Cãozito pela primeira vez

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Shilly
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: quarta jul 27, 2011 5:26 pm

quarta jul 27, 2011 5:45 pm

Antes de mais boa tarde a todos/as!
Pela primeira vez os meus pais decidiram adoptar um cãozinho. Neste momento eles vivem numa casa com um grande terreno e acharam que tinham o espaço e a paciência para ter um animal destes. Um senhor que vive na mesma terra, tem uma cadela que teve um ninhada em Abril e assim ficámos uma cadelinha (embora a bicha seja dos meus pais, também a considero como se fosse minha) :) .
Estamos a aprender tudo pela primeira vez, embora a família do meu marido sempre teve cães e assim vamos tendo umas dicas...
Já levou a 2ª dose de vacinação, está a ser desparasitada internamente de 15 em 15 dias, mais ou menos, e de mês a mês leva com uma pipeta para as pulgas, carraças e afins (hoje será a aplicada a segunda pipeta)
A mãe é baixota, o pai é incógnito, por isso pensámos que a cadela fosse ficar pequena, mas ao ritmo que ela está a crescer já não sei! Neste momento tem 3 meses e meio e pesa 6,5Kg. É alimentada 3 vezes ao dia com ração seca, cerca de 130 gr, mais ou menos.
A minha questão é, da vossa experiência, acham que é animal para chegar a que peso?

Aproveito para dizer que um amigo nosso ficou com uma irmã da mesma ninhada, que é mais pequena e mais peluda. O vet disse que podem ser filhas de pais diferentes!

Gostava de colocar aqui 2 fotos para verem a nossa Zara, mas não sei fazer isso!
Shilly
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: quarta jul 27, 2011 5:26 pm

quarta jul 27, 2011 6:47 pm

Imagem


Com 2 meses e meio
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jul 27, 2011 7:10 pm

bem o cão é lindíssimo :D
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
patzz
Membro
Mensagens: 83
Registado: sexta dez 25, 2009 9:05 pm

quarta jul 27, 2011 7:35 pm

Que olhos lindos! :D

Pois com essa idade e já com 6,5kg não vai ficar assim tão pequenina :X
Shilly
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: quarta jul 27, 2011 5:26 pm

quarta jul 27, 2011 7:48 pm

Também a acho muito fofinha e bonita :)
Mas morde que se farta, andamos com as mãos e os braços todos arranhados. Sabemos que é a brincar, até porque não morde com força, mas se continua com este hábito, quando se tornar adulta, vai ser mais complicado. Já nos disseram é por causa dos dentes de leite e que depois passava. Aí está uma novidade para mim! Não fazia ideia que os cães também mudavam os dentes, como as crianças!!

Agora realmente, a mim, que sou totalmente leiga no assunto, parece-me que ela vai ser maior que a mãe.
Malta experiente, opiniões por favor! 8)

Aqui está ela actualmente, com 3 meses e meio.

Imagem

Imagem
Última edição por Shilly em quarta jul 27, 2011 7:55 pm, editado 2 vezes no total.
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Mensagens: 390
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

quarta jul 27, 2011 7:48 pm

Muito bonito mesmo. :D
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
gabri17
Membro Veterano
Mensagens: 320
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Localização: cães- Nina, Angel, Baddy,Lobo, Kika
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

quarta jul 27, 2011 8:37 pm

muito linda tem ai uma bela menina parabens é capaz de ficar medio/grande

parabens :)
LuluB2
Mensagens: 6
Registado: quarta jul 27, 2011 9:26 pm

quarta jul 27, 2011 9:58 pm

É uma linda cachorra, sim senhora!

Agora em resposta às suas perguntas: com cães sem raça definida é sempre difícil dizer com precisão o tamanho com que vão ficar em adultos. Pode-se calcular, mas é somente um cálculo. Penso que virá a ser uma cadelita de tamanho médio, talvez com uns doze ou treze quilos de peso e uma altura de uns 40 cm. A grossura das patas, de que hão-de vir a falar-lhe, não quer dizer nada, pois pode ser um animal pequeno com patas grossas.

No que respeita ao morder e arranhar, é verdade, é cachorrinha e basta. Mas tem de começar a ser ensinada. Quando ela fizer algo que não queiram, seja morder, seja outra coisa qualquer, não a deixem. Um "Não" firme e a cessação da brincadeira costumam dar resultado. Se a mordedura vos magoar, manifestem-se com um "Ai", seguido dos restantes passos indicados. De seguida, dêem-lhe um brinquedo e afastem-se: assim, ela perceberá que os donos não gostam de ser mordidos, mas que não faz mal morder o seu brinquedo.

