Vacina Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Maganifica
Registado: quarta ago 17, 2011 1:33 pm

quinta ago 18, 2011 10:38 am

Tenho uma labradora linda com 6 meses e estava a pensar dar-lhe a vacina para a leishmaniose. Já são muitos os casos que ouvi de cães com esta doença e ainda para mais moro numa zona onde parece que estes mosquitos atacam em força!
Mas gostava de ter opiniões mais experientes nesta área...
Alguém tem um cão que já tenha sido vacinado?
Obrigada :)
TeresaR
Membro
Registado: segunda jul 04, 2011 8:53 pm

quinta ago 18, 2011 10:44 am

Maganifica Escreveu:Tenho uma labradora linda com 6 meses e estava a pensar dar-lhe a vacina para a leishmaniose. Já são muitos os casos que ouvi de cães com esta doença e ainda para mais moro numa zona onde parece que estes mosquitos atacam em força!
Como a vacina é recente ainda não existe estudos Veterinários sobre a percentagem de protecção. O que os Vet dizem é aprox. 90%.
Enquanto não decide se vacina ou não, pois a vacina é carissima e anual, ponha desparasitantes contra os mosquitos da Leishmaniose, por exemplo Pulvex.
DieKalash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 06, 2011 1:39 pm

quinta ago 18, 2011 10:55 am

TeresaR Escreveu:
Maganifica Escreveu:Tenho uma labradora linda com 6 meses e estava a pensar dar-lhe a vacina para a leishmaniose. Já são muitos os casos que ouvi de cães com esta doença e ainda para mais moro numa zona onde parece que estes mosquitos atacam em força!
Como a vacina é recente ainda não existe estudos Veterinários sobre a percentagem de protecção. O que os Vet dizem é aprox. 90%.
Enquanto não decide se vacina ou não, pois a vacina é carissima e anual, ponha desparasitantes contra os mosquitos da Leishmaniose, por exemplo Pulvex.
Exacto. Para o Kalash (5 meses) comprei a Scalibor® Protector Band, cuja duração contra mosquitos é de 4 meses e contra carraças e pulgas 6. Para complementer aplico-lhe no dorso o Advantix de 4 em 4 semanas (para cães muitos expostos deve aplicar-se de 3 em 3 semanas).
Com os meus melhores cumprimentos,

Bruno Morais

<strong>Todos diferentes, todos animais!</strong>

O meu "filho": http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=91564
Fórum - Dogue Alemão: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=110
pituxa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta ago 18, 2011 10:57 am

Maganifica Escreveu:Mas gostava de ter opiniões mais experientes nesta área...
Olá!
Experiente, não sou, mas o meu cão, de 6 anos foi vacinado (última dose há quase 1 mês) e, por enquanto, não teve problema algum... Ainda tem as 4 patas, a cauda, as 2 orelhas, etc. :D (Estou a brincar)

Agora mais a sério, as vacinas não fizeram reacções (são 3 doses no primeiro ano, no 2.º ano é que passa a uma só vacina) e o preço, na minha opinião, é em conta, uma vez que se o cão apanhar leish de certeza que se gastará muito mais em medicamentos e consultas! :wink:

Ah, escusado será dizer que a vacina é apenas cerca de 90% eficaz, logo não dispense a protecção de coleira e/ou pipeta!

Espero ter ajudado
Saturnya
Membro Júnior
Registado: sexta dez 25, 2009 3:15 pm

quinta ago 18, 2011 11:09 am

Olá a tod@s!

Já ouvi muitas opiniões acerca deste assunto, e sinceramente vou optar por fazer esse plano de vacinação.
Outra doença que é tão (ou mais) grave que a leish, é a Dirofilariose e vamos fazer os testes para ambas.
No entanto, a Vet dele, aconselhou e, uma vez que ele não está muito esposto a este tipo de perigos e só tem 4 meses, a realizar os testes para despite no Inverno.

No meu vet, cada dose custa cerca de 51€ e os testes 15€!

