Para quem quer fazer cruzas caseiras...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

domingo ago 21, 2011 8:23 pm

Isto é só mais uma prova para deixar-mos as criações para quem percebe...

Tenho um amigo meu, que ate ja falei dele aqui noutras alturas, que tem um rotweiller importado alemão, um buldogue ingles, e um buldogues frances, todos machos. Se nao me engano o Rot com 6 anos, o ingles com 5 e o frances com 4.
Eles ate são pessoas com dinheiro vivem bem, tem grande casa com piscina e tal, dão do bom e do melhor aos caes, andaram todos em escolas de treino, fazem obdiencia...
Ate que decidiram que queriam cruzar o cão rot, como é tão bom exemplar com um bom afixo, bom pedigree, boa saude ate á data, excelente comportamento para pessoas e animais... nao pelo lucro como a maior parte da pessoas fazem, mas apenas para ficarem com um bebe dele.
Andaram á procura, e descubriram uma cadela em leiria tambem com lop, afixo xpto que nao interessa para a questão.
Ora muito bem combinaram de levar o cao ate leiria para cruzar com a cadela, o caminho todo muito bem, o cão, Moss, quando la chegou, teve um ataque de ansiedade, por ser a primeira vez que estava perante uma cadela com o cio, e acabou por falecer com um ataque do coração. Ainda esteve ligado a uma maquina para controlar os batimentos cardiacos e dilatar os vasos, mas em vão...

valeu a pena o risco??
nao me parece... nada mesmo...

foi um azar infeliz, os donos estão desfeitos, o cão era um amigo e membro da familia incondicional, estão todos estupefactos e em choque com o sucedido... é um abre olhos para quem pensa que criar é só chegar um macho a uma femea!!

RIP Moss... :cry: :cry:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo ago 21, 2011 8:33 pm

Supostamente o cão era saudável, nada de cardiomiopatias, certo?

É lamentável.... :|
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Debora20
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 8:37 pm

Tudo correcto, tinha-o levado ao vet ha duas semanas atras para fazer analises, e testes ao coração, por ele ja ter 6 anos...
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
TheOne
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 8:46 pm

Grande m...... :|
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Debora20
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 8:58 pm

Mesmo, sabe o que é olhar para a cara deles e eles estarem desesperados, era como um filho, eles tem 3 filhos, o mais novo de 19 anos, esta na fac de veterinaria, trancou-se no quarto, e chora compulsivamente...
é uma tristeza, parece mesmo a perda de uma pessoa querida...
e então desta maneira... :(
Debora20
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 9:08 pm

eles tem os buldogues, o ingles e o frances mas nao é a mesma coisa para eles... ja tinham tido um casal de boxers, mas tambem tiveram azar... a cadela tinha cancro e o cão insuficiencia renal, detectados no mesmo dia, numas analises de rotina, no hospital vet trocaram as analises, e estavam a dar os medicamentos de um ao outro... morreram os dois na mesma altura, com cerca de 10 anos...

os dois buldogues são obcessivos compulsivos, o ingles com uma velha malga de ferro, esta toda mordida babada, toda amolgada e torta, mas nao a larga, dorme com ela, passa o dia todo deitado em cima dela a morde-la, só larga para comer e fazer necessidades... se lha tiram deixa de comer dias...
o frances é com o ir buscar coisas... passa horas deitado ao pe de brinquedos olha po brinquedo olha para alguem, ate lho atirarem para o ir buscar... se o tiramos e metemos noutro lado em cima de um armario ou assim deita-se horas ao pé dele a olhar ate o tirarmos, ate deixa de comer...
o rot, ate era normal nesse sentido...

Um alerta apenas para quem pensa cruzar, que nao é mesmo só pensar em cruzar... ha sempre consequencias, boas ou más... neste caso e em muitos... más!!
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo ago 21, 2011 9:22 pm

Ouch, que situação mais estranha de acontecer a um cão saudavel. Lamento pelo Moss e pelos donos :(

Mas agora fiquei meio preocupada com o que levou ao ataque cardiaco: a presença de uma cadela com cio (e portanto, possivelmente o cheiro da cadela também ajudou ?) ou mesmo o acto?

