Ajuda na ração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jfsmoreira
Membro
Mensagens: 109
Registado: terça jun 07, 2011 9:52 am

terça jun 07, 2011 10:02 am

Caríssimos,

Tenho um Dogue alemão . Scooby - com 3 meses (acho eu que é... não tem LOP... a mãe era.. mas já o pai tenho as minhas dúvidas...)... mas adiante... o problema está na ração. Eu sempre dei aos meus cães ração dos supermercados... o mais barato era o melhor... bem ocmo restos de comida... sei que não se devia fazer isso... mas é prático deitar os restos de comida (ossos, arroz, carne, etc) aos cães, as espinhas, peixe aos gatos e as cascas e vegetais às galinhas... é o que dá viver no campo.

Quando levei à veterinária, logo no 1º dia que o tive comigo, ela indicou-me que deveria apostar em ração de qualidade. Comprei o DogChow e ela oferecem-me Hills. Assim o pequenote começou a comer hills, depois DogChow, e lá tive que comprar ração na mesma... ( o cão come como um leão)

Numa das minhas idas ao Supermercado optei por comprar Bribon... e o marmelo já a comeu toda...

Pedi à minha esposa para ir comprar mais à veterinária... para optar por uma ração de qualidade, mas como ela tinha que ir ao Centro agrário, trouxe de lá Sir Dog, porque o Sr. reponsável disse que era uma ração muito equilibrada q que era essa a que o Canil Intermunicipal adquiria...

Mas olhando para o panoramo, verifico que tenho vindo a descer de qualidade... será que justifica mesmo uma ração de qualidade?

Como alguém disse aqui no forun... "se eu como das marcas brancas, porque raio deverá o meu cão comer melhor do que eu?"

Aceito todo o tipo de críticas e comentários.

Será a SirDog assim tão má? Ou temos a ideia que seja má pelo simples facto de ser feita em Portugal e por ter um preço mais baixo?
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça jun 07, 2011 10:46 am

Em cães de raça grande e gigante, é fundamental uma boa alimentação PELO MENOS até aos 18 meses. Não que daí para a frente se deva "desleixar", mas a fase de crescimento, e por serem animais de crescimento muito rápido, é muito importante investir numa boa ração.

Tem aqui vários tópicos sobre rações, com uma pequena pesquisa vai encontrar dezenas deles, depois é ler, e escolher.

Se a que está a dar é uma boa ração? Não faço ideia, nunca ouvi falar, mas se é a que dão no canil municipal, não deve ser grande "pistola", por norma dão o mais barato.
Bribon é mau demais, Dog Chow é mediana...

Invista, pelo menos no início... vai valer a pena.

Edit: Quanto pior a ração, mais ele come, pois necessita de grandes quantidades para satisfazer as suas necessidades. Estar sempre a trocar de ração é péssimo para o sistema digestivo do pequenote.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
SunK
Membro
Mensagens: 83
Registado: terça ago 03, 2004 4:01 pm

terça jun 07, 2011 10:49 am

:o Não se deixe enganar pelo que dizem
1º não devia andar a trocar assim de ração....
2º Mais importante que a marca ou pais onde é fabricado é a composição faça uma pesquisa sobre composição para perceber o que faz bem e mal a um cão quais os ingredientes que deve conter e as quantidades e depois procure no mercado até encontrar a ração mais equilibrada que conseguir com melhor qualidade/preço.... se for pelo que lhe dizem vai andar a comprar o que vendem sendo vet ou não
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça jun 07, 2011 1:22 pm

Creio que um dos componentes com certa importância na ração é o cálcio, em especial na fase de crescimento (corrijam-me se estiver errada), o cálcio pode ser adicionar fora da ração com algo muito simples que é o pó de ovos. O pó de ovo é mais utilizado quando damos comida caseira aos nossos animais, quer sejam gatos ou cães.
ZeFe
Membro Veterano
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am
Localização: Txakurrita

terça jun 07, 2011 1:50 pm

Nas raças de porte grande e gigante é essencial uma ração de 1ª qualidade. O crescimento com uma alimentação deficiente pode provocar deformações no crescimento e problemas osseos.

