Declaração dos bens a guardar - Registo na Junta

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

8mari8
Membro
Registado: sábado jun 04, 2011 10:05 am

terça ago 09, 2011 10:09 pm

Boa Noite!

Hoje fui tratar do registo da minha PA na junta. Sempre pensei que se enquadrasse na categoria A - Cão de companhia (tal como a neca), mas como é uma cadela considerada de guarda foi para a categoria B - Cão com fins económicos. Acontece por ser um cão de guarda tive que assinar uma declaração de bens a guardar e identificar os mesmos.

Mas para que serve essa declaração? O que altera esta declaração?
Sempre ouvi dizer que se ela morder alguém dentro da minha, mesmo que não tenha sido convidado que os problemas iam para o cão, isto é verdade?

Andei a procurar informações a cerca desta declaração, mas não encontrei nada esclarecedor. Alguem me pode ajudar?? :roll:

Obrigada e Cumprimentos
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça ago 09, 2011 10:26 pm

Se bem me lembro, os animais com registo de guarda ou de qualquer outra modalidade de trabalho, tem redução na taxa.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça ago 09, 2011 10:34 pm

8mari8 Escreveu:
Serve para declarar os bens a guardar, é como se fosse a prova que o cão tem bens a guardar para poder ser enquadrado nessa categoria.
8mari8 Escreveu:
Sempre ouvi dizer que se ela morder alguém dentro da minha, mesmo que não tenha sido convidado que os problemas iam para o cão, isto é verdade?
Tanto pode ter como não ter. O ideal é treinar o cão a imobilizar os intrusos. Mas ele é mesmo para guarda ou só registaram assim por ser mais barato?
8mari8
Membro

terça ago 09, 2011 10:38 pm

Na minha junta a licença A e B são o mesmo preço. Só foi diferente agora porque tive de pagar a taxa de registo da PA.
8mari8
Membro

terça ago 09, 2011 10:41 pm

Acena Escreveu:
8mari8 Escreveu:
Serve para declarar os bens a guardar, é como se fosse a prova que o cão tem bens a guardar para poder ser enquadrado nessa categoria.
8mari8 Escreveu:
Tanto pode ter como não ter. O ideal é treinar o cão a imobilizar os intrusos. Mas ele é mesmo para guarda ou só registaram assim por ser mais barato?
O sr da junta é que disse que era considerado guarda que não podia ir para a categoria A. Ela para nós é apenas cão de companhia, nem vai ser treinada para "atacar" intrusos :)
Acena
Membro Veterano

terça ago 09, 2011 10:41 pm

Acabo de verificar e na minha junta também são ao mesmo preço, 8,80€ cada licença.
8mari8
Membro

terça ago 09, 2011 10:45 pm

Na minha junta são 5.50 cada licença e o registo 2.20.
Pelo que paguei 5.50+2.20 da Jolie e 5.50 da Neca.
Considero que foi barato, visto me diziam que a licença era mais de 10 euros.
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

terça ago 09, 2011 11:37 pm

O "sr. da Junta" não decide para que serve o cão, isso só o/a forista é que sabe. Se o/a forista disser que o cão é de companhia, a junta tem que o registar como tal e mais nada.

As taxas efectivamente são ao mesmo preço, Só para os cães de caça e os RPP é que o preço aumenta.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
8mari8
Membro

quarta ago 10, 2011 12:01 am

MariaChica Escreveu:O "sr. da Junta" não decide para que serve o cão, isso só o/a forista é que sabe. Se o/a forista disser que o cão é de companhia, a junta tem que o registar como tal e mais nada.

As taxas efectivamente são ao mesmo preço, Só para os cães de caça e os RPP é que o preço aumenta.
Eu não sabia, pensei que fosse lei como o sr. disse. Eu comentei com o sr. que não iria ser de guarda e ele respondeu que era a lei. :roll:
MariaChica
Membro Veterano

quarta ago 10, 2011 12:45 am

Cão de guarda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"Um cão de guarda ou cão de vigia é um cão empregado em guardar ou vigiar contra animais ou pessoas indesejáveis ou inesperadas.
Ambos os cães de guarda ou de vigia latem para alertar seus donos da presença de um intruso. O latido é também uma tentativa de espantar o intruso para fora. A função do cão de vigia termina aqui, enquanto o cão de guarda pode ser treinado para reprimir ou atacar o intruso. Por exemplo, cães de guarda de uma criação de fazenda são frequente grandes o suficiente para atacar predadores como lobos. Em casos onde intrusos são mais comuns serem humanos, cães de guarda são treinados simplesmente para reprimir o intruso com a orientação de seu dono. Ocasionalmente cães de guarda são treinados para atacar intrusos humanos, ainda que esta prática seja ilegal em alguns locais. Algumas raças são excelentes cães de vigia mas não tão bons cães de guarda (como o Spitz Alemão) , pois eles latem alto para alertar seus donos de intrusos mas não tem um comportamento agressivo.

Lista de raças comumente usadas como cães de guarda

Akita Inu
Buldogue campeiro
Bulmastife
Cane corso
Castro Laboreiro
Dobermann
Dogue alemão
Dogue brasileiro
Fila brasileiro
Kuvasz (pastor húngaro)
Pastor alemão
Pastor belga
Rhodesian ridgeback
Rottweiler
Puli
Bulldog Americano
Poodle"
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
MariaChica
Membro Veterano

quarta ago 10, 2011 12:49 am

ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quarta ago 10, 2011 6:40 am

Na minha junta, eles tem uma lista propria que designa qual a categoria do cao, nao é o dono que indica. A informaçao que tenho em relaçao á declaraçao dos bens a guardar, essa sim é facultativa, dada pelo dono, e serve para proteger o animal em caso de atacar alguem em defesa desses mesmos bens.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta ago 10, 2011 9:47 am

Não é o dono que decide, tem de apresentar um comprovativo da raça para poder ser licenciado como tal.
8mari8
Membro

quarta ago 10, 2011 12:11 pm

Fui à pouco há junta e efectivamente na minha também têm uma lista. Alias colocando no computador a raça ele apresenta logo a categoria que deve ser registado.
Em relação há declaração o senhor não sabe dizer propriamente nada de especial, só que é obrigatória.
Acena
Membro Veterano

quarta ago 10, 2011 12:46 pm

Declaração de bens a guardar facultativa para cães de guarda, quando a legislação especifica exactamente essa declaração para o registo? Listas de raças para inserirem automaticamente os cães numa das categorias, quando a legislação só tem uma lista de raças PPs? Comprovativos de raças?

Até podem ter uma lista no pc, para se orientarem, mas daí a fazerem disso lei… Parece-me que nalgumas juntas gostam de inventar e não é pouco!
:roll:
Responder

Voltar para “Cães”