Cão policia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quarta out 15, 2003 3:22 pm

Oi pessoal,

Gostaria de saber se alguem sabe quais são as raças que se utilizam nos serviços da administração portuguesa (GNR, PSP, Exercito).
Além das principais, como o Pastor Alemão, ou pastor Belga; alguem sabe se o Fila Brasileiro é utilizado como cão policia em Portugal ?

Antecipadamente obrigado pelas respostas,
Abraço,

Pedro. ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta out 15, 2003 3:23 pm

sim, o Fila Brasileito é usado. Assim como o Rottweiler.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta out 15, 2003 3:32 pm

A GNR investiu também no Labrador :)
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quarta out 15, 2003 3:34 pm

Não fazia ideia que o Fila Brasileiro era usado.
Tenho conhecimento sim é do Fila de São Miguel.
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 15, 2003 3:44 pm

Obrigado pessoal, pelas respostas ! :D

Fico contente de saber que o Fila Brasileiro é usado, mas Kroz, gostaria de saber se sabe onde se encontra o tal Fila Brasileiro, onde viu, ou se sabe que tipo de tarefa ele ocupava como cão policia.

Sabia que a GNR, tinha Labrador, para pesquisa de droga e explosivos, e que usavam Rottweilers para patrulhar. (Todos paises utilizam esse cães nas mesmas condições.)

A administração portuguesa é interessante por usar cães como o cão de castro laboreiro, e se calhar outros mais...

Mais uma vez obrigado pessoal :lol:
Abraços,
Pedro
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 15, 2003 3:55 pm

No alto da ajuda, ao pé da minha faculdade, os GNR costumam treinar várias raças de cães.

Já vi serem treinados Schnauzer gigante, rottweiler, castro laboreiro, labrador, fila de são miguel, pastor belga, pastor alemão... não me lembro de mais, mas até estranhei tanta variedade ;)

Também se treinam serras da estrela nos fuzileiros.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta out 15, 2003 3:55 pm

O Exercito Português utiliza as seguintes raças:

- Labrador
- Rottweiler
- Pastor Alemão

Já foram feitas algumas experiências com dogos Argentinos, com Filas não tenho conhecimento exacto mas...é possivel.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta out 15, 2003 3:57 pm

O Fila (o unico que vi...) estava com um policia no estádio da luz (benfica), daqueles que andam de um lado para o outro ao lado do campo. Mas já foi há algum tempo.

Agora os schnauzers gigantes andam na moda para os policias ou é impressão? Nunca vi nenhum, mas ultimamente tenho ouvido falar muito do uso destes cães tanto em portugal como fora.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta out 15, 2003 4:28 pm

Exacto Elsa,

Essas são as raças utilizadas como cães de trabalho pela GNR.....
Posso acrescentar o cocker spaniel para a deteção de droga

Agora, fila brasileiro nunca ouvi falar, pelo menos na GNR
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 15, 2003 7:44 pm

Surpreendente ver Schnauzers gigantes nas forças policiais..!!
Então como fazem, sei que para entreter o pelo do Schnauzer, é preciso alguma experiência. :o
Mas tem a certeza que era o Schnauzer ou então seria Bouvier des Flandres que são cães policias muito mais usados, na Belgica e na Alemanha também.
Exato, com o Cocker, para deteção de droga, e em França no aeroporto parisense de Orly, usa-se igualmente um Caniche para deteção de droga.

