Maus tratos a Bull Terrier como denunciar???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sábado jun 18, 2011 8:26 pm

Olá não sei se há algum tópico semelhante ou não mas se houver certamente mo indicarão.
Há algum tempo apareceu por aqui um dono medonho com um bull terrier (penso que seja essa a raça do cão) a questão é que o sr. passa o tempo a pontapear com alguma violência o animal, não é algo do tipo chamar a atenção do cão é mesmo do tipo agressão... já várias pessoas aqui têm medo do sr. :( a questão é ninguém sabe de onde ele vem mas cada vez a reação do sr. é pior. Hoje um dos donos que por acaso é polícia interpelou-o (à civil e fora de serviço) a minha questão é alguém sabe como e a quem se denuncia este tipo de situação???
outra questão o bull terrier é um cão potencialmente perigoso certo? Eu tenho medo que o cão seja abatido por culpa do dono :(

Se alguém me souber informar... o dono polícia que o interpelou disse que ia chamar a brigada mas não me parece que isso resolva nada :roll:

Ps: O cão não anda açaimado e hoje o dono decidiu solta-lo no parque infantil, onde estava apenas o sobrinho do mesmo. :o Quando os outros cães vêm o cão ficam extremamente nervosos (não sei se pelo facto de não o poderem cheirar (o dono pontapeia-o para não o deixar chegar perto de outros cães)) ele a mim não me parece agressivo (o cão... porque o dono dá medo!)

Obrigada
Última edição por MaguiC em sábado jun 18, 2011 8:41 pm, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado jun 18, 2011 8:30 pm

O bull terrier não é considerado PP
MaguiC
Membro Veterano

sábado jun 18, 2011 8:34 pm

tiabela Escreveu:O bull terrier não é considerado PP
:) ainda bem por um lado, mas por outro ainda pior :(

Eu não tinha a certeza por isso perguntei, o meu problema não é a raça do cão mas sim o DONO dele e aquilo que lhe faz! :x
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
PauloB2519
Membro
Registado: domingo abr 24, 2011 9:28 pm

sábado jun 18, 2011 8:36 pm

:o fiquei chocado, pobre cão :cry:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jun 18, 2011 8:41 pm

O SEPNA é a entidade que deve contactar.

Contacte o SEPNA para efectuar denúncias directas, para ajudar animais em risco ou que sejam vítimas de maus-tratos.

A GNR criou o SEPNA - Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente, um serviço através do qual se pode contactar directamente as autoridades que poderão agir em casos de abandono, maus tratos, ou outros flagelos contra os animais, ou contra a própria Natureza.

Podem ser efectuadas denúncias online, identificadas ou anónimas em:

www.gnr.pt/portal/internet/sepna/12.den ... _sepna.asp
ou em
www.gnr.pt - na secção SEPNA, SOS Ambiente/Território
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
MaguiC
Membro Veterano

sábado jun 18, 2011 8:45 pm

Obrigada aisd
Vou ver como se desenrola a situação nos próximos dias (custa-me dizer isto porque o cão continua a ser maltratado) para ver se o dono que é da polícia consegue ativar os meios mais rápida e eficazmente. :( e até porque o "dono" do cão nem sempre aparece aqui e como hoje foi chamado à atenção é possível que não apareça por aqui nos próximos tempos.

Alguém sabe se é legal fazer vídeo como prova?

A minha vontade era fazer queixa já mas o "dono" já foi embora e eu não faço ideia do nome do cão, da morada do "dono"... e fazer uma queixa baseada em eu vi... mas não sei dizer quem é, onde mora, etc. não acho que valha muito a pena :(
Última edição por MaguiC em sábado jun 18, 2011 8:49 pm, editado 1 vez no total.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado jun 18, 2011 8:48 pm

MaguiC:

"Lei n.º 92/95 de 12 de Setembro

A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d), e 169.º, n.º 3, da Constituição, o seguinte:

CAPÍTULO I
Princípios gerais

Artigo 1.º
Medidas gerais de protecção

1 - São proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal.
2 - Os animais doentes, feridos ou em perigo devem, na medida do possível, ser socorridos.

Infelizmente a nossa lei não permite que os animais sejam retirados aos donos em caso de maus tratos. De qualquer modo, o dono poderá ser sempre "incomodado" por não ter o cão açaimado ou à trela, e poderá ser advertido e/ou pagar alguma coima. Bom bom, era que alguém lhe "roubasse" o cão... pobre animal. Há muito essa mentalidade, de agredir fisicamente os cães mais "robustos". :(
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MaguiC
Membro Veterano

sábado jun 18, 2011 8:54 pm

Já tenho o número de telefone da GNR para estes casos gravado no telemóvel se a cena se repetir vai haver uma queixa.

Só tenho pena que o animal não possa ser retirado ao dono! :(
dyGuinevere
Membro Veterano
Registado: quarta jan 27, 2010 8:50 pm

sábado jun 18, 2011 9:42 pm

MaguiC Escreveu:Obrigada aisd
Vou ver como se desenrola a situação nos próximos dias (custa-me dizer isto porque o cão continua a ser maltratado) para ver se o dono que é da polícia consegue ativar os meios mais rápida e eficazmente. :( e até porque o "dono" do cão nem sempre aparece aqui e como hoje foi chamado à atenção é possível que não apareça por aqui nos próximos tempos.