Se for uma boa ração, indicada para raças grandes e gigantes, não faz falta qualquer tipo de "aditivo" de calcio, aliás, as rações para esses cães já vem completa com um nivel de calcio suficiente para o crescimento ser sustentado e não com "pulos" abruptos, que não são nada desejáveis em cães com pesos grande.

O mito de se dar calcio aos cães de raça grande para eles crecerem muito é uma banhada, o que vai provocar é que o cão cresça anormalmente e abruptamente para o desenvolvimento natural da estrutura corporal.

Se decidiu ter um cão de tamanho gigante, devia ter-se lembrado que é tudo gigante, a quantidade de ração, as despesas veterinárias, a manutenção...

Essa treta da ração não ser boa por ser feita em Portugal, é mesmo isso, treta. A ração não é boa simplesmente porque não presta, não é o suficiente para nenhum cão, quanto mais para um gigantone, não passa de farinhas para a engorda...mas os cães não são porcos, por isso não precisam de engordar, precisam de crescer com equilibrio.

Corre o risco da poupança sair cara quando o cão for adulto, para além de lhe estar a rebentar com o sistema digestivo com rações da treta e restos de comida.

Boa sorte para o bicho.

Fiquei curioso com o aspecto dele, se estiver para ai virado ponha aqui umas fotos.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça jun 07, 2011 1:57 pm

Eu falei de comida caseira, não falei de restos. E quando se dá comida caseira deve adicionar-se pó de ovo e suplementos. Foi o que aprendi num pequeno estudo que fiz. Se está ou não errado não sei.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 07, 2011 2:05 pm

Se gosta do seu cão, invista agora numa ração melhorzinha porque o que isso lhe vai poupar no futuro na conta do vet e na saúde do seu cão é bastante significativo. Cruzado que seja, um cão de porte gigante é um ARROMBO se precisar de intervenção veterinária por algum problema ortopédico... Não pode continuar com a Dog Chow?


Pinfinhas, o cálcio é importante mas acontece que o seu excesso é mais prejudicial que a sua falta que é bem mais fácil de corrigir que o inverso. Cálcio a mais na alimentação de um cão de porte gigante jovem equivale a deformações e calcificações nas articulações. As boas rações trazem todo o aporte de cálcio necessário ao crescimento harmonioso do animal e não se deve suplementar por dá cá aquela palha, só se o animal mostrar carências efectivas. Nos cães de porte gigante é muito mais importante o suplemento de glucosamina e condrotina para assegurar a saúde das articulações.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça jun 07, 2011 2:22 pm

Certo, entendi perfeitamente. Só falei do que li, e foi acerca de alimentação natural. Não que esteja a pensar implementar esse tipo de alimentação, não para já porque não sei o suficiente, tenho que ler e estudar muito mais. Da mesma maneira que alterei a minha alimentação, já não como carne como comia, apenas uma vez por mês e de aves. Questionei-me se a alimentação dos animais poderia ser diferente, não ser sempre ração e se eventualmente lhes faria mal.
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

terça jun 07, 2011 3:21 pm

Pinfinhas Escreveu:Certo, entendi perfeitamente. Só falei do que li, e foi acerca de alimentação natural. Não que esteja a pensar implementar esse tipo de alimentação, não para já porque não sei o suficiente, tenho que ler e estudar muito mais. Da mesma maneira que alterei a minha alimentação, já não como carne como comia, apenas uma vez por mês e de aves. Questionei-me se a alimentação dos animais poderia ser diferente, não ser sempre ração e se eventualmente lhes faria mal.
Mas comida cozinhada não é alimentação natural ;) natural seria crua ;)
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jun 07, 2011 3:26 pm

