O que falta as raças nacionais?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta ago 05, 2011 3:15 pm

Encontrei este artigo que me deixou a pensar. Porque será que as raças portuguesas não têm mais sucesso? Será que isso é bom ou mau?
Concordo com algumas coisas do texto, com outras não concordo nada, de qualquer forma decidi partilhar convosco e abrir aqui a discussão sobre o que falta às raças nacionais e como será o seu futuro :wink:

http://acendurabrava.blogspot.com/2010/ ... onais.html
ZePedro10
Membro
Mensagens: 116
Registado: quarta fev 25, 2009 3:58 pm
Localização: Beagle & Labrador

sexta ago 05, 2011 3:25 pm

Fama
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta ago 05, 2011 10:35 pm

ZePedro10 Escreveu:Fama
A fama não surge do nada :?
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado ago 06, 2011 12:18 am

falta o mesmo que aos portugueses, orgulho e confiança no produto nacional.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Mensagens: 390
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

sábado ago 06, 2011 12:19 am

Na minha opinião as raças portuguesas deviam ser mais divulgadas.
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado ago 06, 2011 12:46 am

Epa dêm-me la um molosso achatado e agil Portuga, que eu fico com um... 8)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado ago 06, 2011 1:32 am

Não concordo em grande parte com o texto sobre o podengo. aliás, considero uma raça sub aproveitada e comparando com as dezenas de cães que já tive, acho o podengo muito fácil de ensinar.
Com razão ou não e dentro dos meus escassos conhecimentos sobre raças portuguesas, considero que as nossas raças não têm muito sucesso devido a vários factores (entre os quais os já referidos). Vou focar a falta de especialização da maioria das raças. Devido à nossa realidade e ao nosso tamanho obrigou à criação de cães que "fossem pau para toda a obra", sendo por isso capazes de fazer muita coisa, mas em nenhuma delas se destacam especialmente. No caso do nosso perdigueiro, por exemplo, é um cão capaz de caçar em todos os terrenos, no entanto, não consegue bater os especialistas em cada um deles. É um bom cão de parar? Sim, mas não bate um pointer inglês em terreno aberto. É bom a cobrar? sim, mas não bate um retriever. E por aí em diante.
É claro que esta razão é meramente a opinião de uma leiga como eu, não assento este pensamento em nenhum estudo ou análise académica.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Mensagens: 720
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Localização:

sábado ago 06, 2011 1:43 am

Falta divulgação cá...porque lá fora fazem um sucesso e já n é de agora!

Posso dar exemplos.
Vou começar pela minha raça. O cão de água é tão conhecido nos EUA como cá é o Lab, Golden, Caniche e posso-vos dizer que em monográficas lá não são 10 gatos pingados como são cá, são para mais de 300 exemplares e isto foi muuuuito antes do Obama 8) .

Na Alemanha adoram os Serra de Aires, assim como na Noruega, Finlândia e afins. Os podengos idem. Das outras não sei. Mas destas garanto que os tugas se fartam de exportar. E há muuuuuuitos criadores estrangeiros a criar estas raças. ;)

No que toca a Cães de Água, houve pelo menos um exemplar, que eu conheço, em busca e salvamento qdo houve o atentado de 11 de Setembro, eles usam a raça como raça de trabalho tb.

Aqui há uns anos, num CSI Miami se n estou em erro, houve um episódio em que mencionaram o Cão de Água Português, a nossa tradução? Caniche...é triste.

Como para não variar, é preciso os estrangeiros darem valor ao que é nosso, virem cá buscar e fazer alguma coisa com ele, porque nós cá ainda temos a ideia do que o que vem lá de fora é que é bom.
Posso-vos dizer tb que a maioria dos contactos que temos para cães nossos, são estrangeiros...os tugas só a classe mais alta é que nos contacta, são pessoas que já tiveram contacto com a raça, ou que viajam muito, ou têm familiares q já tiveram um.
Não é pelo preço dos nossos cães, porque vendemos ao mesmo preço dos outros e bem mais baratos que buldogues.

