Pedido de opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kyara10
Membro
Registado: quarta mar 02, 2011 10:41 am

quinta jun 30, 2011 11:07 am

Bom dia foristas

Dirigo-me a vocês pois necessito de uma opinião de alguém mais experiente. Ando com umas situações com a minha pequena que preciso de ajuda para saber como lidar com isso.

A minha Kyara já andava a fazer as necessidades quase todas na rua e andava muito certinha, eu sempre a passeei com uma trela extensivel só que com essa trela não conseguia ter grande controle sobre a moça então experimentei comprar uma mais curta para ela poder andar mais junto a mim.

Assim andei uns dias e nesses dias a minha pequena desaprendeu tudo.
Ela sempre gostou de fazer o seu coco longe de mim (é envergonhada), a verdade é com a trela mais curta ela não o conseguia fazer, então, voltou a fazer em casa. Decidi voltar á trela extensivel mas não há hipótese, desde esta situação que é mais as vezes que faz em casa do que na rua, já tentei (e continuo a tentar) o reforço positivo na rua e negativo em casa, a recompensa, nada.. Se nós estamos em casa, ela aguenta porque sabe se fizer que nos ralhamos mas assim que se apanha sozinha faz.. não sei o que fazer.. Já me disseram que a partir de uma certa idade torna-se complicado eles aprenderem e ela com 6 meses já devia estar mais que ensinada não acham? se alguém me puder dar uma dica agradecia :)

E tenho outra situação que também não sei como fazer.. ela até ás uns tempos que tinha comida (ração) á disposição mas para controle de peso decidimos cá em casa ela começar a ter horas certas de refeição.. qual o horário que acham mais adequado?
de manhã e á noite? ou ao almoço e á noite? e outra situação.. eu á noite, como tenho tempo th por norma cozinhar para a menina (carne, arroz, massa), a outra refeição deve ser igual ou devo optar por uma coisa mais leve (ex.ração)? É que ela no outro dia comeu de manhã carne com ração e o resultado foi uma bruta diarreia...é normal, eu mudei os hábitos alimentares da pequena ou é a refeição que para de manhã é muito forte?

Desculpem o bombardeamento e desde já agradeço as respostas :)
"O homem nunca poderá ser igual a um animal: ou se eleva e torna-se melhor, ou se precipita e torna-se muito pior" Vladimir Soloviev

Ester, Nelson & Kyara - Happy family :)
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quinta jun 30, 2011 11:27 am

Boa tarde Kyara10.

Eu uso trela extensivel, e sei que se estiver no mãximo é dificil controlar o cao, por isso é que uso o botão de prender a trela e a cadela anda ao meu lado. Quando achar seguro, aumento a trela e ela faz as suas coisinhas. Depois apanho as necessidades, ponho a trela no minimo e vamos para casa.
Voce fez uma alteração no habito do cachorro, por isso ele deve ter ficado confuso...vai ter de começar do zero :lol: com muita paciencia ele volta a entrar nos eixos. Os cães mais velhos têm mais dificuldade em aprender do que os cachorros, mas não é nada do outro mundo...Boa sorte! De certeza que alguem mais experiete lhe dirá o que pudera fazer.

Quanto a alimentação, eu dou de manha e a noite (ração) e a tarde (+/- depois da hora de almoço) quando vamos passear a grande levo comigo uns biscoitos para cão para fazer um treinozinho. Se quiser pode misturar carne, mas só se estiver crua ou cozida (mas sem qualquer tipo de tempero, sal ou outra coisa qualquer).
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta jun 30, 2011 12:06 pm

Tem 6 meses? Humm...como é que estamos de cios? Não há nada que revele que a cadela possa estar a querer fazer o primeiro cio?
Pergunto isto porque na altura dos cios há cadelas que ficam um bocadito 'despassarada' em termos de higiene, sobretudo nos primeiros cios.
É por isso mais uma hipotes e a considerar, se notar outros 'sintomas' que possam indicar a aproximação do cio.
De resto pode muito bem ser a confusão suscitada pela mudança de hábitos, e aí terá de ter paciência até que tudo volte a entrar noe eixos. ;)
Kyara10
Membro

quinta jun 30, 2011 2:03 pm

Muito obrigada a ambos pelas respostas dadas :D Pelo que me dizem é como se tivesse que voltar à estaca zero em relação à higiene da pequena.. ok.. Vou ter mais umas semanitas de paciência lool.. em relação ao cio que outros sintomas posso observar na pequena?? Só tenho conhecimento da vulva inchada e na excessiva vontade de urinar.. há outros sintomas nos quais eu posso reparar?

Obrigada :D
"O homem nunca poderá ser igual a um animal: ou se eleva e torna-se melhor, ou se precipita e torna-se muito pior" Vladimir Soloviev

Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta jun 30, 2011 3:40 pm

Kyara10 Escreveu:Muito obrigada a ambos pelas respostas dadas :D Pelo que me dizem é como se tivesse que voltar à estaca zero em relação à higiene da pequena.. ok.. Vou ter mais umas semanitas de paciência lool.. em relação ao cio que outros sintomas posso observar na pequena?? Só tenho conhecimento da vulva inchada e na excessiva vontade de urinar.. há outros sintomas nos quais eu posso reparar?

Os que referiu são os principais, acresce o sangramento (que varia em quantidade de cadela para cadela). Embora possa também notar como 'sintoma' um aumento do interesse dos machos por ela. ;)
Kyara10
Membro

quinta jun 30, 2011 4:38 pm

Ok.. vou estar atenta..

Responder

Voltar para “Cães”