É que tenho um cão com 11 anos e uma taquicardia que há pouco tempo esteve pela primeira vez com uma cadela que cheirava a cio de outra (por terem estado semanas a brincar juntas) e ficou todo doido atrás dela durante 48h e não teve problemas de saúde (mas não chegou ao acto, tentava e corria desenfreadamente atrás dela).
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

domingo ago 21, 2011 9:25 pm

RIP Moss.

Se não fosse tão triste, pareceria 1 filme cómico como 1 homem de 40 virgem que tem 1 treco ao ver 1 jovem para...

Mas bolas, que azar do destino, o cão bem de saúde com os testes feitos e depois acontece isso. :( Mas se foi ansiedade e depois o coração, se era para acontecer, podia ter acontecido nesse dia por outra coisa qquer. Lamento mesmo a morte do cão :( afinal se os donos queriam apenas ficar com 1 cachorro dum dos melhores amigos deles (para eles, membro da família), não foi com "mau" intuito, daí ser ainda mais triste.
E depois parece praga: os boxers, os bouledogues com taras :/

Mesmo assim, espero que os outros animais da casa fiquem bem.

Jocas caninas
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo ago 21, 2011 9:43 pm

Sempre ouvi dizer que a cadela é que deve ser levada ao cão, mas não sei a razão disso. Alguém me explica?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo ago 21, 2011 9:45 pm

Eu acho que é uma questão de conveniência, sempre é o dono da cadela que escolhe o macho e paga a monta...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo ago 21, 2011 9:50 pm

dinodane Escreveu:Eu acho que é uma questão de conveniência, sempre é o dono da cadela que escolhe o macho e paga a monta...
Provavelmente será por isso, obrigada, Dinodane.

Mas também me disseram já que é porque as cadelas se adaptam melhor à deslocação e mudança de ambiente, os quais "distraiem" frequentemente os machos. Parece-me uma explicação algo retorcida, mas, como já disse, não entendo nada desses protocolos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
FawnAngel
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2011 2:54 pm

domingo ago 21, 2011 10:24 pm

dinodane Escreveu:Eu acho que é uma questão de conveniência, sempre é o dono da cadela que escolhe o macho e paga a monta...
O que acontece é que a cadela se estiver no território do macho, há muito mais probabilidades de o aceitar sem problemas. Já se estiver no seu território, principalmente se for uma cadela dominante, a coisa pode-se complicar...

O ideal é a cadela ir ao macho ou território neutro.
Susana Lapa
TheOne
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 10:30 pm

FawnAngel Escreveu:
O que acontece é que a cadela se estiver no território do macho, há muito mais probabilidades de o aceitar sem problemas. Já se estiver no seu território, principalmente se for uma cadela dominante, a coisa pode-se complicar...

O ideal é a cadela ir ao macho ou território neutro.
Faz todo o sentido, por isso é que eu digo que a criação não é para todos...

Debora20
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 10:49 pm

Foi depois da cobricao, esta eles acham que sem sucesso... mas só depois de uma ecografia daqui a umas semanas é se tem certezas. Foi a vinda para baixo. Deram com ele com espasmos e foi logo para o hospital vet... mas sem sucesso. o lugar de encontro foi neutro a meio caminho de cada um dos donos... maldita a hora...
TheOne
Membro Veterano

domingo ago 21, 2011 10:52 pm

Debora20 Escreveu:Foi depois da cobricao, esta eles acham que sem sucesso... mas só depois de uma ecografia daqui a umas semanas é se tem certezas. Foi a vinda para baixo. Deram com ele com espasmos e foi logo para o hospital vet... mas sem sucesso. o lugar de encontro foi neutro a meio caminho de cada um dos donos... maldita a hora...
Pode ser que tenha resultado, sempre ficam com um filhote... se quiserem claro... :|

Responder

Voltar para “Cães”