Temperatura corporal normal de um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta ago 18, 2011 8:58 am

Boas,

Peço desculpa desde já se estou a repetir a pergunta (pesquisei várias vezes e não consegui encontrar resposta no fórum).

Tenho um caniche anão a caminho da terceira idade (vai fazer 12 anos) que há 2 dias foi ao veterinário por ter sangue nas fezes. Tem uma cólite agravada, julga-se, por uma picada de mosquito (que o picou 2 dias antes) e apresentava febre 39,6º.
Na altura esqueci-me de perguntar ao veterinário mas qual é a temperatura normal dos cães?
Pelo que "googlei" parece ser entre 38º e 39º (significando que o cão estava/está febril) mas gostaria de confirmar pois ele ainda parece estar febril e não queria alarmar-me muito (pois o tratamento ainda agora começou).
Obrigada.
Última edição por lsgl em sexta ago 03, 2012 8:54 pm, editado 1 vez no total.
Vaaanesssa
Membro Veterano
Mensagens: 309
Registado: terça jun 28, 2011 9:51 am
Localização: Zahra & Emma

quinta ago 18, 2011 9:43 am

38º
TeresaR
Membro
Mensagens: 85
Registado: segunda jul 04, 2011 8:53 pm

quinta ago 18, 2011 11:16 am

lsgl Escreveu:Boas,
Pelo que "googlei" parece ser entre 38º e 39º (significando que o cão estava/está febril) mas gostaria de confirmar pois ele ainda parece estar febril e não queria alarmar-me muito (pois o tratamento ainda agora começou).
Obrigada.
Tem razão entre 38 a 39. No Bolhetim Sanitário, normalmente nas últimas páginas, tem informação sobre "os dados Fisiológicos", e mais !
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta ago 18, 2011 11:23 am

Obrigada a ambas pelas respostas!
De facto era tão simples descobrir pelo boletim que nem me ocorreu :oops:

A minha luta agora, para além de dar a medicação, é tentar que o cão deixe meter o termómetro no rabinho durante tempo suficiente para medir a temperatura (nunca consigo que passe dos 37º, ainda longe da medição correcta e do beep final do termómetro). Alguma dica ou é uma questão de persistência até ele me deixar?
Vaaanesssa
Membro Veterano
Mensagens: 309
Registado: terça jun 28, 2011 9:51 am
Localização: Zahra & Emma

quinta ago 18, 2011 12:00 pm

biscoitos!!! :lol:
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta ago 18, 2011 12:10 pm

Pois eu iria por ai não tivesse ele agora numa dieta de 5 dias por causa dos intestinos. Hmm, talvez com o arroz empapado que ele agora come e delicia-se :twisted:
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta ago 18, 2011 12:14 pm

lsgl Escreveu:Obrigada a ambas pelas respostas!
De facto era tão simples descobrir pelo boletim que nem me ocorreu :oops:

A minha luta agora, para além de dar a medicação, é tentar que o cão deixe meter o termómetro no rabinho durante tempo suficiente para medir a temperatura (nunca consigo que passe dos 37º, ainda longe da medição correcta e do beep final do termómetro). Alguma dica ou é uma questão de persistência até ele me deixar?
É só uma questão de técnica. Agarre-o como costuma fazer para lhe dar mimos. Unte ligeiramente a ponta do termómetro, de modo a que ela se insira facilmente no ânus. Não force a entrada, alguma resistência significa que não está a ser inserida como deve. Depois, encoste a cauda ao termómetro e agarre ambos juntos. E vá falando ao cão durante todo o processo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta ago 18, 2011 1:59 pm

Muito obrigada, fiz tal e qual como descreveu e resultou!
Como fiquei na dúvida se tinha ficado suficientemente dentro (porque o cão resiste até eu conseguir agarrar bem na cauda junto ao termómetro e começar a dar festinhas nas coxas), tirei duas vezes: 38.0 e 38.3, valores normais portanto :)
Claro que o recompensei com uma colher de arroz empapado em caldo de galinha em cada uma das medições. No fim era um cão satisfeito. :P
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta ago 18, 2011 2:19 pm

Ora ainda bem! :D

As melhoras desse pequeno patife!
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta ago 18, 2011 2:43 pm

LuluB Escreveu:Ora ainda bem! :D

As melhoras desse pequeno patife!
Obrigada :)
Responder

Voltar para “Cães”