Falta divulgação cá...porque lá fora fazem um sucesso e já n é de agora!
Posso dar exemplos.
Vou começar pela minha raça. O cão de água é tão conhecido nos EUA como cá é o Lab, Golden, Caniche e posso-vos dizer que em monográficas lá não são 10 gatos pingados como são cá, são para mais de 300 exemplares e isto foi muuuuito antes do Obama

.
Na Alemanha adoram os Serra de Aires, assim como na Noruega, Finlândia e afins. Os podengos idem. Das outras não sei. Mas destas garanto que os tugas se fartam de exportar. E há muuuuuuitos criadores estrangeiros a criar estas raças.
No que toca a Cães de Água, houve pelo menos um exemplar, que eu conheço, em busca e salvamento qdo houve o atentado de 11 de Setembro, eles usam a raça como raça de trabalho tb.
Aqui há uns anos, num CSI Miami se n estou em erro, houve um episódio em que mencionaram o Cão de Água Português, a nossa tradução? Caniche...é triste.
Como para não variar, é preciso os estrangeiros darem valor ao que é nosso, virem cá buscar e fazer alguma coisa com ele, porque nós cá ainda temos a ideia do que o que vem lá de fora é que é bom.
Posso-vos dizer tb que a maioria dos contactos que temos para cães nossos, são estrangeiros...os tugas só a classe mais alta é que nos contacta, são pessoas que já tiveram contacto com a raça, ou que viajam muito, ou têm familiares q já tiveram um.
Não é pelo preço dos nossos cães, porque vendemos ao mesmo preço dos outros e bem mais baratos que buldogues.
Há efectivamente pessoas cá a darem a conhecer o que é nosso lá fora, a investir muito dinheiro a ir lá fora mostrar q o q cá há é tão bom ou melhor que os outros. Mas depois custa muito não ter apoios de ninguém! Nem mesmo do nosso clube...enfim. Acham muito bonito, mas parabéns e palmadinhas nas costas não ajudam muito (não enchem a barriga aos nossos cães), e não chega.
Fazer pela raça? Mais???? Como? Há ajudas?Não...do nosso bolso, por nossa conta e risco? Isso é tudo muito bonito de dizer, mas nem toda a gente tem o ICN por trás a dar credibilidade e a abrir portas à malta.
Enfim....desabafos.
Mas quem fez esse artigo nesse blogue, mostra algum desconhecimento na matéria (divulgação das raças Portuguesas), só se se estiver a referir ao território nacional.