Transporte de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo jul 10, 2011 8:49 pm

Boas a todos.

Eu vivo na Alemanha e em breve vou de férias a Portugal, e gostaria de saber se existe (creio eu que sim) algumas leis sobre o transporte de animais no carro.
Vou atravessar a Espanha e a Franca e também estou a tentar saber como funciona nesses países.
Eu queria que ele fosse o mais confortável possível.
Ele está habituado a andar de carro, mas nunca fez uma viagem de 2000 kms.

Muito obrigado a todos.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jul 10, 2011 9:17 pm

Fale com o seu veterinário porque precisa obter o "passaporte", um boletim de vacinas uniformizado para toda a CE, veja aqui: http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0. ... ot_id=3424

Quanto ao transporte em si, tem este artigo da Arca, penso que não existe legislação europeia específica sobre o acondicionamento de cães de companhia em viagens entre países membros: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/transpo ... blicos/368

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo jul 10, 2011 9:37 pm

Muito obrigado.
O passaporte aqui na Alemanha, é emitido assim que se põe o chip ao cachorro. Por isso já o tenho.

A minha dúvida era o transporte em si do animal.

Também tenho dúvidas quanto ao seguro.
O meu cão é um rott e não sei se tenho que fazer um seguro ao cão pelas 3 semanas que vou estar em Portugal.

De resto, tenho tudo em ordem
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
JackLab
Membro
Registado: terça ago 31, 2010 11:21 pm

domingo jul 10, 2011 10:25 pm

Boas flashorde,

pelo menos para espanha, em termos de transporte, é necessário à semelhança de Portugal ter um sistema de retençao (Cinto de segurança para cao se no banco de trás, Rede/Grade de Retençao se na bagageira ou em alternativa caixa de transporte)

Em França não sei qual a legislação, mas deve ser semelhante à praticada em Portugal e Espanha.
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo set 18, 2011 4:35 pm

Boa tarde,

Alguém me pode esclarecer, com umas dúvidas, tanto em termos de segurança dos cães e ocupantes como estar em conformidade com o que diz a lei, (que estive a ler no artigo postado acima pela Dinodane).

- A polícia costuma ou pode implicar com o facto de dois cães serem transportados juntos na mesma transportadora?

- Terão ambos que ter espaço para se virar e por de pé na caixa?

- É indiferente a caixa ir "atrás", sem rede amovível, ou no banco traseiro do carro?

- No caso da caixa ser transportada no banco de trás, esta terá que estar presa ao banco?

- Em carros "pequenos" de rede fixa (questão teórica) os cães podem ir soltos?

Obrigada
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo set 18, 2011 4:37 pm

Em termos de conforto do cão, nada melhor que uma boa transportadora... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

domingo set 18, 2011 4:49 pm

Eu da lei nao sei...
Mas tenho um corsa comercial e a minha dogue vai la atras sem problemas, deita-se e enjoy the trip...
Nunca fui abordada por ninguem da lei a dizer que nao posso, mas deve haver alguma lei ou algo assim que diga uma maneira mais "segura" de os transportar...
Quando a levo, vou realmente mais devagar e tenho atenção ás manobras mais apertadas, mas ela indo deitada nunca tive nenhum problema.
Contra mim falando creio que ela deveria ser transportada numa transportadora apesar de ser tão grande, que o tamanho da mesma devria ser tao grande como a mala do carro e o efeito ser o mesmo no final...

Escolhi de proposito este carro para a transportar á vontade... isto ate alguem me dizer algo em contrario... :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
pborgesf
Membro
Registado: sexta set 09, 2011 12:23 pm

segunda set 19, 2011 12:16 pm

Eu penso que ao transportarmos os nossos cães nas vulgares comerciais de 2 lugares estamos a cumprir a lei, porque por regra destas viaturas elas têm de ter uma divisória rigida entre os ocupantes e o compartimento de carga. Eu tb já transportei várias vezes os meus em comerciais...
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda set 19, 2011 12:52 pm

Pelo que sei (e também tenho algumas dúvidas) é necessário ou o "cinto de segurança" para cães ou uma caixa transportadora, a não ser em carro comercial com divisória rígida, em que o cão pode ir atrás. Mas também gostava de saber se é mesmo assim.

O user na Alemanha podia dizer-me como é aí (e nos países à volta)? Eu tenho o problema oposto, queremos ir aí de férias e não sabemos como deve ser feito o transporte de carro.
Responder

Voltar para “Cães”