos donos quando não gosta de certas coisas,o sucedido aconteceu num parque não em casa,pois ele não vive com nós mas sim com a namorada mas eu tenho muito contacto com ele,tendo sido eu que lhe ensinei ele quando me vê fica maluco penso eu todo contente...
só acho que ele tem instintos e isso o levou a tal coisa,algo não estava bem e ele comunicou daquela maneira...
outra coisa que pode ser importante mas não se é que ele teve desaparecido durante 8 dias acho de dês de ai ficou mais desconfiado ate pode ter algo a ver não?
muito obrigado pessoal!
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

terça mai 10, 2011 1:02 pm

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 1:48 pm, editado 1 vez no total.
TheOne
Membro Veterano

terça mai 10, 2011 5:46 pm

DomSOne Escreveu:
TheOne Escreveu:
doglover80 Escreveu:
O problema é que uma enorme percentagem de pessoas, não sabe interpretar esses sinais... :|

Dinodane, subscrevo na íntegra a tua opinião. Eu aqui em casa faço o que quero à minha cadela, uma das coisas que faço muitas vezes, é agarrar no focinho e dar um "beijo" na penca ou na beiça, no entanto não permito que a minha filha o faça. Chamem o que quiserem, eu chamo prevenção, porque os acidentes acontecem.
Um dos grandes problemas em pessoas mordidas é mesmo esse, não saberem interpretar os sinais, pois o cão nunca morde sem antes dar sinal... E o que fazes com a tua cadela acho que qualquer dono faz e pelo menos aqui em casa além de mim só fazem isso as pessoas que são mesmo de casa e mesmo assim sempre com a minha presença e pessoas de fora nem na minha presença e tal como você também lhe chamo prevenção ;)
Por isso mesmo é que eu torço sempre o nariz quando dizem que confiam a 100% no cão, frequentemente as pessoas se esquecem que um cão é um cão. Não quero com isso dizer que os cães vão do nada, desatar a matar pessoas porque "enlouquecem", como frequentemente dizem quando há um ataque de um cão a uma pessoa, especialmente se for de uma raça considerada PP, então aí é demais, mas a mordida é uma forma de comunicação dos cães, é como um "chega para lá", e se a nossa posição de líder está bem definida para com o cão, o mesmo não se passa com o cão e terceiros, ou crianças.

De qualquer modo já li que a pessoa a quem ele mordeu tem 21 anos... além de ter idade para ter juízo e não chegar a cara a um cão que não é seu, acho que o cão necessita de algum treino, isto não é admissível:
luisabelha Escreveu: ele por vezes rosna(...) quando não gosta de certas coisas.
(...)ele quando me vê fica maluco penso eu todo contente... (...)
Rosnar não é aceitável, pelo menos regularmente só porque "não gosta de certas coisas", e ficar "todo contente" também não é aceitável, nenhum dos meus cães fica "todo maluco" quando me vê, ou aos membros da família, tem uma demonstração de alegria moderada, e espera que o/a dono/a vá ter com ela (cadela) para receber os afagos. Excitação a mais é indesejável e sinal de vários comportamentos reprováveis, nomeadamente de dominância. (sim já sei que o nosso amigo doglover vem já contrariar o que estou a dizer, mas é esta a minha opinião) :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
nikoekico
Membro Veterano
Registado: quinta nov 04, 2010 6:39 am

terça mai 10, 2011 7:23 pm

Quando a minha mãe foi comprar a rot ao criador .(11 anos )
Vieram na nossa direcção dois machos e uma fêmea. Eu fique gelado de medo porque era cães enormes, e ainda não havia essa lei dos cães ppp.
A minha mãe foi de uma inconsciência total ajoelhou se e deu um abraço aos cães todos e beijos nos focinhos.
Os donos ficaram perplexos, os cães não reagiram.
Disseram nunca ninguém se atreveu a fazer tal coisa.
Todos os meses visitávamos a senhora, mas os cães estavam fechados.
Podia ter sido um caos.
Acho que não se deve mexer nos cães dos outros, pois não sabemos qual vai ser a reacção do animal
<p>"O s&aacute;bio n&atilde;o &eacute; o homem que fornece as verdadeiras respostas; &eacute; o que formula as verdadeiras perguntas."
</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça mai 10, 2011 7:32 pm