Há efectivamente pessoas cá a darem a conhecer o que é nosso lá fora, a investir muito dinheiro a ir lá fora mostrar q o q cá há é tão bom ou melhor que os outros. Mas depois custa muito não ter apoios de ninguém! Nem mesmo do nosso clube...enfim. Acham muito bonito, mas parabéns e palmadinhas nas costas não ajudam muito (não enchem a barriga aos nossos cães), e não chega. :roll:
Fazer pela raça? Mais???? Como? Há ajudas?Não...do nosso bolso, por nossa conta e risco? Isso é tudo muito bonito de dizer, mas nem toda a gente tem o ICN por trás a dar credibilidade e a abrir portas à malta.

Enfim....desabafos.

Mas quem fez esse artigo nesse blogue, mostra algum desconhecimento na matéria (divulgação das raças Portuguesas), só se se estiver a referir ao território nacional. :wink:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
ZePedro10
Membro
Mensagens: 116
Registado: quarta fev 25, 2009 3:58 pm
Localização: Beagle & Labrador

sábado ago 06, 2011 2:39 am

c_saraiva Escreveu:
ZePedro10 Escreveu:Fama
A fama não surge do nada :?
Claro, mas uma vez feita, neste caso, é difícil de a desfazer...
E também vai da imagem que a pessoa quer passar, que quer queiramos quer não é a realidade.
Mahlemut
Membro Veterano
Mensagens: 236
Registado: segunda jul 11, 2011 7:16 pm

sábado ago 06, 2011 3:14 am

IsabelNobre_ Escreveu: Mas quem fez esse artigo nesse blogue, mostra algum desconhecimento na matéria (divulgação das raças Portuguesas), só se se estiver a referir ao território nacional. :wink:
Se tiverem o cuidado de correr os artigos escritos pelo autor do blog irão com toda a certeza chegar a conclusão que a opinião clara é que tudo o que não seja pastor alemão... não é cão, as opiniões ( sempre tão discutiveis ) acerca de algumas raças e exemplares chegam a ser ofensivas. Opiniões.

Em relação às raças portuguesas, o problema não é nem nunca foi lá fora.

Em relação ao podengo por exemplo, se assistirmos a alguns artigos espanhois acerca da equivalencia espanhola dos vários podengos, a opinião generalizada é de que o podengo do lado de lá da fronteira (nomeadamente o andaluz) é ancestral e que todos os podengos do mundo descendem dos espanhois, passe o exagero, mas inclusive quem não é adepto da raça, lhe reconhece os pergaminhos. Cá para o comum dos mortais um podengo é um rafeiro de caça ( curiosamente até costumo apelidar, jocosamente de rafeira a uma podengo premiada, cuja propriedade é de um user da Arca)

A diferença se calhar reside neste pormenor, como em quase tudo. Por exemplo aqui ao lado ouve-se música nacional ( de qualidade) e há figuras de nivel planetário, formam-se actores de primeira água que atingem o reconhecimento global, formam-se futebolistas, que quando não são o nº 1 do Mundo, são os restantes 9 do top-ten, se enraíza a cultura nacional de modo tão natural e tão suportado pelas entidades representantes do comum cidadão que é apenas natural que as raças caninas sejam apenas mais um dos simbolos do orgulho nacional e apenas me refiro a uma realidade que será a mais proxima da nossa por motivos historicos e geográficos e pela quantidade de raças que foram miraculosamente ressuscitadas ou recuperadas, há inclusivé algumas que nem existiam a não ser em gravuras e livros e que foram de tal modo impulsionadas que se tornaram já em mais um motivo de orgulho.

O que falta é por demais debatido, orgulho em seremos melhores, enquanto apenas tivermos orgulho em sermos o povo mais desenrascado do Mundo ( que é 1 consequência detestável e não uma qualidade), o panorama dos cães em Portugal será o mesmo que do resto da sociedade, mediocre, com a diferença de na realidade irónica algumas raças portuguesas serem mais valorizadas fora do que dentro das nossas fronteiras.

