castrar rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
telmofdf01
Registado: terça jul 05, 2011 11:06 pm

segunda jul 18, 2011 9:19 pm

boas...

gostava que me tirassem uma duvida, é obrigatorio castrar um cao de raça potencialmente prigosa?
o que diz a lei neste aspeto?

obrigado
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

segunda jul 18, 2011 9:20 pm

telmofdf01 Escreveu:boas...

gostava que me tirassem uma duvida, é obrigatorio castrar um cao de raça potencialmente prigosa?

obrigado

Se tiver LOP não.
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬

Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

telmofdf01
Registado: terça jul 05, 2011 11:06 pm

segunda jul 18, 2011 9:23 pm

Acaldeira Escreveu:
telmofdf01 Escreveu:boas...

obrigado

Se tiver LOP não.
tao mas se nao tiver LOP é considerado um cao rafeiro certo? logo nao é obrigatorio castrar certo? ou sera que é a mesma?
MarkTwain
Membro
Registado: terça jul 12, 2011 9:04 pm

segunda jul 18, 2011 9:26 pm

nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda jul 18, 2011 11:28 pm

:o :o :o

Então mas não era uma cadela?

Bom...arriscando mais uma vez... :roll:
Se o cão/ cadela não tiver LOP terá de ser castrado/ esterilizada. E não, não passa por rafeiro.Ou é rafeiro que consta no boletim de saúde dele/a ?
Sofia
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça jul 19, 2011 12:00 am

Também arrisco.

Não é só por ter LOP que não é castrado. É por o dono ser um criador da raça devidamente registado como tal e se destinar o animal a criação.

Todos os outros são obrigados (ou deviam ser) a castrar os animais pertencentes às raças das listadas como PP.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça jul 19, 2011 3:46 am

Se for um bom Rott, dificilmente passará por SRD visto ser uma raça com traços muito distintos.

Eu se soubesse o que sei hoje nunca na vida tinha adquirido um PP.
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;

Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

terça jul 19, 2011 9:07 am

Acaldeira Escreveu:Se for um bom Rott, dificilmente passará por SRD visto ser uma raça com traços muito distintos.

vira casacas! 8)
<p>"N&atilde;o adopte, compre!"</p>
<p>"n&atilde;o pedinche na net, trabalhe" by Math Hopkins</p>
<p>"tens uma courgette azeda e seca no lugar do cora&ccedil;&atilde;o" by Zefe </p>
GallaeciaB
Membro
Registado: segunda jul 11, 2011 12:07 pm

terça jul 19, 2011 3:44 pm

Acaldeira Escreveu:Se for um bom Rott, dificilmente passará por SRD visto ser uma raça com traços muito distintos.

:o liar... 8)
Terugkeren3
Membro
Registado: sexta jul 08, 2011 12:10 pm

terça jul 19, 2011 4:30 pm

Nos termos do Despacho nº 10819/2008 do Ministério da Agricultura
1 — É proibida a reprodução ou criação de quaisquer cães das raças constantes da Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril, incluindo os resultantes dos cruzamentos daquelas raças entre si ou com outras.
2 — É igualmente proibida a entrada no território nacional, por compra, cedência ou troca directa, de quaisquer cães das raças constantes da Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril, incluindo os resultantes dos cruzamentos daquelas raças entre si ou com outras.
3 — Excepcionam-se do disposto nos n.os 1 e 2 os cães cuja inscrição conste em livro de origem oficialmente reconhecido (LOP e outros).
(…)
6 — Para cumprimento do disposto no n.º 1, os detentores dispõem de um prazo máximo de quatro meses a contar da data da entrada em vigor deste despacho para proceder à esterilização dos animais por este abrangidos que tenham mais de quatro meses de idade.
Em conformidade com o nº 3, se o cão estiver inscrito no LOP ou em qualquer outro livro de origem oficialmente reconhecido, pode ser reproduzido, ou seja a respectiva esterilização/ castração não é obrigatória.

Quanto a afirmar que se o cão não está inscrito no LOP é um rafeiro, e como tal não pode ser considerado de potencialmente perigoso, recordo o que diz nesta matéria o Decreto Lei 312/2003:
«Animal potencialmente perigoso», qualquer animal que, devido às características da espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais, nomeadamente os cães pertencentes às raças que venham a ser incluídas em portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, bem como os cruzamentos de primeira geração destas, os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos destas com outras raças, obtendo assim uma tipologia semelhante a algumas das raças ali referidas;
Como tal a lei deixou ao critério subjectivo das entidades fiscalizadoras a decisão se um cão deve ser considerado potencialmente perigoso ou não, já que determina que basta um cão ter uma “tipologia” semelhante a alguma das raças definidas na Portaria 422/2004. Por isso se o seu cão se asemelha a um rottweiler, mesmo não tendo LOP e mesmo não sendo cruzado de Rottweiler, pode sempre apresentar uma tipologia semelhante a esta raça, e como tal ser considerado para efeitos LEGAIS.
<p>Ol&aacute;, eu sou o PauloC, a virar frangos na Arca desde 1999.</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça jul 19, 2011 5:23 pm

E como para muitos o que conta é poder dizer que o cão é um cão daqueles " muita maus" ,no boletim de saúde e no papel do SIRA no sitio onde diz " Raça" não acredito que escrevam lá SRD.
Depois .... há que ser coerente, até porque é a unica hipotese.
Sofia
RottLover81
Membro Veterano
Registado: terça jan 19, 2010 5:15 am

quarta jul 20, 2011 11:53 pm

Acaldeira Escreveu: Eu se soubesse o que sei hoje nunca na vida tinha adquirido um PP.
LOL 8) nem parece teu isso oh Acaldeira..
:lol:
<p>&nbsp;"Felizes s&atilde;o os c&atilde;es, que pelo faro descobrem os amigos." - Machado de Assis</p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... om/</a></p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... om/</a></p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... inpin.org/ </a></p>
<p>Rottweilers, Pitbulls &&nbsp;MiniPins&nbsp;&nbsp;&#9644;&hearts;&#9644;</p>
Responder

Voltar para “Cães”