A minha vontade era fazer queixa já mas o "dono" já foi embora e eu não faço ideia do nome do cão, da morada do "dono"... e fazer uma queixa baseada em eu vi... mas não sei dizer quem é, onde mora, etc. não acho que valha muito a pena :(
Se conseguir apanhar esse senhor em flagrante, pode e deve filmar esses maus-tratos, por exemplo no parque.

Assim, se fizer queixa, não está em jogo apenas a sua palavra, mas sim o vídeo como prova.

Coitado do cão em ter um dono assim...
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado jun 18, 2011 10:11 pm

MaguiC Escreveu:
Não é legal. Não podes filmar ou fotografar sem autorização.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Anafabio
Membro Júnior
Registado: domingo mai 15, 2011 2:39 pm

sábado jun 18, 2011 10:27 pm

boas acho que era bom filmares isso,ja agora essa triste situaçao acontece onde mesmo?
Os Pit Bulls n&atilde;o s&atilde;o potencialmente perigosos, est&atilde;o sim potencialmente em perigo!
dyGuinevere
Membro Veterano
Registado: quarta jan 27, 2010 8:50 pm

sábado jun 18, 2011 10:35 pm

Chamarrita Escreveu:
MaguiC Escreveu:
Não é legal. Não podes filmar ou fotografar sem autorização.
Exacto, legal não é, não pode ser utilizado como prova em tribunal, por exemplo.
Mas a forista poderá mostrar esse vídeo ao senhor da polícia se houver necessidade, por exemplo, para reconhecer o senhor. Mas o melhor mesmo é informar-se com as entidades competentes.
MaguiC
Membro Veterano

sábado jun 18, 2011 10:35 pm

Nos arredores de Lisboa (Odivelas)
Chamarrita
Membro Veterano

sábado jun 18, 2011 10:41 pm

Anafabio Escreveu:boas acho que era bom filmares isso,ja agora essa triste situaçao acontece onde mesmo?
para quê, para ser processada?... :o

Magui, o que deves fazer é dirigires-te a um posto da GNR e apresentares queixa. Podes apresentar queixa contra desconhecidos. A queixa tem fundamento legal no Decreto-Lei n.o 315/2003 de 17 de Dezembro, por violação dos seguintes artigos:

Artigo 6.o
[. . .]
Incumbe ao detentor do animal o dever especial de
o cuidar, de forma a não pôr em causa os parâmetros
de bem-estar, bem como de o vigiar, de forma a evitar
que este ponha em risco a vida ou a integridade física
de outras pessoas e animais.

Artigo 7.o
[. . .]
1— . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2— . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3 — São proibidas todas as violências contra animais,
considerando-se como tais os actos consistentes em, sem
necessidade, se infligir a morte, o sofrimento ou lesões
a um animal.

Artigo 68.o
[. . .]
1 — Constituem contra-ordenações puníveis pelo
director-geral de Veterinária com coima cujo montante
mínimo é de E 25 e o máximo de E 3740:
a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
g) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
h) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
j) A violação do dever de cuidado previsto no
artigo 6.o que crie perigo para a vida ou integridade
física de outro animal;
(...)
2 — Constituem contra-ordenações puníveis pelo
director-geral de Veterinária com coima cujo montante
mínimo é E 500 e o máximo de E 3740:
a) A violação do dever de cuidado previsto no
artigo 6.o que crie perigo para a vida ou integridade
física de outrem;
(...)
c) A violação do disposto nos n.os 3 e 4 do
artigo 7.o;
d) O maneio e treino dos animais com brutalidade,
nomeadamente as pancadas e os pontapés; (...)"

Já tu, se filmares, estás a violar o artigo 7º, nº 4:
"4 — É proibido utilizar animais para fins didácticos
e lúdicos, de treino, filmagens, exibições, publicidade
ou actividades semelhantes, na medida em que daí resultem
para eles dor ou sofrimentos consideráveis, salvo
experiência científica de comprovada necessidade e justificada
nos termos da lei."
Além disso, estás a violar o direito à privacidade do homem, e, ao não o impedires de maltratar o animal, tornas-te cúmplice. NÃO FILMES NADA.
MaguiC
Membro Veterano

sábado jun 18, 2011 10:47 pm

Obrigada por todas as respostas já decidi que se a situação se repetir vou telefonar de imediato ao SEPNA e fazer queixa, já tenho o nº gravado no telemóvel quanto às imagens eles saberão informar-me na altura se devo ou não recolhe-las.

Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais, sem dúvida alguma! :roll:

Espero que isto se resolva rapidamente

Já agora na zona em que moro quem opera é a psp acham que isso traz algum inconveniente com o sepna? ou que tenho de fazer queixa a uma entidade diferente?
Responder

Voltar para “Cães”