Têm é de ser firmes e constantes em todas as acções educativas que empreenderem com ela. O resto virá com o tempo e com a vossa firmeza.

Quanto à mudança de dentes, sim, eles mudam de dentes, começam por volta dos quatro meses. Nessa altura precisam de roer e mordiscar objectos duros, pois têm necessidade de firmar a nova dentição e reforçar as gengivas. É também nessa altura que se dão todas as asneiras que nos fazem perder a paciência, por isso, lembrem-se: tudo o que ela não deve roer tem de lhe ser posto fora do alcance. E têm de lhe arranjar objectos próprios para essa fase.

Falem com o veterinário a respeito destas etapas, ele dar-vos-á boas dicas. :wink:
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta jul 27, 2011 11:06 pm

Eu diria que ela fica um pouco maior que os 13 quilos.
Talvez vá até aos 20 e dá-me a ideia que tem uma costela, um avô PA...as orelhas dela e a expressão lembra um pouco essa raça.

Tem ar de refilona e de que será boa guarda. Não a deixem abusar. Agora é muito engraçado, daqui a dois meses o morder e desobedecer já não tem graça nenhuma.
Se ela insiste em morder, fechem-na durante minutos longe de vocês, rápidamente ela vai associar e evita morder.

Uma cadela pode na mesma barriga ter crias de cães diferentes por isso é normal ser muito diferente da irmã.
Vaaanesssa
Membro Veterano
Mensagens: 309
Registado: terça jun 28, 2011 9:51 am
Localização: Zahra & Emma

quinta jul 28, 2011 9:51 am

Bom dia,

Eu até diria que tem descendência de PA e Rott, tem características muito comuns destas raças.

Já lidei com um cão que tinha esse cruzamento e digo-lhe vai ter de se impor desde início e socializá-lo muito bem. Se realmente tiver genes destas duas raças chegará aos 30/ 40 kg.
Vaaanesssa
Membro Veterano
Mensagens: 309
Registado: terça jun 28, 2011 9:51 am
Localização: Zahra & Emma

quinta jul 28, 2011 9:54 am

ups!!! :oops:
Não tinha lido que a mãe era de pequeno porte. Retiro o que disse acerca do peso. :)
Shilly
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: quarta jul 27, 2011 5:26 pm

quinta jul 28, 2011 10:29 am

Obrigado a todos/as que deram opinião. :wink:
Realmente ela é uma rafeirita, a mãe dela é daqueles cães de virar o gado, não sei se conhecem. Moro em Trás-os-Montes, e aqui existem muitos cães de gado (enooormes, parecem póneis! ajudam a guardar.) e depois há uns baixinhos, um pouquinho farfalhudos que ajudam a virar o gado. A mãe é um desses cães.

Ela está na casa dos meus pais, mas por vezes eles têm de se ausentar durante uns dias e quando assim é, ela fica em minha casa. Era uma coisa que eu tinha receio, de ela me estragar alguma coisa, mas nunca me roeu nada. Então quer dizer que a famosa "fase destruidora" ainda está pra vir... :?

Realmente parece refilona, mas na verdade pouco ladra, só quando passa alguma vaca e um ou outro cão. É muito amigável...demasiado até... quando aparece alguém vai logo a correr pedir festinhas e brincadeira. No futuro gostávamos que não fosse agressiva, mas também que não fosse tão dada com estranhos. Mas suponho que isso dependa da personalidade de cada cão, não é?
LuluB2
Mensagens: 6
Registado: quarta jul 27, 2011 9:26 pm

quinta jul 28, 2011 12:10 pm

Shilly Escreveu:...No futuro gostávamos que não fosse agressiva, mas também que não fosse tão dada com estranhos. Mas suponho que isso dependa da personalidade de cada cão, não é?
Depende da personalidade de cada cão, mas acima de tudo da educação e do treino.

Esse ser "dada com estranhos" também pode ser feição de cachorra. Com o tempo e as etapas de crescimento, essa alegria de cachorrinha pode evoluir para um feitio mais calmo e mais desconfiado, digamos. Mas, como já disse, o treino que lhe derem agora é muito importante na formação do seu comportamento em adulta.
ZePedro10
Membro
Mensagens: 116
Registado: quarta fev 25, 2009 3:58 pm
Localização: Beagle & Labrador

quinta jul 28, 2011 7:04 pm

Você têm aí uma fera! Um Doberman! :twisted:
Responder

Voltar para “Cães”