Ah, se ainda tiver os rafeiros (bicho ruim) e os gatuchos (bicho ruim), por favor, invista neles também. Isso dos restos é optimo, mas não me consta que os bichanos sejam central de reciclagem de lixo doméstico.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça jun 07, 2011 3:32 pm

LuMaria Escreveu:Ah, se ainda tiver os rafeiros (bicho ruim) e os gatuchos (bicho ruim), por favor, invista neles também. Isso dos restos é optimo, mas não me consta que os bichanos sejam central de reciclagem de lixo doméstico.
Peço desculpas mas não percebi.
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça jun 07, 2011 3:33 pm

Biscoito de Cenoura com Manjericão
Receita original do Cachorro Verde!
Ingredientes:

* 1/2 cenoura picada
* 1 xícara de água
* 1 ovo inteiro
* 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente ou levemente derretida
* 1 colher de chá de azeite de oliva
* 1 pitada de sal
* algumas folhinhas de manjericão fresco e lavado
* farinha de centeio integral ou farinha de aveia integral - o suficiente para dar ponto na massa (+/- 2 xícaras)
* algumas gotinhas de óleo comum

Esta é uma das receitas que li.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jun 07, 2011 3:36 pm

Pinfinhas Escreveu:
LuMaria Escreveu:Ah, se ainda tiver os rafeiros (bicho ruim) e os gatuchos (bicho ruim), por favor, invista neles também. Isso dos restos é optimo, mas não me consta que os bichanos sejam central de reciclagem de lixo doméstico.
Peço desculpas mas não percebi.
Eu sempre dei aos meus cães ração dos supermercados... o mais barato era o melhor... bem ocmo restos de comida... sei que não se devia fazer isso... mas é prático deitar os restos de comida (ossos, arroz, carne, etc) aos cães, as espinhas, peixe aos gatos e as cascas e vegetais às galinhas... é o que dá viver no campo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1016
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça jun 07, 2011 3:36 pm

ALMÔNDEGAS MALUCAS

Ingredientes:

* 250 gramas de carne moída
* 2 colheres de sopa de queijo ralado
* 1 cenoura finamente ralada
* 1/2 colher de sopa de alho em pó
* 1/2 xícara de pedacinhos de pão integral
* 1 ovo batido
* 1 colher de sopa de massa de tomate


Instruções:

1. Pré-aqueça o forno a 180oC.
2. Combine todos os ingredientes e misture vigorosamente.
3. Forme bolinhas (almôndegas) com tamanho de acordo com o porte de seu cão.
4. Coloque em fôrma untada.
5. Asse por 15 a 20 minutos, ou até que estejam douradas e firmes.
6. Espere esfriar e ofereça.
7. Refrigere ou congele o que sobrar.


Lembrete: ofereça ocasionalmente e com moderação, para não predispor seu pet à obesidade!

Esta foi receita que li. Não faço nada disto a única coisa que faço são os gelados de frutas que dou ocasionalmente.
Acaldeira
Membro Veterano
Mensagens: 1375
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça jun 07, 2011 4:32 pm

Mais saudável e menos dispendioso seria dar carne ao seu cão, mas crua.


No entanto como ainda é cachorro, não aconselho, porque basta um descuido devido à inexperiencia e lá se vai o cachorro engasgado num osso.

Se procurar bem tem rações relativamente boas a um excelente preço.

A Visan tem na sua gama premium (não confundir com a super premium) sacas para cachorros a 15€ = 20 kg's.


Eu por exemplo já há muito que deixei de investir em rações que me saíam a 80-100€ por mês. Dava orijen e de facto os resultados eram fantásticos.

Hoje em dia dou carne maioritariamente e complemento quando não tenho tempo com uma ração mais fraca, dessas mesmo que falei.
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;


Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175


American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

Responder

Voltar para “Cães”