Treino (Reforço)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nunoalex7
Membro
Mensagens: 77
Registado: sexta abr 01, 2011 10:25 am

terça jun 14, 2011 5:42 pm

Boa tarde.
Qual é o melhor reforço para darmos como recompensa aos nossos cães quando estamos a treina-los?
Pergunto isto porque eu dou-lhe bolinhas da ração, mas como ele come ração todos os dias não mostra grande vontade de comer. Gostaria de lhe dar algo novo que ele gostasse e associa-se aqueles momentos para retirar melhores resultados do treino. Como ele é de raça pequena queria uma goloseima pequena para não o encher.
Desde já agredeço a atenção.
"Não há diferença fundamental entre  o Homem e os animais
nas suas faculdades mentais(...) Os animais, como o  Homem,
demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; &nbsp;<strong>CHARLES&nbsp; DARWIN</strong>
Acaldeira
Membro Veterano
Mensagens: 1375
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça jun 14, 2011 6:01 pm

nunoalex7 Escreveu:Boa tarde.
Qual é o melhor reforço para darmos como recompensa aos nossos cães quando estamos a treina-los?
Pergunto isto porque eu dou-lhe bolinhas da ração, mas como ele come ração todos os dias não mostra grande vontade de comer. Gostaria de lhe dar algo novo que ele gostasse e associa-se aqueles momentos para retirar melhores resultados do treino. Como ele é de raça pequena queria uma goloseima pequena para não o encher.
Desde já agredeço a atenção.
O melhor é até acabar a obediência básica ele só comer da sua mão. Assim pode sempre recompensar com a ração ;).

Um abraço, boa sorte.
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;


Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175


American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

nunoalex7
Membro
Mensagens: 77
Registado: sexta abr 01, 2011 10:25 am

terça jun 14, 2011 6:15 pm

Pois eu faço isso, mas ele não mostra grande entusiasmo quando vê que o que lhe estou a dar é ração. E na minha opinião assim não retiro tanta rentabilidade como se lhe desse algo novo que ela adora-se e só come-se quando estive-se a treinar. È esta a minha questão.
"N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;a fundamental entre&nbsp; o Homem e os animais
nas suas faculdades mentais(...) Os animais, como o&nbsp; Homem,
demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; &nbsp;<strong>CHARLES&nbsp; DARWIN</strong>
Acaldeira
Membro Veterano
Mensagens: 1375
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça jun 14, 2011 6:57 pm

nunoalex7 Escreveu:Pois eu faço isso, mas ele não mostra grande entusiasmo quando vê que o que lhe estou a dar é ração. E na minha opinião assim não retiro tanta rentabilidade como se lhe desse algo novo que ela adora-se e só come-se quando estive-se a treinar. È esta a minha questão.
O cão tem que comer o que o dono lhe dá. Se ele não treinar, não come. Vai ver que em pouco tempo ele começa a comer de bom grado o que tem para lhe oferecer.
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;


Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175


American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça jun 14, 2011 7:08 pm

Não tem nada a ver com comer o que o dono dá ou não. Se o cão não dá valor à ração, claro que não é um bom reforço. Há cães que não dão tanto valor às recompensas de comida e nem são gulosos, se mesmo assim o quiser recompensar com comida tem que reservar alguma coisa especial para o treino, pode usar salsicha, bocadinhos muito pequenos para não fazer mal ao cão. Mas o cão tem que gostar da recompensa.
Acaldeira
Membro Veterano
Mensagens: 1375
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça jun 14, 2011 7:10 pm

Acena Escreveu:Não tem nada a ver com comer o que o dono dá ou não. Se o cão não dá valor à ração, claro que não é um bom reforço. Há cães que não dão tanto valor às recompensas de comida e nem são gulosos, se mesmo assim o quiser recompensar com comida tem que reservar alguma coisa especial para o treino, pode usar salsicha, bocadinhos muito pequenos para não fazer mal ao cão. Mas o cão tem que gostar da recompensa.
Acena se o cão não aceita a ração é porque não está com fome. Há cães que reagem melhor a comida, outros com brinquedos e outros até com "festinhas".

Mas se o dono quer recompensar com comida, que recompense com a ração. Se não come é porque a vontade de trabalhar não é muita mas isso com fominha vai lá.

edit: E o gosto também se educa. Os meus cães também não reagiam bem à ração como recompensa, o que é perfeitamente natural, estão saturados, respondem melhor a uma coisa diferente. Mas bastou dois dias só a comer da mão para começarem a entender que se não trabalhassem, não comiam. Agora é ver à abanar o rabo cada vez que meto a bolsa à cintura com a ração lá dentro.
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;


Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175


American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

Wilma
Membro Veterano
Mensagens: 285
Registado: segunda mar 29, 2010 8:23 pm

terça jun 14, 2011 7:19 pm

O que o ACaldeira quer dizer é alimentar somente o cão nos treinos, o que, no fundo, é muito eficaz para cães mais teimosos ou, se quiser, um treino mais rápido e eficaz.
Só usei esse tipo de treino com o meu cão quando achei que ele não me dava real valor como Alfa. Todo o resto do treino (senta, deita, dá a pata, a outra, salta, sobe, ladra) foi feito somente com umas tiras próprias para cães, cortadas em diferentes tamanhos... quanto melhor ele reagia ao treino, maiores eram os pedaços. Ele sempre foi guloso por isso nunca tive muitos problemas.... o 'junto' e o 'aqui' só consegui quando deixei de lhe dar ração e só comia quando treinava... foi bastante rápido! Em uma semana, 30min ao almoço e 10min no final do dia foi o suficiente, mas também depende do tipo de cão, se a fome o afecta mais ou menos e consoante o grau de teimosia...

Mas isto é a minha opinião e o que usei com o meu cão em concreto...
"N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;as fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça jun 14, 2011 7:36 pm

As recompensas servem para o cão associar o treino a uma coisa boa, por isso tem que ter valor para o cão. Inicialmente é natural que não gostem do treino, é isso que vamos desenvolver no cão. Se vai aproveitar o treino para alimentar o cão, é diferente, claro que com fome ele passa a dar mais valor à recompensa de ração, mas para mim isso não é prático no dia a dia.

Eu recompenso quase sempre com churro, mas o churro é especial, não lhe está sempre acessível, é reservado só para o treino, assim ela tem mais interesse no churro do que em qualquer outro brinquedo e do que no cão que vai a passar ali ao lado, por exemplo. O mesmo para as recompensas de comida, procuro que tenham um valor extra.
PauloB2519
Membro
Mensagens: 117
Registado: domingo abr 24, 2011 9:28 pm

quinta jun 16, 2011 11:17 pm

Como já foi dito tente treina-lo quando ele está com fome, porque se o treinar ao fim de ele comer e recompensá-lo com comida ele não vai querer, a não ser que seja mesmo muito goloso :lol:
Responder

Voltar para “Cães”