Vantagens e desvantagens na esterilização de uma cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta jun 03, 2011 2:26 pm

Depois de muito ler e questionar os vet sobre a esterilização da minha Minuxa, ponderei os prós e contras e optei por a esterilizar. Passou uma semana e fisicamente ela está óptima, mas está mais agressiva. Ou seja, ela sempre foi agressiva com outros animais na rua, mas em casa comigo ou com estranhos, sempre foi muito dócil e de fácil trato.
No inicio achei que devia ser devido ás dores, mas agora, que já faz a vidinha normal dela, basta contraria-la para ela refilar.
Andei a pesquisar e encontrei artigos que dizem que a esterilização da cadelas pode aumentar a agressividade, e ainda encontrei este artigo sobre cockers, que me deixou K.O.: http://norbu.com.br/xoops/modules/artic ... .php?id=41
Se isto é verdade, mais valia ter estado quietinha e deixado a Minuxa inteira. :?
Fico á espera das v. opiniões e relatos.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

sexta jun 03, 2011 2:35 pm

Minuxa Escreveu:Depois de muito ler e questionar os vet sobre a esterilização da minha Minuxa, ponderei os prós e contras e optei por a esterilizar. Passou uma semana e fisicamente ela está óptima, mas está mais agressiva. Ou seja, ela sempre foi agressiva com outros animais na rua, mas em casa comigo ou com estranhos, sempre foi muito dócil e de fácil trato.
No inicio achei que devia ser devido ás dores, mas agora, que já faz a vidinha normal dela, basta contraria-la para ela refilar.
Andei a pesquisar e encontrei artigos que dizem que a esterilização da cadelas pode aumentar a agressividade, e ainda encontrei este artigo sobre cockers, que me deixou K.O.: http://norbu.com.br/xoops/modules/artic ... .php?id=41
Se isto é verdade, mais valia ter estado quietinha e deixado a Minuxa inteira. :?
Todas as cadelas que já tive esterilizadas, ficaram mais calmas e mais carinhosas, mais carentes, curiosamente.

Esta não, ficou ainda mais electrica, e sim mais refilona, menos tolerante com cães que não conhece e com pessoas que lhe são estranhas e tenham comportamentos parvos, como tentar fazer festas do nada sem pedir e sem avisar, também aqueles 0,001% de concentração que tinha por dia se foram... Tá portanto impecável.

para pôr a andar para o canil! :twisted:
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Minuxa
Membro Veterano

sexta jun 03, 2011 2:58 pm

Bonito! :| Todos me diziam que provavelmente ela iria ficar menos agressiva, nunca ninguém me falou em aumentar a agressividade. Só agora que fiz a pesquisa sobre "agressividade após esterilização" é que aparecem artigos sobre o assunto. :evil:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sexta jun 03, 2011 3:29 pm

Excelente página. Já está na hora de acabar com a panaceia das esterilizações ...
MidnightAk
Membro
Registado: sábado out 09, 2010 7:19 am

sexta jun 03, 2011 3:40 pm

Babaorum Escreveu:
Excelente página. Já está na hora de acabar com a panaceia das esterilizações ...
Não percebi :? acabar com as esterilizações?
A sério não percebi o que quis dizer :oops:
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta jun 03, 2011 3:47 pm

Minuxa Escreveu:Depois de muito ler e questionar os vet sobre a esterilização da minha Minuxa, ponderei os prós e contras e optei por a esterilizar. Passou uma semana e fisicamente ela está óptima, mas está mais agressiva. Ou seja, ela sempre foi agressiva com outros animais na rua, mas em casa comigo ou com estranhos, sempre foi muito dócil e de fácil trato.
Minuxa, na minha opinião de leiga, uma semana é ainda muito cedo. quando nós, de duas patas, somos operados, por vezes aos 15 dias aou um mês ainda se tem dores. deixe passar mais um pouco. ela pode ter dores e resmunga porque doi. é como os bebés, não se percebe nada do que dizem...
Minuxa
Membro Veterano

sexta jun 03, 2011 3:55 pm

Eu no inicio também achei isso, mas ela neste momento já dá uns saltos valentes do sofá para o chão e nunca se queixa. Nos 1º dias notava-se que era dores, mas agora duvido. Até porque foi esterelizada com a técnica de "gancho", a incisão tem para aí 2 cm.
Espero sinceramente que seja só uma fase, porque um dos motivos da esterilização foi exactamente para ver se se tornava menos agressiva com outros animais. Em casa sempre foi uma cadela perfeita, só agora é que está assim.
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta jun 03, 2011 4:18 pm

pode estar bem aparentemente. deixe passar tempo Minuxa. Daqui a um mês logo conclui... :wink:

se ela continuar assim olhe faça o mesmo que o Zefe vai fazer à rita, empandeire-a para o canil :D

Boa Sorte!
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta jun 03, 2011 4:40 pm

No caso das minhas " cavalas" acho que as vantagens vão ser superiores às desvantagens.
Só o que vou poupar em água, detergente e esfregona. :lol:
Agora a sério: Confesso, tambem estou um pouco apreensiva. E tambem gostava de aqui ler relatos sinceros das alterações observadas no pós operatório de uma intervenção destas.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sexta jun 03, 2011 4:51 pm

nicasxi Escreveu:No caso das minhas " cavalas" acho que as vantagens vão ser superiores às desvantagens.
Só o que vou poupar em água, detergente e esfregona. :lol:
Agora a sério: Confesso, tambem estou um pouco apreensiva. E tambem gostava de aqui ler relatos sinceros das alterações observadas no pós operatório de uma intervenção destas.
nas minhas cadelas, não observei nunhuma alteração comportamental, ou de aumento de peso :?

