Ansiedade de separação - ajuda :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zoaninha
Membro
Registado: quinta abr 21, 2011 7:20 pm

sexta jun 03, 2011 10:03 am

Bom dia a todos!

Vou brevemente adoptar uma doberman com 4 anos que fica fechada em casa praticamente 24 horas por dia. É obviamente negligenciada.. Os donos não a passeiam porque dizem que puxa a trela. Não a levam a lado nenhum e também não estão muito tempo em casa, pelo que ela fica sozinha num apartamento, sem companhia, horas seguidas!! :evil:

Ela devia sentir-se tão sozinha e deprimida que agora chegou ao ponto de roer a própria pata (traseira)!!! Eles vão desinfectando e cuidando da ferida..
Para um animal roer a própria pata para ter atenção é mesmo porque não lhe ligam nenhuma :evil: :evil:

Em casa tenho um cão e uma gata. Nunca passei por ansiedade de separação com o meu cão e não sei o que fazer quando ela chegar.. Eu estou sempre por casa por isso vou passeá-los bastante e vou com eles à praia para poderem correr e brincar à vontade mas não sei se será suficiente para ela. E preocupa-me o facto de ela roer a pata :(

Há algo que eu possa fazer para atenuar essa ansiedade? Nunca lidei com isso pelo que peço a ajuda de alguém que saiba mais sobre o assunto do que eu..

Obrigada :wink:
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta jun 03, 2011 10:10 am

Brincar e passear muito com ela, fazendo-a correr para se cansar, e quando em casa vigiar os momentos de depressão em que ela começa a roer a pata, distraindo-a nesses momentos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta jun 03, 2011 10:13 am

o 1º passo é sem sombra de duvida, proporcionar-lhe bastante exercicio fisico, faze-la gastar a energia acumulada.
Quando tiver que a deixar sozinha, deixe-lhe brinquedos para ela roer e se distrair, como por exemplo o Kong.
Quando regressar a casa, ignore-a, não lhe dê atenção até ela estar calma.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
zoaninha
Membro

sexta jun 03, 2011 10:15 am

Aqui vai ter sempre quem lhe dê atenção e brincadeira mas esta negligencia toda já deve ser de há alguns anos :evil:

Para já vou levá-la a dar sempre longoooosss passeios mas também tenho medo que infecte a ferida na pata :s posso colocar betadine na ferida? Não faz mal aos cães?
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sexta jun 03, 2011 10:17 am

zoaninha Escreveu:Aqui vai ter sempre quem lhe dê atenção e brincadeira mas esta negligencia toda já deve ser de há alguns anos :evil:

Para já vou levá-la a dar sempre longoooosss passeios mas também tenho medo que infecte a ferida na pata :s posso colocar betadine na ferida? Não faz mal aos cães?
acho que não, mas se viesse para mim, ia primeiro direitinha ao VET, como fiz com os animais todos que adoptei - nem que seja para uma apresentação e vistoria. Nesse caso então, é fundamental, para ver se não precisa de mais nenhum tratamento, vacinas, desparazitação e check up completo
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
mistyfog
Membro
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

sexta jun 03, 2011 10:18 am

Basicamente tem que lhe mostrar que não há nada a recear pelo facto de ficar sozinha. Na prática:

- nos primeiros 5 minutos depois de chegar ignore-a completamente, como se não existisse. Isto é contra-intuitivo mas num animal, quando fica sozinho, gera ansiedade pela chegada desse momento de "festa total" quando chega o dono.
- faça o mesmo antes de sair: sem dramas, sem festas de consolo, sem grandes atenções. Se gerar aquele ambiente de "ai meu deus, vais ficar sozinha, coitadinha" ela vai ficar ansiosa automaticamente.
- por vezes isto é impossível, mas se tiver possibilidade não a deixe num local da casa onde não seja habitual VOCÊ estar. Assim vai sentir-se expulsa e castigada - num sítio fechada, sem o cheiro do dono.
- reserve brinquedos especiais para lhe deixar APENAS quando fica sozinha: por ex um kong com banana esmagada misturada com alguns grãos de ração. Para além de a entreter ela vai começar a ver que até é fixe ficar sozinha :) pode também deixar bocados de ração espalhados por vários sítios mais escondidos para que se entretenha a explorar.
- deixe um rádio ligado