Editei para acrescentar que há de facto molossos ( mas de facto não são achatados Joana :-P ) tugas, pena que a selecção de alguns tenha ido no sentido oposto à da utilidade e trabalho para o qual foram desenvolvidos, mas acredito que ainda haveria muito a fazer pela popularidade dos molossos, não fora-fronteiras mas cá dentro. Quantos portugueses conhecem as capacidades ou até o aspecto do cão de Castro Laboreiro ou do Fila de S. Miguel por exemplo?
Acaldeira
Membro Veterano
Mensagens: 1375
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

sábado ago 06, 2011 4:37 am

IsabelNobre_ Escreveu:Falta divulgação cá...porque lá fora fazem um sucesso e já n é de agora!

Posso dar exemplos.
Vou começar pela minha raça. O cão de água é tão conhecido nos EUA como cá é o Lab, Golden, Caniche e posso-vos dizer que em monográficas lá não são 10 gatos pingados como são cá, são para mais de 300 exemplares e isto foi muuuuito antes do Obama 8) .

Na Alemanha adoram os Serra de Aires, assim como na Noruega, Finlândia e afins. Os podengos idem. Das outras não sei. Mas destas garanto que os tugas se fartam de exportar. E há muuuuuuitos criadores estrangeiros a criar estas raças. ;)

No que toca a Cães de Água, houve pelo menos um exemplar, que eu conheço, em busca e salvamento qdo houve o atentado de 11 de Setembro, eles usam a raça como raça de trabalho tb.

Aqui há uns anos, num CSI Miami se n estou em erro, houve um episódio em que mencionaram o Cão de Água Português, a nossa tradução? Caniche...é triste.

Como para não variar, é preciso os estrangeiros darem valor ao que é nosso, virem cá buscar e fazer alguma coisa com ele, porque nós cá ainda temos a ideia do que o que vem lá de fora é que é bom.
Posso-vos dizer tb que a maioria dos contactos que temos para cães nossos, são estrangeiros...os tugas só a classe mais alta é que nos contacta, são pessoas que já tiveram contacto com a raça, ou que viajam muito, ou têm familiares q já tiveram um.
Não é pelo preço dos nossos cães, porque vendemos ao mesmo preço dos outros e bem mais baratos que buldogues.

Há efectivamente pessoas cá a darem a conhecer o que é nosso lá fora, a investir muito dinheiro a ir lá fora mostrar q o q cá há é tão bom ou melhor que os outros. Mas depois custa muito não ter apoios de ninguém! Nem mesmo do nosso clube...enfim. Acham muito bonito, mas parabéns e palmadinhas nas costas não ajudam muito (não enchem a barriga aos nossos cães), e não chega. :roll:
Fazer pela raça? Mais???? Como? Há ajudas?Não...do nosso bolso, por nossa conta e risco? Isso é tudo muito bonito de dizer, mas nem toda a gente tem o ICN por trás a dar credibilidade e a abrir portas à malta.

Enfim....desabafos.

Mas quem fez esse artigo nesse blogue, mostra algum desconhecimento na matéria (divulgação das raças Portuguesas), só se se estiver a referir ao território nacional. :wink:


Isabel adorei ler o seu post. Muito bom mesmo, agradeço-lhe o desabafo, que haja mais assim.

Cumprimentos.
&#9556;&#9552;&#9552;&#9559;
&#9562;&#9559;&#9556;&#9565;
&#9556;&#9565;(¯`v´¯)
&#9562;&#9552;&#9552;`. Amstaff &#9644;&#9829;&#9644;


Sub-F&oacute;rum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175


American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

MarkTwain
Membro
Mensagens: 81
Registado: terça jul 12, 2011 9:04 pm

sábado ago 06, 2011 9:39 am

O que falta ?

Para já civismo quando temos pessoas a dizer gostar de Raças Portuguesas(RP) e compram rafeiros a criadeiros.

