Câmara incapaz de controlar matilha de cães selvagens na Arr

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça ago 09, 2011 5:43 pm

A Câmara de Setúbal anunciou hoje que a actuação dos serviços municipais de veterinária não tem impedido o aumento de matilhas de cães selvagens na serra da Arrábida, situação que tenciona reportar à Direcção-Geral de Veterinária.

Em comunicado, a Câmara de Setúbal garante que está empenhada em contribuir para a resolução do problema ambiental, de saúde pública e de segurança gerado pela existência de matilhas de cães em regime selvagem na Arrábida.
"A situação, que está já a provocar desequilíbrios na fauna da zona, vai merecer uma exposição, a entregar em Setembro à Direção-Geral de Veterinária, subscrita pela Câmara Municipal, pelo Parque Natural da Arrábida, pela delegação local da Direcção-Geral de Veterinária e pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR", refere o documento.
A autarquia considera que as capturas pontuais dos animais ao longo dos últimos anos não têm conseguido resolver "o problema", tendo em conta a multiplicação dos cães, que provocaram o desequilíbrio ambiental desta área protegida.
Vários moradores têm-se mostrado preocupados e desagradados com a proliferação de matilhas de cães selvagens na área e acusam as associações de defesa dos animais de contribuírem para o aumento das matilhas ao lhes darem alimentos.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... a-arrabida

E agora, como resolver?? Abate??
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 6:02 pm

A nicas foi tão explícita no título que eu dei logo por ela 8) :twisted:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Mahlemut
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 7:16 pm

terça ago 09, 2011 6:16 pm

TheOne Escreveu:
A nicas foi tão explícita no título que eu dei logo por ela 8) :twisted:

:lol: :lol: :lol:
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça ago 09, 2011 7:28 pm

ficámos logo a pensar, lá vem a nicas com mais uma das suas 500 000 dúvidas de quem não percebe nada de canitos... :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça ago 09, 2011 8:44 pm

O mal já vem de longe.
Agora chamem os amiguinhos dos animais que contribuiram para isto, alimentando matilhas assilvestradas e peçam que resolvam.
De certo que ninguém pensou que se trata de uma zona protegida!

É claro que poucas alternativas existem ao abate, querem o quê? Um santuário apra cães vadios meio selvagens?
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

terça ago 09, 2011 9:28 pm

O mal vem de quem os abandona e perde, e não de quem os alimenta para não morrerem aos poucos á fome e não matarem outros animais e atacarem pessoas com fome :o
moslie
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 10:30 pm

Sim, mas esta situação já dura há uns dois anos e muita gente se irritou e protestou quando a câmara começou a tentar resolver. Sei de pessoas (que não vivem lá porque senão já reagiam de outra maneira) que declararam logo que iam continuar a alimentar esses animais.

A serra tem fauna própria, será que ninguém pensa nisso?
TheOne
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 10:33 pm

moslie Escreveu:
A serra tem fauna própria, será que ninguém pensa nisso?
Claro que sim, e essa, se entrar em extinção, será para sempre, em contrapartida os cães jamais entrarão em extinção... Optar pelo óbvio parece-me o mais sensato.

Infelizmente mais uma vez, vai o animal pagar pela bestialidade humana, mas não há alternativas :|

moslie
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 11:30 pm

Eu já vi uma matilha assilvestrada e posso dizer que é muito, muito assustador!
Ao contrário dos animais realmente selvagens, estes não temem o homem e não hesitam aproximar-se e atacar.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

terça ago 09, 2011 11:38 pm

entao pk nao os matam logo?
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

terça ago 09, 2011 11:38 pm

Eles deviam ter sido apanhados pela câmara antes de se multiplicarem, alguns deles até devem ser cães perdidos , é uma tristeza tudo isto :(
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

quarta ago 10, 2011 12:09 am

Sinceramente, eu tb ja muitas vezes pensei que deveria ser exterminada a raça canina para nao sofrerem nunca mais.. e ja que a maioria so sabe falar em leis, e que devia ser assim e assado... o que acontece é que nao é assim.. ha pessoas que nao sabem ter animais, que nao os vacinam, que nao fazem nada!! e que os abandonam! e ha outras que os tentam ajudar! fazendo o bem para eles.. alimentando! eu tenho pena e tb acho que se devia acabar com os animais em excesso!! isto era a forma fria de dizer. mas nem todos sao tao frios como alguns senhores doutores que aqui andam.. eu tb ja alimentei animais de rua e alimento se for preciso, e hei-de alimentar muitas vezes! e agora? nao posso dizer que concordo ou que nao concordo. nao falo é com essa arrogancia toda de sabichonas, de certeza.
TheOne
Membro Veterano

quarta ago 10, 2011 1:07 am

Suesca Escreveu:Sinceramente, eu tb ja muitas vezes pensei que deveria ser exterminada a raça canina para nao sofrerem nunca mais.. e ja que a maioria so sabe falar em leis, e que devia ser assim e assado... o que acontece é que nao é assim.. ha pessoas que nao sabem ter animais, que nao os vacinam, que nao fazem nada!! e que os abandonam! e ha outras que os tentam ajudar! fazendo o bem para eles.. alimentando! eu tenho pena e tb acho que se devia acabar com os animais em excesso!! isto era a forma fria de dizer. mas nem todos sao tao frios como alguns senhores doutores que aqui andam.. eu tb ja alimentei animais de rua e alimento se for preciso, e hei-de alimentar muitas vezes! e agora? nao posso dizer que concordo ou que nao concordo. nao falo é com essa arrogancia toda de sabichonas, de certeza.
:?: :?: :roll:

moslie
Membro Veterano

quarta ago 10, 2011 9:43 am

Uma zona protegida é como o nome indica protegida.
Não é suposto ter lá algo como dezenas de cães vadios.
Não é possivel uma coisa dessas e se acontece é porque isto é uma grande balda e não é um país civilizado.
Não há dignidade nem humanidade nenhuma em permitir ou fechar os olhos a esses animais. Devem estar cheios de doenças, a serra está cheia de carraças por ex. As crias devem morrer aos montes. Há carnívoros na serra que podem contrair as doenças dos cães.

Há pessoas a fazerem caminhadas na serra, suesca só lhe pergunto, você faz ideia do que é uma matilha de cães assilvestrados? Ou julga que é como dar comida a um cãozinho lá na rua?

Acho que as pessoas não gostam de enfrentar a realidade. A realidade por vezes é feia e dura. Os cães tem de ser retirados dali. Não são adoptáveis, são selvagens, devem estar doentes e terão de ser abatidos com dignidade e o minimo de sofrimento. Isto devia ter sido feito há muito tempo.

No dia em que houver um acidente grave quem vai ser responsabilizado? Ninguém, claro. Não é por se gostar de animais que se vai achar isto tolerável.
Responder

Voltar para “Cães”