Pode investir tempo num treino básico: sai 5 mins e volta. Depois 10, depois 20 ou 30... para tentar que ela perceba que o dono volta sempre.
Mas uma coisa é certa: vai ter que ter muita insistência.
zoaninha
Membro

sexta jun 03, 2011 10:18 am

Minuxa eu já tinha visto esses brinquedos algumas vezes mas nunca os encontrei à venda. Sabe de algum site de venda on-line ou mesmo de alguma loja?
Já vi uns parecidos numa loja na minha cidade mas eram para cães pequenos, tinham o buraco muito grande e eram 30 e tal € :o
Ela quase que engole aquilo..
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta jun 03, 2011 10:21 am

Em relação à ferida, ninguém melhor para lhe dizer o que e como fazer do que o veterinário.

Mas no imediato, posso adiantar-lhe que a melhor ocasião para fazer os tratamentos que ele prescrever é logo antes de saírem ou de qualquer outra actividade. Os cães têm sempre tendência a ir lamber os locais tratados, e ao fazer-se assim distrai-se o animal e dá-se tempo aos medicamentos que se tiverem de aplicar a fazerem efeito.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
zoaninha
Membro

sexta jun 03, 2011 10:23 am

mistyfog muito obrigada. Irei fazer esses passos todos!

Ela vai ficar sempre com a casa quase toda à disposição pelo que o meu cheiro vai estar sempre perto dela. De qualquer das formas ela também vai ter sempre um "melga" com ela. O meu cão é uma lapa autentica! Além de que é um bocado taradinho por isso deve dar-lhe dores de cabeça suficientes para ela nem se lembrar de mim :lol: :lol:
zoaninha
Membro

sexta jun 03, 2011 10:25 am

Ela vai levar o reforço da vacina este mês penso eu.. aproveito a visita e pergunto ao veterinário. Até lá vou pondo betadine e não a deixo lamber nem roer. Vai andar debaixo de olho :twisted:
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sexta jun 03, 2011 10:27 am

zoaninha Escreveu:Minuxa eu já tinha visto esses brinquedos algumas vezes mas nunca os encontrei à venda. Sabe de algum site de venda on-line ou mesmo de alguma loja?
Já vi uns parecidos numa loja na minha cidade mas eram para cães pequenos, tinham o buraco muito grande e eram 30 e tal € :o
Ela quase que engole aquilo..
há vários sites, e no ECI também tem - comprei lá na 4ª feira um Kong puppy, por 13.8€
Se quiser os sites, eu mando por mp :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
zoaninha
Membro

sexta jun 03, 2011 10:29 am

sofiaabreulopes Escreveu:
zoaninha Escreveu:Aqui vai ter sempre quem lhe dê atenção e brincadeira mas esta negligencia toda já deve ser de há alguns anos :evil:

acho que não, mas se viesse para mim, ia primeiro direitinha ao VET, como fiz com os animais todos que adoptei - nem que seja para uma apresentação e vistoria. Nesse caso então, é fundamental, para ver se não precisa de mais nenhum tratamento, vacinas, desparazitação e check up completo
Pelo que os donos dizem ela tem tudo em dia e está toda tratada.. até porque têm um bebé em casa. Mas de qualquer das formas vou ter de levar a bicharada lá. A gata porque apareceu com a pata inchada e esteve a antibiótico. Agora vai ser analisada outra vez para ver se já está tudo ok e sem inflamação. O cão tem tendência para otites e vou lá ver se já está tudo tratado também.. E faltam os reforços das vacinas. Ai carteirinha! :lol:

ps. se puder enviar os sites agradecia :D
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta jun 03, 2011 10:38 am

Cuidado se ambos ou um deles pelo menos, não estiver esterilizado...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
zoaninha
Membro

sexta jun 03, 2011 10:42 am

Sim claro! Ela está esterilizada :wink:
E ele vai à faca entretanto :twisted:
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

sexta jun 03, 2011 11:00 am

zoaninha Escreveu:Os donos não a passeiam porque dizem que puxa a trela.
Tipico.

Pode arranjar brinquedos tipo kong sem ser dessa marca.
A miwa tem um que deve equivaler a um tamanho médio e custou +/- 3,80€.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Responder

Voltar para “Cães”