Depois ser um criador a sério custa muito em dinheiro, em esforço e em licenças. O nosso estado está-se nas tintas para os animais..e não me digo a, como dizem alguns paspalhos, criar uM SNS animal, digo a ter leis efectivas de protecção animal a cumpri-las e a ter politicas de responsabilização dos donos.

Vamos ser francos..o criar por gosto não se coaduna hoje em dia com salvar as raças portugueses, tem de se ter dinheiro e suprema heresia uma politica comercial.

Depois o tugazeco médio gosta de x ou cruzados a que chamar de raça e é supremamente ignorante e tem a mania de que o que é estrangeiro é que é bom.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 06, 2011 12:34 pm

Bom tópico, bons posts. A minha opinião vai ao encontro das vossas. Felizmente algumas raças portuguesas estao bem divulgadas e representadas no estrangeiro.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado ago 06, 2011 3:08 pm

MarkTwain Escreveu:Depois o tugazeco médio gosta de x ou cruzados a que chamar de raça e é supremamente ignorante e tem a mania de que o que é estrangeiro é que é bom.
Isso.
Não há mais criadores porque não há mercado. Não há mercado porque o português "pobre" tem rafeiros, o "médio" tem pseudo-cão de raça da moda (x de Labrador), o "rico" tem cães de raça, mas estrangeira claro.

Isto é generalizar, é perigoso, há sempre excepções, há pessoas interessadas, há bons criadores... mas a realidade geral é assim.

Um São Bernardo faz mais vista num jardim que um Serra da Estrela...
Um Pointer Alemão combina melhor com a espingarda nova que um Perdigueiro Português...
Um Poodle é mais chique que um Cão de Água Português...
Um Dogue Argentino é mais possante que um Fila de S.Miguel...
Um Corgi é mais bonitinho que um Podengo Português Pequeno...
IsabelNobre_
Membro Veterano
Mensagens: 720
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Localização:

sábado ago 06, 2011 3:37 pm

Outra coisa q reparei...porque ontem lí o blogue um bocadinho na diagonal, devido à hora e ao cansaço.
"Em termos prático-laborais, a maior diferença entre o Serra d’Aires e o Cão de Água Português reside na capacidade de aprendizagem, porque o primeiro é um super dotado quando comparado com o segundo. O cão da Serra de Aires pode executar na perfeição toda e qualquer disciplina convencional da cinotecnia, porque é muito curioso, prestável, disponível e veloz, pese no entanto alguma fragilidade a nível do dorso e a fraca potência de mordedura, que pode ser potenciada de modo convencional. Quando convenientemente adestrado, independentemente do seu sexo, pode transformar-se num bom terapeuta, já que como cão de companhia necessita apenas de alguma regra, porque é endiabrado e passa o tempo a observar. É o cão indicado para os jovens e para o desporto canino, pois adora correr e aprende a superar obstáculos com facilidade. Na obediência pode atingir a mestria e possui características inatas para o salvamento. Morfologicamente falando, só precisa de melhorar a sua ossatura e pormenor articular, porque geralmente não aguenta os impactos que causa, queixando-se de sobremaneira. O Cão de Água Português é menos dotado física e cognitivamente, mas menos queixoso e mais sossegado. É um cão familiar por excelência e um terapeuta pouco visto e pouco utilizado, entregue a grupo de apaixonados que pouco tem feito pela sua divulgação (valeu-lhes o Presidente Barack H. Obama). Este cão é um auxiliar por excelência, um cão de paz que abomina a guerra e que aceita a liderança sem maiores delongas, vive para a companhia e dispensa os artificialismos dispensados pelo treino. Afável de trato, dificilmente morderá a alguém, adora transportar objectos e nunca perde o rasto do dono. Ao Cão de Água Português só falta divulgação, ele tem lá tudo e fará muita gente feliz"

Este excerto...demonstra bem a ignorância que o autor detém sobre o temperamento do CAP. É que não dá mesmo uma para a caixa...enfim.
:roll:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”