Musky Escreveu:
Mas qualquer animal, incluindo o homem, que se alimente à base de carne (proteina animal), muito especialmente se for crua, fica mais nervoso e irritável. Isto é um facto clínico comprovado, daí certas dietas serem consideradas perigosas para o sistema nervoso.
Concordo em parte. Isto é, concordo no que se refere à alimentação do homem. Em relação à alimentação do cão, aí não estou de acordo.
O cão é e durante muito tempo ainda continuará a ser carnívoro. A transição para uma alimentação omnívora será forçosamente muito lenta.
O organismo do cão, da vaca ou do periquito não se compadece ou modifica de acordo com aquilo que nós quisermos que eles comam. Pelo menos assim à pressa e conforme as ideologias ou as modas.
Eu já o tenho dito isto várias vezes. Defendo e praticaria sistematicamente a comida vegetariana para os humanos, mas não por motivos ideológicos (apenas). Já a pratiquei durante algum tempo, exclusivamente, por questões de saúde. E não continuo esse regime de forma sistemática por motivos práticos que não interessa aqui especificar.
Mas em relação à alimentação dos cães, nem pensar. Eles são carnívoros e eu respeito-os como tal.
De qualquer modo, o que está em discussão é saber se a carne crua produz um efeito de agressividade no cão. É suposto que isso não passa de um mito. Se assim fosse, então a comida BARF seria o regime ideal para determinados cães de "competição"...
Essa teoria, que eu não contesto em relação ao homem (nem de qualquer modo teria competência para tal), compreende-se numa alimentação omnívora. De facto, e aqui fala a experiência, numa alimentação à base de vegetais e em que a percentagem da componente animal é reduzida, a alimentação é muito mais saudável. E sê-lo-á mais ainda se se usar peixe em vez de carne.