cadela com problemas comportamentais?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

minimeu
Membro
Registado: sexta jul 22, 2011 4:31 pm

domingo jul 24, 2011 12:58 pm

olá recentemente adquiri uma cadelinha boxer, eu adoro-a mas ela morde muito a brincar porque é pequenina, so tenho medo que o comportamento se agrave, queria saber como bloquear este comportamento sem ferir os sentimentos dela. já tive cães, mas nunca acompanhei o crescimento deles, sinto-me priveligiada por ter esta oportunidade, mas tambem um pouco perdida sem saber o que fazer.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo jul 24, 2011 1:19 pm

Quando ela morder ou fizer algo indesejado, deve dizer-lhe um NÃO bem firme :wink:
GallaeciaB
Membro
Registado: segunda jul 11, 2011 12:07 pm

domingo jul 24, 2011 3:22 pm

minimeu Escreveu:olá recentemente adquiri uma cadelinha boxer, eu adoro-a mas ela morde muito a brincar porque é pequenina, so tenho medo que o comportamento se agrave, queria saber como bloquear este comportamento sem ferir os sentimentos dela. já tive cães, mas nunca acompanhei o crescimento deles, sinto-me priveligiada por ter esta oportunidade, mas tambem um pouco perdida sem saber o que fazer.
A inibição da mordida é feita atraves do treino basico de obediencia que deverá iniciar de imediato.

Sem brusquidão... mas sempre com firmeza. Desde cedo é necessário estabelecer hieraquias e a sua cadela vai, não só aprender a ocupar o seu lugar na familia, como também aprender a apreciar essa mesma posição.

O cão precisa de sentir que pertence, precisa de rotina e hierarquia.

Leia muito sobre treino e adapte à sua realidade, à personalidade do seu animal e à sua forma de ser.
Não existem formulas mágicas... um cão obediente e equilibrado é a soma de dedicação do dono, treino, método e um pouco de sorte com o cão ( como em tudo há uns mais permeáveis e outros mais resistentes ao treino, mas todos se ensinam ).

Muito importante... não é possivel magoar os sentimentos dum cão, dado que eles não têm consciencia moral. A humanização é muito tentadora para nós donos que amamos os nossos cães, mas o facto é que tudo o que eles precisam é liderança, bom cuidado, dedicação e muito carinho.

Um NÃO firme na hora certa e não há "sentimentos feridos" nenhuns... há um cão equilibrado no futuro
:)

Boa sorte, boas leituras e bons treinos!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jul 24, 2011 3:28 pm

minimeu Escreveu:olá recentemente adquiri uma cadelinha boxer, eu adoro-a mas ela morde muito a brincar porque é pequenina, so tenho medo que o comportamento se agrave, queria saber como bloquear este comportamento sem ferir os sentimentos dela. já tive cães, mas nunca acompanhei o crescimento deles, sinto-me priveligiada por ter esta oportunidade, mas tambem um pouco perdida sem saber o que fazer.
é pá tanta bicheza que a minimeu tem.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

patzz
Membro
Registado: sexta dez 25, 2009 9:05 pm

domingo jul 24, 2011 3:29 pm

Informe-se em como dominar o seu cão, ou seja, crie uma hierarquia com ele em que o dono assume sempre a posição mais elevada. Assim, é mais fácil o cão respeita-lo e assumir as suas ordens. Quanto a esta situação em especifico, a sua cadela como ainda é jovem, tem ainda mais necessidade de roer e morder que os cães adultos. Devido ao crescimento dos dentes eles precisam de aliviar roendo o que apanharem a frente! Se ela por vezes dá umas trincas nas suas mãos que podem até magoar, tem que dizer um "NÃO" firme e autoritário, mais que uma vez se preciso, e dar lhe uma alternativa para ela roer/brincar. Arranje-lhe um brinquedo para ela se entreter e quando ela pegar nele e começar a brincar encoraje-a com uma voz simpática e alegre para ela saber que está a fazer bem. Com alguma paciência vai ver que chega lá :)
minimeu
Membro

domingo jul 24, 2011 3:52 pm

meu meu é so o meu gato o cockie esta na guarda é das minhas colegas de casa os dois gatinhos pequeninos são sa minha prima que esta de férias e pediu que olhasse por eles, e a fiona é a cadela da familia. mas eu gosto mesmo de estar rodeada de bichos. obrigado pela respostas.
podem indicar-me alguns sites ou livros para ler?
patzz
Membro
Registado: sexta dez 25, 2009 9:05 pm

domingo jul 24, 2011 3:55 pm

Acho que pode encontrar tudo aqui na Arca, nos artigos.

Falo por experiência própria porque ainda esta semana recebi o meu cãozinho e andei aqui a devorar todos os artigos que podia ler sobre treino e essas coisas :) Boa sorte!
GallaeciaB
Membro
Registado: segunda jul 11, 2011 12:07 pm

domingo jul 24, 2011 3:57 pm

minimeu Escreveu:meu meu é so o meu gato o cockie esta na guarda é das minhas colegas de casa os dois gatinhos pequeninos são sa minha prima que esta de férias e pediu que olhasse por eles, e a fiona é a cadela da familia. mas eu gosto mesmo de estar rodeada de bichos. obrigado pela respostas.
podem indicar-me alguns sites ou livros para ler?
muito bem :)
seguem por PM.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo jul 24, 2011 5:06 pm

Sem ferir os sentimentos da cadela?
:lol: :lol: O seu cão/cadela tem de perceber que quem manda é você e ponto final!
Por cada vez que ela marcar um ponto em termos de dominio, você anda um passo para trás na educação da cadela...