O Tobias, tb está castrado, mas esse como é doido de nascença, e com mau feitio, acho que tb ficou na mesma :?
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

sexta jun 03, 2011 5:12 pm

Quando li este artigo confesso que também fiquei um bocado apreensiva. :roll: :roll:

Todas as cadelas que tive/tenho foram esterilizadas e muito sinceramente só noto alterações comportamentais na Xiquinha mas, se formos a ver, as mesmas podem dever-se ao facto de estar em hotel, se bem que ela ande à solta e tenha espaço para correr, pular e brincar. De qualquer das formas ainda ontem falei com a dona do hotel e ela irá ser "avaliada" por um treinador para se tentar perceber o porquê destas alterações. :roll: :roll:

A Joaninha engordou bastante e quanto ao feitio, como sempre foi refilona ... refilona ficou. :wink: A Maria não engordou nada e continuou maluca. :D :D A Estrelita engordou que nem uma "lontra" mas não noto alterações comportamentais.

Quanto aos canitos o Diogo (Dôdo) o Sebastião (Bi) ambos castrados e muito sinceramente não notei alterações comportamentais. O Bi engordou bastante. :cry:

O Martim não está castrado (a Maria está :D ) e a conselho do vet que o assiste, SÓ o será se aparecer com alterações a nível de próstata. O meu vet não é muito favorável à castração dos canitos (os que têm dono como é óbvio), e só aconselha a mesma por questões de saúde. No caso do Martim para além dos problemas que ele tem, é um canito obeso, pelo que seriam mais as desvantagens do que as vantagens. :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jun 03, 2011 5:16 pm

A minha Kika teve de ser operada de urgência. Tinha uma piometra. Veio a saber-se depois que foi causada por um batom do cieiro que tinha na vagina.

O pós-operatório foi complicadissimo porque estava muito doente. Não sei analisar diferenças de comportamento e, se as houve, porque não a conhecia antes de ser esterilizada. Sei que é uma cadela fantástica e tem energia para dar e vender.
Não tenho problemas com peso, talvez por fazer bastante exercicio. Pergunto-me quando não o conseguir fazer, como ficará a linha.

A Jade, por motivos de problemas cardiacos, nem penso nisso. Mas a ser necessário, tenho receio que fique efectivamente mais agressiva. Ela passa por fases bastante mal humoradas durante o cio, depois volta a ser a cadela amorosa que efectivamente é. Não sei como ficaria depois da esterilização.

Penso que a esterilização é benéfica para nós. Para o animal não acredito que o seja.
Última edição por LuMaria em sexta jun 03, 2011 5:22 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

sexta jun 03, 2011 5:22 pm

LuMaria Escreveu:A minha Kika teve de ser operada de urgência. Tinha uma piometra. Veio a saber-se depois que foi causada por um batom do cieiro que tinha na vagina.

O pós-operatório foi complicadissimo porque estava muito doente. Não sei analisar diferenças de comportamento e, se as houve, porque não a conhecia antes de ser esterilizada. Sei que é uma cadela fantástica e tem energia para dar e vender.

A Jade, por motivos de problemas cardiacos, nem penso nisso. Mas a ser necessário, tenho receio que fique efectivamente mais agressiva. Ela passa por fases bastante mal humoradas durante o cio, depois volta a ser a cadela amorosa que efectivamente é. Não sei como ficaria depois da esterilização.

Penso que a esterilização é benéfica para nós. Para o animal não acredito que o seja.
Pois também não sei até que ponto é mesmo vantajoso pelo menos para os animais que têm um lar. :cry:

A Joaninha também tinha uma piómetra e a Maria quando foi resgatada estava em pleno cio e tinha 3/4 "galifões" de volta dela pelo que, passado cerca de um mês fez ecografia para ver se não estaria grávida. Foi nessa altura que se descobriu que tinha quistos pelo que fomos aconselhados a esterilizá-la.

A Estrelita e a Xiquinha ... por motivos óbvios foram esterilizadas. :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jun 03, 2011 6:03 pm

Então e agora? Partindo do principio que a Minuxa ficou quezilenta após esterilização, não há nada que se possa fazer? Vai ser quezilenta o resto dos seus dias?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sexta jun 03, 2011 6:11 pm

Oui
Responder

Voltar para “Cães”