Esses criadores deviam confiar muito no seus cães para os terem assim a receber os possiveis compradores!
nikoekico
Membro Veterano
Registado: quinta nov 04, 2010 6:39 am

terça mai 10, 2011 7:44 pm

Fomos lá umas duas vezes antes de comprar a cadela, sempre vi os cães soltos, onde estavam os donos eles estavam também.
Pois deviam de ter bastante confiança o dono na altura era treinador de cães ,acho que de cavalos tb na GNR.
<p>"O s&aacute;bio n&atilde;o &eacute; o homem que fornece as verdadeiras respostas; &eacute; o que formula as verdadeiras perguntas."
</p>
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

terça mai 10, 2011 7:50 pm

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 1:49 pm, editado 1 vez no total.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

terça mai 10, 2011 10:26 pm

dinodane Escreveu:É pá.... NUNCA mas NUNQUINHA mesmo se deve colocar o rosto perto do focinho de um cão com que não se tenha plena confiança.
1 biliao de vezes de acordo :!:
luisabelha
Membro

quarta mai 11, 2011 12:38 am

Bom pessoal é coisas que concordo e outras que não e pelo visto fiz-m entender mal em certas partes,ele quando me ve fica exitado sim mas tb nao é todo maluco isso é uma forma de falar pelo que vejo é um comportamento aceitavel,simplesmente vem a correr ate mim e senta a dar o rabo e a ganir,isso penso que sera por nao me ver todos os dias,pois fui eu que lhe ensinei os conceitos basicos,eu sei que ele é um cão um pouco protetor,quanto ao rosnar ele nao rosna a toda a gente nem por tudo mas ja rosnou mas nao sempre,ele sabe tudo,é um cão muito meigo mesmo acreditem mesmo em casa ladra quando chega descolhecidos mas pode-se meter a confiança com ele,por isso eu colocar as minhas duvidas pois da maneira que o conheço ele nunca mordia ninguem se ele fosse um cão feroz nunca cololucava cá estas duvidas,mesmo quando ele vai ao vetrenario ele chegou a dizer que ele é muito calmo pois ele deita la na maca e nem mexe eles abrem a boca dele e metem la a pastinha nem rosnar nem nada parace um anjinho por isso eu tar a admirado com ele,ele obedece a tudo mesmo sendo outra pessoa a dar a ordem,(senta,deita,da a pata,sabe o não,busca)ordems basicas,mas o que é verdade e que aconteceu,eu penso que o erro é sempre dos humanos,a minha irma adora animais por isso ter feito aquilo,e no meu ver ele interpretou algo mal não sei,ele passou 8 dias desaparecido axo que se teve de defender ai se tornar mais desconfiado,pois antes eu pegava numa garrafa de agua e dava-lhe de beber na mão mas quando ele voltou e eu fiz isso ele afastou-se tava tipo com medo,eu penso assim não sei se estou correto mas ele não é uma cão feroz e meigo por isso eu não saber bem o que lhe ter passado pela cabeça....
obrigado a todos.
comprimentos
TheOne
Membro Veterano

quarta mai 11, 2011 10:17 pm

Mais uma vez eu relembro o que disso o DomSOne, o cão deu sinais, vocês é que não os interpretaram correctamente.

Há outra hipótese, é a sua irmã tê-lo aleijado quando o agarrou, e ele em resposta à dor, mordeu.

No entanto isto são tudo especulações, ninguém lá estava para ver o que se passou, as suas descrições do comportamento do seu cão, não ajudam a clarificar que tipo de dono é e como é que o cão o vê, portanto resta-nos desejar que avise a sua irmã que há atitudes que não se têm com um cão, e prevenir para que o cão não repita a façanha, pois se isto acontecer com outra pessoa, pode não ter tanta "sorte" como agora, e poderá ver o seu cão em maus lençóis.... :wink:

Responder

Voltar para “Cães”