aconteceu hoje as 3 e meia da manha, eu e a familia do meu namorado ia-mos a caminho do porto quando na autoestrada vi-mos uma coisinha castanha a tentar atravessar a estrada mas uma pata punha a frente outra atrás, eu vi logo que era uma cão e disse para mim mesma 'nao o posso deixar ali' o meu namorado parou logo o carro ligou os 4 piscas e eu num acto louco sai do carro e tentei atravessar a estrada para o apanhar e nao deixar ali a beira da sua própria morte(afinal um cao numa estrada com trafego que final teria?)
atravessei a estrada saltei a valeta e ali fiquei a chamar o cachorro mas quando me apercebi que ele ja tinha sido atropelado arrastava-se apenas por duas patas as patas dianteiras, tentei aproximar-me mas ele roncava-me e tentava fugir, continuei a tentar aproximar-me dele, ate que vi umas luzinhas era um carro da brigada de transito pronto a passar uma multa, mas meu namorado e mae dele explicaram a situação, o senhor guarda dirigiu-se a mim e com um sorriso disse 'nao te preocupes vamos apanha-lo e leva-lo ao veternario pobre animal',nao fomos os unicos apreciar logo de seguida carros paravam a ver o que se passava, mas eu nao liguei queria aproximar-me do cachorrinho quando nisto sai um mais pequenino de um arbusto e um cachorro se aproximou e escondeu-se com ele, aproximei-me e deparo-me com as piores situaçoes afinal nao era um ele mas sim um ela com a sua ninhada ali deixados numa caixa de cartao fiquei parva sera assim tamanha crueldade de deixarem ali uma recém mama com suas crias? sera assim o tamanho odio de quererem fazer mal a quem nao se pode queixar?
o senhor guarda ligou a um veternario de urgencia e passada uma hora chegou avaliou a situação e viu que um dos filhotes se encontrava a morrer e que a cadela se encontrava bastante mal, depois de minutos de uma tentativa de aproximaçao, tentei chegar-me o mais possivel e a cadela la deixou, olhei para os cachorrinhos e mal se mantinham em pe apenas um tinha forças, tinham por volta de 2meses e meio(dito pelo vet) o vet aproximou-se e colocou a cadelinha numa gaiola de transporte deu-lhe agua e comida e a cadela parecia que nao comia a semanas, peguei na caiza de cachorrinhos e dirigi-me atras do vet para a carinha, a cadela era meiga viu logo que estava-mos ajudar lambeu-me as maos e olhou para mim como forma de agradecer, algumas pessoas que se encontravam quiseram logo ficar com um, claro que o vet disse que sim mas so depois de a ninhada e a mae estarem completamente bem, deu o contacto a cada um para depois se proseguir com a adopçao, esta mesma segunda feira voltarei ao vet para ver como esta a cadelinha e pagar as despeças...
agora me pergunto a mim mesma e se eu nao tivesse passado ali? que fim teriam? magoa tanto saber que ha pessoas mas a fazerem isto a pobres animais que nada fazem que pedem carinho e que sao os nosso melhores amigos, que mundo é este onde vivemos?e ainda por cima a cadelinha era jovem e de raça caniche, se abandonaram ali por ter filhotes porque nao castrar logo e poupar sofrimentos, a magoa ficara internamente na memoria da cadelinha e questionara-se todos os dias que mal fez para a terem deixado ali... da-me odio e nojo de pessoas asiim, mas estamos rodeados de pessoas assim, que para bons carros casas e vicios tem dinheiro e paciencia mas para um cao que nos dara felicidade ate o ultimo dia de vida ja nao?