Obrigado, pessoal, foi engraçado saber disso tudo. ;)

Abraços,
Pedro
Malubas
Membro
Registado: terça ago 05, 2003 8:35 pm
Localização: Casal de Esquilos,1 cadela Cane Corso,1 Dálmata castanha,5 tartarugas,3 Cágados ,2 aquas.

quarta out 15, 2003 8:05 pm

devo acrescentar que utilizam também os cane corsos, já vi vários usados nos estádios de futebol.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta out 15, 2003 9:38 pm

Cães de Fila Brasileiros, por acaso nunca vi serem utilizados por cá, pelas nossas forças.
No entanto sei que em Espanha, país onde a raça e a sua criação se encontra bastante desenvolvida, mais precisamente no País Basco, se utiliza esta raça para auxilio das forças policiais. Aliás, esta raça é, na minha modesta opinião, quando devidamente criada e ensinada, extremamente equilibrada e óptima para guarda e defesa. Há sim que ter em conta que precisam de algum treino e de pulso forte.

Pessoalmente gostaria de ver esta raça ser utilizada com fins de trabalho por cá. Serviria para demistificar algumas ideias erróneas que tendem a persistir.

Um abraço amigo ;)
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 16, 2003 7:16 am

Oi Ladybird,

Realmente o Fila Brasileiro merecia ser conhecido e poderia ingressar muito facilmente nas forças policias, ele possui caracteristicas muito fortes, como o faro do Bloodhound, que lhe permite ser um cão eficiente na pesquisa de pessoas desaparecidas. Sei que nos EUA, prefiram usar o Fila Brasileiro cada vez mais nessa tarefa, porque o Bloodhound quando na pesquisa de reclusos escapados, não defende o dono enquanto o Fila Brasileiro pode actuar se encontrar o recluso ou criminoso e enfrenta-lo.

Franqueamente, o Fila Brasileiro merece ser conhecido, e já traduzi varios documentos brasileiros para os amigos criadores franceses, para dar informações sobre a raça, o que não é fácil com a maioria clubista de «Cafibentos» que temos em França, mas isso já é outra história...
:lol:

Obrigado pelas informações,

Abraços,
Pedro.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta out 16, 2003 3:19 pm

Já agora, e só por curiosidade, como está a criação de Filas em França?

Quais as linhagens aí seguidas?

Deduzo, pela sua afirmação, ser "anti-cafib". Posso lhe pergutar porquê?

Se achar mais conveniente, pode sempre me responder por pm, ou através do meu mail. ;)

Abraços fileiros!
pedro_adr
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 16, 2003 4:07 pm

Oi Ladybird,

Sim, posso lhe dizer porque não concordo com os Cafibentos, e sobre as linhas em França;
Não sei se ja leu o Nono mandamento de Clélia Kruel, mas acho que este artigo que traduzi para o francês abriu os olhos a muita gente. Se quer posso lhe mandar o artigo por mail, porque é um bocado longo para explicar aqui. Enfim para resumir, a Cafib é só uma invenção do Paulo Santos Cruz que invejoso de não ter obtido eleição no clube brasileiro decidiu de criar seu proprio clube, e inventou os Filas mestiçados para mostrar a todos que ele sabia reconhecer um verdadeiro Fila Brasileiro; portanto este Senhor, escreveu um artigo falando dos Filas pretos, como verdadeiros Filas Brasileiros, e depois ter criado o Clube de Aprimoramento do FIla Brasileiro (CAFIB), já considerava o mesmo como mestiçado de Dogue Alemão. Enfim, isso são umas das inumerosas mentiras que denunciamos, nos Pro-CBKC (clube reconhecido pela FCI, com o verdadeiro padrão 225), e que mostram o que é realmente a tal Cafib.
Em França, podemos dizer, que estamos invadidos de cães Cafib, vindos de Espanha, que possui uns 80 % de Filas Cafib.
Eu conheço, o André Castro do Porto, que parou de criar agora, continuando de vezes em quando ainda, mas muito pouco, e é pena porque era um excelente criador, que tinha uns bons padreadores, como o Zumbi do Baicuara, um excelente macho preto, que ele guardou, e espero lhe comprar um filhote deste macho. Em França, não temos grande escolha nas linhas de sangue, não são grande coisa.
Penso adquirir o meu proximo Fila em Portugal.

Abraços,
Pedro.
Responder

Voltar para “Cães”