EDIT - Editei para dizer que lhe aplico Advantix. 1 pipeta mensal que também o protege contra os mosquitos e essa bicheza malvada!
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta ago 18, 2011 11:48 am

Saturnya há uma coisita que não concordo consigo.
Diz que Dirofilarose é tão ou mais grave que a Leishmaniose, não acho, pois enquanto que a Leishmaniose atinge quase todas as áreas de Portuagal, a Drofilarose não. Uma vez falei com a minha vet e ela já trabalhou no centro de Portugal e agora em Guimarães, e nunca teve nenhum caso de Dirofilarose. Quando à forma de contágio, ou tratamento das doenças é que já pode ser mais complicado numa que outra, isso já não sei :wink:
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

quinta ago 18, 2011 1:25 pm

sim gasta-se muito mais com um cao com leish........ eu tb vou vacinar os meus...
TeresaR
Membro

sexta ago 19, 2011 9:08 am

Exacto. Para o Kalash (5 meses) comprei a [b Escreveu:Scalibor® Protector Band[/b], cuja duração contra mosquitos é de 4 meses e contra carraças e pulgas 6. Para complementer aplico-lhe no dorso o Advantix de 4 em 4 semanas (para cães muitos expostos deve aplicar-se de 3 em 3 semanas).
No último Scalibor que comprei, o que dizia era pulgas e mosquitos 4 meses e carraças 6 meses.
Se o Advantix funciona a 100%, não estará a colocar Desparatizantes a mais? E portanto possam fazer mal? Talvez o seu Vet possa informar.
Maganifica
Registado: quarta ago 17, 2011 1:33 pm

sexta ago 19, 2011 10:29 am

Obrigada a todos!
Mas neste momento estou muito apreensiva... resolvi mesmo avançar com a vacina e ontem fui ao veterinário com esse objectivo. O problema é que o teste de despiste da leishmaniose deu um resultado confuso e o sangue teve que ir para análise para perceber se a minha linda está ou não infectada :(
Ela aparentemente está bem, mas já fiz todo o tipo de filmes na minha cabeça. Preocupa-me o facto de ela ser pequena para a idade (labrador com 6 meses e só pesa 18,5kg), será que pode ser um sinal da doença?
Estou ansiosamente à espera do resultado e espero tê-lo ainda hoje ou amanhã....Aiiiii!....

Já agora, e porque falaram em preços da vacina, no meu vet o custo é de 150€ (inclui teste de despiste e as 3 doses da vacina necessárias no 1º ano)
TeresaR
Membro

sexta ago 19, 2011 12:40 pm

Maganifica Escreveu:Obrigada a todos!
Ela aparentemente está bem, mas já fiz todo o tipo de filmes na minha cabeça. Preocupa-me o facto de ela ser pequena para a idade (labrador com 6 meses e só pesa 18,5kg), será que pode ser um sinal da doença?
Estou ansiosamente à espera do resultado e espero tê-lo ainda hoje ou amanhã....Aiiiii!....
Já agora, e porque falaram em preços da vacina, no meu vet o custo é de 150€ (inclui teste de despiste e as 3 doses da vacina necessárias no 1º ano)
Não se preocupe tanto sem saber os resultados, pois hà caes c/ a doença e vivem 10 anos!!! Pense positivo.
Sobre o preço: esse é o que está a ser praticado. A única diferença é que em alguns Vets oferecem o teste de despite outros não.
Perguntou quanto é que custa p/ o ano que vem e seguintes?
rottjgs
Membro
Registado: sexta ago 19, 2011 4:53 am

domingo ago 21, 2011 6:22 pm

boas pessoal

na minha cadela eu apenas uso advantix, ja usei a scalibur mas arrependi-me, é dinheiro jogado no lixo visto o advantix ser + eficiente...

ela ja fez a vacinação e em 2 delas ela ficou com um caroçinho na zona da vacina, tirando isso, tava optima.

cump.
Responder

Voltar para “Cães”