Olhe que cachorrinhos só duram 4 meses, depois é sempre a crescer, a pesar e as brincadeiras de 3 meses tornam-se um sarilho num cão com um ano ou dois!

Eu com os meus que eram grandes, maiores que eu, cada vez que asneiravam, dizia não e dava uma sapatada, se insistiam, fechava-os uns minutos. Aprendiam rápido. Não deixe nunca o cão fazer algo que você não quer.
Eles são inteligentes e sociais e sabem que a matilha tem de ter um chefe. Se não for o dono, são eles.

Tive serras e Pastores alemães para além de rafeiros. Não convinha nada serem eles a mandar...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jul 24, 2011 5:34 pm

Entre as coisas que, pura e simplesmente, não pode deixar a cadela fazer, é mordêr.
Á minha, dizia um NÃO bem forte e dava um osso ou um brinquedo de roer - é que os cachorros precisam de roer, como os bébés quando lhes crescem os dentes...
Se insistir, pode fechá-la por alguns minutos numa sala, a título de castigo.
A minha em alguns dias deixou de me morder, só mordiscava carinhosamente.
Boa sorte.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
minimeu
Membro

sábado out 01, 2011 11:33 pm

bem obrigado pelas respostas, ela agora anda a portar-se melhor, é é uma tola só para enquanto esta a dormir, ou a magicar a asneira mais irritante para fazer, está a tornar-se muito grande e muito forte ja perdeu os dentinhos, estes não aleijam tanto... agora está a ocupar-me metade da cama, mas eu nem me importo, adoro dormir acompanhada pelos bichos...
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo out 02, 2011 3:39 pm

Permita-me discordar, os meus cães SEMPRE dormiram comigo e no entanto sabem bem quem é a alpha cá em casa.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo out 02, 2011 4:55 pm

kittten Escreveu:Permita-me discordar, os meus cães SEMPRE dormiram comigo e no entanto sabem bem quem é a alpha cá em casa.
os meus tambem, nestes casos acho que pode haver problema se elegermos um só para dormir connosco, mas cá em casa todos podem dormir na cama se quiserem, logo nenhum se sente privilegiado...no entanto tenho uma que acha que o sofá é só dela, e tenta defende-lo e mostrar resistência quando os outros se aproximam, mas ela é tão caganita que os maiores estão-se marimbando que ela se julgue alpha...e julgo que ela só tem essa reacção em defesa, que sempre que os outros saltam para o sofá ela fica sempre debaixo deles, e julgo ser só aviso da parte dela para evitar levar com 30 kg de amor em cima.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

domingo out 02, 2011 8:42 pm

kittten Escreveu:Permita-me discordar, os meus cães SEMPRE dormiram comigo e no entanto sabem bem quem é a alpha cá em casa.
idem! -
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo out 02, 2011 9:36 pm

GallaeciaB Escreveu:
A inibição da mordida é feita atraves do treino basico de obediencia que deverá iniciar de imediato.

Sem brusquidão... mas sempre com firmeza. Desde cedo é necessário estabelecer hieraquias e a sua cadela vai, não só aprender a ocupar o seu lugar na familia, como também aprender a apreciar essa mesma posição.

O cão precisa de sentir que pertence, precisa de rotina e hierarquia.

Leia muito sobre treino e adapte à sua realidade, à personalidade do seu animal e à sua forma de ser.
Não existem formulas mágicas... um cão obediente e equilibrado é a soma de dedicação do dono, treino, método e um pouco de sorte com o cão ( como em tudo há uns mais permeáveis e outros mais resistentes ao treino, mas todos se ensinam ).

Muito importante... não é possivel magoar os sentimentos dum cão, dado que eles não têm consciencia moral. A humanização é muito tentadora para nós donos que amamos os nossos cães, mas o facto é que tudo o que eles precisam é liderança, bom cuidado, dedicação e muito carinho.

Um NÃO firme na hora certa e não há "sentimentos feridos" nenhuns... há um cão equilibrado no futuro
:)

Boa sorte, boas leituras e bons treinos!
Gostei muito da sua explicação.
GallaeciaB Escreveu: podem indicar-me alguns sites ou livros para ler?
muito bem :)
seguem por PM.[/quote]

Pode ser para mim também? Obrigado.

Já agora, tenho uma dúvida, sobre algo que tenho feito com a minha cachorra, que acho imensa graça, mas não estou a conseguir prever o comportamento:

Ela pega nos brinquedos e por instinto, passou a dar "safanões" para os matar. A par disto, brincamos de puxar, ela de 1 lado e eu do outro. Comecei por rosnar e ela agora já me imita. É engraçadíssimo ver 1 cão tão pequeno (de raça pequena), a rosnar como uma fera. Por outro lado, tem bom temperamento e "para" as asneiras quando lhe digo "não", pelo que me parece que não estou a estimular-lhe a agressividade. Mas não tenho a certeza.

SOBRE O MORDER
e voltando ao post inicial, a minha vai fazendo o mesmo e eu vou dizendo NÃO e ela para, mas também para com NÃOS para outras coisas, e por graça, experimentei ganir (linguagem que ela entende) e também resultou! :D
Passou apenas a mordiscar ao de leve, por atenção ou para brincar!

Quando ela roi as coisas ou a cama dela, digo-lhe não e quando passa, pouco depois, coloco na frente os brinquedos dela que ela começa a roer e incentivo-a a roer AQUELES.
Responder

Voltar para “Cães”